Gênesis 49
Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry em domínio público.
Este capítulo é uma profecia; o mais parecido que já encontramos foi o de Noé, cap. 9. 25, etc. Jacó está aqui em seu leito de morte, fazendo seu testamento. Ele adiou isso até agora, porque as palavras dos moribundos podem causar impressões profundas e serem lembradas por muito tempo: o que ele disse aqui, ele não poderia dizer quando quisesse, senão como o Espírito lhe deu expressão, que escolheu este tempo, que a força divina possa ser aperfeiçoada em sua fraqueza. Os doze filhos de Jacó foram, em sua época, homens de renome, mas as doze tribos de Israel, que descenderam e foram denominadas a partir deles, eram muito mais renomadas; encontramos seus nomes nos portões da Nova Jerusalém, Apocalipse 21. 12. Diante da perspectiva disso, seu pai moribundo diz algo notável sobre cada filho, ou sobre a tribo que leva seu nome. Aqui está,
I. O prefácio, ver 1, 2.
II. A predição relativa a cada tribo, ver 3-28.
III. A acusação é repetida a respeito de seu enterro, ver 29-32.
IV. Sua morte, ver. 33.
A profecia de Jacó a respeito de seus filhos (1689 aC)
1 Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros:
2 Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel, vosso pai.
3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez e o mais excelente em poder.
4 Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste à minha cama.
Aqui está:
I. O prefácio da profecia, no qual:
1. A congregação é convocada (v. 2): Reúnam-se; que todos sejam chamados de seus vários empregos, para ver seu pai morrer e ouvir suas últimas palavras. Foi um conforto para Jacó, agora que estava morrendo, ver todos os seus filhos ao seu redor, e nenhum faltando, embora às vezes ele se considerasse enlutado. Foi útil para eles atendê-lo em seus últimos momentos, para que pudessem aprender com ele como morrer, bem como como viver: o que ele disse a cada um, ele disse aos ouvidos de todos os demais; pois podemos lucrar com as reprovações, conselhos e confortos que se destinam principalmente a outros. Seu chamado para que se reunissem uma e outra vez insinuou tanto um preceito para eles se unirem em amor (para permanecerem juntos, não se misturarem com os egípcios, não abandonarem a reunião de si mesmos) e uma predição de que eles não deveriam ser separados um do outro, como foram os filhos de Abraão e Isaque, mas devem ser incorporados e todos formar um povo.
2. É dada uma ideia geral do discurso pretendido (v. 1): Para que eu possa dizer-vos o que vos acontecerá (não às vossas pessoas, mas à vossa posteridade) nos últimos dias; esta predição seria útil para aqueles que vieram depois deles, para a confirmação de sua fé e a orientação de seu caminho, em seu retorno a Canaã e em seu estabelecimento ali. Não podemos dizer aos nossos filhos o que lhes acontecerá ou às suas famílias neste mundo; mas podemos dizer-lhes, a partir da palavra de Deus, o que lhes acontecerá no último dia de todos, de acordo com sua conduta neste mundo.
3. É necessária atenção (v. 2): “Ouve ó Israel, teu pai; que Israel, que prevaleceu com Deus, prevaleça contigo”. Observe que os filhos devem ouvir diligentemente o que seus pais piedosos dizem, especialmente quando estão morrendo. Ouvi, filhos, a instrução de um pai, que traz consigo autoridade e afeto, Provérbios 4. 1.
II. A profecia a respeito de Rúben. Começa com ele (v. 3, 4), pois era o primogênito; mas ao cometer impureza com a esposa de seu pai, para grande reprovação da família para a qual deveria ter sido um ornamento, ele perdeu as prerrogativas do direito de primogenitura; e seu pai moribundo aqui o degrada solenemente, embora ele não o rejeite nem deserde: ele terá todos os privilégios de um filho, mas não de um primogênito. Temos motivos para pensar que Rúben se arrependeu de seu pecado e foi perdoado; no entanto, foi uma medida necessária de justiça, em detestação da vilania e para alertar os outros, colocar sobre ele esta marca de desgraça. Agora, de acordo com o método de degradação,
1. Jacó aqui coloca sobre ele os ornamentos da primogenitura (v. 3), para que ele e todos os seus irmãos possam ver o que ele havia perdido, e, nisso, pudessem ver o mal do pecado: como primogênito, foi a alegria de seu pai, quase seu orgulho, sendo o início de sua força. Quão bem-vindo ele foi para com seus pais, seu nome indica: Reuben, veja um filho. A ele pertencia a excelência da dignidade acima de seus irmãos e algum poder sobre eles. Cristo Jesus é o primogênito entre muitos irmãos, e a ele, por direito, pertencem o mais excelente poder e dignidade: sua igreja também, por meio dele, é uma igreja de primogênitos.
