Êxodo 35

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

O que deveria ter sido dito e feito na primeira descida de Moisés do monte, se o bezerro de ouro não tivesse quebrado as medidas e colocado tudo em desordem, agora finalmente, quando com grande dificuldade a reconciliação foi feita, começa a ser dito e feito; e aquele grande assunto do estabelecimento da adoração a Deus é colocado novamente em seu canal anterior e continua agora sem interrupção.

I. Moisés dá a Israel aquelas instruções, recebidas de Deus, que exigiam observância imediata.

1. A respeito do sábado, ver. 1-3.

2. A respeito da contribuição que deveria ser feita para a construção do tabernáculo, ver. 4-9.

3. Quanto à estrutura do tabernáculo e seus utensílios, ver 10-19.

II. O povo traz suas contribuições, ver 20-29.

III. Os chefes de trabalho são nomeados, ver 30, etc.

Ordens Relativas ao Tabernáculo (1491 AC)

1 Tendo Moisés convocado toda a congregação dos filhos de Israel, disse-lhes: São estas as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem:

2 Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá.

3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

4 Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:

5 Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze,

6 estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra,

7 peles de carneiro tintas de vermelho, peles finas, madeira de acácia,

8 azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

9 pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral.

10 Venham todos os homens hábeis entre vós e façam tudo o que o SENHOR ordenou:

11 o tabernáculo com sua tenda e a sua coberta, os seus ganchos, as suas tábuas, as sua vergas, as suas colunas e as suas bases;

12 a arca e os seus varais, o propiciatório e o véu do reposteiro;

13 a tábua e os seus varais, e todos os seus utensílios, e os pães da proposição;

14 o candelabro da iluminação, e os seus utensílios, e as suas lâmpadas, e o azeite para a iluminação;

15 o altar do incenso e os seus varais, e o óleo da unção, e o incenso aromático, e o reposteiro da porta à entrada do tabernáculo;

16 o altar do holocausto e a sua grelha de bronze, os seus varais e todos os seus utensílios, a bacia e o seu suporte;

17 as cortinas do átrio, e as suas colunas, e as suas bases, e o reposteiro da porta do átrio;

18 as estacas do tabernáculo, e as estacas do átrio, e as suas cordas;

19 as vestes do ministério para ministrar no santuário, as vestes santas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes.

Foi dito em geral (cap. 34.32): Moisés lhes ordenou tudo o que o Senhor falou com ele. Mas, sendo a construção e o mobiliário do tabernáculo o trabalho ao qual eles deveriam agora se dedicar imediatamente, há menção especial às ordens dadas a respeito dele.

I. Toda a congregação é convocada para comparecer (v. 1); isto é, os chefes e governantes da congregação, os representantes das diversas tribos, que devem receber instruções de Moisés como ele as recebeu do Senhor, e devem comunicá-las ao povo. Assim, João, sendo ordenado a escrever às sete igrejas o que lhe havia sido revelado, escreve aos anjos, ou ministros, das igrejas.

II. Moisés encarregou-os de tudo aquilo (e somente aquilo) que Deus lhe havia ordenado; assim, ele se aprovou fiel tanto a Deus quanto a Israel, entre os quais foi mensageiro ou mediador. Se ele tivesse acrescentado, alterado ou diminuído, teria sido falso com ambos. Mas, tendo ambos os lados depositado confiança nele, ele foi fiel à confiança; contudo, ele foi fiel apenas como servo, mas Cristo como Filho, Hb 3.5,6.

III. Ele começa com a lei do sábado, porque isso foi muito insistido nas instruções que recebeu (v. 2, 3): Seis dias de trabalho serão feitos, trabalho para o tabernáculo, o trabalho do dia que agora estava para ser feito, seja feito no seu dia; e eles tinham pouco mais para fazer aqui no deserto, onde não tinham agricultura nem mercadorias, nem comida para conseguir nem roupas para fazer: mas no sétimo dia você não deve dar um golpe, não, nem no trabalho do tabernáculo; a honra do sábado estava acima da do santuário, mais antiga e mais duradoura; isso deve ser para você um dia santo, dedicado a Deus, e não ser gasto em negócios comuns. É um sábado de descanso. É um sábado de sábados (assim alguns o leem), mais honroso e excelente do que qualquer uma das outras festas, e deve sobreviver a todas elas. Um sábado de sabatismo, assim outros o leem, sendo típico daquele sabatismo ou descanso, tanto espiritual como eterno, que permanece para o povo de Deus, Hb 4.9. É um sábado de descanso, isto é, no qual o descanso de todo trabalho mundano deve ser observado com muito cuidado e rigor. É um sábado e um sábado menor, então alguns judeus queriam que fosse lido; não apenas observando o dia inteiro como um sábado, mas uma hora antes do início dele, e uma hora após o seu término, que eles acrescentam além de seu próprio tempo, e chamam um pequeno sábado, para mostrar como felizes eram por estarem com a aproximação do sábado e quão relutantes em se separar dele. É um sábado de descanso, mas é descanso para o Senhor, a cuja honra deve ser consagrado. Uma penalidade é aqui anexada à violação dele: todo aquele que nele trabalhar será condenado à morte. Também uma proibição particular de acender fogueiras no dia de sábado para qualquer trabalho servil, como ferreiro, encanador, etc.

