Êxodo 13
Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry em domínio público.
Neste capítulo temos,
I. Os mandamentos que Deus deu a Israel,
1. Para santificar todos os seus primogênitos para ele, ver 1, 2.
2. Lembrar-se de sua libertação do Egito (v. 3, 4) e, em memória disso, celebrar a festa dos pães ázimos, ver. 5-7.
3. Transmitir o conhecimento com todo o cuidado possível aos seus filhos, ver 8-10.
4. Separar para Deus os primogênitos do seu gado (ver 11-13), e explicar isso também aos seus filhos, ver 14-16.
II. O cuidado que Deus teve com Israel, quando os tirou do Egito.
1. Escolhendo o caminho para eles, ver. 17, 18.
2. Guiando-os no caminho, ver 20-22. E
III. Seu cuidado com os ossos de José, ver 19.
A Santificação dos Primogênitos (1491 AC)
1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.
3 Disse Moisés ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou de lá; portanto, não comereis pão levedado.
4 Hoje, mês de abibe, estais saindo.
5 Quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais te dar, terra que mana leite e mel, guardarás este rito neste mês.
6 Sete dias comerás pães asmos; e, ao sétimo dia, haverá solenidade ao SENHOR.
7 Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se encontrará contigo, nem ainda fermento será encontrado em todo o teu território.
8 Naquele mesmo dia, contarás a teu filho, dizendo: É isto pelo que o SENHOR me fez, quando saí do Egito.
9 E será como sinal na tua mão e por memorial entre teus olhos; para que a lei do SENHOR esteja na tua boca; pois com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
10 Portanto, guardarás esta ordenança no determinado tempo, de ano em ano.
Aqui é tomado cuidado para perpetuar a lembrança,
I. Da preservação dos primogênitos de Israel, quando os primogênitos dos egípcios foram mortos. Em memória desse favor distintivo, e em gratidão por ele, os primogênitos, em todas as épocas, deveriam ser consagrados a Deus, como seus peculiares (v. 2), e serem redimidos, v. 13. Deus, que pelo direito de criação é proprietário e soberano de todas as criaturas, aqui reivindica em particular os primogênitos dos israelitas, por direito de proteção: Santifica-me todos os primogênitos. Os pais não deveriam se considerar interessados em seus primogênitos, até que primeiro os apresentassem solenemente a Deus, reconhecessem seu título para eles e os recebessem de volta, em certa medida, dele novamente. Observe:
1. Aquilo que nos é poupado por misericórdia especial e distintiva deve ser dedicado de maneira peculiar à honra de Deus; pelo menos algum reconhecimento grato, em obras de piedade e caridade, deveria ser feito, quando nossas vidas, ou as vidas de nossos filhos, nos foram dadas como despojo.
2. Deus, que é o primeiro e o melhor, deve ter o primeiro e o melhor, e a ele devemos renunciar ao que nos é mais caro e mais valioso. Os primogênitos eram a alegria e a esperança de suas famílias. Portanto eles serão meus, diz Deus. Com isso, parecerá que amamos mais a Deus (como deveríamos) se estivermos dispostos a nos separar daquilo que mais amamos neste mundo.
3. É a igreja dos primogênitos que é santificada a Deus, Hb 12. 23. Cristo é o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29) e, em virtude de sua união com ele, todos os que nascem de novo e nascem do alto são considerados primogênitos. Existe uma excelência de dignidade e poder que lhes pertence; e, se filhos, então herdeiros.
