Êxodo 19
Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry em domínio público.
Este capítulo apresenta a solenidade da entrega da lei no Monte Sinai, que foi uma das aparições mais marcantes da glória divina que já existiu neste mundo inferior. Temos aqui,
I. As circunstâncias de tempo e lugar, ver 1, 2.
II. A aliança entre Deus e Israel se estabeleceu em geral. A graciosa proposta que Deus lhes fez (vers. 3-6), e seu consentimento com a proposta, ver. 7, 8.
III. Aviso dado três dias antes do desígnio de Deus de dar a lei de uma nuvem espessa, ver 9. Ordens dadas para preparar o povo para receber a lei (vers. 10-13), e cuidado para executar essas ordens, ver. 14, 15.
IV. Uma terrível aparição da glória de Deus no monte Sinai,ver 16-20.
V. Silêncio proclamado e ordens estritas dadas ao povo para observar o decoro enquanto Deus falava com eles, ver 21, etc.
A Aliança do Sinai (1491 aC)
“1 No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.
2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai, no qual se acamparam; ali, pois, se acampou Israel em frente do monte.
3 Subiu Moisés a Deus, e do monte o SENHOR o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o SENHOR lhe havia ordenado.
8 Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.”
Aqui está,
I. A data daquela grande carta pela qual Israel foi incorporado.
1. O tempo em que é datada (v. 1) - no terceiro mês depois que eles saíram do Egito. Calcula-se que a lei foi dada apenas cinquenta dias após sua saída do Egito, em memória da qual a festa de Pentecostes foi observada no quinquagésimo dia após a páscoa, e em conformidade com a qual o Espírito foi derramado sobre os apóstolos na festa de pentecostes, cinquenta dias após a morte de Cristo. No Egito, eles falaram de uma jornada de três dias no deserto até o local de seu sacrifício (cap. 5. 3), mas provou ser uma viagem de quase dois meses; tantas vezes estamos perdidos no cálculo dos tempos, e as coisas se mostram mais demoradas do que esperávamos.
2. O lugar de onde é datado - do Monte Sinai, um lugar que a natureza, não a arte, tornou eminente e notável, pois era o mais alto em toda aquela cadeia de montanhas. Assim, Deus desprezou cidades, palácios e estruturas magníficas, estabelecendo seu pavilhão no topo de uma montanha alta, em um deserto árido e estéril, para cumprir este tratado. Chama-se Sinai, devido à multidão de arbustos espinhosos que o cobrem.
II. A carta em si. Moisés foi chamado ao monte (no topo do qual Deus armou sua tenda e ao pé do qual Israel armou a deles) e foi empregado como mediador, ou melhor, não mais do que o mensageiro da aliança: Assim será tu dizes à casa de Jacó, e conta aos filhos de Israel. Aqui, o erudito bispo Patrick observa que as pessoas são chamadas pelos nomes de Jacó e Israel, para lembrá-los de que aqueles que ultimamente eram tão baixos quanto Jacó quando ele foi para Pada-Arã agora haviam crescido tanto quanto Deus o fez quando ele veio dali (justamente enriquecido com os despojos daquele que o oprimiu) e foi chamado de Israel. Agora observe:
1. Que o autor e o primeiro motor da aliança é o próprio Deus. Nada foi dito nem feito por essas pessoas estúpidas e impensadas em relação a esse assentamento; nenhuma moção foi feita, nenhuma petição apresentada pelo favor de Deus, mas esta carta abençoada foi concedida ex mero motu - puramente pela boa vontade de Deus. Observe que, em todas as nossas relações com Deus, a graça gratuita nos antecipa com as bênçãos da bondade, e todo o nosso conforto é devido, não ao nosso conhecimento de Deus, mas ao fato de sermos conhecidos por ele, Gl 4. 9. Nós o amamos, o visitamos e fazemos aliança com ele, porque ele nos amou primeiro, nos visitou e fez aliança conosco. Deus é o Alfa e, portanto, deve ser o Ômega.
