Romanos 7

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Podemos observar neste capítulo,

I. Nossa liberdade da lei ainda mais instada como um argumento para nos pressionar à santificação, ver 1-6.

II. A excelência e utilidade da lei afirmada e provada pela própria experiência do apóstolo, ver 7-14.

III. Uma descrição do conflito entre graça e corrupção no coração, ver 14, 15, até o fim.

Observações Respeitando à Lei.

“1 Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida?

2 Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.

3 De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.

4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.

5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.

6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.”

Entre outros argumentos usados ​​no capítulo anterior para nos persuadir contra o pecado, e para a santidade, este foi um (v. 14), que não estamos sob a lei; e este argumento é aqui mais insistido e explicado (v. 6): Somos libertos da lei. O que significa isso? E como é um argumento por que o pecado não deve reinar sobre nós e por que devemos andar em novidade de vida?

1. Somos libertos do poder da lei que nos amaldiçoa e nos condena pelo pecado cometido por nós. A sentença da lei contra nós é anulada e revertida, pela morte de Cristo, para todos os verdadeiros crentes. A lei diz: A alma que pecar, essa morrerá; mas estamos livres da lei. O Senhor tirou o teu pecado, tu não morrerás. Somos redimidos da maldição da lei, Gal 3 13.

2. Somos libertos daquele poder da lei que irrita e provoca o pecado que habita em nós. A isto o apóstolo parece referir-se especialmente (v. 5): As moções dos pecados que eram pela lei. A lei, ao ordenar, proibir e ameaçar o homem, no entanto não oferece nenhuma graça para curar e fortalecer, apenas incitou a corrupção e, como o sol brilhando sobre um monturo, excita e extrai os vapores imundos. Sendo aleijados pela queda, a lei vem e nos dirige, mas não fornece nada para curar e ajudar nossa claudicação, e assim nos faz parar e tropeçar ainda mais. Entenda isso da lei não como uma regra, mas como um pacto de obras. Agora, cada um deles é um argumento de por que devemos ser santos; pois aqui está o encorajamento para os esforços, embora em muitas coisas fiquemos aquém. Estamos sob a graça, que promete força para fazer o que ordena, e perdão mediante arrependimento quando erramos. Este é o escopo desses versículos em geral, que, em questão de profissão e privilégio, estamos sob um pacto de graça, e não sob um pacto de obras - sob o evangelho de Cristo, e não sob a lei de Moisés. A diferença entre um estado de direito e um estado de evangelho ele havia ilustrado anteriormente pela semelhança de ascender a uma nova vida e servir a um novo mestre; agora aqui ele fala sobre a semelhança de ser casado com um novo marido.

I. Nosso primeiro casamento foi com a lei, que, de acordo com a lei do casamento, deveria continuar apenas durante a vigência da lei. A lei do casamento é obrigatória até a morte de uma das partes, não importa qual, e não mais. A morte de qualquer um dispensa ambos. Para isso ele apela a si mesmos, como pessoas conhecedoras da lei (v. 1): Falo aos que conhecem a lei. É uma grande vantagem discursar com aqueles que têm conhecimento, pois eles podem entender e apreender uma verdade mais facilmente. Muitos dos cristãos em Roma eram como judeus e, portanto, estavam bem familiarizados com a lei. A pessoa tem algum poder de conhecer pessoas. A lei tem poder sobre o homem enquanto ele vive; em particular, a lei do casamento tem poder; ou, em geral, toda lei é tão limitada - as leis das nações, das relações, das famílias, etc.

 1. A obrigação das leis não se estende além disso; pela morte o servo que, enquanto viveu, esteve sob o jugo, é liberto de seu senhor, Jó 3. 19.