II. A lembrança de sua saída do Egito também deve ser perpetuada: “Lembrem-se deste dia, v. 3. Lembrem-se dele por um bom sinal, como o dia mais notável de suas vidas, o aniversário de sua nação, ou o dia de sua vinda”. O maior de idade, para não estar mais sob a vara. Assim, o dia da ressurreição de Cristo deve ser lembrado, pois nele fomos ressuscitados com Cristo da casa da escravidão da morte. As Escrituras não nos dizem expressamente em que dia do ano Cristo ressuscitou (como Moisés disse aos israelitas em que dia do ano eles foram tirados do Egito, para que pudessem se lembrar disso anualmente), mas muito particularmente em que dia da semana era, sugerindo claramente que, como a libertação mais valiosa e de maior importância, deve ser lembrada semanalmente. Lembre-se disso, pois com mão forte o Senhor o tirou de lá. Observe que quanto mais Deus e seu poder aparecem em qualquer libertação, mais memorável ela é. Agora, para que possa ser lembrado,
1. Eles devem ter certeza de celebrar a festa dos pães ázimos, v. 5-7. Não bastava que se lembrassem disso, mas deviam celebrar a sua memória da maneira que Deus havia designado e usar os meios instituídos para preservar a lembrança dela. Portanto, sob o evangelho, não devemos apenas nos lembrar de Cristo, mas fazer isso em memória dele. Observe quão rigorosa é a proibição do fermento (v. 7); não apenas nenhum fermento deve ser comido, mas nenhum deve ser visto, não, nem em todos os seus aposentos. Consequentemente, o costume dos judeus era, antes da festa da páscoa, lançar todo o pão fermentado fora de suas casas: eles o queimavam, ou o enterravam, ou o partiam em pedaços pequenos e espalhavam-no ao vento; eles procuraram diligentemente com velas acesas em todos os cantos de suas casas, para que não restasse fermento. O cuidado e o rigor exigidos neste assunto foram planejados:
(1.) Para tornar a festa mais solene e, consequentemente, mais notada por seus filhos, que perguntariam: "Por que tanto barulho é feito?”
(2.) Para nos ensinar quão solícitos devemos ser para afastar de nós todos os pecados, 1 Cor 5.7.
2. Eles devem instruir seus filhos sobre o significado disso e contar-lhes a história de sua libertação do Egito (v. 8). Observe:
(1.) Deve-se ter cuidado ao instruir as crianças no conhecimento de Deus. Aqui está uma antiga lei para a catequese.
(2.) É particularmente de grande utilidade familiarizar as crianças com as histórias das Escrituras e torná-las familiares a elas.
(3.) É uma dívida que temos com a honra de Deus e com o benefício da alma de nossos filhos, contar-lhes sobre as grandes obras que Deus fez por sua igreja, tanto aquelas que vimos com nossos olhos feitas em nossos dias e o que ouvimos com os nossos ouvidos e nossos pais nos disseram: Naquele dia (o dia da festa) contarás a teu filho estas coisas. Quando estivessem celebrando a ordenança, deveriam explicá-la. Cada coisa é linda em sua estação. A páscoa é designada como sinal e como memorial, para que a lei do Senhor esteja em tua boca. Observe que devemos reter a lembrança das obras de Deus, para que possamos permanecer sob a influência da lei de Deus. E aqueles que têm a lei de Deus no coração deveriam tê-la na boca, e falar dela com frequência, para mais se afetarem e para instruirem outros.
A reivindicação de Deus sobre o primogênito (1491 aC)
11 Quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
12 apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13 Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.
14 Quando teu filho amanhã te perguntar: Que é isso? Responder-lhe-ás: O SENHOR com mão forte nos tirou da casa da servidão.
15 Pois sucedeu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até ao primogênito dos animais; por isso, eu sacrifico ao SENHOR todos os machos que abrem a madre; porém a todo primogênito de meus filhos eu resgato.
16 E isto será como sinal na tua mão e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR com mão forte nos tirou do Egito.
Aqui temos,
I. Outras instruções sobre a dedicação de seus primogênitos a Deus.
1. Os primogênitos de seu gado deveriam ser dedicados a Deus, como parte de seus bens. Aqueles de animais limpos – bezerros, cordeiros e cabritos – se fossem machos, deveriam ser sacrificados, Êxodo 22:30; Números 18. 17, 18. Aqueles de animais impuros, como potros, deveriam ser resgatados com um cordeiro ou golpeados na cabeça. Pois tudo o que é impuro (como todos nós somos por natureza), se não for redimido, será destruído, v. 11, 13.
2. Os primogênitos de seus filhos deveriam ser resgatados e de forma alguma sacrificados, como os gentios sacrificaram seus filhos a Moloque. O preço do resgate do primogênito foi fixado pela lei (Nm 18. 16) em cinco siclos. Éramos todos desagradáveis à ira e à maldição de Deus; pelo sangue de Cristo somos redimidos, para que possamos nos unir à igreja dos primogênitos. Eles deveriam redimir seus filhos, bem como os primogênitos dos animais imundos, pois nossos filhos são poluídos por natureza. Quem pode tirar algo limpo de algo impuro?
