Colossenses 2

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

 

I. O apóstolo expressa preocupação com os colossenses, vers. 1-3.

II. Ele repete novamente, ver 5.

III. Ele os adverte contra os falsos mestres entre os judeus (ver 4, 6, 7) e contra a filosofia gentia, ver 8-12.

IV. Ele representa os privilégios dos cristãos, ver 13-15. E,

V. Conclui com uma advertência contra os mestres judaizantes, e aqueles que introduziriam a adoração de anjos, ver 16-23.

A Preocupação de Paulo pelos Colossenses.

1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face;

2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,

3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.”

Podemos observar aqui a grande preocupação que Paulo tinha por esses colossenses e outras igrejas das quais ele não tinha nenhum conhecimento pessoal. O apóstolo nunca esteve em Colossos, e a igreja plantada ali não era de sua plantação; e, no entanto, ele teve um cuidado tão terno como se fosse o único povo sob sua responsabilidade (v. 1): Pois eu gostaria que você soubesse a grande luta que tenho por você, e pelos que estão em Laodicéia, e como muitos que não viram meu rosto na carne. Observe,

1. O cuidado de Paulo com a igreja era tal que chegava a um combate. Ele estava em uma espécie de agonia e tinha um medo constante a respeito do que aconteceria com eles. Nisto ele era um seguidor de seu Mestre, que estava em agonia por nós, e foi ouvido no que ele temia.

(2.) Podemos manter uma comunhão pela fé, esperança e amor santo, mesmo com aquelas igrejas e companheiros cristãos de quem não temos conhecimento pessoal e com quem não temos conversa. Podemos pensar, orar e nos preocupar uns com os outros à maior distância; e aqueles que nunca vimos na carne, podemos esperar encontrar no céu. Mas,

I. O que o apóstolo desejava para eles? Para que seus corações sejam consolados, unidos em amor, etc., v. 2. Era o bem-estar espiritual deles sobre o qual ele era solícito. Ele não diz que eles possam ser saudáveis, alegres, ricos, grandes e prósperos; mas para que seus corações sejam consolados. Observe que a prosperidade da alma é a melhor prosperidade e o que devemos ser mais solícitos para nós mesmos e para os outros. Temos aqui uma descrição da prosperidade da alma.

1. Quando nosso conhecimento cresce para uma compreensão do mistério de Deus, do Pai e de Cristo - quando passamos a ter um conhecimento mais claro, distinto e metódico da verdade como é em Jesus, então a alma prospera: Para entender o mistério, ou o que antes estava oculto, mas agora é revelado a respeito do Pai e de Cristo, ou o mistério antes mencionado, de chamar os gentios para a igreja cristã, como o Pai e Cristo o revelaram no evangelho; e não apenas falar sobre isso de cor, ou como fomos ensinados por nossos catecismos, mas ser conduzidos a ele e entrar no significado e desígnio dele. É nisso que devemos trabalhar, e então a alma prospera.

2. Quando nossa fé cresce para uma plena segurança e reconhecimento ousado deste mistério.

(1.) Para uma garantia total, ou um julgamento bem estabelecido, sobre sua evidência adequada, das grandes verdades do evangelho, sem duvidar ou questioná-las, mas abraçando-as com a mais alta satisfação, como ditos fiéis e digno de toda aceitação.

(2.) Quando se trata de um livre reconhecimento, e não apenas acreditamos com o coração, mas estamos prontos, quando chamados a isso, para fazer confissão com nossa boca, e não temos vergonha de nosso Mestre e de nossa santa religião, sob as carrancas e a violência de seus inimigos. Isso é chamado de riqueza da plena certeza de entendimento. Grande conhecimento e forte fé tornam uma alma rica. Isso é ser rico para com Deus, e rico na fé, e ter as verdadeiras riquezas,Lucas 12. 21; 16. 11; Tg 2. 5.

