Habacuque 1

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Neste capítulo temos,

I. O profeta queixa-se a Deus da violência cometida pelo abuso da espada da justiça entre o seu próprio povo e das dificuldades que isso impõe a muitas pessoas boas, ver 1-4.

II. Deus, por meio dele, prediz a punição desse abuso de poder pela espada da guerra e as desolações que o exército dos caldeus deveria causar a eles, ver. 5-11.

III. Então o profeta reclama disso também, e fica triste porque os caldeus prevalecem até agora (versículos 12-17), de modo que ele mal sabe o que é mais lamentado, o pecado ou o castigo dele, pois em ambos há muitos bens inofensivos. as pessoas sofrem muito. É bom que haja um dia de julgamento e um estado futuro diante de nós, no qual estará eternamente bem para todos os justos, e somente para eles, e mal para todos os ímpios, e somente para eles; assim, as atuais aparentes desordens da Providência serão corrigidas e não restará qualquer tipo de reclamação.

Os Pecados do Povo (600 AC)

1 Sentença revelada ao profeta Habacuque.

2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?

3 Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.

4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.

Não nos é dito mais nada no título deste livro (que temos, v. 1) do que que o escritor era um profeta, um homem divinamente inspirado e comissionado, o que é suficiente (se for assim, não precisamos perguntar sobre sua tribo ou família, ou o local de seu nascimento), e que o próprio livro é o fardo que ele viu; ele estava tão certo da verdade disso como se já tivesse visto com seus olhos corporais. Aqui, nestes versículos, o profeta lamenta tristemente a iniquidade dos tempos, como alguém sensivelmente tocado pela tristeza pela lamentável decadência da religião e da justiça. É uma reclamação muito melancólica que ele faz aqui a Deus:

1. Que nenhum homem poderia chamar de seu o que tinha; senãp, desafiando as mais sagradas leis de propriedade e equidade, aquele que tinha o poder ao seu lado fez o que pretendia, embora não tivesse o direito do seu lado: a terra estava cheia de violência, como o velho mundo estava, Gênesis 6. 11. O profeta clama por violência (v. 2), iniquidade e injustiça, despojo e violência. Nas famílias e entre parentes, na vizinhança e entre amigos, no comércio e nos tribunais, tudo era conduzido com mão alta, e nenhum homem tinha qualquer escrúpulo em fazer mal ao próximo, de modo que pudesse apenas fazer uma boa mão para si mesmo. Não parece que o próprio profeta tenha sofrido algum grande mal (em tempos de perda, ele se saiu melhor com aqueles que não tinham nada a perder), mas se entristeceu ao ver outras pessoas injustiçadas, e ele não pôde deixar de misturar suas lágrimas com aquelas. dos oprimidos. Observe que fazer o mal a pessoas inofensivas, pois é uma iniquidade em si, é uma grande tristeza para todos os que estão preocupados com a Jerusalém de Deus, que suspiram e choram por abominações desse tipo. Ele reclama (v. 4) que os ímpios cercam os justos. Um homem honesto, uma causa honesta, terá inimigos por todos os lados; muitos homens maus, em confederação contra ela, arrasam-na; não, um homem ímpio (pois é singular) com tantas artes más se lança sobre um homem justo, que ele o cerca perfeitamente.

2. Que o reino estava dividido em partidos e facções que continuamente mordiam e devoravam uns aos outros. Esta é uma lamentação para todos os filhos da paz: Há os que suscitam contendas e contendas e litígios (v. 3), que fomentam divisões, ampliam brechas, incensam os homens uns contra os outros e semeiam discórdia entre irmãos, fazendo a obra daquele que é o acusador dos irmãos. Conflitos e contendas que foram adormecidos e começaram a ser esquecidos, eles despertam e diligentemente se levantam novamente e explodem as faíscas que estavam escondidas sob as brasas. E, se abençoados são os pacificadores, amaldiçoados são os perturbadores da paz, que fazem divisões e, portanto, cometem danos que se espalham ainda mais e duram mais tempo do que podem imaginar. É triste ver homens maus aquecendo as mãos naquelas chamas que devoraram tudo o que há de bom numa nação, e também atiçam o fogo.