2. Ele então o despoja desses ornamentos (v. 4), ergue-o, para que ele possa derrubá-lo, com aquela única palavra: “Não serás excelente." Não se encontra nenhum juiz, profeta ou príncipe naquela tribo, nem qualquer pessoa de renome, exceto Datã e Abirão, que se destacaram por sua rebelião ímpia contra Moisés. Essa tribo, como não pretendia se destacar, escolheu mesquinhamente um assentamento do outro lado do Jordão. O próprio Rúben parece ter perdido toda a influência sobre seus irmãos a que seu direito de primogenitura lhe dava direito; pois quando ele lhes falava, eles não ouviam, cap. 42. 22. Aqueles que não têm compreensão e espírito para sustentar as honras e privilégios de seu nascimento logo os perderão e reterão apenas o nome deles. O caráter atribuído a Rúben, pelo qual ele foi colocado sob esta marca de infâmia, é que ele era instável como a água.
(1.) Sua virtude era instável; ele não tinha o governo de si mesmo e de seus próprios apetites: às vezes ele era muito regular e ordeiro, mas outras vezes ele se desviava para os rumos mais selvagens. Observe que a instabilidade é a ruína da excelência dos homens. Os homens não prosperam porque não se consertam.
(2.) Consequentemente, sua honra era instável; partiu dele, desapareceu em fumaça e tornou-se como água derramada no chão. Observe que aqueles que jogam fora sua virtude não devem esperar salvar sua reputação. Jacó o acusa particularmente do pecado pelo qual ele foi desonrado: Subiste para a cama de teu pai. Quarenta anos atrás ele era culpado desse pecado, mas agora isso é lembrado contra ele. Observe que, como o tempo por si só não elimina a culpa de qualquer pecado da consciência, há alguns pecados cujas manchas ele não removerá do bom nome, especialmente os pecados do sétimo mandamento. O pecado de Rúben deixou uma marca indelével de infâmia em sua família, uma desonra que era uma ferida que não podia ser curada sem deixar cicatriz, Pv 6.32,33. Nunca façamos o mal, e então não precisaremos temer que nos digam isso.
5 Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
6 No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros.
7 Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel.
Estes eram os próximos em idade de Rúben, e também foram uma tristeza e uma vergonha para Jacó, quando destruíram traiçoeira e bárbaramente os Siquemitas, dos quais ele aqui se lembra contra eles. Os filhos deveriam ter medo de incorrer no justo desagrado dos pais, para que não sofressem muito tempo depois e, quando herdassem a bênção, fossem rejeitados. Observe,
1. O caráter de Simeão e Levi: eles eram irmãos em disposição; mas, ao contrário do pai, eram apaixonados e vingativos, ferozes e incontroláveis; suas espadas, que deveriam ter sido apenas armas de defesa, eram (como diz a margem) armas de violência, para fazer mal aos outros, não para se salvarem do mal. Observe que não é novidade que o temperamento dos filhos seja muito diferente do temperamento dos pais. Não precisamos achar isso estranho: foi assim na família de Jacó. Não está no poder dos pais, não, nem pela educação, formar as disposições dos seus filhos; Jacó criou seus filhos para tudo o que era ameno e tranquilo, e ainda assim eles mostraram-se furiosos.