3. Consiste na abundância de conforto em nossas almas: Para que seus corações sejam consolados. A alma prospera quando está cheia de alegria e paz (Rm 15. 13), e tem uma satisfação dentro da qual todos os problemas externos não podem perturbar, e é capaz de se alegrar no Senhor quando todos os outros confortos falham, Hab 3. 17, 18.

4. Quanto mais íntima comunhão tivermos com nossos companheiros cristãos, mais a alma prosperará: Estando unidos em amor. O santo amor une os corações dos cristãos uns aos outros; e a fé e o amor contribuem para o nosso conforto. Quanto mais forte for nossa fé e mais caloroso for nosso amor, maior será nosso conforto. Tendo ocasião de mencionar Cristo (v. 2), de acordo com sua maneira usual, ele faz esta observação para sua honra (v. 3): Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Ele havia dito (cap. 1:19) que toda a plenitude habita nele: aqui ele menciona particularmente os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Há uma plenitude de sabedoria nele, pois ele revelou perfeitamente a vontade de Deus à humanidade. Observe, os tesouros da sabedoria não estão escondidos de nós, mas para nós, em Cristo. Os que desejam ser sábios e conhecedores devem fazer a aplicação a Cristo. Devemos gastar com o estoque que está guardado para nós nele e tirar dos tesouros que estão escondidos nele. Ele é a sabedoria de Deus, e é de Deus feito para nós sabedoria, etc., 1 Coríntios 1. 24, 30.

II. Sua preocupação por eles é repetida (v. 5): Embora eu esteja ausente na carne, ainda estou com você no espírito, regozijando-me e vendo sua ordem e a firmeza de sua fé em Cristo. Observe: 1. Podemos estar presentes em espírito com aquelas igrejas e cristãos dos quais estamos ausentes fisicamente; pois a comunhão dos santos é uma coisa espiritual. Paulo tinha ouvido falar dos colossenses que eles eram ordeiros e regulares; e embora ele nunca os tivesse visto, nem estivesse presente com eles, ele lhes diz que poderia facilmente se imaginar entre eles e ver com prazer seu bom comportamento.

2. A ordem e firmeza dos cristãos são motivo de alegria para os ministros; eles se alegram quando observam sua ordem, seu comportamento regular e sua firme adesão à doutrina cristã.

3. Quanto mais firme for nossa fé em Cristo, melhor ordem haverá em toda a nossa conduta; pois vivemos e andamos pela fé, 2 Coríntios 5. 7; Hb 10. 38.

A Glória da Dispensação Cristã.

4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.

5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,

7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,

12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.”

O apóstolo adverte os colossenses contra os enganadores (v. 4): E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas; e v. 8, para que ninguém vos estrague. Ele insiste tanto na perfeição de Cristo e na revelação do evangelho, para preservá-los das ilusórias insinuações daqueles que desejam corromper seus princípios. Note,

1. A maneira pela qual Satanás estraga as almas é seduzindo-as. Ele os engana e, com isso, os mata. Ele é a antiga serpente que enganou Eva com sua sutileza, 2 Coríntios 11. 3. Ele não poderia nos arruinar se não nos enganasse; e ele não poderia nos enganar senão por nossa própria culpa e loucura.

2. Os agentes de Satanás, que visam estragá-los, seduzem-nos com palavras sedutoras. Veja o perigo de palavras sedutoras; quantos são arruinados pela lisonja daqueles que estão à espreita para enganar, e pelos falsos disfarces e belas aparências de princípios malignos e práticas perversas. Com boas palavras e lisonjas enganam os corações dos simples, Rm 16. 18. "Você deve ficar em guarda contra palavras sedutoras, e estar ciente e com medo daqueles que o incitam a qualquer mal; pois o que eles pretendem é estragá-lo." Se os pecadores te tentarem, não consintas, Provérbios 1:10. Observe,

I. Um antídoto soberano contra os sedutores (v. 6, 7): Assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andem nele, arraigados e edificados, etc. Observe aqui,

1. Todos os cristãos têm, em profissão em menos, recebido Jesus Cristo o Senhor, recebendo-o como Cristo, o grande profeta da igreja, ungido por Deus para revelar a sua vontade; como Jesus, o grande sumo sacerdote, e Salvador do pecado e da ira, pelo sacrifício expiatório de si mesmo; e como Senhor, ou soberano e rei, a quem devemos obedecer e estar sujeitos. Recebemo-lo, consentimos com ele, tomamo-lo como nosso em todas as relações e capacidades, e para todos os propósitos e usos delas.