2. Que a questão da aliança não é apenas justa e irrepreensível, e que não impõe nenhuma dificuldade sobre eles, mas gentil e graciosa, e que lhes dá os maiores privilégios e vantagens imagináveis.
(1.) Ele os lembra do que havia feito por eles, v. 4. Ele os corrigiu e os vingou de seus perseguidores e opressores: “Vocês viram o que fiz aos egípcios, quantas vidas foram sacrificadas pela honra e pelos interesses de Israel:” Ele lhes deu exemplos incomparáveis de seu favor a eles, e seu cuidado por eles: Eu os carreguei nas asas de águias, uma alta expressão da maravilhosa ternura que Deus mostrou por eles. Está explicado, Dt 32. 11, 12. Denota grande velocidade. Deus não apenas veio sobre a asa para a libertação deles (quando chegou a hora marcada, ele montou em um querubim e voou), mas ele os apressou, por assim dizer, sobre a asa. Ele também o fez com grande facilidade, com a força e também com a rapidez de uma águia: aqueles que não desmaiam, nem se cansam, sobem com asas como águias, Isaías 40. 31. Especialmente, denota o cuidado particular de Deus por eles e afeição por eles. Até o Egito, aquela fornalha de ferro, foi o ninho em que esses jovens nasceram, onde foram formados pela primeira vez como o embrião de uma nação; quando, pelo aumento de seus números, eles atingiram certa maturidade, eles foram carregados para fora daquele ninho. Outros pássaros carregam seus filhotes em suas garras, mas a águia (dizem eles) em suas asas, de modo que mesmo aqueles arqueiros que atiram nela voando não podem ferir os filhotes, a menos que primeiro atirem na mãe. Assim, no Mar Vermelho, a coluna de nuvem e fogo, o sinal da presença de Deus, interpôs-se entre os israelitas e seus perseguidores (linhas de defesa que não podiam ser forçadas, uma parede que não podia ser penetrada): De jeito nenhum; seu caminho tão pavimentado, tão guardado, foi glorioso, mas seu fim muito mais: Eu trouxe você para mim. Eles foram levados não apenas a um estado de liberdade e honra, mas a um pacto e comunhão com Deus. Esta foi a glória de sua libertação, como é a nossa por Cristo, que ele morreu, o justo pelos injustos, para que ele pudesse nos levar a Deus. Este Deus visa, em todos os métodos graciosos de sua providência e graça, trazer-nos de volta a si mesmo, de quem nos revoltamos, e nos trazer de volta para si mesmo, em quem somente podemos ser felizes. Ele apela para si mesmos, e para sua própria observação e experiência, para a verdade do que está aqui insistido: Você viu o que eu fiz; para que eles não pudessem descrer de Deus, a menos que primeiro descressem de seus próprios olhos. Eles viram como tudo o que foi feito foi puramente obra do Senhor. Não foram eles que alcançaram Deus, mas foi ele quem os trouxe para si. Alguns observaram bem que se diz que a igreja do Antigo Testamento é sustentada sobre asas de águia, denotando o poder dessa dispensação, que foi realizada com mão erguida e braço estendido; mas diz-se que a igreja do Novo Testamento foi reunida pelo Senhor Jesus, como a galinha ajunta os pintinhos debaixo das asas (Mt 23. 37), denotando a graça e a compaixão dessa dispensação, e a admirável condescendência e humilhação do Redentor.
(2.) Ele lhes diz claramente o que esperava e exigia deles em uma palavra, obediência (v. 5), para que obedecessem de fato à sua voz e guardassem sua aliança. Sendo assim salvos por ele, o que ele insistiu foi que eles deveriam ser governados por ele. A razoabilidade dessa exigência é, muito tempo depois, defendida com eles, que no dia em que os tirou da terra do Egito essa era a condição da aliança: Obedeçam à minha voz (Jer 7:23); e diz-se que ele protesta sinceramente contra eles, Jeremias 11. 4, 7. Apenas obedeça de fato, não apenas em profissão e promessa, não em fingimento, mas em sinceridade. Deus havia mostrado a eles favores reais e, portanto, exigia obediência real.