2. A condenação das leis não se estende mais; a morte é o cumprimento da lei. Actio moritur cum personœ - A ação expira com a pessoa. As leis mais severas só poderiam matar o corpo, e depois disso não há mais nada que possam fazer. Assim, enquanto estávamos vivos para a lei, estávamos sob o poder dela - enquanto estávamos em nosso estado do Antigo Testamento, antes que o evangelho viesse ao mundo e antes que entrasse com poder em nossos corações. Tal é a lei do casamento (v. 2), a mulher está ligada ao marido durante a vida, tão ligada a ele que não pode se casar com outro; se o fizer, será considerada adúltera, v. 3. Isso a tornará adúltera, não apenas por ser contaminada, mas por se casar com outro homem; pois isso é tanto pior, por conta disso, que abusa de uma ordenança de Deus, fazendo-a patrocinar a impureza. Assim fomos casados ​​com a lei (v. 5): Quando estávamos na carne, isto é, em um estado carnal, sob o poder reinante do pecado e da corrupção - na carne como em nosso elemento - então os movimentos dos pecados que eram por lei operaram em nossos membros, fomos levados pela corrente do pecado, e a lei era apenas como uma represa imperfeita, que fazia a corrente crescer ainda mais e se enfurecer ainda mais. Nosso desejo era para com o pecado, como o da esposa para com o marido, e o pecado nos dominou. Nós o abraçamos, amamos, dedicamos tudo a ele, conversamos diariamente com ele, nos preocupamos em agradá-lo. Estávamos sob a lei do pecado e da morte, como a esposa sob a lei do casamento; e o produto desse casamento foi fruto gerado para a morte, isto é, transgressões reais foram produzidas pela corrupção original, como merecem a morte. A luxúria, tendo concebido pela lei (que é a força do pecado, 1 Coríntios 15. 56), dá à luz o pecado, e o pecado, quando consumado, gera a morte, Tiago 1. 15. Esta é a posteridade que brota deste casamento com o pecado e a lei. Isso vem dos movimentos do pecado operando em nossos membros. E isso continua durante a vida, enquanto a lei está viva para nós, e nós estamos vivos para a lei.

II. Nosso segundo casamento é com Cristo: e como isso acontece? Por que,

1. Somos libertos, pela morte, de nossa obrigação para com a lei como uma aliança, assim como a esposa é de sua obrigação para com seu marido, v. 3. Essa semelhança não é muito próxima, nem precisava ser. Você se tornou morto para a lei, v. 4. Ele não diz: "A lei está morta”(alguns pensam porque ele evitaria ofender aqueles que ainda eram zelosos pela lei), mas, o que vem para todos, você está morto para a lei. Como a crucificação do mundo para nós e de nós para o mundo equivale a uma e a mesma coisa, a lei morre e a nossa morte para ela. Somos libertos da lei (v. 6), katergethemen - somos anulados quanto à lei; nossa obrigação para com ela como marido é cassada e anulada. E então ele fala da lei sendo morta na medida em que era uma lei de escravidão para nós: Estando mortos em que fomos mantidos; não a lei em si, mas sua obrigação de punição e sua provocação ao pecado. Está morto, perdeu seu poder; e isto (v. 4) pelo corpo de Cristo, isto é, pelos sofrimentos de Cristo em seu corpo, por seu corpo crucificado, que revogou a lei, respondeu às exigências dela, deu satisfação por nossa violação, comprou para nós um pacto de graça, no qual justiça e força são previstos para nós, tais como não foram, nem poderiam ser, pela lei. Estamos mortos para a lei por nossa união com o corpo místico de Cristo. Ao sermos incorporados a Cristo em nosso batismo professamente, em nossa crença poderosa e eficaz, estamos mortos para a lei, não temos mais a ver com ela do que o servo morto, que está livre de seu mestre, tem a ver com o jugo de seu mestre.

2. Somos casados ​​com Cristo. O dia de nossa fé é o dia de nosso casamento com o Senhor Jesus. Entramos em uma vida de dependência dele e dever para com ele: casado com outro, mesmo com aquele que ressuscitou dos mortos, uma perífrase de Cristo e muito pertinente aqui; pois, como nossa morte para o pecado e a lei está em conformidade com a morte de Cristo e a crucificação de seu corpo, nossa devoção a Cristo em novidade de vida está em conformidade com a ressurreição de Cristo. Somos casados ​​com o exaltado Jesus ressuscitado, um casamento muito honroso. Compare 2 Coríntios 11. 2; Ef 5. 29. Agora estamos assim casados ​​com Cristo,

(1) Para que produzamos frutos para Deus, v. 4. Um fim do casamento é a fecundidade: Deus instituiu a ordenança para que ele pudesse buscar uma semente piedosa, Mal 2. 15. A esposa é comparada à videira frutífera e os filhos são chamados de fruto do ventre. Agora, o grande fim de nosso casamento com Cristo é nossa frutificação em amor, graça e toda boa obra. Este é fruto para Deus, agradável a Deus, segundo a sua vontade, visando a sua glória. Assim como nosso antigo casamento com o pecado produziu frutos para a morte, nosso segundo casamento com Cristo produz frutos para Deus, frutos de justiça. As boas obras são os filhos da nova natureza, os produtos de nossa união com Cristo, como a fecundidade da videira é o produto de sua união com a raiz. Quaisquer que sejam nossas profissões e pretensões, não há fruto gerado para Deus até que estejamos casados ​​com Cristo; é em Cristo Jesus que fomos criados para as boas obras, Ef 2. 10. O único fruto que se torna uma boa conta é aquele que é produzido em Cristo. Isso distingue as boas obras dos crentes das boas obras dos hipócritas e autojustificadores que são gerados em casamento, feito em união com Cristo, em nome do Senhor Jesus, Colossenses 3. 17. Este é, sem controvérsia, um dos grandes mistérios da piedade.