2. A grande preocupação daqueles que receberam a Cristo é andar nele - para tornar suas práticas conformes aos seus princípios e sua conduta agradável aos seus compromissos. Como recebemos a Cristo ou consentimos em ser dele, devemos andar com ele em nosso curso diário e manter nossa comunhão com ele.

3. Quanto mais de perto andarmos com Cristo, mais estaremos enraizados e estabelecidos na fé. Uma boa conduta é o melhor estabelecimento de uma boa fé. Se andarmos nele, estaremos enraizados nele; e quanto mais firmemente estivermos enraizados nele, mais de perto andaremos nele: enraizados e edificados. Observe, não podemos ser edificados em Cristo, a menos que estejamos primeiro enraizados nele. Devemos estar unidos a ele por uma fé viva e consentir de coração com sua aliança, e então cresceremos nele em todas as coisas. Como você foi ensinado - "de acordo com a regra da doutrina cristã, na qual você foi instruído". Observe, uma boa educação tem uma boa influência sobre nosso estabelecimento. Devemos ser estabelecidos na fé, como fomos ensinados, abundando nela. Observe: Estando estabelecidos na fé, devemos abundar nela e melhorar nela cada vez mais; e isso com ação de graças. A maneira de obter o benefício e conforto da graça de Deus é dar muitas graças por isso. Devemos juntar ações de graças a todas as nossas melhorias e ser sensíveis à misericórdia de todos os nossos privilégios e realizações. Observe,

II. A justa advertência que nos foi dada sobre nosso perigo: Acautelai-vos, que ninguém vos engane com sua filosofia e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo, v. 8. Existe uma filosofia que é um nobre exercício de nossas faculdades racionais e altamente útil à religião, um estudo das obras de Deus que nos leva ao conhecimento de Deus e confirma nossa fé nele. Mas há uma filosofia que é vã e enganosa, que é prejudicial à religião, e coloca a sabedoria do homem em competição com a sabedoria de Deus, e enquanto agrada às fantasias dos homens arruína sua fé; como especulações agradáveis ​​e curiosas sobre coisas acima de nós, ou sem utilidade e interesse para nós; ou um cuidado com palavras e termos de arte, que têm apenas uma aparência vazia e muitas vezes enganosa de conhecimento. Segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo: isso reflete claramente na pedagogia ou economia judaica, bem como no aprendizado pagão. Os judeus se governavam pelas tradições de seus anciãos e pelos rudimentos ou elementos do mundo, os ritos e observâncias que eram apenas preparatórios e introdutórios ao estado evangélico; os gentios misturaram suas máximas de filosofia com seus princípios cristãos; e ambos alienaram suas mentes de Cristo. Aqueles que colocam sua fé nas mangas de outros homens, e andam no caminho do mundo, se afastaram de seguir a Cristo. Os enganadores eram especialmente os mestres judeus, que se esforçavam para manter a lei de Moisés em conjunção com o evangelho de Cristo, mas realmente em competição e contradição com ele. Agora aqui o apóstolo mostra,

1. Que temos em Cristo a substância de todas as sombras da lei cerimonial; por exemplo,

(1.) Eles então quanto à Shequiná, ou presença especial de Deus, chamaram a glória, do sinal visível disso? Assim temos nós agora em Jesus Cristo (v. 9): Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Sob a lei, a presença de Deus habitava entre os querubins, em uma nuvem que cobria o propiciatório; mas agora habita na pessoa de nosso Redentor, que participa de nossa natureza e é osso de nossos ossos e carne de nossa carne, e nos revelou o Pai mais claramente. Habita nele corporalmente; não como o corpo se opõe ao espírito, mas como o corpo se opõe à sombra. A plenitude da Divindade habita em Cristo realmente, e não figurativamente; pois ele é Deus e homem.