2. Uma prova disso é o assassinato dos Siquemitas, do qual Jacó se ressentia profundamente na época (cap. 34.30) e ainda continuava a ressentir-se. Eles mataram um homem, o próprio Siquém e muitos outros; e, para isso, cavaram um muro, quebraram as casas, para saqueá-las e assassinar os habitantes. Observe que os melhores governadores nem sempre podem impedir aqueles que estão sob seu comando de cometer as piores vilanias. E quando dois membros de uma família são maus, geralmente pioram um ao outro, e seria sensato separá-los. Simeão e Levi, é provável, foram os mais ativos no mal cometido a José, ao qual alguns pensam que Jacó tem aqui alguma referência; pois em sua ira eles teriam matado aquele homem. Observe como a obstinação é prejudicial nos jovens: Simeão e Levi não seriam aconselhados por seu pai idoso e experiente; não, eles seriam governados pela sua própria paixão e não pela sua prudência. Os jovens consultariam melhor os seus próprios interesses se se entregassem menos à sua própria vontade.
3. O protesto de Jacó contra este ato bárbaro deles: Ó minha alma, não entre em seu segredo. Por este meio ele professa não apenas sua aversão a tais práticas em geral, mas sua inocência particularmente nesse assunto. Talvez ele tivesse sido suspeito de ser cúmplice, dissimulado; ele, portanto, expressa solenemente sua aversão ao fato de não morrer sob essa suspeita. Observe que nossa alma é nossa honra; por seus poderes e faculdades somos distinguidos e dignificados acima dos animais que perecem. Observe, ainda, que devemos, de coração, detestar e abominar toda sociedade e confederação com homens sangrentos e ímpios. Não devemos ter a ambição de descobrir o seu segredo ou de conhecer as profundezas de Satanás.
4. Sua aversão pelas concupiscências brutais que os levaram a essa maldade: Maldita seja a raiva deles. Ele não amaldiçoa suas pessoas, mas suas concupiscências. Observe que,
(1.) A raiva é a causa e a origem de muitos pecados, e nos expõe à maldição de Deus e ao seu julgamento, Mateus 5.22.
(2.) Devemos sempre, nas expressões de nosso zelo, distinguir cuidadosamente entre o pecador e o pecado, de modo a não amar nem abençoar o pecado por causa da pessoa, nem odiar nem amaldiçoar a pessoa pelo por causa do pecado.
5. Um sinal de descontentamento que ele prediz que sua posteridade deveria sofrer por isso: eu os dividirei. Os levitas estavam espalhados por todas as tribos, e a sorte de Simeão não estava unida, e era tão estreita que muitos membros da tribo foram forçados a se dispersar em busca de assentamentos e subsistência. Esta maldição foi posteriormente transformada em bênção para os levitas; mas os simeonitas, pelo pecado de Zinri (Nm 25.14), o amarraram. Observe que dispersões vergonhosas são o castigo justo para uniões e confederações pecaminosas.
8 Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.
9 Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará?
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.
11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas.
12 Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes, brancos de leite.
Coisas gloriosas são ditas aqui sobre Judá. A menção dos crimes dos três filhos mais velhos não deixou o patriarca moribundo sem humor, mas fez com que ele tivesse uma bênção pronta para Judá, a quem as bênçãos pertenciam. O nome de Judá significa louvor, em alusão ao qual ele diz: Tu és aquele a quem teus irmãos louvarão. Deus foi louvado por ele (cap. 29.35), louvado por ele e louvado nele; e portanto seus irmãos o louvarão. Observe que aqueles que são para louvor a Deus serão o louvor de seus irmãos. Está profetizado que:
1. A tribo de Judá será vitoriosa e bem-sucedida na guerra: Tua mão estará no pescoço dos teus inimigos. Isto foi cumprido em Davi, Sal 18. 40.
2. Deve ser superior às demais tribos; não apenas por si só mais numeroso e ilustre, mas tendo domínio sobre eles: os filhos de teu pai se curvarão diante de ti. Judá era o legislador, Sal 60. 7. Essa tribo liderou a vanguarda através do deserto e na conquista de Canaã, Juízes 1.2. As prerrogativas do direito de primogenitura que Rúben havia perdido, a excelência da dignidade e do poder, foram assim conferidas a Judá. Observe: “Teus irmãos se curvarão diante de ti e ainda assim te louvarão, considerando-se felizes por terem um comandante tão sábio e ousado”. Observe que a honra e o poder são então uma bênção para aqueles que os possuem, quando não são rancorosos e invejados, mas elogiados, aplaudidos e alegremente submetidos.