(2.) Que devemos servir em novidade de espírito, e não na caducidade da letra, v. 6. Estando casado com um novo marido, devemos mudar nosso jeito. Ainda devemos servir, mas é um serviço que é liberdade perfeita, enquanto o serviço ao pecado era uma labuta perfeita: devemos agora servir em novidade de espírito, por novas regras espirituais, de novos princípios espirituais, em espírito e em verdade, João 4. 24. Deve haver uma renovação de nossos espíritos operada pelo espírito de Deus, e nisso devemos servir. Não na velhice da carta; isto é, não devemos descansar em meros serviços externos, como fizeram os judeus carnais, que se gloriavam em sua adesão à letra da lei e não se importavam com a parte espiritual da adoração. Diz-se que a letra mata com sua escravidão e terror, mas somos libertos desse jugo para que possamos servir a Deus sem medo, em santidade e justiça, Lucas 1:74, 75. Estamos sob a dispensação do Espírito e, portanto, devemos ser espirituais e servir no espírito. Compare com este 2 Coríntios 3. 3, 6, etc. Podemos adorar dentro do véu, e não mais no pátio externo.

Excelência da Lei; Utilidade da Lei.

7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.

9 Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.

10 E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.

11 Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.

12 Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

13 Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.”

Ao que ele havia dito no parágrafo anterior, o apóstolo aqui levanta uma objeção, à qual ele responde plenamente: O que diremos então? A lei é pecado? Quando ele estava falando sobre o domínio do pecado, ele havia dito tanto sobre a influência da lei como uma aliança sobre esse domínio que poderia ser facilmente mal interpretado como uma reflexão sobre a lei, para evitar o que ele mostra por sua própria experiência. a grande excelência e utilidade da lei, não como uma aliança, mas como um guia; e descobre ainda mais como o pecado ocorreu pelo mandamento. Observar em particular,

I. A grande excelência da lei em si. Longe de Paulo refletir sobre a lei; não, ele fala disso com honra.

1. É santa, justa e boa, v. 12. A lei em geral é assim, e todo mandamento particular é assim. As leis são como os legisladores são. Deus, o grande legislador, é santo, justo e bom, portanto sua lei precisa ser assim. A questão disso é santa: comanda a santidade, encoraja a santidade; é santo, porque é conforme à santa vontade de Deus, a origem da santidade. É justo, pois está de acordo com as regras da equidade e da razão correta: os caminhos do Senhor são retos. É bom em seu desígnio; foi dado para o bem da humanidade, para a conservação da paz e da ordem no mundo. Isso torna bons os observadores; a intenção disso era melhorar e reformar a humanidade. Onde quer que haja verdadeira graça, há um consentimento para isso - que a lei é santa, justa e boa.

2. A lei é espiritual (v. 14), não apenas quanto ao seu efeito, por ser um meio de nos tornar espiritualizados, mas quanto à sua extensão; atinge nossos espíritos, impõe uma restrição e dá uma direção aos movimentos do homem interior; é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração, Hb 4. 12. Proíbe a maldade espiritual, assassinato de coração e adultério de coração. Ela comanda o serviço espiritual, exige o coração, obriga-nos a adorar a Deus no espírito. É uma lei espiritual, pois é dada por Deus, que é Espírito e Pai dos espíritos; é dada ao homem, cuja parte principal é espiritual; a alma é a melhor parte e a parte principal do homem e, portanto, a lei para o homem deve necessariamente ser uma lei para a alma. Nisto a lei de Deus está acima de todas as outras leis, pois é uma lei espiritual. Outras leis podem proibir imaginação, etc., que são traição no coração, mas não podem tomar conhecimento disso, a menos que haja algum ato aberto; mas a lei de Deus percebe a iniquidade considerada no coração, embora não vá além. Lava o teu coração da maldade, Jer 4. 14. Sabemos disso: onde quer que haja graça verdadeira, há um conhecimento experimental da espiritualidade da lei de Deus.