II. Outras orientações relativas à catequese de seus filhos, e de todos os da nova geração, de tempos em tempos, neste assunto. Supõe-se que, quando vissem todos os primogênitos assim consagrados, perguntariam o significado disso, e seus pais e professores deveriam lhes dizer (v. 14-16) que a propriedade especial de Deus em relação a seus primogênitos e a todos os seus primogênitos, foi fundada em sua preservação especial deles da espada do anjo destruidor. Sendo assim libertados, eles devem servi-lo. Note:
1. As crianças devem ser orientadas e encorajadas a fazer perguntas aos pais sobre as coisas de Deus, uma prática que seria talvez de todas as outras a forma mais proveitosa de catequisar; e os pais devem munir-se de conhecimentos úteis, para que estejam sempre prontos a dar uma resposta às suas perguntas. Se algum dia o conhecimento de Deus cobrir a Terra, como as águas cobrem o mar, as fontes da instrução familiar deverão primeiro ser rompidas.
2. Todos devemos ser capazes de mostrar a causa do que fazemos na religião. Assim como os sacramentos são santificados pela palavra, também devem ser explicados e compreendidos por ela. O serviço de Deus é racional e aceitável quando o realizamos de forma inteligente, sabendo o que fazemos e por que o fazemos.
3. Deve-se observar quantas vezes neste capítulo se diz que com mão forte (v. 3, 9, 14, 16), o Senhor os tirou do Egito. Quanto mais oposição é dada ao cumprimento dos propósitos de Deus, mais o seu poder é magnificado nelas. É uma mão forte que conquista corações duros. Às vezes, diz-se que Deus opera a libertação não por força nem poder (Zc 4.6), nem por demonstrações visíveis de seu poder como as registradas aqui.
4. A sua posteridade que deveria nascer em Canaã é orientada a dizer: O Senhor nos tirou do Egito. As misericórdias para com nossos pais são misericórdias para nós; colhemos os benefícios delas e, portanto, devemos manter uma grata lembrança delas. Estamos no fundo de libertações anteriores e estávamos nas entranhas de nossos ancestrais quando eles foram libertados. Temos muito mais motivos para dizer que na morte e ressurreição de Jesus Cristo fomos redimidos.
A Coluna de Nuvem e Fogo (1491 AC)
17 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.
18 Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito.
19 Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente, Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos.
20 Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.
22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.
Aqui está:
I. A escolha que Deus fez do caminho deles, v. 17, 18. Ele era o guia deles. Moisés deu-lhes orientação, mas conforme a recebeu do Senhor. Observe que o caminho do homem não está nele mesmo, Jer 10.23. Ele pode planejar seu caminho e projetá-lo; mas, afinal, é Deus quem dirige os seus passos, Pv 16. 9. O homem propõe, mas Deus dispõe, e à sua disposição devemos aquiescer e nos colocarmos a seguir a providência. Havia dois caminhos do Egito para Canaã. Um deles era um atalho do norte do Egito ao sul de Canaã, talvez cerca de quatro ou cinco dias de viagem; o outro estava muito mais longe, através do deserto, e foi esse o caminho que Deus escolheu para liderar o seu povo Israel, v. 1. Houve muitas razões pelas quais Deus os conduziu pelo caminho do deserto do Mar Vermelho. Os egípcios seriam afogados no Mar Vermelho. Os israelitas deveriam ser humilhados e provados no deserto, Dt 8.2. Deus o deu a Moisés como um sinal (cap. 3.12): Você servirá a Deus neste monte. Eles repetidamente disseram ao Faraó que deveriam percorrer três dias de jornada no deserto para fazer sacrifícios e, portanto, era necessário que eles curvassem sua marcha dessa maneira, caso contrário, teriam sido justamente criticados como notórios dissimuladores. Antes de entrarem nas listas com seus inimigos, as questões deveriam ser resolvidas entre eles e seu Deus, as leis deveriam ser promulgadas, as ordenanças instituídas, os pactos selados e o contrato original ratificado, para cujo cumprimento era necessário que eles se retirassem para a solidão de um deserto, o único lugar para tal multidão; a estrada principal não seria um lugar adequado para essas transações. É dito (Dt 32.10): Ele os conduziu por algumas centenas de quilômetros, e ainda assim (Sl 107.7), Ele os conduziu pelo caminho certo. O caminho de Deus é o caminho certo, embora não pareça. Se pensarmos que ele não conduz seu povo pelo caminho mais próximo, ainda assim podemos ter certeza de que ele os conduz pelo melhor caminho, e assim aparecerá quando chegarmos ao fim de nossa jornada. Não julgue nada antes do tempo.
