A Cruz de Cristo e a Nossa

 

 

1. Cristo ensinou a seus discípulos que ele deveria sofrer muitas coisas, embora eles tivessem superado o erro vulgar de o Messias ser um príncipe temporal, a ponto de acreditarem que seu Mestre era o Messias, apesar de sua humildade atual, ainda assim eles mantiveram isso, a ponto de esperar que ele aparecesse em breve com pompa e grandeza externas e restaurasse o reino a Israel; e, portanto, para corrigir esse erro, Cristo aqui lhes dá uma perspectiva do contrário, que ele deve ser rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, que, eles esperavam, deveriam ser levados a possuí-lo e preferi-lo; que, em vez de ser coroado, ele deve ser morto, deve ser crucificado e, depois de três dias, deve ressuscitar para uma vida celestial e não estar mais neste mundo. Isto ele falou abertamente (v. 32), parresia. Ele disse isso de forma livre e clara, e não o envolveu em expressões ambíguas. Os discípulos poderiam facilmente entendê-lo, se não estivessem sob o poder do preconceito: ou, isso sugere que ele falou isso com alegria e sem qualquer terror, e gostaria que eles ouvissem assim: ele falou isso com ousadia, como alguém que não apenas sabia que deveria sofrer e morrer, mas também decidiu que o faria, e fez disso seu próprio ato e ação.

2. Pedro se opôs; Ele o pegou e começou a repreendê-lo. Aqui Pedro mostrou mais amor do que discrição, um zelo por Cristo e pela sua segurança, mas não de acordo com o conhecimento. Ele o levou — proslabomenos auton. Ele o agarrou, por assim dizer, para detê-lo e impedi-lo, tomou-o nos braços e abraçou-o (assim alguns entendem); ele caiu em seu pescoço, impaciente ao ouvir que seu querido Mestre deveria sofrer coisas tão difíceis; ou ele o chamou de lado em particular e começou a repreendê-lo. Esta não era a linguagem da menor autoridade, mas do maior carinho, daquele zelo pelo bem-estar daqueles que amamos, que é forte como a morte. Nosso Senhor Jesus permitiu que seus discípulos fossem livres com ele, mas Pedro aqui tomou uma liberdade muito grande.

3. Cristo deteve-o quanto à sua oposição (v. 33); Ele se virou, como alguém ofendido, e olhou para seus discípulos, para ver se os demais tinham a mesma opinião, e concordou com Pedro nisso, para que, se o fizessem, poderiam levar para si a repreensão, que ele estava prestes a dar a Pedro; e ele disse: Para trás de mim, Satanás. Pedro nem imaginava ter recebido uma repreensão tão dura por um dissuasor tão gentil, mas talvez esperasse tantos elogios agora por seu amor quanto ultimamente por sua fé. Observe que Cristo vê algo errado no que dizemos e fazemos, do qual nós mesmos não temos consciência, e sabe de que tipo de espírito somos, quando nós mesmos não o sabemos.

(1.) Pedro falou como alguém que não entendia corretamente, nem considerava devidamente os propósitos e conselhos de Deus. Quando ele visse as provas que via todos os dias do poder de Cristo, poderia concluir que não poderia ser compelido a sofrer; os inimigos mais poderosos não poderiam dominar aquele a quem as doenças e as mortes, a quem os ventos, as ondas e os próprios demônios eram forçados a obedecer e a quem se submeter: e quando ele via tanto da sabedoria de Cristo todos os dias, ele poderia concluir que não escolheria sofrer, senão por alguns propósitos muito grandes e gloriosos; e, portanto, ele não deveria tê-lo contraditado, mas sim ter concordado. Ele considerou sua morte apenas como um martírio, como o dos profetas, que ele pensava que poderia ser evitado, se ele tomasse um pouco de cuidado para não provocar os principais sacerdotes, ou para se manter fora do caminho; mas ele não sabia que isso era necessário para a glória de Deus, a destruição de Satanás e a salvação do homem, que o Capitão de nossa salvação deveria ser aperfeiçoado por meio de sofrimentos, e assim deveria levar muitos filhos à glória. Observe que a sabedoria do homem é uma loucura perfeita quando pretende dar medidas aos conselhos divinos. A cruz de Cristo, o grande exemplo do poder e da sabedoria de Deus, foi para alguns uma pedra de tropeço e, para outros, uma loucura.