II. A grande vantagem que ele havia encontrado na lei.

1. Foi descobrindo: eu não conhecia o pecado senão pela lei, v. 7. Como o que é reto descobre o que é torto, como o espelho nos mostra nossa face natural com todas as suas manchas e deformidades, não há como chegar ao conhecimento do pecado que é necessário para o arrependimento e, consequentemente, para a paz e perdão, mas comparando nossos corações e vidas com a lei. Particularmente, ele veio ao conhecimento da pecaminosidade da luxúria pela lei do décimo mandamento. Por luxúria ele quer dizer o pecado que habita em nós, o pecado em seus primeiros movimentos e obras, o princípio corrupto. Isso ele veio a saber quando a lei dizia: Não cobiçarás. A lei falava em outra língua que os escribas e fariseus a faziam falar; falava no sentido espiritual e significado disso. Com isso ele sabia que a luxúria era pecado e um pecado muito pecaminoso, que aqueles movimentos e desejos do coração em relação ao pecado que nunca entraram em ação eram pecaminosos, extremamente pecaminosos. Paulo tinha um julgamento muito rápido e penetrante, todas as vantagens e melhorias da educação, e ainda assim nunca alcançou o conhecimento correto do pecado interior até que o Espírito pela lei o tornasse conhecido a ele. Não há nada sobre o qual o homem natural seja mais cego do que sobre a corrupção original, a respeito da qual o entendimento está totalmente nas trevas até que o Espírito pela lei a revele e a torne conhecida. Assim, a lei é um aio, para nos conduzir a Cristo, abre e examina a ferida, e assim a prepara para a cura. Assim, o pecado pelo mandamento parece pecado (v. 13); ele aparece em suas próprias cores, parece ser o que é, e você não pode chamá-lo por um nome pior do que o seu. Assim, pelo mandamento, torna-se extremamente pecaminoso; isto é, parece ser assim. Nunca vemos o veneno desesperado ou malignidade que existe no pecado, até que o comparemos com a lei e a natureza espiritual da lei, e então vemos que é uma coisa má e amarga.

2. Foi humilhante (v. 9): Eu estava vivo. Ele se achava em muito boas condições; ele estava vivo em sua própria opinião e apreensão, muito seguro e confiante na bondade de seu estado. Assim ele foi uma vez, – em tempos passados, quando ele era fariseu; pois era o temperamento comum daquela geração de homens que eles tinham uma presunção muito boa de si mesmos; e Paulo era então como o resto deles, e a razão era que ele estava sem a lei. Embora criado aos pés de Gamaliel, um doutor da lei, embora ele próprio fosse um grande estudante da lei, um estrito observador dela e um zeloso defensor dela, ainda sem a lei. Ele tinha a letra da lei, mas não tinha o significado espiritual dela - a casca, mas não o caroço. Ele tinha a lei na mão e na cabeça, mas não a tinha no coração; a noção disso, mas não o poder disso. Há muitos que estão espiritualmente mortos no pecado, mas ainda estão vivos em sua própria opinião sobre si mesmos, e é sua estranheza para com a lei que é a causa do erro. Mas quando o mandamento veio, veio no poder dele (não apenas aos seus olhos, mas ao seu coração), o pecado reviveu, como a poeira em uma sala sobe (isto é, aparece) quando a luz do sol vem sobre ela. Paulo então viu aquilo no pecado que ele nunca havia visto antes; ele então viu o pecado em suas causas, a raiz amarga, o viés corrupto, a tendência ao retrocesso - o pecado em suas cores, deformando, profanando, quebrando uma lei justa, afrontando uma majestade terrível, profanando uma coroa soberana ao lançá-la ao fundamento - o pecado em suas consequências, o pecado com a morte logo atrás dele, o pecado e a maldição inerente a ele. “Assim, o pecado reviveu e eu morri; perdi a boa opinião que tinha de mim mesmo e passei a ter outra mente, isto é, o Espírito, mas o mandamento, me convenceu de que eu estava em um estado de pecado e em um estado de morte por causa do pecado. a alma, abre os olhos, prepara o caminho do Senhor no deserto, fende as rochas, nivela as montanhas, prepara um povo preparado para o Senhor.

III. Apesar do mau uso que sua natureza corrupta fez da lei.

1. O pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim todo tipo de concupiscência, v. 8. Observe, Paulo tinha nele todo tipo de concupiscência, embora fosse um dos melhores homens não regenerados que já existiu; no tocante à justiça da lei, irrepreensível, mas sensível a todo tipo de concupiscência. E foi o pecado que o produziu, o pecado interior, sua natureza corrupta (ele fala de um pecado que operou o pecado), e isso ocorreu pelo mandamento. A natureza corrupta não teria inchado e se enfurecido tanto se não fosse pelas restrições da lei; à medida que os humores pecaminosos do corpo são aumentados e mais inflamados por uma purga que não é forte o suficiente para eliminá-los. É incidente corromper a natureza, in vetitum niti - inclinar-se para o que é proibido. Desde que Adão comeu o fruto proibido, todos nós gostamos de caminhos proibidos; o apetite doentio é levado mais fortemente para o que é prejudicial e proibido. Sem a lei, o pecado estava morto, como uma cobra no inverno, que os raios de sol da lei avivam e irritam.