3. Que a torrente de violência e conflito correu tão fortemente que desafiou as restrições e regulamentos das leis e da administração da justiça. Porque Deus não apareceu contra eles, ninguém mais o faria; portanto a lei é afrouxada, é silencia; não respira; seu pulso não bate (assim, diz-se, é o que a palavra significa); ele é intermitente e o julgamento não ocorre como deveria; nenhum conhecimento desses crimes é tomado, nenhuma justiça é feita aos criminosos; não, o julgamento errado procede; se forem feitos apelos aos tribunais de equidade, os justos serão condenados e os ímpios justificados, de modo que o remédio seja a pior doença. O poder legislativo não se preocupa em suprir as deficiências da lei para evitar esses danos crescentes e ameaçadores; o poder executivo não se preocupa em responder às boas intenções das leis que são feitas; a corrente da justiça é seca pela violência e não tem curso livre.

4. Que tudo isso foi aberto e público, e descaradamente declarado; estava descalço. O profeta reclama que esta iniquidade lhe foi mostrada; ele viu tudo para onde quer que virasse os olhos, nem conseguia desviar o olhar: a deterioração e a violência estão diante de mim. Observe que a abundância de maldade em uma nação é uma grande ferida nos olhos das pessoas boas e, se elas não vissem isso, não poderiam acreditar que fosse tão ruim quanto é. Salomão frequentemente reclama do aborrecimento desse tipo que viu sob o sol; e o profeta, portanto, ficaria feliz em se tornar eremita, para que ele não pudesse ver isso, Jeremias 9. 2. Mas então precisamos sair do mundo, o que, portanto, deveríamos desejar fazer, para que possamos nos mudar para aquele mundo onde a santidade e o amor reinarão eternamente, e nenhum dano e violência estarão diante de nós.

5. Que ele reclamou disso com Deus, mas não conseguiu obter reparação para essas queixas: “Senhor”, diz ele, “por que me mostras a iniquidade? Por que você lançou minha sorte em um tempo e lugar quando e onde ela pode ser vista, e por que continuo a peregrinar em Meseque e Quedar? Eu clamo a ti por esta violência; Eu choro alto; Já chorei muito; mas não ouvirás, não salvarás; não te vingas dos opressores, nem fazes justiça aos oprimidos, como se o teu braço estivesse encurtado ou o teu ouvido fechado. Os que prosperam em sua maldade, isso choca a fé dos homens bons, e prova-se uma dura tentação para eles dizerem: Purificamos nossos corações em vão (Sl 73.13), e endurece aqueles em sua impiedade que dizem: Deus abandonou o terra. Não devemos achar estranho que a maldade prevaleça e prospere por muito tempo. Deus tem razões, e temos certeza de que são boas razões, tanto para indultos de homens maus quanto para repreensões de homens bons; e, portanto, embora nós imploremos a ele e humildemente protestemos a respeito de seus julgamentos, mas devemos dizer: "Ele é sábio, e justo, e bom em tudo", e devemos acreditar que o dia chegará, embora possa ser adiado por muito tempo, quando o clamor do pecado será ouvido contra aqueles que cometem o mal e o clamor de oração por aqueles que o sofrem.

Julgamento Predito (600 AC)

5 Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.

6 Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.

7 Eles são pavorosos e terríveis, e criam eles mesmos o seu direito e a sua dignidade.

8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, mais ferozes do que os lobos ao anoitecer são os seus cavaleiros que se espalham por toda parte; sim, os seus cavaleiros chegam de longe, voam como águia que se precipita a devorar.

9 Eles todos vêm para fazer violência; o seu rosto suspira por seguir avante; eles reúnem os cativos como areia.

10 Eles escarnecem dos reis; os príncipes são objeto do seu riso; riem-se de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomam.

11 Então, passam como passa o vento e seguem; fazem-se culpados estes cujo poder é o seu deus.

Temos aqui uma resposta à reclamação do profeta, dando-lhe a garantia de que, embora Deus demorasse muito, ele nem sempre suportaria esse povo provocador; pois o dia da vingança estava em seu coração, e ele deveria dizer-lhes isso, para que, por meio do arrependimento e da reforma, pudessem rejeitar o julgamento com o qual foram ameaçados.