4. Ele ordena que sejam feitos preparativos para a montagem do tabernáculo. Duas coisas deveriam ser feitas:

1. Todos os que pudessem contribuir deveriam contribuir: Levar dentre vós uma oferta. O tabernáculo deveria ser dedicado à honra de Deus e usado em seu serviço; e, portanto, o que foi trazido para a montagem e mobília disso foi uma oferta ao Senhor. Nossa bondade não se estende a Deus, mas o que é estabelecido para o sustento de seu reino e interesse entre os homens, ele tem o prazer de aceitar como uma oferta a si mesmo; e ele exige tais reconhecimentos de que recebemos tudo dele e tais exemplos de que dedicamos tudo a ele. A regra é: quem tiver um coração disposto, deixe-o trazer. Não deveria ser algo imposto a eles, mas uma benevolência ou contribuição voluntária, para nos dizer:

(1.) Que Deus não tornou pesado o nosso jugo. Ele é um príncipe que não sobrecarrega seus súditos com impostos, nem os obriga a servir com oferendas, mas puxa com as cordas de um homem e deixa para nós mesmos julgar o que é certo; este é um governo do qual não há motivos para reclamar, pois não governa com rigor.

(2.) Que Deus ama quem dá com alegria e fica mais satisfeito com a oferta voluntária. São aceitáveis ​​para ele aqueles serviços que provêm do coração disposto de um povo disposto, Sl 110. 3.

2. Todos os que forem hábeis deverão trabalhar: Todo homem sábio entre vós virá e fará. Veja como Deus distribui seus dons de diversas maneiras; e, como todo homem recebeu o dom, ele deve ministrar, 1 Pe 4.10. Aqueles que eram ricos deveriam trazer materiais para trabalhar; aqueles que eram engenhosos deveriam servir o tabernáculo com sua engenhosidade; assim como eles precisavam um do outro, o tabernáculo precisava de ambos, 1 Cor 12.7-21. O trabalho provavelmente continuaria quando alguns ajudassem com as bolsas, outros com as mãos e ambos com o coração disposto. Moisés, assim como lhes havia dito o que deveria ser dado (v. 5-9), também lhes dá os princípios gerais do que deveria ser feito (v. 11-19), para que, vendo quanto trabalho estava diante deles, eles pudessem aplicar-se a isso com mais vigor, e todas as mãos poderiam estar ocupadas; e isso lhes deu uma ideia tão grande do tecido desenhado que eles não podiam deixar de desejar vê-lo acabado.

As Contribuições para o Tabernáculo (1491 AC)

20 Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés,

21 e veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas.

22 Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;

23 e todo homem possuidor de estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho e peles de animais marinhos os trazia.

24 Todo aquele que fazia oferta de prata ou de bronze por oferta ao SENHOR a trazia; e todo possuidor de madeira de acácia para toda obra do serviço a trazia.

25 Todas as mulheres hábeis traziam o que, por suas próprias mãos, tinham fiado: estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino.

26 E todas as mulheres cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos de cabra.

27 Os príncipes traziam pedras de ônix, e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral,

28 e os arômatas, e o azeite para a iluminação, e para o óleo da unção, e para o incenso aromático.

29 Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o SENHOR tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés.

Tendo Moisés revelado-lhes a vontade de Deus, eles foram para casa e imediatamente colocaram em prática o que tinham ouvido (v. 20). Oh, se toda congregação se afastasse assim de ouvir a palavra de Deus, com a plena resolução de ser praticante da mesma! Observe aqui,

I. As ofertas que foram trazidas para o serviço do tabernáculo (v. 21, etc.), a respeito das quais muitas coisas podem ser notadas.

1. É sugerido que eles trouxeram suas ofertas imediatamente; eles partiram imediatamente para suas tendas para buscar sua oferta e não desejaram tempo para considerá-la, para que seu zelo não fosse esfriado por atrasos. Qualquer dever do qual Deus nos convence e para o qual nos chama, devemos cumprir rapidamente. Nenhuma estação será mais conveniente do que a atual.