2. Houve uma razão pela qual Deus não os conduziu pelo caminho mais próximo, que os teria levado depois de alguns dias de marcha à terra dos filisteus (pois era aquela parte de Canaã que ficava próxima ao Egito), a saber, porque ainda não estavam aptos para a guerra, muito menos para a guerra contra os filisteus. Seus espíritos foram destruídos pela escravidão; não foi fácil para eles passarem repentinamente da espátula para a espada. Os filisteus eram inimigos formidáveis, ferozes demais para serem enfrentados por recrutas inexperientes; era mais adequado que começassem com os amalequitas e estivessem preparados para as guerras de Canaã, enfrentando as dificuldades do deserto. Note que Deus proporciona as provações do seu povo à sua força, e não permitirá que sejam tentados acima do que são capazes, 1 Coríntios 10.13. Essa promessa, se comparada com os versículos anteriores, parecerá referir-se a este evento, como um exemplo dele. Deus conhece nossa estrutura e considera nossa fraqueza e desânimo, e por menos provações nos preparará para maiores. Diz-se que Deus tira Israel do Egito como a águia cria seus filhotes (Dt 32.11), ensinando-os gradativamente a voar. Sendo assim dadas as ordens sobre o caminho que deveriam seguir, somos informados:
(1.) Que eles próprios subiram, não como uma derrota confusa, mas em boa ordem, soldados rasos: subiram atrelados. Eles subiram cinco na classificação (alguns), em cinco esquadrões, outros. Eles marcharam como um exército com bandeiras, o que aumentou muito a sua força e honra.
(2.) Que eles levaram consigo os ossos de José (v. 19), e provavelmente os ossos do resto dos filhos de Jacó, a menos que (como alguns pensam) eles tivessem sido levados em particular para Canaã (Atos 7:16), individualmente enquanto morriam. José havia determinado especialmente que seus ossos deveriam ser carregados quando Deus visitasse o povo (Gn 50.25,26), de modo que o carregamento de seus ossos não fosse apenas uma execução do juramento que seus pais haviam feito a José, mas um reconhecimento do cumprimento da promessa de Deus a eles por José de que ele os visitaria e os tiraria da terra do Egito, e um encorajamento à sua fé e esperança de que ele cumpriria a outra parte da promessa, que era trazê-los para Canaã, na expectativa de que eles carregariam esses ossos consigo enquanto vagavam pelo deserto. Eles podem pensar: “Os ossos de José devem finalmente descansar, e então nós o faremos”. Diz-se que Moisés leva esses ossos consigo. Moisés era agora um grande homem; o mesmo aconteceu com José em seus dias, mas agora ele era apenas uma caixa cheia de ossos secos; isso foi tudo o que restou dele neste mundo, o que poderia servir de monitor para Moisés lembrar sua mortalidade. Eu disse: Vocês são deuses; assim foi dito expressamente a Moisés (cap. 7.1); mas você morrerá como os homens.
II. Aqui está a orientação com a qual eles foram abençoados no caminho: O Senhor ia adiante deles numa coluna, v. 21, 22. Nas duas primeiras etapas bastava que Deus indicasse a Moisés para onde marchar: ele conhecia bem o país e a estrada; mas agora que haviam chegado à beira do deserto (v. 20), teriam oportunidade de um guia; e eles tinham um guia muito bom, infinitamente sábio, gentil e fiel: O Senhor ia adiante deles, a Shequiná (ou aparição da Majestade divina, que era típica de Cristo) ou uma manifestação anterior da Palavra eterna, que, na plenitude dos tempos, se faria carne e habitaria entre nós. Cristo estava com a igreja no deserto, 1 Cor 10. 9. Agora o seu Rei passou diante deles, até mesmo o Senhor sobre a cabeça deles, Miq 2. 13. Observe que aqueles a quem Deus traz para um deserto, ele não deixará nem perderá lá, mas terá o cuidado de conduzi-los através dele; podemos muito bem pensar que foi uma grande satisfação para Moisés e os piedosos israelitas ter certeza de que estavam sob a orientação divina. Aqueles que foram assim conduzidos não precisavam ter medo de perder o caminho, nem de se perderem aqueles que foram assim orientados; aqueles que eram assim iluminados não precisavam temer ser ignorados, nem ser roubados quando eram assim protegidos. Aqueles que fazem da glória de Deus o seu fim, e da palavra de Deus o seu governo, do Espírito de Deus o guia das suas afeições, e da providência de Deus o guia dos seus assuntos, podem estar confiantes de que o Senhor vai adiante deles, como verdadeiramente como ele foi adiante de Israel no deserto, embora não tão sensatamente; devemos viver pela fé.