I. O preâmbulo da sentença é muito terrível (v. 5): Eis-vos entre os pagãos, e olhai. Visto que não serão levados ao arrependimento pela longanimidade de Deus, ele tomará outro rumo com eles. Nenhum ressentimento é tão intenso e profundo quanto o do abuso da paciência. O Senhor infligirá a eles:

1. Um castigo público, que será visto e considerado entre os pagãos, do qual as nações vizinhas notarão e ficarão maravilhadas; veja Deuteronômio 29. 24, 25. Isto agravará as desolações de Israel, tornando-as assim um espetáculo para o mundo.

2. Um castigo surpreendente, tão estranho e surpreendente, e tão fora do caminho comum da Providência, que não terá paralelo entre os pagãos, será mais doloroso e mais pesado do que o que Deus geralmente infligiu às nações que não o conhecem.; não, nem será creditado nem mesmo por aqueles que tiveram a predição de Deus antes de vir, ou o relato daqueles que forem testemunhas oculares disso quando vier: Você não acreditará, embora seja dito a você; será considerado incrível que tantos julgamentos se combinem em um, e todas as circunstâncias concorram tão estranhamente para aplicá-lo e agravá-lo, que uma nação tão grande e poderosa seja tão reduzida e quebrada, e que Deus trate tão severamente um povo que havia sido incluído no vínculo da aliança e pelo qual ele tanto fez. A punição do povo professo de Deus não pode deixar de ser o espanto de todos ao seu redor.

3. Uma punição rápida: "Farei uma obra em seus dias, agora rapidamente; esta geração não passará até que o julgamento ameaçado seja cumprido. Os pecados dos dias anteriores serão contados em seus dias; pois agora a medida da iniquidade está cheia”, Mt 23. 36.

4. Será um castigo em que aparecerá grande parte da mão de Deus; será uma obra de sua própria autoria, para que todos os que a virem digam: Isto é obra do Senhor; e se achará que algo terrível caiu em suas mãos; ai daqueles a quem ele repreende!

5. Será um castigo que tipificará a destruição a ser trazida sobre os desprezadores de Cristo e de seu evangelho, pois a isso se aplicam estas palavras Atos 13:41: Eis desprezadores, admirai-vos e perecei. A ruína de Jerusalém pelos caldeus por sua idolatria foi uma figura de sua ruína pelos romanos por rejeitarem a Cristo e seu evangelho, e é uma coisa maravilhosa e quase incrível. Não existe um castigo estranho para os que praticam a iniquidade?

II. A sentença em si é muito terrível e particular (v. 6): Eis que eu levanto os caldeus. Houve aqueles que suscitaram muita discórdia e contenda entre eles, o que foi o seu pecado; e agora Deus levantará contra eles os caldeus, que lutarão e contenderão com eles, o que será seu castigo. Observe que quando o povo professo de Deus briga entre si, rosna e se devora, é justo que Deus traga sobre eles o inimigo comum, que estabelecerá a paz provocando uma devastação universal. As partes em conflito em Jerusalém eram inveteradas umas contra as outras, quando os romanos vieram e tomaram o seu lugar e a sua nação. Os caldeus serão os instrumentos da destruição ameaçada e, embora agindo injustamente, executarão a justiça do Senhor e punirão a injustiça de Israel. Agora, aqui temos,

1. Uma descrição do povo que se levantará contra Israel, para ser um flagelo para eles.

(1.) Eles são uma nação amarga e precipitada, cruel e feroz, e o que fazem é feito com violência e fúria; são precipitados em seus conselhos, veementes em suas paixões e avançam com resolução em seus empreendimentos; eles não mostram misericórdia e não poupam esforços. Miserável é o caso daqueles que são entregues nas mãos destes cruéis.

