Êxodo 37

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Bezaleel e seus trabalhadores ainda estão ocupados, fazendo:

I. A arca com o propiciatório e os querubins, ver 1-9.

II. A tábua com seus varais, ver 10-16.

III. O castiçal com seus acessórios, ver 17-24.

IV. O altar de ouro para incenso, ver 25-28.

V. O óleo sagrado e o incenso, ver. 29. A nomeação específica relativa a cada um dos que tivemos antes dos capítulos 25 e 30.

O Tabernáculo e seus móveis (1491 aC)

1 Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio era o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e, de um côvado e meio, a altura.

2 De ouro puro a cobriu; por dentro e por fora a cobriu e fez uma bordadura de ouro ao redor.

3 Fundiu para ela quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado.

4 Fez também varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro;

5 meteu os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca.

6 Fez também o propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio era o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.

7 Fez também dois querubins de ouro; de ouro batido os fez, nas duas extremidades do propiciatório.

8 Um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.

9 Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estavam eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.

I. Pode parecer estranho que Moisés, depois de registrar tão detalhadamente as instruções que lhe foram dadas no monte para a confecção de todas essas coisas, registrasse aqui como particularmente a confecção delas, quando poderia ter sido suficiente apenas ter dito, em poucas palavras, que cada uma dessas coisas foi feita exatamente de acordo com as instruções antes recitadas. Temos certeza de que Moisés, quando escreveu por inspiração divina, não usou vãs repetições; não há palavras vãs nas Escrituras. Por que então tantos capítulos são ocupados por esta narrativa, que somos tentados a considerar desnecessária e tediosa? Mas devemos considerar:

1. Que Moisés escreveu principalmente para o povo de Israel, a quem seria de grande utilidade ler e ouvir frequentemente sobre esses tesouros divinos e sagrados que lhes foram confiados. Esses vários ornamentos com os quais o tabernáculo foi equipado não foram autorizados a serem vistos, mas apenas aos sacerdotes e, portanto, era necessário que fossem amplamente descritos especialmente para eles. Aquilo que eles deveriam ler novamente (para que não deixassem de fazê-lo) é escrito repetidas vezes: assim, muitas das mesmas passagens da história de Cristo estão no Novo Testamento relatadas por duas ou três, e algumas por quatro dos evangelistas, pela mesma razão. Precisamos que as grandes coisas da lei e do evangelho de Deus sejam inculcadas em nós repetidas vezes. Escrever o mesmo (diz Paulo) para mim não é doloroso, mas para você é seguro, Fp 3. 1.

2. Moisés mostraria assim o grande cuidado que ele e seus trabalhadores tiveram para fazer tudo exatamente de acordo com o modelo mostrado a ele no monte. Tendo antes nos dado o original, ele aqui nos dá a cópia, para que possamos compará-los e observar exatamente como eles concordam. Assim, ele apela a cada leitor a respeito de sua fidelidade àquele que o designou, em toda a sua casa, e em todos os detalhes dela, Hb 3.5. E assim ele nos ensina a respeitar todos os mandamentos de Deus, até mesmo cada jota e til deles.

3. Fica aqui insinuado que Deus se deleita na obediência sincera de seu povo e mantém um relato exato disso, que será produzido para sua honra na ressurreição dos justos. Ninguém pode ser tão pontual em seu dever, mas Deus será igualmente pontual em suas notificações. Ele não é injusto por esquecer a obra e o trabalho do amor, em qualquer caso, Hb 6.10.

4. As riquezas e belezas espirituais do tabernáculo do evangelho são aqui recomendadas para nossa consideração frequente e séria. Vá passear por esta Sião, veja-a e reveja-a: quanto mais você contemplar as glórias da igreja, mais você as admirará e se apaixonará por elas. A carta dos seus privilégios e o relato da sua constituição suportarão muito bem uma segunda leitura.

II. Nestes versículos temos um relato da construção da arca, com seus gloriosos e mais significativos acessórios, o propiciatório e os querubins. Considere estes três juntos, e eles representam a glória de um deus santo, a sinceridade de um coração santo e a comunhão que existe entre eles, em e por meio de um Mediador.

1. É a glória de um deus santo que ele habite entre os querubins; isto é, é continuamente atendido e adorado pelos anjos abençoados, cuja rapidez foi indicada por seus rostos voltados um para o outro.

2. É o caráter de um coração reto que, como a arca do testemunho, tem a lei de Deus escondida e guardada nela.

3. Por Jesus Cristo, a grande propiciação, é feita a reconciliação e estabelecida uma comunhão entre nós e Deus: ele se interpõe entre nós e o desagrado de Deus; e não só isso, mas através dele temos direito ao favor de Deus. Se ele escrever a sua lei em nossos corações, ele será para nós um Deus e nós seremos para ele um povo. Do propiciatório ele nos ensinará, ali nos aceitará e se mostrará misericordioso com a nossa injustiça; e sob a sombra de suas asas estaremos seguros e tranquilos.

10 Fez também a tábua de madeira de acácia; tinha o comprimento de dois côvados, a largura, de um côvado, e a altura, de um côvado e meio.