2. Diz-se que os seus espíritos os tornaram dispostos (v. 21), e os seus corações, v. 29. O que fizeram, fizeram-no com alegria e com base em bons princípios. Eles estavam dispostos, e não foi qualquer incentivo externo que os tornou assim, mas sim o seu espírito. Foi a partir de um princípio de amor a Deus e a seu serviço, de um desejo de sua presença com eles em suas ordenanças, de gratidão pelas grandes coisas que ele havia feito por eles, de fé em sua promessa do que faria no futuro (ou, pelo menos, a partir da presente consideração destas coisas), que eles estavam dispostos a oferecer. O que damos e fazemos para Deus é então aceitável quando provém de um bom princípio no coração e no espírito.

3. Quando se diz que todos os que estavam dispostos a trazer suas ofertas (v. 22), deveria parecer que havia alguns que não o eram, que amavam seu ouro mais do que seu Deus, e não se separariam dele, não, nem para o serviço do tabernáculo. Existem aqueles que serão chamados de israelitas, e ainda assim não serão movidos pela equidade da coisa, pelas expectativas de Deus sobre eles e pelos bons exemplos daqueles que os cercam, a se separarem de qualquer coisa pelos interesses do reino de Deus: eles são a favor da religião verdadeira, desde que seja barata e não lhes custe nada.

4. As ofertas eram de diversas espécies, conforme tinham; aqueles que tinham ouro e pedras preciosas os trouxeram, não achando nada bom e rico demais para ser desperdiçado para a honra de Deus. Aqueles que não tinham pedras preciosas para trazer trouxeram pelos de cabras e peles de carneiro. Se não podemos fazer tanto quanto os outros para Deus, não devemos, portanto, ficar parados e não fazer nada: se as ofertas menores que estão de acordo com a nossa capacidade não nos ganham tal reputação entre os homens, ainda assim elas não deixarão de ser aceitas por Deus, que exige de acordo com o que o homem tem, e não de acordo com o que não tem, 2 Cor 8.12; 2 Reis 5. 23. Duas moedas de um indigente eram mais agradáveis ​​do que tantos talentos de um rico. Deus está mais atento ao coração de quem dá do que ao valor da dádiva.

5. Muitas das coisas que ofereceram foram ornamentos, pulseiras e anéis, e tábuas ou medalhões (v. 22); e até as mulheres se separaram deles. Uma empregada pode esquecer seus enfeites? Até agora esqueceram-se de que preferiam o embelezamento do santuário ao seu próprio adorno. Que isto nos ensine, em geral, a abrir mão daquilo para Deus, quando ele o pede, o que nos é muito querido, que valorizamos e pelo qual nos valorizamos; e particularmente deixar de lado nossos ornamentos e negar-nos a eles, quando eles ofendem os outros ou alimentam nosso próprio orgulho. Se acharmos que essas regras do evangelho relativas às nossas roupas são muito rígidas (1 Tim 2.9,10; 1 Pe 3.3,4), temo que dificilmente teríamos agido como esses israelitas fizeram. Se eles consideravam que seus ornamentos eram bem concedidos ao tabernáculo, não deveríamos pensar que a falta de ornamentos era bem compensada pelas graças do Espírito? Provérbios 1.9.

6. Essas coisas ricas que eles ofereceram, podemos supor, eram principalmente despojos dos egípcios; pois os israelitas no Egito foram mantidos pobres, até que pediram empréstimos na despedida. E podemos supor que os governantes tinham coisas melhores (v. 27), porque, tendo mais influência entre os egípcios, tomavam emprestadas somas maiores. Quem poderia imaginar que a riqueza do Egito deveria ter sido tão bem empregada? Mas assim Deus muitas vezes fez a terra para ajudar a mulher, Ap 12. 16. Foi por uma providência e promessa especial de Deus que os israelitas obtiveram todo aquele despojo e, portanto, era altamente apropriado que dedicassem uma parte dele ao serviço daquele Deus a quem deviam tudo. Cada um contribua conforme Deus o fez prosperar, 1 Coríntios 16. 2. Sucessos extraordinários devem ser reconhecidos por ofertas extraordinárias. Aplique-o ao aprendizado humano, às artes e às ciências, que são emprestadas, por assim dizer, dos egípcios. Aqueles que são enriquecidos com estes devem dedicá-los ao serviço de Deus e do seu tabernáculo: podem ser usados ​​como ajudas para compreender as Escrituras, como ornamentos ou servas da divindade. Mas então deve-se tomar muito cuidado para que os deuses do Egito não se misturem com o ouro do Egito. Moisés, embora instruído em todo o aprendizado dos egípcios, não pretendeu, portanto, em nenhum caso, corrigir o padrão que lhe foi mostrado no monte. O fornecimento do tabernáculo com as riquezas do Egito foi talvez um bom presságio para os gentios, que, na plenitude dos tempos, deveriam ser trazidos para o tabernáculo do evangelho, e sua prata e seu ouro com eles (Is 60.9), e deveria ser dito: Bendito seja o Egito, meu povo, Is 19.25.