(2.) Eles tinham a circuncisão, que era o selo da aliança? Em Cristo somos circuncidados com a circuncisão não feita por mãos (v. 11), pela obra da regeneração em nós, que é a circuncisão espiritual ou cristã. É judeu aquele que o é interiormente, e a circuncisão é a do coração, Rm 2. 29. Isso é devido a Cristo e pertence à dispensação cristã. É feito sem mãos; não pelo poder de qualquer criatura, mas pelo poder do bendito Espírito de Deus. Nascemos do Espírito, João 3. 5. E é a lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo, Tito 3. 5. Consiste em despir o corpo dos pecados da carne, em renunciar ao pecado e reformar nossa vida, não em meros ritos externos. Não é a eliminação da imundície da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus, 1 Pedro 3. 21. E não é suficiente eliminar um pecado em particular, mas devemos nos livrar de todo o corpo do pecado. O velho homem deve ser crucificado, e o corpo do pecado destruído, Rom 6. 6. Cristo foi circuncidado e, em virtude de nossa união com ele, participamos daquela graça eficaz que tira o corpo dos pecados da carne. Ainda, os judeus se consideravam completos na lei cerimonial; mas estamos completos em Cristo, v. 10. Isso era imperfeito e defeituoso; se a primeira aliança fosse irrepreensível, não se teria buscado lugar para a segunda (Hb 8:7), e a lei era apenas uma sombra das coisas boas, e nunca poderia, por esses sacrifícios, tornar perfeitos os que a ela se dirigiam, Hebreus 10. 1. Mas todos os defeitos dela são compensados ​​no evangelho de Cristo, pelo sacrifício completo pelo pecado e revelação da vontade de Deus. Que é a cabeça de todo principado e potestade. Como o sacerdócio do Antigo Testamento teve sua perfeição em Cristo, o mesmo aconteceu com o reino de Davi, que era o principado e poder eminente no Antigo Testamento, e sobre o qual os judeus se valorizavam tanto. E ele é o Senhor e cabeça de todos os poderes no céu e na terra, de anjos e homens. Anjos, autoridades e potestades estão sujeitos a ele, 1 Pe 3. 22.

2. Temos comunhão com Cristo em todo o seu empreendimento (v. 12): Sepultados com ele no batismo, no qual também ressuscitastes com ele. Somos ambos sepultados e ressuscitados com ele, e ambos são significados por nosso batismo; não que haja algo no sinal ou cerimônia do batismo que represente esse sepultamento e ressurreição, assim como a crucificação de Cristo não é representada por qualquer semelhança visível na ceia do Senhor: e ele está falando da circuncisão feita sem as mãos; e diz que é pela fé na operação de Deus. Mas o significado de nosso batismo é que somos sepultados com Cristo, pois o batismo é o selo da aliança e uma obrigação de morrermos para o pecado; e que fomos ressuscitados com Cristo, pois é um selo e uma obrigação para nossa vida em retidão ou novidade de vida. Deus no batismo se compromete a ser um Deus para nós, e nós nos comprometemos a ser seu povo e, por sua graça, morrer para o pecado e viver para a justiça, ou nos despojarmos do velho homem e nos revestirmos do novo.

A Glória da Dispensação Cristã.

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;

15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

O apóstolo aqui representa os privilégios que nós cristãos temos sobre os judeus, que são muito grandes.