(2.) Eles são fortes e, portanto, formidáveis, e tais como não há como resistir, e ainda assim não há como fugir (v. 7): Eles são terríveis, famosos pelas tropas galantes que trazem para o campo (v. 7,8); seus cavalos são mais rápidos que os leopardos para atacar e perseguir, e mais ferozes que os lobos noturnos; e observa-se que os lobos são os mais vorazes ao anoitecer, depois de terem sido mantidos famintos durante todo o dia, esperando por aquela escuridão sob cuja proteção todos os animais da floresta rastejam, Sl 104.20. Seus esquadrões de cavalos serão muito numerosos: “Seus cavaleiros se espalharão muito, pois virão de longe, de todas as partes de seu próprio país, e serão dispersos por todas as partes do país que invadem, para saqueá-lo e enriquecer-se com o despojo dele. E, acelerando o saque, eles se apressarão para a presa (como aqueles, Isa 8. 1, margem), pois voarão como a águia em direção à terra quando ela se apressa para comer e ataca a presa em que ela está de olho."

(3.) A sua própria vontade é uma lei para eles e, na ferocidade das suas atividades, eles não serão governados por quaisquer leis de humanidade, equidade ou honra: O seu julgamento e a sua dignidade procederão por si mesmos, v. 7. O apetite e a paixão os governam, e não a razão nem a consciência. O princípio deles é: Quicquid libet, licet - Minha vontade é minha lei. E, Sic volo, sic jubeo; stat pro ratione voluntas – Este é o meu desejo, esta é a minha ordem; isso será feito porque eu o escolhi. Que favor se pode esperar de tal inimigo? Observe que aqueles que foram injustos e impiedosos, entre os quais a lei é afrouxada e o julgamento não ocorre, serão justamente pagos em sua própria moeda e cairão nas mãos daqueles que lidarão com eles de maneira injusta e impiedosa.

2. Uma profecia da terrível execução que será feita por esta terrível nação: Eles marcharão por toda a extensão da terra (assim pode ser lido); pois em pouco tempo as forças dos caldeus subjugaram todas as nações daquelas partes, de modo que pareciam ter conquistado o mundo; eles invadiram a Ásia e parte da África. Ou, através da extensão da terra de Israel, que foi totalmente devastada por eles. Aqui está predito:

(1.) Que eles tomarão como seus todos os que puderem impor as mãos. Eles virão a possuir as moradas que não são deles, às quais eles não têm direito, mas aquelas que sua espada lhes dá.

(2.) Que eles devem avançar na guerra com todo o vigor possível: Todos eles virão com violência (v. 9), não para determinar qualquer direito disputado pela espada, mas, certo ou errado, para enriquecer com o despojo. Seus rostos se levantarão como o vento oriental; seus próprios semblantes serão tão ferozes e assustadores que um olhar servirá para torná-los senhores de tudo o que desejam; de modo que eles engolirão tudo, como o vento leste corta e destrói os botões e flores. Seus rostos estarão voltados para o leste (assim alguns leem); eles ainda estarão de olho em seu próprio país, que fica a leste da Judéia, e todos os despojos que apreenderem, eles remeterão para lá.

(3.) Que eles tomarão um grande número de prisioneiros e os enviarão para a Babilônia: Eles reunirão o cativeiro como areia para a multidão, e nunca saberão quando terão o suficiente, enquanto houver mais para ter.

(4.) Que eles não farão nada com a oposição que lhes for dada. Os judeus angustiados dependem de seus grandes homens para tomar posição e, com sua sabedoria e coragem, para controlar as armas vitoriosas dos caldeus? Infelizmente! Eles não farão nada com eles. Eles zombarão (ele deve, assim é no original, significando Nabucodonosor, que, estando inchado com seus sucessos, zombará) dos reis e comandantes das forças que pensam em enfrentá-los; e os príncipes serão um escárnio para eles, tão desiguais parecerão ser. Eles dependem de suas guarnições e cidades fortificadas? Ele zombará de toda fortaleza, porque para ele será fraca, e ele amontoará pó e o tomará; um pouco de terra, lançada para muralhas, servirá para lhe dar toda a vantagem que desejar contra eles; ele fará apenas uma piada com eles e uma diversão em pegá-los.