2. Enganou os homens. O pecado engana o pecador, e é uma fraude fatal, v. 11. Por ele (pelo mandamento) me matou. Não havendo na lei tal ameaça expressa contra os desejos pecaminosos, o pecado, isto é, sua natureza corrupta, aproveitou a ocasião para prometer-lhe impunidade e dizer, como a serpente a nossos primeiros pais: Você certamente não morrerá. Assim o enganou e o matou.

3. Operou a morte em mim por aquilo que é bom, v. 13. O que opera a concupiscência produz a morte, porque o pecado gera a morte. Nada tão bom, senão uma natureza corrupta e viciosa, irá pervertê-lo e torná-lo uma ocasião de pecado; nenhuma flor tão doce pelo pecado tirará tanto veneno dela. Agora neste pecado aparece o pecado. A pior coisa que o pecado faz, e mais como ele mesmo, é perverter a lei, e aproveitar a ocasião para ser tanto mais maligno. Assim, o mandamento, que foi ordenado para a vida, foi concebido como um guia no caminho para o conforto e felicidade, provado até a morte, através da corrupção da natureza, v. 10. Muitas almas preciosas se dividem na rocha da salvação; e a mesma palavra que para alguns é uma ocasião de vida para vida é para outros uma ocasião de morte para morte. O mesmo sol que torna o jardim de flores mais perfumado torna o monturo mais fétido; o mesmo calor que amolece a cera endurece o barro; e a mesma criança foi colocada para a queda e ressurreição de muitos em Israel. A maneira de evitar esse dano é curvar nossas almas à autoridade dominante da palavra e da lei de Deus, não lutando contra, mas submetendo-se a ela.

Conflito entre Graça e Corrupção.

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.

15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.

18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.

22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”

Aqui está uma descrição do conflito entre graça e corrupção no coração, entre a lei de Deus e a lei do pecado. E é aplicável de duas maneiras:

1. Às lutas que estão em uma alma convicta, mas ainda não regenerada, na pessoa de quem alguns supõem que Paulo fala.

2. Às lutas que estão em uma alma santificada renovada, mas ainda em estado de imperfeição; como outros apreendem. E existe uma grande controvérsia sobre qual deles devemos entender o apóstolo aqui. Até agora o mal prevalece aqui, quando ele fala de alguém vendido sob o pecado, fazendo-o, não realizando o que é bom, que parece difícil aplicá-lo ao regenerado, que é descrito como não andando segundo a carne, mas segundo o espírito; e, no entanto, até agora prevalece o bem em odiar o pecado, consentir com a lei, deleitar-se com ela,

I. Aplique-o às lutas que são sentidas em uma alma convicta, que ainda está em estado de pecado, conhece a vontade de seu Senhor, mas não a cumpre, aprova as coisas que são mais excelentes, sendo instruído pela lei e ainda vive em constante violação dela, cap. 2. 17-23. Embora ele tenha dentro dele que testemunha contra o pecado que comete, e não é sem muita relutância que ele o comete, as faculdades superiores lutando contra ele, a consciência natural advertindo contra ele antes que seja cometido e ferido por ele. Depois, o homem continua escravo de suas concupiscências reinantes. Não é assim com todo homem não regenerado, mas apenas com aqueles que são convencidos pela lei, mas não mudados pelo evangelho. O apóstolo havia dito (cap. 6. 14). O pecado não terá domínio, porque você não está sob a lei, mas sob a graça, para a prova de que ele aqui mostra que um homem sob a lei, e não sob a graça, pode estar e está sob o domínio do pecado. A lei pode descobrir o pecado e convencer do pecado, mas não pode conquistar e subjugar o pecado, testemunhar a predominância do pecado em muitos que estão sob fortes convicções legais. Ela descobre a impureza, mas não a lava. Faz um homem cansado e sobrecarregado (Mt 11:28), sobrecarrega-o com o seu pecado; e, no entanto, se descansado, não oferece nenhuma ajuda para livrar-se desse fardo; isso deve ser obtido somente em Cristo. A lei pode fazer um homem gritar, ó miserável homem que eu sou! Quem me livrará? E ainda deixá-lo assim acorrentado e cativo, como sendo muito fraca para libertá-lo (cap. 8. 3), dar-lhe um espírito de escravidão ao medo, cap. 8. 15. Agora, uma alma avançada até agora pela lei está no caminho certo para um estado de liberdade por Cristo, embora muitos descansem aqui e não vão mais longe. Felix tremeu, mas nunca veio a Cristo. É possível que um homem vá para o inferno com os olhos abertos (Nm 24. 3, 4), iluminados por convicções comuns, e que leve consigo uma consciência autoacusadora, mesmo a serviço do demônio. Ele pode concordar com a lei que é boa, deleitar-se em conhecer os caminhos de Deus (como aqueles em Isa 58. 2), pode ter dentro de si aquilo que testemunha contra o pecado e pela santidade; e, no entanto, tudo isso dominado pelo amor reinante do pecado. Bêbados e pessoas impuras têm alguns desejos fracos de abandonar seus pecados, e ainda assim persistem neles, tal é a impotência e a insuficiência de suas convicções. De tais como estes, há muitos que precisam ter tudo isso entendido e lutar seriamente por isso: embora seja muito difícil imaginar por que, se o apóstolo pretendia isso, ele deveria falar o tempo todo em sua própria pessoa; e não apenas isso, mas no tempo presente. De seu próprio estado sob convicção, ele havia falado amplamente, como algo passado (v. 7, etc.): Morri; o mandamento que descobri ser para a morte; e se aqui ele fala do mesmo estado que seu estado atual, e a condição em que ele estava agora, certamente ele não pretendia ser entendido assim: e, portanto,

