Êxodo 38

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Aqui está um relato,

I. Da confecção do altar de bronze (ver 1-7) e da pia, ver 8.

II. A preparação das cortinas para o fechamento do átrio onde o tabernáculo ficaria, ver. 9-20.

III. Um resumo do ouro, da prata e do bronze que foram contribuídos e usados ​​na preparação do tabernáculo, ver. 21, etc.

O Tabernáculo e seus móveis (1491 aC)

1 Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o comprimento, e de cinco, a largura (era quadrado o altar), e de três côvados, a altura.

2 Dos quatro cantos fez levantar-se quatro chifres, os quais formavam uma só peça com o altar; e o cobriu de bronze.

3 Fez também todos os utensílios do altar: recipientes para recolher as suas cinzas, e pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios, de bronze os fez.

4 Fez também para o altar uma grelha de bronze em forma de rede, do rebordo do altar para baixo, a qual chegava até ao meio do altar.

5 Fundiu quatro argolas para os quatro cantos da grelha de bronze, para nelas se meterem os varais.

6 Fez os varais de madeira de acácia e os cobriu de bronze.

7 Meteu os varais nas argolas, de um e de outro lado do altar, para ser levado; oco e de tábuas o fez.

8 Fez também a bacia de bronze, com o seu suporte de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam para ministrar à porta da tenda da congregação.

Tendo Bezaleel terminado a ourivesaria, que, embora fosse a mais rica, ainda assim foi ordenada a ficar mais fora da vista, no próprio tabernáculo, aqui passa a preparar a corte, que fica aberta à vista de todos. Duas coisas foram fornecidas à corte, e ambas feitas de bronze:

I. Um altar de holocausto. Nisto todos os seus sacrifícios foram oferecidos, e foi este que, sendo santificado para este propósito pela designação divina, santificou a oferta que foi oferecido pela fé nele. O próprio Cristo foi o altar para seu próprio sacrifício de expiação, e assim é para todos os nossos sacrifícios de gratidão. Devemos estar de olho nele ao oferecê-los, assim como Deus ao aceitá-los.

II. Uma pia para guardar água para os sacerdotes se lavarem quando entrassem para ministrar. Isto significou a provisão feita no evangelho de Cristo para a purificação de nossas almas da poluição moral do pecado pelo mérito e graça de Cristo, para que possamos estar aptos a servir ao Deus santo em deveres santos. Diz-se aqui que isto é feito dos espelhos das mulheres que se reuniam à porta do tabernáculo.

1. Deveria parecer que essas mulheres eram eminentes e exemplares em termos de devoção, frequentando com mais frequência e seriedade os locais de culto público do que outras; e aqui é notado isso para sua honra. Ana foi uma dessas pessoas muito tempo depois, que não saiu do templo, mas serviu a Deus com jejuns e orações noite e dia, Lucas 2:37. Parece que em todas as épocas da igreja houve alguns que se distinguiram assim por sua piedade séria e zelosa, e por isso se distinguiram; pois as mulheres devotas são mulheres realmente honradas (Atos 13.50), e não menos por serem chamadas, pelos escarnecedores dos últimos dias, de mulheres tolas. Provavelmente foram essas mulheres que demonstraram seu zelo nesta ocasião, auxiliando no trabalho que estava sendo realizado para o serviço do tabernáculo. Eles se reuniram em tropas, assim diz a palavra; uma visão abençoada, ver tantos, e aqueles tão zelosos e tão unânimes, neste bom trabalho.

2. Essas mulheres separaram seus espelhos (que eram do mais fino bronze, polidos para esse fim) para uso do tabernáculo. Aquelas mulheres que admiram a sua própria beleza, estão apaixonadas pela sua própria sombra e fazem do vestuário o seu principal adorno pelo qual se valorizam e se recomendam, mal podem poupar os seus espelhos; no entanto, essas mulheres também os ofereceram a Deus:

(1.) Em sinal de seu arrependimento pelo abuso anterior, para apoiar seu orgulho e vaidade; agora que estavam convencidas de sua loucura e se dedicaram ao serviço de Deus na porta do tabernáculo, jogaram fora aquilo que, embora lícito e útil em si mesmo, ainda assim havia sido uma ocasião de pecado para elas. Assim Maria Madalena, que tinha sido pecadora, quando se tornou penitente, enxugou com os cabelos os pés de Cristo. Ou,

(2.) Em sinal de seu grande zelo pela obra do tabernáculo; em vez de os trabalhadores terem falta de bronze ou não terem o melhor, eles se desfariam de seus espelhos, embora não pudessem viver bem sem eles. O serviço e a glória de Deus devem sempre ser preferidos por nós antes de quaisquer satisfações ou acomodações próprias. Nunca nos queixemos da falta daquilo com que podemos honrar a Deus ao nos separarmos.

3. Esses espelhos foram usados ​​para fazer a pia. Ou eles foram artisticamente unidos, ou então fundidos novamente; mas é provável que a pia fosse tão polida que suas laterais ainda serviam como espelhos, para que os sacerdotes, quando viessem se lavar, pudessem ver seus rostos e assim descobrir as manchas, para lavá-los. Observe que na lavagem do arrependimento há necessidade do espelho do autoexame. A palavra de Deus é um espelho no qual podemos ver nossos próprios rostos (ver Tg 1.23); e com ele devemos comparar nossos próprios corações e vidas, para que, descobrindo nossas manchas, possamos nos lavar com particular tristeza e aplicação do sangue de Cristo em nossas almas. Normalmente, quanto mais minuciosos formos na confissão do pecado, mais conforto teremos no sentido do perdão.