(3.) Ele lhes assegura a honra que colocaria sobre eles, e a bondade que lhes mostraria, caso assim guardassem sua aliança (v. 5, 6): Então você será um tesouro peculiar para mim. Ele não especifica nenhum favor particular, como dar-lhes a terra de Canaã, ou algo semelhante, mas expressa naquilo que inclui toda a felicidade, que ele seria para eles um Deus em aliança, e eles deveriam ser para ele um povo.
[1] Deus aqui afirma sua soberania e propriedade sobre toda a criação visível: Toda a terra é minha. Portanto, ele não precisava deles; aquele que tinha um domínio tão vasto era grande o suficiente e feliz o suficiente, sem se preocupar com um domínio tão pequeno quanto Israel. Sendo dele todas as nações da terra, ele pode escolher qual lhe agrade por sua peculiaridade e agir de maneira soberana.
[2] Ele se apropria de Israel para si mesmo, primeiro, como um povo querido por ele. Você será um tesouro peculiar; não que Deus tenha sido enriquecido por eles, como um homem é por seu tesouro, mas ele teve o prazer de valorizá-los e estimá-los como um homem faz com seu tesouro; eles eram preciosos aos seus olhos e honrados (Is 43. 4); ele pôs seu amor sobre eles (Dt 7. 7), tomou-os sob seu especial cuidado e proteção, como um tesouro que se guarda a sete chaves. Ele olhou para o resto do mundo, mas como lixo e madeira em comparação com eles. Ao dar-lhes revelação divina, ordenanças instituídas e promessas que incluem a vida eterna, enviando seus profetas entre eles e derramando seu Espírito sobre eles, ele os distinguiu e os dignificou acima de todas as pessoas. E esta honra têm todos os santos; eles são para Deus um povo peculiar (Tito 2:14), dele quando ele faz suas joias.
Em segundo lugar, como um povo dedicado a ele, para sua honra e serviço (v. 6), um reino de sacerdotes, uma nação santa. Todos os israelitas, se comparados com outras pessoas, eram sacerdotes de Deus, tão próximos estavam dele (Sl 148. 14), tão ocupados em seu serviço imediato, e tão íntima comunhão que tinham com ele. Quando eles se tornaram um povo livre, foi para que pudessem sacrificar ao Senhor seu Deus, como sacerdotes; eles estavam sob o governo imediato de Deus, e a tendência das leis que lhes foram dadas era distingui-los dos outros e engajá-los para Deus como uma nação santa. Assim, todos os crentes são, por meio de Cristo, constituídos para o nosso Deus reis e sacerdotes (Ap 1.6), geração eleita, sacerdócio real, 1 Pe 2. 9.
III. A aceitação desta carta por Israel e o consentimento com as condições dela.
1. Moisés entregou fielmente a mensagem de Deus a eles (v. 7): Ele colocou diante de seus rostos todas aquelas palavras; ele não apenas explicou a eles o que Deus havia lhe dado no comando, mas também colocou a escolha deles se aceitariam essas promessas nesses termos ou não. O fato de ele colocá-lo em seus rostos denota que ele está colocando-o em suas consciências.
2. Eles prontamente concordaram com a aliança proposta. Eles se obrigariam a obedecer à voz de Deus e considerariam um grande favor tornar-se um reino de sacerdotes para ele. Eles responderam juntos como um homem, nemine contradicente - sem uma voz dissidente (v. 8): Tudo o que o Senhor falou, faremos. Assim, eles fazem a barganha, aceitando o Senhor como um Deus para eles e entregando-se para ser um povo para ele. Oh, se houvesse tal coração neles!
3. Moisés, como mediador, devolveu as palavras do povo a Deus, v. 8. Assim Cristo, o Mediador entre nós e Deus, como profeta nos revela a vontade de Deus, seus preceitos e promessas, e então como sacerdote oferece a Deus nossos sacrifícios espirituais, não apenas de oração e louvor, mas de devotos afetos e piedosos resoluções, a obra de seu próprio Espírito em nós. Assim, ele é aquele abençoado Deus-homem que impõe suas mãos sobre nós.