(2.) Pedro falou como alguém que não entendia corretamente, nem considerava devidamente a natureza do reino de Cristo; ele considerou isso temporal e humano, ao passo que é espiritual e divino. Não saboreias as coisas que são de Deus, mas sim as que são dos homens; ou phroneis — você não se importa; então a palavra é traduzida, Romanos 8.5. Pedro parecia se importar mais com as coisas relacionadas ao mundo inferior e à vida que existe agora do que às que se relacionam ao mundo superior e à vida futura. Cuidando das coisas dos homens mais do que as coisas de Deus, nosso próprio crédito, facilidade e segurança, mais do que as coisas de Deus, e sua glória e reino, é um pecado muito grande, e a raiz de muitos pecados, e muito comum entre os discípulos de Cristo; e aparecerá em tempos de sofrimento, naqueles tempos de tentação, quando aqueles em quem as coisas dos homens têm ascendência, correm o risco de cair. Non sapis – Tu não és sábio (assim pode ser lido) nas coisas de Deus, mas nas coisas dos homens. É importante considerar em que geração parecemos sábios, Lucas 16. 8. Parece política evitar problemas, mas se com isso evitamos o dever, é sabedoria carnal (2 Cor 1.12), e será uma loucura no final.

III. Esses milagres de Cristo deveriam levar todos nós a segui-lo, custe o que custar, não apenas como confirmações de sua missão, mas como explicações de seu desígnio e da tendência daquela graça que ele veio trazer; insinuando claramente que por seu Espírito ele faria isso por nossas almas cegas, surdas, mancas, leprosas, doentes e possuídas, o que ele fez pelos corpos daqueles muitos que nessas angústias se aplicaram a ele. Notificação frequente foi tomada sobre o grande rebanho que havia para ele em busca de ajuda em vários casos: agora isto está escrito, para que possamos acreditar que ele é o grande Médico das almas, e podem tornar-se seus pacientes, e submeter-se ao seu regime; e aqui ele nos diz em que termos podemos ser admitidos; e ele chamou a si todas as pessoas, para ouvir isso, que modestamente ficavam a alguma distância quando ele estava conversando em particular com seus discípulos. Isto é o que todos estão interessados em saber e considerar, se esperam que Cristo cure suas almas.

1. Eles não devem ser indulgentes com o conforto do corpo; pois (v. 34): “Quem quiser vir após mim para curas espirituais, como essas pessoas fazem para curas corporais, negue-se a si mesmo e viva uma vida de abnegação, mortificação e desprezo pelo mundo; finja ser seu próprio médico, mas renuncie a toda confiança em si mesmo e em sua própria justiça e força, e deixe-o tomar sua cruz, conformando-se ao modelo de um Jesus crucificado e acomodando-se à vontade de Deus em todas as aflições; e assim continue a me seguir;" como fizeram muitos daqueles a quem Cristo curou. Aqueles que serão pacientes de Cristo devem atendê-lo, conversar com ele, receber instruções e reprovações dele, como fizeram aqueles que o seguiram, e devem decidir que nunca o abandonarão.

2. Não devem ser solícitos, não, nem pela vida do corpo, quando não conseguem mantê-la sem abandonar Cristo. Somos convidados pelas palavras e obras de Cristo a segui-lo? Vamos sentar e calcular o custo, se podemos preferir nossas vantagens por Cristo antes da própria vida, se podemos suportar a ideia de perder nossa vida por causa de Cristo e do evangelho. Quando o diabo está atraindo discípulos e servos atrás dele, ele esconde o pior de tudo, conta-lhes apenas sobre o prazer, mas nada sobre o perigo, sobre seu serviço; Certamente não morrereis; mas o que há de problema e perigo no serviço de Cristo, ele nos conta antes, nos diz que sofreremos, talvez morreremos, pela causa; e representa o desânimo não menor, mas maior, do que comumente provam, que pode parecer que ele nos trata de maneira justa e não tem medo de que saibamos o pior; porque as vantagens de seu serviço são abundantemente suficientes para equilibrar os desânimos, se apenas colocarmos imparcialmente um contra o outro. Resumidamente,