7. Podemos supor que a lembrança das ofertas feitas ao bezerro de ouro os tornou ainda mais avançados nessas ofertas. Aqueles que então se desfizeram de seus brincos não testemunhariam seu arrependimento, dando o resto de suas jóias ao serviço de Deus: a tristeza segundo Deus opera tal vingança, 2 Coríntios 7:11. E aqueles que se mantiveram puros dessa idolatria, ainda assim argumentaram consigo mesmos: "Eles foram tão ousados ​​em contribuir para um ídolo, e devemos ser retrógrados ou sorrateiros em nossas ofertas ao Senhor?” Assim, algum bem foi tirado desse mal.

II. O trabalho que era feito para o serviço do tabernáculo (v. 25): As mulheres fiavam com as mãos. Alguns fiavam belos trabalhos, em azul e roxo; outros, trabalho grosseiro, de pêlo de cabra, mas também se diz que o deles é feito com sabedoria, v. 26. Assim como não são apenas ricas dádivas, Deus não aceita apenas obras excelentes. Observe-se aqui o trabalho das boas mulheres para Deus, bem como o de Bezaleel e Aoliabe. A mão mais cruel para a honra de Deus terá uma recompensa honrosa. A unção da cabeça de Cristo por Maria será contada para um memorial (Mt 26.13); e é mantido um registro das mulheres que trabalharam no tabernáculo do evangelho (Fp 4.3) e foram ajudantes de Paulo em Cristo Jesus, Rm 16.3. Faz parte do caráter da mulher virtuosa que ela coloque as mãos no fuso, Pv 31.19. Este emprego foi aqui transformado em uso piedoso, como ainda pode ser (embora não tenhamos cortinas para fazer para o tabernáculo) pela imitação da caridade de Dorcas, que fazia casacos e roupas para viúvas pobres, Atos 9:39. Mesmo aqueles que não têm capacidade para doar caridade podem ainda assim trabalhar na caridade; e assim os pobres podem socorrer os pobres, e aqueles que não têm nada além de membros e sentidos podem ser muito caridosos no trabalho do amor.

30 Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

31 e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício,

32 e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze,

33 e para lapidação de pedras de engaste, e para entalho de madeira, e para toda sorte de lavores.

34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.

35 Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em estofo azul, em púrpura, em carmesim e em linho fino, e a do tecelão, sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos.

Aqui está a designação divina dos mestres de obras, para que não haja disputa pelo cargo, e para que todos os que estavam empregados no trabalho pudessem receber orientação e prestar contas a esses inspetores gerais; pois Deus é o Deus da ordem e não da confusão. Observe,

1. Aqueles a quem Deus chamou pelo nome para este serviço, ele encheu do Espírito de Deus, para qualificá-los para isso, v. 30, 31. A habilidade em empregos seculares é uma dádiva de Deus e vem do alto, Tiago 1. 17. Dele vem o corpo docente e o aprimoramento dele. À sua honra, portanto, todo o conhecimento deve ser dedicado, e devemos estudar como servi-lo com ele. O trabalho para o qual Bezaleel foi projetado foi extraordinário e, portanto, ele foi qualificado de maneira extraordinária para isso; assim, quando os apóstolos foram designados para serem mestres de construção na construção do tabernáculo do evangelho, eles foram cheios do Espírito de Deus em sabedoria e entendimento.

2. Eles foram designados não apenas para planejar, mas para trabalhar (v. 32), para realizar todo tipo de trabalho (v. 35). Aqueles com dons eminentes, que são capazes de dirigir os outros, não devem pensar que estes os desculparão na ociosidade. Muitos são engenhosos o suficiente para dar trabalho para outras pessoas, e podem dizer o que este homem e aquele homem deveriam fazer, mas os fardos que colocam sobre os outros, eles próprios não tocarão com um dedo. Estes cairão sob o caráter de servos preguiçosos.

3. Eles não deveriam apenas planejar e trabalhar por conta própria, mas também ensinar outros, v. 34. Bezaleel não apenas tinha poder para comandar, mas também se esforçava para instruir. Aqueles que governam deveriam ensinar; e aqueles a quem Deus deu conhecimento deveriam estar dispostos a comunicá-lo para o benefício de outros, não cobiçando monopolizá-lo.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/02/2024
Código do texto: T8005509
Classificação de conteúdo: seguro