Aproximação de Deus Anunciada
“9 Disse o SENHOR a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR.
10 Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes
11 e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.
12 Marcarás em redor limites ao povo, dizendo: Guardai-vos de subir ao monte, nem toqueis o seu limite; todo aquele que tocar o monte será morto.
13 Mão nenhuma tocará neste, mas será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a buzina, então, subirão ao monte.
14 Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes.
15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.”
Aqui,
I. Deus informa a Moisés seu propósito de descer sobre o Monte Sinai, em alguma aparência visível de sua glória, em uma nuvem espessa (v. 9); pois ele disse que habitaria nas densas trevas (2 Crônicas 6:1), e faria deste seu pavilhão (Sl 18:11), retendo a face de seu trono quando o colocasse no Monte Sinai, e espalhando uma nuvem sobre ele, Jó 26. 9. Essa nuvem espessa deveria proibir investigações curiosas sobre coisas secretas e comandar uma adoração terrível daquilo que foi revelado. Deus desceria à vista de todo o povo (v. 11); embora não devessem ver nenhuma semelhança, ainda assim deveriam ver tanto que os convenceria de que Deus estava entre eles de uma verdade. E tão alto era o topo do Monte Sinai que se supõe que não apenas o acampamento de Israel, mas também os países ao redor, possam discernir alguma aparência extraordinária de glória sobre ele, que os aterrorizaria. Parece também ter a intenção particular de colocar uma honra em Moisés: Para que ouçam quando eu falo contigo e acreditem em ti para sempre, v. 9. Assim, a correspondência deveria ser estabelecida primeiro por uma aparência sensível da glória divina, que depois seria realizada mais silenciosamente pelo ministério de Moisés. Da mesma maneira, o Espírito Santo desceu visivelmente sobre Cristo em seu batismo, e todos os presentes ouviram Deus falar com ele (Mt 3:17), para que depois, sem a repetição de tais sinais visíveis, eles pudessem acreditar nele. Da mesma forma, o Espírito desceu em línguas divididas sobre os apóstolos (Atos 2. 3), para que eles pudessem acreditar. Observe que, quando o povo se declarou disposto a obedecer à voz de Deus, Deus prometeu que eles deveriam ouvir sua voz; pois, se alguém estiver decidido a fazer sua vontade, ele a conhecerá, João 7. 17.
II. Ele ordena a Moisés que faça os preparativos para esta grande solenidade, dando-lhe dois dias para isso.
1. Ele deve santificar o povo (v. 10), como Jó, antes disso, enviou e santificou seus filhos, Jó 1.5. Ele deve aumentar a expectativa deles, avisando-os sobre o que Deus faria e ajudando-os na preparação, orientando-os sobre o que devem fazer. ”Santifica-os ", isto é, "Chama-os de seus negócios mundanos e chama-os para exercícios religiosos, meditação e oração, para que possam receber a lei da boca de Deus com reverência e devoção. Que estejam prontos", v. 11. Observe que, quando devemos atender a Deus em ordenanças solenes, devemos nos santificar e nos preparar de antemão. Pensamentos errantes devem ser reunidos, afeições impuras abandonadas, paixões inquietantes suprimidas, ou melhor, todas as preocupações com os negócios seculares, no momento, descartadas e deixadas de lado, para que nossos corações possam se comprometer a se aproximar de Deus. Duas coisas particularmente prescritas como sinais e instâncias de sua preparação:
(1.) Em sinal de sua purificação de todas as poluições pecaminosas, para que possam ser santos para Deus, eles devem lavar suas roupas (v. 10), e eles fizeram assim (v. 14); não que Deus considere nossas roupas; mas enquanto lavavam suas roupas, ele os fazia pensar em lavar suas almas pelo arrependimento dos pecados que haviam contraído no Egito e desde sua libertação. Nos convém aparecer com roupas limpas quando servimos grandes homens; corações tão limpos são necessários em nosso atendimento ao grande Deus, que os vê tão claramente quanto os homens veem nossas roupas. Isso é absolutamente necessário para nossa adoração aceitável a Deus. Veja Sl 26. 6; Is 1. 16-18; Hb 10. 22.