1. Eles tinham evidências sensatas da presença de Deus diante deles. Todos eles viram o aparecimento de um pilar vindo do céu, que no dia claro parecia nublado, e na noite escura parecia ardente. Geralmente vemos que aquilo que é chama durante a noite é fumaça durante o dia; assim foi isso. Deus deu-lhes esta demonstração ocular de sua presença, em compaixão pela fraqueza de sua fé, e em conformidade com aquele estado infantil da igreja, que precisava ser assim cantado em sua própria língua; mas bem-aventurados os que não viram e creram na presença graciosa de Deus com eles, de acordo com sua promessa.
2. Eles tiveram efeitos sensíveis da presença de Deus diante deles neste pilar. Pois,
(1.) Ele abriu o caminho naquele vasto e uivante deserto, no qual não havia estrada, nem trilha, nem marca de passagem, do qual eles não tinham mapas, através dos quais não tinham guias. Quando eles marcharam, este pilar foi adiante deles, na velocidade que eles podiam seguir, e designou o local de seu acampamento, conforme a Sabedoria Infinita achou adequado, o que tanto os aliviou de cuidados quanto os protegeu do perigo, tanto em movimento quanto em movimento. em repouso.
(2.) Durante o dia, protegia-os do calor, que, em algumas épocas do ano, era extremo.
(3.) Forneceu-lhes luz à noite quando tiveram oportunidade, e em todos os momentos tornou seu acampamento agradável e o deserto em que se encontravam menos assustador.
III. Esses eram milagres constantes (v. 22): Ele não tirou a coluna de nuvem; não, nem quando pareciam ter menos oportunidade para isso, viajando por países habitados, não, nem quando murmuravam e provocavam; nunca os deixou, até que os levou às fronteiras de Canaã. Era uma nuvem que o vento não conseguia espalhar. Este favor é reconhecido com gratidão muito tempo depois, Ne 9:19; Sal 78. 14. Havia algo espiritual nesta coluna de nuvem e fogo.
1. Os filhos de Israel foram batizados em Moisés nesta nuvem, que, alguns pensam, destilou orvalho sobre eles, 1 Cor 10. 2. Ao ficarem sob esta nuvem, eles significavam colocar-se sob a orientação e comando divinos pelo ministério de Moisés. A proteção atrai lealdade; esta nuvem era o emblema da proteção de Deus e, assim, tornou-se o vínculo de sua lealdade. Assim foram iniciados e admitidos sob aquele governo, agora que estavam entrando no deserto.
2. Alguns fazem desta nuvem um tipo de Cristo. A nuvem de sua natureza humana era um véu para a luz e o fogo de sua natureza divina; nós o encontramos (Ap 10. 1) vestido com uma nuvem, e seus pés como colunas de fogo. Cristo é o nosso caminho, a luz do nosso caminho e o guia dele.
3. Significou a orientação e proteção especial sob a qual a igreja de Cristo está neste mundo. O próprio Deus é o guardião de Israel, e ele não cochila nem dorme, Sl 121.4; Is 27. 3. Há uma defesa criada, não apenas nas assembleias de Sião, mas em todas as moradias de Sião. Veja Is 45. 6. Além disso, todo israelita realmente está escondido sob a sombra das asas de Deus (Sl 17.8); anjos, cujo ministério foi utilizado nesta nuvem, são empregados para o seu bem e armam suas tendas ao redor deles. Feliz és tu, ó Israel! quem é semelhante a ti, ó povo?