I. A morte de Cristo é a nossa vida: E vós, estando mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, ele vivificou juntamente com ele, v. 13. Um estado de pecado é um estado de morte espiritual. Aqueles que estão em pecado estão mortos em pecado. Assim como a morte do corpo consiste em sua separação da alma, a morte da alma consiste em sua separação de Deus e do favor divino. Como a morte do corpo é a corrupção e putrefação dele, o pecado é a corrupção ou depravação da alma. Assim como um homem que está morto é incapaz de ajudar a si mesmo por qualquer poder próprio, também um pecador habitual é moralmente impotente: embora ele tenha um poder natural ou o poder de uma criatura racional, ele não tem um poder espiritual, até que ele tenha a vida divina ou uma natureza renovada. É principalmente para ser entendido do mundo gentio, que jaz na iniquidade. Eles estavam mortos na incircuncisão da sua carne, sendo estranhos ao pacto da promessa, e sem Deus no mundo, Ef 2. 11, 12. Por causa de sua incircuncisão, eles estavam mortos em seus pecados. Pode ser entendido como incircuncisão espiritual ou corrupção da natureza; e assim mostra que estamos mortos na lei e mortos no estado. Morto na lei, como um malfeitor condenado é chamado de homem morto porque está sob sentença de morte; assim os pecadores pela culpa do pecado estão sob a sentença da lei e já condenados, João 3. 18. E mortos em estado, por causa da incircuncisão da nossa carne. Um coração não santificado é chamado de coração incircunciso: este é o nosso estado. Agora, por meio de Cristo, nós, que estávamos mortos em pecados, fomos vivificados; isto é, é feita uma provisão eficaz para tirar a culpa do pecado e quebrar o poder e o domínio dele. Vivificado junto com ele - em virtude de nossa união com ele e em conformidade com ele. A morte de Cristo foi a morte de nossos pecados; A ressurreição de Cristo é a vivificação de nossas almas.

II. Por ele temos a remissão dos pecados: Perdoando-nos todas as ofensas. Esta é a nossa vivificação. O perdão do crime é a vida do criminoso: e isso se deve à ressurreição de Cristo, bem como à sua morte; pois, assim como morreu por nossos pecados, assim ressuscitou para nossa justificação, Rom 4. 25.

III. Tudo o que estava em vigor contra nós é retirado do caminho. Ele obteve para nós uma dispensa legal da escrita manuscrita de ordenanças, que era contra nós (v. 14), que pode ser entendida:

1. Da obrigação de punição em que consiste a culpa do pecado. A maldição da lei é a caligrafia contra nós, como a caligrafia na parede de Belssazar. Maldito todo aquele que não permanece em tudo o que está na lei. Esta foi uma caligrafia que era contra nós e contrária a nós; pois ameaçava nossa ruína eterna. Isso foi removido quando ele nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, Gl 3. 13. Ele cancelou a obrigação para todos os que se arrependem e creem. "Que a maldição caia sobre mim, meu pai." Ele anulou e anulou a sentença que era contra nós. Quando ele foi pregado na cruz, a maldição foi como se fosse pregada na cruz. E nossa corrupção interior é crucificada com Cristo e em virtude de sua cruz. Quando nos lembramos da morte do Senhor Jesus e o vemos pregado na cruz, devemos ver a caligrafia contra nós retirada do caminho. Ou melhor,

2. Deve ser entendido a lei cerimonial, a caligrafia das ordenanças, as instituições cerimoniais ou a lei dos mandamentos contidos nas ordenanças (Efésios 2:15), que foi um jugo para os judeus e uma parede divisória aos gentios. O Senhor Jesus tirou-o do caminho, pregou-o na cruz; isto é, anulou a obrigação disso, para que todos pudessem ver e ficar satisfeitos por não ser mais obrigatório. Quando a substância veio, as sombras fugiram. É abolido (2 Coríntios 3:13), e aquilo que se deteriora e envelhece está prestes a desaparecer, Hebreus 8:13. As expressões são uma alusão aos antigos métodos de cancelamento de um vínculo, seja cruzando a escrita ou riscando-a com um prego.