(2.) Em sinal de sua devoção total aos exercícios religiosos, nesta ocasião, eles devem abster-se até mesmo de divertimentos legais durante estes três dias, e não se aproximar de suas esposas, v. 15. Veja 1 Cor 7. 5.
2. Ele deve estabelecer limites ao redor da montanha, v. 12, 13. Provavelmente ele traçou uma linha, ou fosso, ao pé da colina, que ninguém deveria passar sob pena de morte. Isso era íntimo,
(1) Aquela humilde e terrível reverência que deveria possuir as mentes de todos aqueles que adoram a Deus. Somos criaturas mesquinhas diante de um grande Criador, vis pecadores diante de um santo e justo Juiz; e, portanto, um temor piedoso e vergonha nos convém, Hb 12:28; Sl 2. 11.
(2.) A distância em que os adoradores foram mantidos, sob aquela dispensação, que devemos observar, para que possamos valorizar mais nosso privilégio sob o evangelho, tendo ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Jesus, Heb. 10. 19.
3. Ele deve ordenar ao povo que atenda à convocação que deve ser dada (v. 13): “Quando a trombeta soar longamente, então, que eles tomem seus lugares ao pé do monte, e assim se assentem aos pés de Deus", como é explicado, em Deut 33. 3. Nunca uma congregação tão grande foi reunida e pregada, de uma só vez, como esta aqui. A voz de nenhum homem poderia ter alcançado tantos, mas a voz de Deus o fez.
A Presença Divina no Monte Sinai
“16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
19 E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.
20 Descendo o SENHOR para o cimo do monte Sinai, chamou o SENHOR a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu,
21 e o SENHOR disse a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o limite até ao SENHOR para vê-lo, a fim de muitos deles não perecerem.
22 Também os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, se hão de consagrar, para que o SENHOR não os fira.
23 Então, disse Moisés ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos advertiste, dizendo: Marca limites ao redor do monte e consagra-o.
24 Replicou-lhe o SENHOR: Vai, desce; depois, subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o limite para subir ao SENHOR, para que não os fira.
25 Desceu, pois, Moisés ao povo e lhe disse tudo isso.”
Agora, por fim, chega aquele dia memorável, aquele dia terrível do Senhor, aquele dia do julgamento, no qual Israel ouviu a voz do Senhor Deus falando com eles do meio do fogo, e viveu, Dt 4:33. Nunca houve tal sermão pregado, antes nem depois, como este que foi pregado aqui para a igreja no deserto. Porque,
I. O pregador era o próprio Deus (v. 18): O Senhor desceu em fogo, e (v. 20), O Senhor desceu sobre o Monte Sinai. A shequiná, ou glória do Senhor, apareceu à vista de todo o povo; ele brilhou do monte Parã com dez milhares de seus santos (Deut 33. 2), isto é, assistido, como a divina Majestade sempre é, por uma multidão de santos anjos, que deveriam agraciar a solenidade e auxiliá-la. Portanto, diz-se que a lei é dada pela disposição dos anjos, Atos 7. 53.
II. O púlpito (ou melhor, o trono) era o monte Sinai, coberto por uma espessa nuvem (v. 16), coberto de fumaça (v. 18) e feito para tremer fortemente. Agora foi que a terra tremeu na presença do Senhor, e as montanhas saltaram como carneiros (Sl 114. 4, 7), que o próprio Sinai, embora áspero e rochoso, derreteu diante do Senhor Deus de Israel, Juízes 5. 5. Agora foi que as montanhas o viram e tremeram (Hab 3:10), e foram testemunhas contra um povo impassível de coração duro, a quem nada influenciaria.
III. A congregação foi reunida pelo som de uma trombeta, extremamente alto (v. 16), e aumentando cada vez mais alto, v. 19. Isso foi feito pelo ministério dos anjos, e lemos sobre trombetas tocadas por anjos, Ap 8. 6. Foi o som da trombeta que fez todo o povo tremer, como aqueles que conheciam sua própria culpa e que tinham motivos para esperar que o som dessa trombeta fosse para eles o alarme de guerra.