3. Deveria ser uma tribo forte e corajosa, e portanto qualificada para comando e conquista: Judá é um filhote de leão. O leão é o rei dos animais, o terror da floresta quando ruge; quando ele agarra sua presa, ninguém pode resistir a ele; quando ele sobe da presa, ninguém ousa persegui-lo para se vingar. Com isso é predito que a tribo de Judá se tornaria muito formidável e não apenas obteria grandes vitórias, mas também desfrutaria pacífica e silenciosamente do que foi obtido por meio dessas vitórias - que eles deveriam guerrear, não por causa da guerra, mas em prol da paz. Judá não é comparado a um leão desenfreado, sempre dilacerante, sempre furioso, sempre atacando; mas a um leão descansado, desfrutando da satisfação de seu poder e sucesso, sem criar aborrecimento aos outros: isso é ser verdadeiramente grande.
4. Deveria ser a tribo real, e a tribo da qual o Messias, o Príncipe, deveria vir: O cetro não se arredará de Judá, até que venha Siló.. Jacó aqui prevê e prediz:
(1.) Que o cetro deveria entrar na tribo de Judá, o que foi cumprido em Davi, em cuja família a coroa estava vinculado.
(2.) Que Siló seja desta tribo - sua semente, aquela semente prometida, em quem a terra deveria ser abençoada: aquele pacífico e próspero, ou o Salvador, como outros traduzem, ele virá de Judá. Assim morrendo Jacó, a uma grande distância, viu o dia de Cristo, e foi seu conforto e apoio em seu leito de morte.
(3.) Que após a vinda do cetro à tribo de Judá ele deveria continuar naquela tribo, pelo menos um governo próprio, até a vinda do Messias, em quem, como o rei da igreja, e o grande sumo sacerdote, era apropriado que tanto o sacerdócio quanto a realeza determinassem. Até o cativeiro, desde a época de Davi, o cetro estava em Judá, e posteriormente os governadores da Judeia eram daquela tribo, ou dos levitas que aderiram a ela (o que era equivalente), até que a Judeia se tornou uma província do Império Romano., logo na época do nascimento de nosso Salvador, e naquela época era tributado como uma das províncias, Lucas 2. 1. E no momento de sua morte os judeus declararam expressamente: Não temos rei senão César. Consequentemente, é inegavelmente inferido contra os judeus que nosso Senhor Jesus é aquele que deveria vir, e que não devemos procurar outro; pois ele veio exatamente na hora marcada. Muitas canetas excelentes foram admiravelmente bem empregadas na explicação e ilustração desta famosa profecia de Cristo.
5. Deveria ser uma tribo muito frutífera, especialmente porque abundaria em leite para os bebês e em vinho para alegrar o coração dos homens fortes (v. 11, 12) - vinhas tão comuns nas sebes e tão fortes que eles deveriam amarrar seus jumentos nelas, e tão frutíferas que eles deveriam carregar seus jumentos com elas - vinho tão abundante quanto água, para que os homens daquela tribo fossem muito saudáveis e vivos, seus olhos vivos e brilhantes, seus dentes brancos. Muito do que é dito aqui a respeito de Judá deve ser aplicado ao nosso Senhor Jesus.
(1.) Ele é o governante de todos os filhos de seu pai e o conquistador de todos os inimigos de seu pai; e ele é o louvor de todos os santos.
(2.) Ele é o leão da tribo de Judá, como é chamado com referência a esta profecia (Ap 5.5), que, tendo despojado principados e potestades, subiu como conquistador e se escondeu de modo que ninguém pudesse agitá-lo. para cima, quando ele se assentou à direita do Pai.
(3.) A ele pertence o cetro; ele é o legislador, e para ele será a reunião do povo, como o desejado de todas as nações (Ag 2. 7), que, sendo elevado da terra, atrairá todos os homens a ele (João 12. 32), e em quem os filhos de Deus que estão espalhados no exterior deveriam se reunir como o centro de sua unidade, João 11. 52.
(4.) Nele há abundância de tudo o que é nutritivo e refrescante para a alma, e que mantém e alegra a vida divina nela; nele podemos ter vinho e leite, as riquezas da tribo de Judá, sem dinheiro e sem preço, Is 55. 1.