II. Parece antes entender-se as lutas que se mantêm entre a graça e a corrupção nas almas santificadas. Que há restos de corrupção interior, mesmo onde há um princípio vivo de graça, é questão do passado; que essa corrupção irrompe diariamente em pecados de enfermidade (como os que são consistentes com um estado de graça) não é menos certo. Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, 1 João 1. 8, 10. Que a verdadeira graça luta contra esses pecados e corrupções, não os permite, os odeia, lamenta por eles, geme sob eles como um fardo, é igualmente certo (Gl 5. 17). A carne cobiça contra o espírito, e o espírito contra a carne; e estes são contrários um ao outro, de modo que você não pode fazer as coisas que gostaria. Estas são as verdades que, penso eu, estão contidas neste discurso do apóstolo. E seu desígnio é abrir ainda mais a natureza da santificação, para que não atinja uma perfeição sem pecado nesta vida; e, portanto, para nos estimular e nos encorajar em nossos conflitos com as corrupções remanescentes. Nosso caso não é singular, aquilo contra o qual lutamos sinceramente, não será colocado sob nossa responsabilidade e, por meio da graça, a vitória é certa no final. A luta aqui é como aquela entre Jacó e Esaú no ventre, entre os cananeus e os israelitas na terra, entre a casa de Saul e a casa de Davi; mas grande é a verdade e prevalecerá. Entendendo-o assim, podemos observar aqui,

1. Do que ele reclama - o restante das corrupções internas, das quais ele fala aqui, para mostrar que a lei é insuficiente para justificar até mesmo um homem regenerado, que o melhor homem do mundo tem o suficiente nele para condená-lo, se em relação a Deus devemos lidar com ele de acordo com a lei, o que não é culpa da lei, mas de nossa própria natureza corrupta, que não pode cumprir a lei. A repetição das mesmas coisas neste discurso mostra o quanto o coração de Paulo foi afetado com o que ele escreveu e quão profundos eram seus sentimentos. Observe os detalhes desta reclamação.

(1.) Sou carnal, vendido sob o pecado, v. 14. Ele fala dos coríntios como carnais, 1 Cor 3. 1. Mesmo onde há vida espiritual, há resquícios de afeições carnais, e até agora um homem pode ser vendido sob o pecado; ele não se vende para praticar a maldade, como Acabe fez (1 Reis 21. 25), mas foi vendido por Adão quando ele pecou e caiu - vendido, como um pobre escravo que faz a vontade de seu mestre contra sua própria vontade - vendido sob o pecado, porque concebido em iniquidade e nascido em pecado.

(2.) O que eu gostaria, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço, v. 15. E com o mesmo significado, v. 19, 21, Quando eu faria o bem, o mal está presente comigo. Tal era a força das corrupções, que ele não podia alcançar aquela perfeição em santidade que ele desejava e aspirava por ela. Assim, enquanto ele avançava em direção à perfeição, ele reconhece que ainda não a alcançou, nem já era perfeito, Fp 3. 12. De bom grado, ele estaria livre de todo pecado e faria perfeitamente a vontade de Deus, tal era seu julgamento estabelecido; mas sua natureza corrupta o atraiu para outro caminho: era como um tamanco, que o detinha e o mantinha para baixo quando ele teria subido, como o viés em uma tigela que, quando é jogado em linha reta, ainda o desvia.