(5.) Com tudo isso ele se encherá de orgulho intolerável, o que será sua destruição (v.11): Então sua mente mudará para pior. O espírito do povo e do rei ficará mais arrogante e insolente. Aqueles que não se contentam com os seus próprios direitos não se contentarão quando também se tornarem senhores dos direitos dos outros; mas à medida que a condição aumenta, a mente também se eleva. Este rei vitorioso ultrapassará todos os limites da razão, equidade e modéstia, e quebrará todos os seus laços, e assim ele ofenderá, fará de Deus seu inimigo, e assim preparará a ruína para si mesmo, imputando este seu poder ao seu deus., ao passo que ele o recebeu do Deus de Israel. Bel e Nebo eram os deuses dos caldeus, e a eles deram a glória de seus sucessos; eles foram endurecidos em sua idolatria e argumentaram blasfemamente que, por terem conquistado Israel, seus deuses eram fortes demais para o Deus de Israel. Observe que é uma grande ofensa (e a ofensa comum de pessoas orgulhosas) tomar essa glória para nós mesmos, ou dá-la a deuses que nós mesmos criamos, o que é devido somente ao Deus vivo e verdadeiro. Estas palavras finais da frase dão um vislumbre de conforto ao aflito povo de Deus; espera-se que eles mudem de ideia, cresçam melhor e amadureçam para a libertação; e eles fizeram isso. No entanto, os seus inimigos mudarão de ideias, piorarão e amadurecerão para a destruição, que inevitavelmente virá no devido tempo de Deus; pois um espírito altivo, levantado contra Deus, precede a queda.

O apelo do Profeta; A reclamação do profeta (600 a.C.)

12 Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.

13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?

14 Por que fazes os homens como os peixes do mar, como os répteis, que não têm quem os governe?

15 A todos levanta o inimigo com o anzol, pesca-os de arrastão e os ajunta na sua rede varredoura; por isso, ele se alegra e se regozija.

16 Por isso, oferece sacrifício à sua rede e queima incenso à sua varredoura; porque por elas enriqueceu a sua porção, e tem gordura a sua comida.

17 Acaso, continuará, por isso, esvaziando a sua rede e matando sem piedade os povos?

O profeta, tendo recebido do Senhor aquilo que deveria entregar ao povo, agora se volta para Deus e novamente se dirige a ele para aliviar sua própria mente sob o fardo que viu. E ainda assim ele está cheio de reclamações. Se ele olhar ao seu redor, não verá nada além da violência cometida por Israel; se ele olhar para frente, não verá nada além de violência cometida contra Israel; e é difícil dizer qual é a visão mais melancólica. Seus pensamentos sobre ambos ele expõe diante do Senhor. É nosso dever sermos afetados tanto pelas iniquidades como pelas calamidades da igreja de Deus e dos tempos e lugares em que vivemos; mas devemos tomar cuidado para não ficarmos rabugentos em nossos ressentimentos e levá-los longe demais, a ponto de nutrir quaisquer pensamentos difíceis sobre Deus ou perder o conforto de nossa comunhão com ele. O mundo é mau, sempre foi e será; está fora de nosso poder consertá-lo; mas temos certeza de que Deus governa o mundo e trará glória para si mesmo dentre todos e, portanto, devemos decidir tirar o melhor proveito disso, devemos ser melhores e ansiar por um mundo melhor. A perspectiva da prevalência dos caldeus deixa o profeta de joelhos, e ele toma a liberdade de implorar a Deus a respeito disso. Em seu apelo, podemos observar,

I. As verdades que ele estabelece, que resolve respeitar e com as quais se esforça para confortar a si mesmo e a seus amigos, sob o crescente poder ameaçador dos caldeus; e eles nos fornecerão considerações agradáveis ​​pelo nosso apoio em casos semelhantes.

 

1. Seja como for, Deus é o Senhor nosso Deus e nosso Santo. Os caldeus vitoriosos imputam o seu poder aos seus ídolos, mas somos ensinados a dizer-lhes que o Deus de Israel é o Deus verdadeiro, o Deus vivo, Jer 10.10, 11.

(1.) Ele é Jeová, a fonte de todo ser, poder e perfeição. Nossa rocha não é como a deles.