13 Zebulom habitará na praia dos mares e servirá de porto de navios, e o seu limite se estenderá até Sidom.
14 Issacar é jumento de fortes ossos, de repouso entre os rebanhos de ovelhas.
15 Viu que o repouso era bom e que a terra era deliciosa; baixou os ombros à carga e sujeitou-se ao trabalho servil.
16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás.
18 A tua salvação espero, ó SENHOR!
19 Gade, uma guerrilha o acometerá; mas ele a acometerá por sua retaguarda.
20 Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais.
21 Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas.
Aqui temos a profecia de Jacó a respeito de seis de seus filhos.
I. Com relação a Zebulom (v. 13), que sua posteridade deveria ter sua sorte no litoral, e deveria ter comerciantes, e marinheiros, e comerciantes no mar. Isto foi cumprido quando, duzentos ou trezentos anos depois, a terra de Canaã foi dividida por sorteio, e a fronteira de Zebulão subiu em direção ao mar, Jos 19.11. Se eles próprios tivessem escolhido seu destino, ou se Josué o tivesse designado, poderíamos ter suposto que isso foi feito com o objetivo de tornar boas as palavras de Jacó; mas, sendo feito por sorteio, parece que foi divinamente disposto e Jacó divinamente inspirado. Observe que a sorte da providência de Deus concorda exatamente com o plano do conselho de Deus, como uma cópia fiel do original. Se a profecia diz que Zebulom será um porto de navios, a Providência o plantará assim. Observe:
1. Deus determina os limites de nossa habitação.
2. É nossa sabedoria e dever acomodar-nos à nossa sorte e melhorá-la. Se Zebulom habitar no porto do mar, que seja um porto de navios.
II. A respeito de Issacar. 14, 15.
1. Que os homens daquela tribo sejam fortes e industriosos, aptos para o trabalho e inclinados ao trabalho, particularmente ao trabalho da lavoura, como o burro, que pacientemente carrega seu fardo e, ao ser usado para isso, torna-o mais fácil. Issacar submeteu-se a dois fardos, lavoura e tributo. Foi uma tribo que se esforçou e, prosperando com isso, foi cobrada por aluguéis e impostos.
2. Que eles sejam encorajados em seu trabalho pela bondade da terra que lhes será atribuída.
(1.) Ele viu que descansar em casa era bom. Observe que o trabalho do lavrador é realmente de descanso, em comparação com o dos soldados e marinheiros, cujas pressas e perigos são tais que aqueles que ficam em casa no serviço mais constante não têm motivos para invejá-los.
(2.) Ele viu que a terra era agradável, proporcionando não apenas perspectivas agradáveis para encantar os olhos dos curiosos, mas também frutos agradáveis para recompensar seu trabalho. Muitos são os prazeres de uma vida no campo, abundantemente suficientes para equilibrar as inconveniências dela, se pudermos nos convencer a pensar assim, Issacar, na perspectiva de vantagem, curvou os ombros para suportar: vamos, com um olhar de fé, veja o descanso celestial como bom e aquela terra prometida como agradável; e isso tornará nossos serviços atuais mais fáceis e nos encorajará a curvar nossos ombros diante deles.
III. A respeito de Dã. O que é dito a respeito de Dã também se refere:
1. Àquela tribo em geral, que embora Dã fosse um dos filhos das concubinas, ele deveria ser uma tribo governada por seus próprios juízes, bem como por outras tribos, e deveria, pela arte, a política e a surpresa ganhar vantagens contra seus inimigos, como uma serpente que de repente morde o calcanhar do viajante. Observe que no Israel espiritual de Deus não há distinção entre escravo ou livre, Colossenses 3.11. Dã será incorporado por uma carta tão boa quanto qualquer uma das outras tribos. Observe também que alguns, como Dã, podem se destacar na sutileza da serpente, enquanto outros, como Judá, na coragem do leão; e ambos podem prestar um bom serviço à causa de Deus contra os cananeus. Ou pode referir-se:
2. A Sansão, que era daquela tribo, e julgou Israel, isto é, livrou-os das mãos dos filisteus, não como os outros juízes, lutando contra eles no campo, mas pelos vexames e aborrecimentos que ele lhes deu dissimuladamente: quando ele derrubou a casa sob os filisteus que estavam no telhado dela, ele fez o cavalo derrubar seu cavaleiro.