4. Ele obteve uma gloriosa vitória para nós sobre os poderes das trevas: E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles, v. 15. Como a maldição da lei estava contra nós, também o poder de Satanás estava contra nós. Ele tratou com Deus como o juiz e nos resgatou das mãos de sua justiça por um preço; mas das mãos de Satanás, o carrasco, ele nos resgatou com poder e mão alta. Ele levou cativo o cativeiro. O diabo e todos os poderes do inferno foram vencidos e desarmados pelo moribundo Redentor. A primeira promessa apontou para isso; a ferida do calcanhar de Cristo em seus sofrimentos foi o quebrar da cabeça da serpente, Gen 3. 15. As expressões são elevadas e magníficas: vamos nos desviar e ver esta grande visão. O Redentor venceu morrendo. Veja sua coroa de espinhos se transformar em uma coroa de louros. Ele os estragou, quebrou o poder do diabo e o conquistou e o desabilitou, e os exibiu abertamente – os expôs à vergonha pública e os exibiu a anjos e homens. Nunca o reino do diabo teve um golpe tão mortal dado a ele como foi dado pelo Senhor Jesus. Ele os amarrou às rodas de sua carruagem e cavalgou conquistando e para conquistar - aludindo ao costume do triunfo de um general, que voltou vitorioso. - Triunfando sobre eles nisso; isto é, em sua cruz e por sua morte; ou, como alguns leem, em si mesmo, por seu próprio poder; porque ele pisou sozinho no lagar, e do povo não havia ninguém com ele.

A Glória da Dispensação Cristã.

16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,

17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,

19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:

21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,

22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.

23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.”

O apóstolo conclui o capítulo com exortações ao dever adequado, que ele deduz do discurso anterior.

I. Aqui está uma advertência para tomar cuidado com os professores judaizantes, ou aqueles que impõem aos cristãos o jugo da lei cerimonial: Portanto, nenhum homem vos julgue por comida ou bebida, etc., v. 16. Muitas das cerimônias da lei de Moisés consistiam na distinção de carnes e dias. Parece por Romanos 14 que havia aqueles que eram a favor de manter essas distinções: mas aqui o apóstolo mostra que, uma vez que Cristo veio e cancelou a lei cerimonial, não devemos mantê-la. "Que nenhum homem imponha essas coisas sobre você, porque Deus não as impôs: se Deus te libertou, não seja você novamente enredado nesse jugo de escravidão." (v. 17), insinuando que elas não tinham nenhum valor intrínseco nelas e que agora foram eliminadas. Mas o corpo é de Cristo: o corpo, do qual elas eram sombras, veio; e continuar as observâncias cerimoniais, que eram apenas tipos e sombras de Cristo e do evangelho, carrega uma insinuação de que Cristo ainda não veio e o estado do evangelho ainda não começou. Observe as vantagens que temos sob o evangelho, acima do que eles tinham sob a lei: eles tinham as sombras, nós temos a substância.

II. Ele os adverte a prestar atenção àqueles que introduziriam a adoração de anjos como mediadores entre Deus e eles, como fizeram os filósofos gentios: Ninguém vos engane com a vossa recompensa, em humildade voluntária e adoração de anjos, v. 18. Parecia uma parte de modéstia fazer uso da mediação dos anjos, como conscientes de nossa indignidade de falar imediatamente com Deus; mas, embora tenha uma demonstração de humildade, é uma humildade voluntária, não comandada; e, portanto, não é aceitável, sim, não é garantido: é tomar aquela honra que é devida somente a Cristo e dá-la a uma criatura. Além disso, as noções sobre as quais essa prática se baseava eram meramente invenções dos homens e não por revelação divina - os orgulhosos conceitos da razão humana, que fazem um homem presumir mergulhar nas coisas e determiná-las, sem conhecimento e garantia suficientes: Intrometendo-se naquelas coisas que ele não viu, em vão inchado por sua mente carnal - fingindo descrever a ordem dos anjos e seus respectivos ministérios, que Deus escondeu de nós; e, portanto, embora houvesse uma demonstração de humildade na prática, havia um verdadeiro orgulho no princípio. Eles promoveram essas noções para satisfazer sua própria fantasia carnal e gostavam de ser considerados mais sábios do que outras pessoas. O orgulho está na base de muitos erros e corrupções, e mesmo de muitas práticas más, que têm grande demonstração e aparência de humildade. Aqueles que fazem isso não se seguram à cabeça, v. 19. Eles de fato negam a Cristo, que é o único Mediador entre Deus e o homem. É a maior depreciação para Cristo, que é o cabeça da igreja, para qualquer um dos membros fazer uso de quaisquer intercessores com Deus, senão ele. Quando os homens se desprendem de Cristo, agarram-se ao que está ao lado deles e não os mantêm em lugar algum.  Do qual todo o corpo, por juntas e ligaduras, tendo nutrição ministrada e unido, aumenta com o aumento de Deus. Observe,