(2.) “Ele é meu Deus”. Ele fala em nome do povo; todo israelita pode dizer: "Ele é meu. Embora estejamos tão quebrantados, e tudo isso tenha acontecido sobre nós, ainda assim não esquecemos o nome de nosso Deus, nem abandonamos nossa relação com ele, ainda assim não o renegamos, nem ele nos rejeitou, Sl 44.17. Somos um povo ofensor”;

(3.) “Ele é meu Santo”. Isso sugere que o profeta amava a Deus como um Deus santo, o amava por causa de sua santidade. "Ele é meu porque é Santo; e portanto será meu santificador e meu Salvador, porque é meu Santo. Os homens são profanos, mas meu Deus é santo."

2. Nosso Deus é desde a eternidade. Isto ele lhe roga: Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus? É motivo de grande e contínuo conforto para o povo de Deus, sob os problemas da vida presente, que seu Deus é desde a eternidade. Isso sugere:

(1.) A eternidade de sua natureza; se ele é da eternidade, será para a eternidade, e devemos recorrer a este primeiro princípio, quando as coisas vistas, que são temporais, são desanimadoras, que temos esperança e ajuda suficientes em um deus que não é visto, isto é, eterno. "Você não é desde a eternidade e então não desnudará seu braço eterno, em cumprimento de seus conselhos eternos, para fazer para si mesmo um nome eterno?"

(2.) A antiguidade de sua aliança: “Tu não és desde a antiguidade, um Deus em aliança com o teu povo” (assim alguns entendem), “e não fizeste grandes coisas por eles nos dias antigos, que ouvimos com os nossos ouvidos, e o que nossos pais nos contaram; e ainda não és o mesmo Deus que sempre foste? Tu és Deus e não mudas."

3. Enquanto o mundo existir, Deus terá uma igreja nele. Tu és desde a eternidade e então não morreremos. O Israel de Deus não será extirpado, nem o nome de Israel apagado, embora às vezes pareça estar muito próximo disso; como os apóstolos (2 Cor 6.9), castigados e não mortos; severamente castigado, mas não entregue à morte, Sal 118. 18. Veja como o profeta infere a perpetuidade da igreja a partir da eternidade de Deus; pois Cristo disse: Porque eu vivo e, portanto, enquanto eu viver, vós também vivereis, João 14. 19. Ele é a rocha sobre a qual a igreja está tão firmemente construída que as portas do inferno não prevalecerão e não poderão prevalecer contra ela. Não morreremos.

4. Tudo o que os inimigos da igreja possam fazer contra ela, está de acordo com o conselho de Deus e é planejado e direcionado para fins sábios e santos: Tu os ordenaste; tu os estabeleceste. Foi Deus quem deu aos caldeus seu poder, fez deles um povo formidável e, em seu conselho, determinou o que deveriam fazer, nem tinham qualquer poder contra seu Israel, exceto o que lhes foi dado do alto. Ele lhes deu a comissão de tomar o despojo e a presa, Is 10.6. Aqui Deus aparece como um Deus poderoso, pois o poder dos homens poderosos deriva dele, depende dele e está sob seu controle; ele diz a respeito disso: Até agora virá, e não mais. Aqueles a quem Deus ordena não farão mais do que o que Deus ordenou, o que é um grande conforto para o povo sofredor de Deus. Os homens são a mão de Deus, a vara na sua mão, Sl 17. 14. E ele os ordenou para julgamento e correção. O povo de Deus precisa de correção e a merece; eles devem esperar isso; eles o terão; quando homens iníquos são soltos contra eles, não é para sua destruição, para que sejam arruinados, mas para sua correção, para que sejam reformados; eles não foram concebidos como uma espada, para cortá-los, mas como uma vara, para expulsar a loucura que se encontra em seus corações, embora eles não pretendam isso, nem seu coração pense assim, Is 10.7. Observe que é de grande conforto para nós, em referência aos problemas e aflições da igreja, que, qualquer que seja o mal que os homens planejem para eles, Deus deseja trazer o bem a eles, e temos certeza de que seu conselho permanecerá.

