Sobre o Reino de Deus

 

 

“Tem uma influência espiritual: O reino de Deus está dentro de vocês”. Não é deste mundo, João 18. 36. Sua glória não atinge as fantasias dos homens, mas afeta seus espíritos, e seu poder está sobre suas almas e consciências; deles recebe homenagem, e não apenas de seus corpos. O reino de Deus não mudará a condição exterior dos homens, mas sim os seus corações e vidas. Então chega quando torna humildes, sérios e celestiais, que eram orgulhosos, vaidosos e carnais - quando afasta do mundo aqueles que foram casados com o mundo; e, portanto, procure o reino de Deus nas revoluções do coração, não no governo civil. O reino de Deus está entre vocês; então alguns leem. “Vocês perguntam quando isso virá, e não sabem que já começou a ser estabelecido no meio de vocês. O evangelho é pregado, é confirmado por milagres, é abraçado por multidões, de modo que está em sua nação, embora não em seus corações." Observe que é loucura de muitos curiosos questionadores sobre os tempos que virão procurar aquilo que está diante deles e que já está entre eles.

Que o estabelecimento deste reino foi uma obra que encontraria muita oposição e interrupção. Os discípulos pensaram que deveriam levar tudo adiante e esperavam uma série constante de sucesso em seu trabalho; mas Cristo lhes diz que seria de outra forma: "Dias virão, antes que vocês terminem o seu testemunho e façam a sua obra, em que desejarão ver um dos dias do Filho do homem" (um dia como o que temos agora), “da prosperidade e do progresso do evangelho, e não o vereis. No início, de fato, você terá um sucesso maravilhoso” (assim eles tiveram, quando milhares de pessoas foram acrescentadas à igreja em um dia); "mas não pense que será sempre assim; não, você será perseguido e disperso, silenciado e preso, de modo que não terá oportunidades de pregar o evangelho sem medo, como você tem agora; as pessoas ficarão frias com isso, quando eles tiverem desfrutado por algum tempo, de modo que você não verá tais colheitas de almas reunidas em Cristo depois como no início, nem multidões afluindo a ele como pombas em suas janelas." Isso espera ansiosamente seus discípulos nas eras posteriores; eles devem esperar muitas decepções; o evangelho nem sempre será pregado com igual liberdade e sucesso. Os ministros e as igrejas estarão, por vezes, sob restrições externas. Os professores serão removidos para os cantos e as assembleias solenes dispersas. Então desejarão ver os dias de oportunidade que desfrutaram anteriormente, dias de domingo, dias de sacramento, dias de pregação, dias de oração; estes são os dias do Filho do homem, nos quais ouvimos dele e conversamos com ele. Pode chegar o momento em que desejaremos em vão esses dias. Deus nos ensina a conhecer o valor de tais misericórdias pela falta delas. Cabe a nós, enquanto elas continuarem, usá-las e, nos anos de abundância, armazená-las para os anos de fome. Às vezes, eles estarão sob restrições internas, não terão consigo os sinais da presença do Filho do homem como tiveram. O Espírito é retirado deles; eles não veem seus sinais; o anjo não desce para agitar as águas; há uma grande estupidez entre os filhos dos homens e uma grande tibieza entre os filhos de Deus; então eles desejarão ver dias vitoriosos e triunfantes do Filho do homem como eles às vezes viram, quando ele cavalgou com seu arco e sua coroa, conquistando e para conquistar, mas eles não os verão. Observe que não devemos pensar que a igreja e a causa de Cristo estão perdidas porque nem sempre são visíveis e prevalecentes.

 

(

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/04/2024
Código do texto: T8048730
Classificação de conteúdo: seguro