1. Jesus Cristo não é apenas um chefe de governo sobre a igreja, mas um chefe de influência vital para ela. Eles são unidos a ele por juntas e medulas, pois os vários membros do corpo estão unidos à cabeça e recebem vida e nutrição dela.

2. O corpo de Cristo é um corpo em crescimento: aumenta com o aumento de Deus. O novo homem está crescendo, e a natureza da graça deve crescer onde não há impedimento acidental. Com o aumento de Deus, com o aumento da graça que vem de Deus como seu autor; ou, em um hebraísmo comum, com um aumento grande e abundante. Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus, Ef 3. 19. Veja uma expressão paralela, que é a cabeça, sim, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado, faz o aumento do corpo, Ef 4. 15, 16.

III. Ele aproveita a ocasião para adverti-los novamente: "Portanto, se você está morto com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que, como se vivesse no mundo, está sujeito a ordenanças?” V. 20. Se, como cristão, você está morto às observâncias da lei cerimonial, por que você está sujeito a elas? Tais observâncias como: Não toque, não prove, não manuseie", v. 21, 22. Segundo a lei, havia uma poluição cerimonial contraída ao tocar um cadáver ou qualquer coisa oferecida a um ídolo; ou provando quaisquer carnes proibidas, etc., que todos devem perecer com o uso, não tendo valor intrínseco em si mesmos para sustentá-los, e aqueles que os usaram os viram perecer e morrer; ou, que tendem a corromper a fé cristã, não tendo outra autoridade senão as tradições e injunções dos homens. Coisas que têm de fato uma demonstração de sabedoria em adoração à vontade e humildade. Eles se consideravam mais sábios do que seus próximos, ao observar a lei de Moisés junto com o evangelho de Cristo, para que pudessem ter certeza de que, pelo menos, um estava certo; mas, infelizmente! Foi apenas uma demonstração de sabedoria, uma mera invenção e fingimento. Assim, eles parecem negligenciar o corpo, abstendo-se de tais e tais carnes e mortificando seus prazeres e apetites corporais; mas não há nada de verdadeira devoção nessas coisas, pois o evangelho nos ensina a adorar a Deus em espírito e verdade e não por observâncias rituais, e pela mediação de Cristo somente e não de quaisquer anjos. Observe:

1. Os cristãos são libertados por Cristo das observâncias rituais da lei de Moisés e libertados daquele jugo de escravidão que o próprio Deus havia colocado sobre eles.

2. A sujeição a ordenanças ou nomeações humanas na adoração a Deus é altamente censurável, e contrário à liberdade do evangelho. O apóstolo exige que os cristãos permaneçam firmes na liberdade com que Cristo os libertou, e não ser enredado novamente com o jugo da escravidão, Gl 5. 1. E a imposição deles está invadindo a autoridade de Cristo, o cabeça da igreja, e introduzindo outra lei de mandamentos contida em ordenanças, quando Cristo aboliu a antiga, Ef 2. 15.

3. Tais coisas têm apenas uma demonstração de sabedoria, mas são realmente loucura. É verdadeira sabedoria manter-se próximo às designações do evangelho e toda uma sujeição a Cristo, o único cabeça da igreja.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/02/2024
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