5. Embora a maldade dos ímpios possa prosperar por um tempo, ainda assim Deus é um Deus santo e não aprova essa maldade (v. 13): Tu és de olhos mais puros do que para ver o mal. O profeta, observando quão cruéis e ímpios eram os caldeus, e ainda assim que grande sucesso eles tiveram contra o Israel de Deus, encontrou uma tentação surgindo disso para dizer que era vão servir a Deus, e que era indiferente para ele o que os homens eram.. Mas ele logo suprime o pensamento, recorrendo ao seu primeiro princípio: que Deus não é, que ele não pode ser, o autor ou patrono do pecado; como ele mesmo não pode cometer iniquidade, ele tem olhos mais puros do que contemplá-la com qualquer permissão ou aprovação; não, é aquela coisa abominável que o Senhor odeia. Ele vê todos os pecados que são cometidos no mundo, e isso é uma ofensa para ele, é odioso aos seus olhos, e aqueles que o cometem tornam-se, portanto, desagradáveis ​​à sua justiça. Existe na natureza de Deus uma antipatia pelas disposições e práticas que são contrárias à sua santa lei; e, embora um expediente seja felizmente descoberto para ele ser reconciliado com os pecadores, ele nunca será, nem poderá, ser reconciliado com o pecado. E devemos resolver seguir este princípio, embora as dispensações de sua providência possam, por um tempo, e em alguns casos, parecer inconsistentes com ele. Observe que a conivência de Deus com o pecado nunca deve ser interpretada como uma aceitação dele; pois ele não é um Deus que tem prazer na maldade, Sal 54. 5. A iniquidade que, aqui é dita, Deus não considera, pode significar especialmente o mal causado ao povo de Deus por seus perseguidores; embora Deus veja motivos para permitir isso, ainda assim ele não aprova; assim concorda com o caso de Balaão (Nm 23:21): Ele não considerou iniquidade contra Jacó, nem viu, com tolerância, perversidade contra Israel, o que é muito confortável para o povo de Deus, em suas aflições pela raiva dos homens, que eles não podem inferir disso a ira de Deus; embora os instrumentos de seu problema os odeiem, não se segue que Deus o faça; não, ele os ama, e é no amor que ele os corrige.

II. As queixas das quais ele se queixa e acha difícil conciliar com estas verdades: “Já que temos certeza de que tu és um Deus santo, por que os ateus foram tentados a questionar se tu és assim ou não? Traiçoeiramente com o teu povo, e dá-lhes sucesso em suas tentativas contra nós? Por que você permite que seus inimigos jurados, que blasfemam o seu nome, lidem de forma tão cruel, tão pérfida, com os seus súditos juramentados, que desejam temer o seu nome? O que podemos dizer a isso?" Esta foi uma tentação para Jó (cap. 21. 7; 24. 1), para Davi (Sl 73. 2, 3), para Jeremias, cap. 12. 1, 2.

1. Que Deus permitiu o pecado e foi paciente com os pecadores. Ele olhou para eles; ele viu todas as suas ações e desígnios perversos e não os restringiu nem os puniu, mas permitiu que acelerassem seus propósitos, prosseguissem e prosperassem, e levassem tudo adiante deles. Não, seu olhar para eles sugere que ele não apenas não os repreendeu, mas também lhes deu incentivo e assistência, como se sorrisse para eles e os favorecesse. Ele segurou a língua quando eles seguiram seus caminhos perversos, não disse nada contra eles, não deu ordens para detê-los. Estas coisas você fez, e eu fiquei em silêncio.

2. Que sua paciência foi abusada e, porque a sentença contra essas más obras e trabalhadores não foi executada rapidamente, seus corações estavam ainda mais plenamente dispostos a praticar o mal.

(1.) Eles eram falsos e enganosos, e não havia crédito a ser dado a eles, nem qualquer confiança a ser depositada neles. Eles agem traiçoeiramente; sob a cor da paz e da amizade, eles perseguem e executam os desígnios mais perversos, e não fazem consciência de sua palavra em nada.

(2.) Eles odiavam e perseguiam os homens porque eram melhores do que eles, como Caim odiava Abel porque suas próprias obras eram más e as de seu irmão justas. O ímpio devora o homem que é mais justo do que ele, por isso mesmo, porque o envergonha; eles têm má vontade para com a imagem de Deus e, portanto, devoram os homens bons, porque carregam essa imagem. Embora muitos dos judeus fossem tão maus quanto os próprios caldeus, e piores, ainda assim havia aqueles entre eles que eram muito mais justos e, ainda assim, foram devorados por eles.