4. Moisés trouxe os ouvintes ao local de reunião, v. 17. Aquele que os havia tirado da escravidão do Egito agora os levava a receber a lei da boca de Deus. Pessoas públicas são de fato bênçãos públicas quando se colocam em seus lugares para promover a adoração pública a Deus. Moisés, à frente de uma assembleia que adorava a Deus, era verdadeiramente tão grande quanto Moisés à frente de um exército no campo.
V. As introduções ao serviço foram trovões e relâmpagos, v. 16. Estes foram projetados para impressionar o povo e aumentar e atrair sua atenção. Eles estavam dormindo? Os trovões os acordariam. Eles estavam olhando para outro lado? Os relâmpagos os obrigariam a virar seus rostos para aquele que falava com eles. O trovão e o relâmpago têm causas naturais, mas as Escrituras nos orientam de maneira particular a observar o poder de Deus e seu terror neles. O trovão é a voz de Deus, e o relâmpago é o fogo de Deus, apropriado para envolver os sentidos da visão e da audição, os sentidos pelos quais recebemos muitas de nossas informações.
VI. Moisés é o ministro de Deus, a quem se fala, para ordenar o silêncio e manter a congregação em ordem: Moisés falou, v. 19. Alguns pensam que foi agora que ele disse: Eu temo muito e tremo (Hb 12:21); mas Deus acalmou seu medo por seu distintivo favor a ele, chamando-o ao topo do monte (v. 20), pelo qual ele também provou sua fé e coragem. Assim que Moisés subiu um pouco em direção ao topo do monte, ele foi enviado para baixo novamente para impedir que o povo abrisse caminho para olhar, v. 21. Mesmo os sacerdotes ou príncipes, os chefes das casas de seus pais, que oficiavam por suas respectivas famílias e, portanto, dizem que se aproximaram do Senhor em outras ocasiões, agora devem manter distância e se comportar com muita cautela. Cuidado. Moisés alega que eles não precisavam receber mais nenhuma ordem, já tendo tomado cuidado para evitar qualquer intrusão, v. 23. Mas Deus, que conhecia sua obstinação e presunção, e o que estava agora no coração de alguns deles, apressa-o com este comando, para que nem os sacerdotes nem o povo se ofereçam para forçar as linhas que foram estabelecidas, para subir ao Senhor, senão Moisés e Arão, os homens a quem Deus se agradou em honrar. Observe,
1. O que foi que Deus os proibiu - romper para olhar; o suficiente foi fornecido para despertar suas consciências, mas eles não foram autorizados a satisfazer sua vã curiosidade. Eles podem ver, mas não olhar. Alguns deles, provavelmente, desejavam ver alguma semelhança, para que pudessem saber como fazer uma imagem de Deus, o que ele teve o cuidado de evitar, pois não viam nenhuma semelhança, Dt 4:5. Observe que, nas coisas divinas, não devemos cobiçar saber mais do que Deus deseja que saibamos; e ele nos permitiu tanto quanto é bom para nós. Um desejo de conhecimento proibido foi a ruína de nossos primeiros pais. Aqueles que desejam ser sábios acima do que está escrito e se intrometer nas coisas que não viram, precisam desta admoestação, que eles não quebrem por olhar.
2. Sob que pena isso foi proibido: Para que o Senhor não irrompa sobre eles (v. 22-24), e muitos deles pereçam. Observe,
(1.) As restrições e advertências da lei divina são todas destinadas ao nosso bem e para nos manter fora do perigo em que deveríamos, de outra forma, por nossa própria insensatez, correr.
(2.) É um risco nosso se rompermos os limites que Deus nos estabeleceu e nos intrometermos naquilo que ele não nos permitiu; os bete-semitas e Uzá pagaram caro por sua presunção. E, mesmo quando somos chamados a nos aproximar de Deus, devemos lembrar que ele está no céu e nós na terra e, portanto, cabe a nós exercer reverência e temor piedoso.