(3.) Em mim, que está na minha carne, não habita o bem, v. 18. Aqui ele se explica sobre a natureza corrupta, que ele chama de carne; e, quanto a isso, não há nada de bom a se esperar, assim como não se esperaria que um bom trigo crescesse sobre uma rocha ou na areia à beira-mar. Como a nova natureza, no que diz respeito a isso, não pode cometer pecado (1 João 3:9), então a carne, a velha natureza, no que diz respeito a isso, não pode cumprir um bom dever. Como deveria? Pois a carne serve à lei do pecado (v. 25), está sob a conduta e governo dessa lei; e, embora seja assim, não é provável que faça algum bem. A natureza corrupta é chamada em outro lugar de carne (Gn 6. 3, João 3. 6); e, embora possa haver coisas boas habitando naqueles que têm esta carne, no que diz respeito à carne, não há bem, a carne não é um sujeito capaz de nenhum bem.

(4.) Vejo outra lei em meus membros guerreando contra a lei da minha mente, v. 23. A inclinação corrupta e pecaminosa é aqui comparada a uma lei, porque ela o controlava e controlava em seus bons movimentos. Diz-se que está sentado em seus membros, porque, tendo Cristo estabelecido seu trono em seu coração, foram apenas os membros rebeldes do corpo que foram instrumentos do pecado - no apetite sensível; ou podemos tomá-lo de maneira mais geral para toda aquela natureza corrupta que é a sede não apenas das concupiscências sensuais, mas também das mais refinadas. Isso luta contra a lei da mente, a nova natureza; ele atrai o caminho contrário, impulsiona um interesse contrário, cuja disposição e inclinação corruptas são um fardo e uma dor tão grandes para a alma quanto o pior trabalho penoso e cativeiro poderia ser. Isso me leva ao cativeiro. Para o mesmo significado (v. 25), com a carne sirvo à lei do pecado; isto é, a natureza corrupta, a parte não regenerada, está continuamente trabalhando para o pecado.

(5.) Sua reclamação geral temos no v. 24, ó miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? O que ele reclama é um corpo de morte; ou o corpo de carne, que é um corpo moribundo mortal (enquanto carregamos este corpo conosco, seremos atormentados pela corrupção; quando estivermos mortos, seremos libertos do pecado, e não antes), ou o corpo do pecado, o velho homem, a natureza corrupta, que tende para a morte, isto é, para a ruína da alma. Ou, comparando-o a um corpo morto, cujo toque era impuro pela lei cerimonial, se as transgressões reais forem obras mortas (Hb 9. 14), a corrupção original é um cadáver. Foi tão problemático para Paulo como se ele tivesse um cadáver amarrado a ele, que ele deve ter carregado com ele. Isso o fez gritar, ó miserável homem que sou! Um homem que aprendeu em todos os estados a se contentar, ainda assim reclama de sua natureza corrupta. Se eu tivesse que falar de Paulo, eu deveria ter dito: "Ó homem abençoado que você é, um embaixador de Cristo, um favorito do céu, um pai espiritual de milhares!” Mas em sua própria conta ele era um homem miserável, por causa da corrupção da natureza, porque ele não era tão bom quanto gostaria de ser, ainda não havia alcançado, nem já era perfeito. Assim miseravelmente ele reclama. Quem me livrará? Ele fala como alguém que estava cansado disso, que daria qualquer coisa para se livrar disso, olha para a direita e para a esquerda em busca de algum amigo que o separasse dele e de suas corrupções. Os restos do pecado interior são um fardo muito pesado para uma alma graciosa.

2. Com o que ele se conforta. O caso foi triste, mas houve alguns alívios. Três coisas o confortaram:

(1.) Que sua consciência testemunhou para ele que ele tinha um bom princípio governando e prevalecendo nele, não obstante. É bom quando nem tudo vai de um jeito na alma. A regra desse bom princípio que ele tinha era a lei de Deus, à qual ele aqui fala de ter uma consideração tríplice, que certamente pode ser encontrada em todos os que são santificados e em nenhum outro.

[1] Eu concordo com a lei que é boa, v. 16, symphemi - eu dou meu voto à lei; aqui está a aprovação do julgamento. Onde quer que haja graça, não há apenas um medo da severidade da lei, mas um consentimento para a bondade da lei. "É um bem em si, é bom para mim.” Este é um sinal de que a lei está escrita no coração, de que a alma é entregue ao molde dela. Consentir com a lei é tanto aprová-la quanto não desejar que ela seja constituída de outra forma do que é. O julgamento santificado não apenas concorda com a equidade da lei, mas também com a excelência dela, pois está convencido de que a conformidade com a lei é a maior perfeição da natureza humana e a maior honra e felicidade de que somos capazes.