(3.) Eles não faziam mais de matar homens do que de pescar. O profeta reclama que, tendo a Providência entregado os mais fracos para serem presas dos mais fortes, eles foram, na verdade, feitos como os peixes do mar. Assim, eles estavam entre si, atacando uns aos outros como os peixes maiores fazem com os menores (v. 3), e assim se tornaram o inimigo comum. Eles eram como coisas rastejantes ou nadadoras (pois a palavra é usada para peixes, Gênesis 1:20), que não têm governante sobre eles, seja para impedi-los de devorar uns aos outros ou para protegê-los de serem devorados por seus inimigos. Eles são entregues aos caldeus como peixes aos pescadores. Esses orgulhosos opressores não têm consciência de matá-los, assim como os homens não têm consciência de tirar peixes da água, tão pouca importância dão às vidas humanas. Eles não têm dificuldade em matá-los, mas o fazem com tanta facilidade quanto os homens pescam, que não oferecem resistência, mas estão desprotegidos e desarmados, e é mais um passatempo do que qualquer esforço para capturá-los. Eles não fazem distinção entre eles, mas tudo o que chega à sua rede é peixe; e eles consideram que são seus tudo em que podem colocar as mãos. Eles têm várias maneiras de estragar e destruir, assim como os homens têm de pescar. Alguns retomam o ângulo (v. 15), um por um; outros eles pegam em cardumes, e por atacado, em sua rede, e os reúnem em seu arrasto, sua rede envolvente. Essa variedade de métodos os leva a destruir aqueles com quem esperam enriquecer.

(4.) Eles se gloriaram com o que obtiveram e se agradaram com isso, embora tenha sido obtido desonestamente: sua porção é gorda e sua carne abundante; eles prosperam em sua opressão e fraude; eles têm muito, e é do melhor; sua terra é boa e eles a têm em abundância. E, portanto,

[1.] Eles têm grande complacência consigo mesmos e são muito agradáveis; eles vivem alegremente (v. 15): Portanto, eles se regozijam e se alegram, porque sua riqueza é grande, e seus projetos são bem-sucedidos para aumentá-la, Jó 31-25. Alma, relaxa, Lucas 12. 19.

[2.] Eles têm uma grande presunção de si mesmos e são grandes admiradores de sua própria engenhosidade e gestão: eles sacrificam para sua própria rede e queimam incenso para sua própria vontade; eles se aplaudem por terem conseguido tanto dinheiro, embora de forma tão desonesta. Observe que há uma tendência em nós de tomarmos para nós mesmos a glória de nossa prosperidade exterior e dizermos: Minha força e o poder de minhas mãos me deram essa riqueza, Dt 8.17. Isso é idolatrar a nós mesmos, sacrificar-nos à rede de arrasto, porque ela é nossa, o que é uma idolatria tão absurda quanto sacrificar a Netuno ou Dagon. O que os faz adorar sua rede é porque com ela sua porção engorda. Aqueles que fazem do seu dinheiro um deus farão da sua rede de arrasto um deus, se conseguirem ganhar dinheiro com isso.

III. O profeta, no final, expressa humildemente sua esperança de que Deus não permitirá que esses destruidores da humanidade continuem sempre e prosperem assim, e protesta com Deus a respeito disso (v. 17): “Esvaziarão eles a sua rede? Enriquecerem-se e encherem os seus próprios navios com aquilo que, pela violência e pela opressão, tiraram aos seus vizinhos? Deverão eles esvaziar a sua rede do que capturaram, para que possam lançá-la novamente ao mar, para apanhar mais? E você permitirá que eles prossigam neste caminho perverso? Eles não pouparão continuamente para matar as nações? O número e a riqueza das nações devem ser sacrificados à sua rede? Como se fosse uma coisa pequena roubar dos homens suas propriedades, eles deveriam roubar a glória de Deus? Deus não é o rei das nações, e ele não fará valer seus direitos feridos? Ele não tem ciúme de sua própria honra e não manterá isso? O profeta coloca o assunto nas mãos de Deus e o deixa com ele, como faz o salmista. Sal 74. 22: Levanta-te, ó Deus! Pleiteie sua própria causa.

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/02/2024
Código do texto: T7996072
Classificação de conteúdo: seguro