(1.) Não devemos temer a perda de nossas vidas, desde que seja pela causa de Cristo (v. 35); Todo aquele que quiser salvar sua vida, recusando a Cristo e recusando-se a vir a ele, ou renegando-o e negando-o depois de ter professado vir a Cristo, ele a perderá, perderá o conforto de sua vida natural, a raiz e a fonte de sua vida espiritual e todas as suas esperanças de vida eterna; um negócio tão ruim ele fará para si mesmo. Mas quem perder a vida, estiver verdadeiramente disposto a perdê-la, arriscá-la, entregá-la quando não puder mantê-la sem negar a Cristo, ele a salvará, será um ganhador indescritível; pois a perda de sua vida lhe será compensada em uma vida melhor. É considerado uma espécie de recompensa para aqueles que perdem a vida ao serviço do seu príncipe e do seu país, para que tenham a sua memória honrada e o sustento das suas famílias; mas o que é isso da recompensa que Cristo dá na vida eterna a todos os que morrem por ele?

(2.) Devemos temer a perda de nossas almas, sim, embora devamos ganhar o mundo inteiro com isso (v. 36, 37); Pois que aproveitará a um homem se ele ganhar o mundo inteiro, e toda a riqueza, honra e prazer que nele há, negando a Cristo e perdendo sua própria alma? “É verdade”, disse o bispo Hooper, na noite anterior a sofrer o martírio, “que a vida é doce e a morte é amarga, mas a morte eterna é mais amarga e a vida eterna é mais doce”, é suficiente para compensar a perda da própria vida para Cristo, portanto, o ganho de todo o mundo no pecado não é suficiente para compensar a ruína da alma pelo pecado.

O que os homens fazem para salvar suas vidas e ganhar o mundo, ele nos diz (v. 38), e qual será a consequência fatal para eles; Portanto, qualquer que se envergonhar de mim e das minhas palavras, nesta geração adúltera e pecadora, dele se envergonhará o Filho do homem. Tivemos algo assim, Mateus 10. 33. Mas aqui é expresso de forma mais completa. Observe,

[1.] A desvantagem que a causa de Cristo opera neste mundo é que ela deve ser reconhecida e professada por uma geração adúltera e pecadora; assim é a geração da humanidade, que se prostituiu de Deus, nos abraços impuros do mundo e da carne, jazendo na maldade; algumas épocas, alguns lugares, são mais especialmente adúlteros e pecaminosos, como aquele em que Cristo viveu; em tal geração, a causa de Cristo é combatida e degradada, e aqueles que a possuem são expostos à reprovação e ao desprezo, e em todos os lugares ridicularizados e criticados.

[2.] Há muitos que, embora não possam deixar de admitir que a causa de Cristo é uma causa justa, têm vergonha dela, por causa da reprovação que acompanha a profissão dela; eles têm vergonha de sua relação com Cristo e do crédito que não podem deixar de dar às suas palavras; eles não suportam ser desaprovados e desprezados e, portanto, abandonam sua profissão e seguem a corrente de uma apostasia prevalecente.

[3.] Chegará o dia em que a causa de Cristo parecerá tão brilhante e ilustre como agora parece mesquinha e desprezível; quando o Filho do homem vier na glória de seu Pai com seus santos anjos, como a verdadeira Shequiná, o brilho da glória de seu Pai, e o Senhor dos anjos.

[4.] Aqueles que têm vergonha de Cristo neste mundo onde ele é desprezado, ele terá vergonha naquele mundo onde ele é eternamente adorado. Eles não compartilharão com ele sua glória então, aqueles que não estavam dispostos a compartilhar com ele sua desgraça agora.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/05/2024
Código do texto: T8059730
Classificação de conteúdo: seguro