[2] Eu me deleito na lei de Deus segundo o homem interior, v. 22. Sua consciência deu testemunho de uma complacência na lei. Ele se deleitava não apenas nas promessas da palavra, mas nos preceitos e proibições da palavra; synedomai expressa um prazer que se torna. Ele aqui concordou em afeição com todos os santos. Todos os que são regenerados para salvação ou nascidos de novo realmente se deleitam na lei de Deus, deleitam-se em conhecê-la, em cumpri-la - alegremente se submetem à autoridade dela e se acomodam nessa submissão, nunca estão mais satisfeitos do que quando o coração e a vida estão na mais estrita conformidade com a lei e a vontade de Deus. Segundo o homem interior; isto é,

Primeiro, a mente ou faculdades racionais, em oposição aos apetites sensíveis e vontades da carne. A alma é o homem interior, e essa é a sede dos prazeres graciosos, que são, portanto, sinceros e sérios, mas secretos; é a renovação do homem interior, 2 Coríntios 4. 16.

Em segundo lugar, a nova natureza. O novo homem é chamado o homem interior (Ef 3. 16), o homem oculto do coração, 1 Pe 3. 4. Paulo, na medida em que foi santificado, deleitava-se na lei de Deus.

[3] Com a mente eu mesmo sirvo à lei de Deus, v. 25. Não basta consentir com a lei e deleitar-se com a lei, mas devemos servir à lei; nossas almas devem ser inteiramente entregues à obediência dela. Assim foi com a mente de Paulo; assim é com toda mente renovada santificada; este é o curso e o caminho comuns; para lá vai a inclinação da alma. Eu mesmo – autos ego, insinuando claramente que ele fala em sua própria pessoa, e não na pessoa de outro.

(2.) Que a falha residia naquela corrupção de sua natureza que ele realmente lamentou e lutou contra: Não sou mais eu que faço isso, mas o pecado que habita em mim. Isso ele menciona duas vezes (v. 17, 20), não como uma desculpa para a culpa de seu pecado (basta nos condenar, se estivéssemos debaixo da lei, que o pecado que faz o mal habita em nós), mas como uma mente salva por suas evidências, para que ele pudesse não se afundar no desespero, mas consolar-se com a aliança da graça, que aceita a disposição do espírito e perdoa a fraqueza da carne. Da mesma forma, ele entra em um protesto contra tudo o que esse pecado interior produziu. Tendo professado seu consentimento à lei de Deus, ele aqui professa sua discordância com a lei do pecado. "Não sou eu; eu nego o fato; é contra a minha mente que isso seja feito.” Como quando no senado a maioria é má e leva tudo da maneira errada, é de fato o ato do senado, mas o partido honesto luta contra isso, lamenta o que é feito e entra em seu protesto contra isso; habita em mim, como os cananeus entre os israelitas, embora tenham sido submetidos a tributo: habita em mim e provavelmente habitará ali enquanto eu viver.

(3.) Seu grande consolo estava em Jesus Cristo (v. 25): Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. No meio de suas queixas, ele irrompe em elogios. É um remédio especial contra os medos e tristezas ser muito elogiado: muitas almas desanimadas e pobres acharam isso. E, em todos os nossos louvores, este deve ser o encargo do filho: “Bendito seja Deus por Jesus Cristo”. Quem me livrará? diz ele (v. 24), como alguém sem ajuda. Por fim, ele encontra um amigo todo-suficiente, a saber, Jesus Cristo. Quando estivermos sob o senso do poder remanescente do pecado e da corrupção, veremos razão para bendizer a Deus por meio de Cristo (pois, assim como ele é o mediador de todas as nossas orações, ele também é de todos os nossos louvores) - para bendizer a Deus por Cristo; é ele que se interpõe entre nós e a ira devida a nós por este pecado. Se não fosse por Cristo, esta iniquidade que habita em nós certamente seria a nossa ruína. Ele é nosso advogado junto ao Pai, e por meio dele Deus se compadece, poupa e perdoa, e não coloca nossas iniquidades sob nossa responsabilidade. É Cristo que comprou a libertação para nós no devido tempo. Por meio de Cristo, a morte porá fim a todas essas queixas e nos levará a uma eternidade que passaremos sem pecar ou suspirar. Bendito seja Deus que nos dá esta vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/02/2024
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