11 De ouro puro a cobriu e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor.

12 Também lhe fez moldura ao redor, na largura de quatro dedos, e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor da moldura.

13 Também lhe fundiu quatro argolas de ouro e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam nos seus quatro pés.

14 Perto da moldura estavam as argolas, como lugares para os varais, para se levar a tábua.

15 Fez os varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro, para se levar a tábua.

16 Também fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a tábua: os seus pratos, e os seus recipientes para incenso, e as suas galhetas, e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.

17 Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido o fez; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça.

18 Seis hásteas saíam dos seus lados; três de um lado e três do outro.

19 Numa hástea havia três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim eram as seis hásteas que saíam do candelabro.

20 Mas no candelabro mesmo havia quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores.

21 Havia uma maçaneta sob duas hásteas que saíam dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; assim se fez com as seis hásteas que saíam do candelabro.

22 As suas maçanetas e as suas hásteas eram do mesmo; tudo era de uma só peça, obra batida de ouro puro.

23 Também lhe fez sete lâmpadas; as suas espevitadeiras e os seus apagadores eram de ouro puro.

24 De um talento de ouro puro se fez o candelabro com todos os seus utensílios.

Aqui está:

1. A confecção da tábua sobre a qual o pão da proposição deveria ser continuamente colocado. Deus é um bom chefe de família, que mantém sempre uma tábua farta. O mundo é o seu tabernáculo? A sua providência prepara uma tábua para todas as criaturas: ele fornece alimento para toda a carne. A igreja é o seu tabernáculo? A Sua graça prepara uma tábua para todos os crentes, munida do pão da vida. Mas observe o quanto a dispensação do evangelho excede a da lei. Embora aqui houvesse uma tábua mobiliada, ela era apenas com pão da proposição, pão para ser contemplado, não para ser consumido, enquanto estivesse nesta tábua, e depois apenas pelos sacerdotes; mas para a tábua que Cristo preparou na nova aliança, todos os verdadeiros cristãos são convidados; e a eles se diz: Comei, ó amigos, vinde comer do meu pão. O que a lei dava apenas uma visão à distância, o evangelho proporciona prazer e boas-vindas calorosas.

2. A confecção do castiçal, que não era de madeira revestida de ouro, mas apenas de ouro puro batido. Isto significou aquela luz da revelação divina com a qual a igreja de Deus na terra (que é o seu tabernáculo entre os homens) sempre foi iluminada, sendo sempre suprida com óleo fresco de Cristo, a boa Oliveira, Zac 4. 2, 3. As manifestações de Deus neste mundo são apenas a luz de uma vela em comparação com a luz do dia do estado futuro. A Bíblia é um castiçal de ouro; é de ouro puro, Sal 19. 10. Dele a luz é difundida por todas as partes do tabernáculo de Deus, para que por meio dela seus sacerdotes espirituais possam ministrar ao Senhor e realizar o serviço de seu santuário. Este castiçal não tem apenas tigelas para uso necessário, mas também botões e flores para enfeite; há muitas coisas que Deus achou adequadas para embelezar sua palavra com as quais não podemos dar uma razão mais do que para esses botões e flores, e ainda assim temos certeza de que foram acrescentadas para um bom propósito. Bendigamos a Deus por este castiçal, fiquemos de olho nele continuamente e temamos que seja removido de seu lugar.

25 Fez de madeira de acácia o altar do incenso; tinha um côvado de comprimento, e um de largura (era quadrado), e dois de altura; os chifres formavam uma só peça com ele.

26 De ouro puro o cobriu, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor.

27 Também lhe fez duas argolas de ouro debaixo da bordadura, de ambos os lados as fez; nelas, se meteram os varais para se levar o altar;

28 de madeira de acácia fez os varais e os cobriu de ouro.

29 Fez também o óleo santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.

Aqui está:

1. A confecção do altar de ouro, no qual o incenso deveria ser queimado diariamente, o que significava tanto as orações dos santos quanto a intercessão de Cristo, às quais se deve a aceitabilidade e o sucesso dessas orações. As argolas e os varais, e todos os acessórios deste altar, eram revestidos de ouro, assim como todos os utensílios da tábua e do castiçal eram de ouro, pois eram usados ​​no lugar santo. Deus é o melhor e devemos servi-lo com o que temos de melhor; mas o melhor com que podemos servi-lo em suas cortes na terra é apenas como o bronze, comparado ao ouro, a perfeição imaculada e sem pecado, com a qual seus santos o servirão em seu lugar santo acima.

2. A preparação do incenso que seria queimado neste altar, e com ele o óleo sagrado da unção (v. 29), segundo o dispensatório, cap. 30. 22, etc. Deus também ensinou esta arte a Bezalel; de modo que, embora ele não estivesse familiarizado com isso, ele preparou essas coisas de acordo com o trabalho de artistas, com tanta destreza e exatidão como se tivesse sido criado para o ofício. Onde Deus dá sabedoria e graça, isso tornará o homem de Deus perfeito, completamente equipado para toda boa obra.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/02/2024
Código do texto: T8005513
Classificação de conteúdo: seguro