9 Fez também o átrio ao lado meridional (que dá para o sul); as cortinas do átrio eram de linho fino retorcido, de cem côvados de comprimento.

10 As suas vinte colunas e as suas bases eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.

11 De igual modo para o lado norte havia cortinas de cem côvados de comprimento; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.

12 Para o lado do ocidente havia cortinas de cinquenta côvados; as suas colunas eram dez, e as suas bases, dez; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.

13 Do lado oriental (para o levante), eram as cortinas de cinquenta côvados.

14 As cortinas para um lado da entrada eram de quinze côvados; e as suas colunas eram três, e as suas bases, três.

15 Para o outro lado da entrada do átrio, de um e de outro lado da entrada, eram as cortinas de quinze côvados; as suas colunas eram três, e as suas bases, três.

16 Todas as cortinas ao redor do átrio eram de linho fino retorcido.

17 As bases das colunas eram de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas eram de prata.

18 O reposteiro da porta do átrio era de obra de bordador, de estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, era de cinco côvados, segundo a medida das cortinas do átrio.

19 As suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de bronze, os seus ganchos eram de prata, e o revestimento das suas cabeças e as suas vergas, de prata.

20 Todos os pregos do tabernáculo e do átrio ao redor eram de bronze.

As paredes do pátio, ou átrio, eram como as demais cortinas, feitas conforme a finalidade, cap. 27. 9, etc. Isto representava o estado da igreja do Antigo Testamento: era um jardim fechado; os adoradores foram então confinados a uma pequena esfera. Mas o fato de ser fechado com cortinas apenas sugeria que o confinamento da igreja em uma nação específica não seria perpétuo. A dispensação em si era uma dispensação do tabernáculo, móvel e mutável, e no devido tempo a ser desmontada e dobrada, quando o lugar da tenda deveria ser ampliado e suas cordas alongadas, para dar lugar ao mundo gentio, como foi predito., Is 54. 2, 3. A igreja aqui na terra é apenas o tribunal da casa de Deus, e felizes são aqueles que trilham esses tribunais e florescem neles; mas através destes tribunais estamos passando para o lugar sagrado acima. Bem-aventurados aqueles que habitam naquela casa de Deus: eles ainda o louvarão. O encerramento de um pátio diante do tabernáculo nos ensina uma abordagem gradual a Deus. Os sacerdotes que ministravam deveriam passar pelo pátio santo, antes de entrarem na casa santa. Assim, antes das ordenanças solenes, deveria haver um tribunal separado e fechado de uma preparação solene, na qual devemos lavar as mãos e, assim, aproximar-nos com um coração verdadeiro.

21 Esta é a enumeração das coisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do Testemunho, segundo, por ordem de Moisés, foram contadas para o serviço dos levitas, por intermédio de Itamar, filho do sacerdote Arão.

22 Fez Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés.

23 E, com ele, Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, mestre de obra, desenhista e bordador em estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino.

24 Todo o ouro empregado na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, segundo o siclo do santuário.

25 A prata dos arrolados da congregação foram cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário:

26 um beca por cabeça, isto é, meio siclo, segundo o siclo do santuário, de qualquer dos arrolados, de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.

27 Empregaram-se cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases, cem talentos: um talento para cada base.

28 Dos mil setecentos e setenta e cinco siclos, fez os colchetes das colunas, e cobriu as suas cabeças, e lhes fez as vergas.

29 O bronze da oferta foram setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.

30 Dele fez as bases da porta da tenda da congregação, e o altar de bronze, e a sua grelha de bronze, e todos os utensílios do altar,

31 e as bases do átrio ao redor, e as bases da porta do átrio, e todas as estacas do tabernáculo, e todas as estacas do átrio ao redor.

Aqui temos um breve resumo do relato que, por indicação de Moisés, os levitas tomaram e guardaram do ouro, da prata e do bronze que foram trazidos para uso do tabernáculo e como foram empregados. Itamar, filho de Arão, foi nomeado para fazer esse relato e, portanto, foi treinado e preparado para serviços maiores, v. 21. Bezaleel e Aoliabe deveriam apresentar a conta (v. 22, 23), e Itamar deveria auditá-la e entregá-la a Moisés. E foi assim:

1. Todo o ouro foi uma oferta voluntária; cada homem trouxe o que pôde e quis, e totalizou vinte e nove talentos e 730 siclos a mais, que alguns calculam em cerca de 150.000 libras. valor do ouro, de acordo com o seu valor presente. Disto foram feitos todos os móveis e vasos de ouro.

2. A prata era cobrada a título de imposto; cada homem foi avaliado com meio siclo, uma espécie de dinheiro de pesquisa, que totalizou 100 talentos, e 1.775 siclos a mais, v. 25, 26. Disto fizeram as bases nas quais foram fixadas as tábuas do tabernáculo e sobre as quais repousaram; de modo que eles eram como o fundamento do tabernáculo, v. 27. A prata ascendeu a cerca de 34.000 libras do nosso dinheiro. A arrecadação do ouro por contribuição voluntária e da prata a título de tributo mostra que qualquer um dos caminhos pode ser tomado para o custeio das despesas públicas, desde que nada seja feito com parcialidade.

3. O bronze, embora menos valioso, era útil não apenas para o altar de bronze, mas também para as bases do pátio, que provavelmente em outras tendas eram de madeira: mas está prometido (Is 60.17): Por madeira eu irei trager bronze. Veja quão liberal era o povo e quão fiéis eram os trabalhadores, em ambos os aspectos o seu bom exemplo deveria ser seguido.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/02/2024
Código do texto: T8005518
Classificação de conteúdo: seguro