Assim Jacó prosseguia com seu discurso; mas agora, quase exausto de falar e prestes a desmaiar e morrer, ele se alivia com aquelas palavras que aparecem entre parênteses (v. 18): Esperei pela tua salvação, ó Senhor! Como quem desmaia é ajudado tomando uma colher de licor ou cheirando uma garrafa de destilado; ou, se ele tiver que interromper aqui, e seu fôlego não lhe servir para terminar o que pretendia, com essas palavras ele derrama sua alma no seio de seu Deus, e até mesmo a expira. Observe que as piedosas ejaculações de uma devoção calorosa e viva, embora às vezes possam ser incoerentes, não devem, portanto, ser censuradas como impertinentes; isso pode ser pronunciado afetuosamente, mas não ocorre metodicamente. Não é nenhum absurdo, quando falamos aos homens, elevando nossos corações a Deus. A salvação que ele esperava era Cristo, a semente prometida, de quem ele havia falado. Agora que ele ia ser reunido ao seu povo, ele respira atrás daquele a quem será a reunião do povo. A salvação que ele esperava era também o céu, o país melhor, que ele declarou claramente que buscava (Hb 11.13,14), e continuava buscando, agora que estava no Egito. Agora que ele vai desfrutar da salvação ele se consola com isso, que ele esperou pela salvação. Observe que é do caráter de um santo vivo que ele espere pela salvação do Senhor. Cristo, como nosso caminho para o céu, deve ser esperado; e o céu, como nosso descanso em Cristo, deve ser esperado. Novamente, é o conforto de um santo moribundo ter esperado pela salvação do Senhor; pois então ele terá o que estava esperando: o tão esperado virá.
4. A respeito de Gade. Ele alude ao seu nome, que significa uma tropa, prevê o caráter daquela tribo, que deveria ser uma tribo guerreira, e assim encontramos (1 Cr 12.8); os gaditas eram homens de guerra aptos para a batalha. Ele prevê que a situação daquela tribo do outro lado do Jordão a exporia às incursões dos seus vizinhos, os moabitas e amonitas; e, para que não se orgulhem de sua força e valor, ele prediz que as tropas de seus inimigos deveriam, em muitas escaramuças, superá-los; contudo, para que não se desencorajassem por suas derrotas, ele lhes assegura que deveriam vencer no final, o que foi cumprido quando, no tempo de Saul e de Davi, os moabitas e amonitas foram totalmente subjugados: ver 1 Crônicas 5:18, etc. Observe que a causa de Deus e de seu povo, embora possa parecer por um tempo frustrada e degradada, ainda assim será finalmente vitoriosa. Vincimur in prælio, sed non in bello – Somos frustrados numa batalha, mas não numa campanha. A graça na alma é muitas vezes frustrada em seus conflitos, as tropas da corrupção a vencem, mas a causa é de Deus, e a graça sairá vencedora, sim, mais que vencedora, Rm 8.37.
V. Quanto a Aser (v. 20), que deveria ser uma tribo muito rica, reabastecida não apenas com pão para a necessidade, mas com gordura, com guloseimas, iguarias reais (pois o próprio rei é servido do campo, Ec 5.9). E estes foram exportados de Aser para outras tribos, talvez para outras terras. Observe que o Deus da natureza nos providenciou não apenas o necessário, mas também guloseimas, para que possamos chamá-lo de benfeitor generoso; no entanto, embora todos os lugares sejam competentemente mobiliados com itens de primeira necessidade, apenas alguns lugares oferecem guloseimas. O trigo é mais comum que as especiarias. Se os suportes do luxo fossem tão universais como os suportes da vida, o mundo seria pior do que é, e isso não precisa de ser.
VI. A respeito de Naftali (v. 21), tribo que carrega lutas em seu nome; significa luta, e a bênção que lhe está associada significa prevalecer; é uma corça solta. Embora não encontremos esta previsão tão completamente respondida no evento como algumas das demais, ainda assim, sem dúvida, provou ser verdade que aqueles desta tribo eram:
1. Como a corça amorosa (pois esse é o seu epíteto, Pv 5.19), amigáveis e prestativos uns com os outros e com outras tribos; sua conversa é notavelmente gentil e cativante.
2. Como a retraguarda solta, zeloso por sua liberdade.
3. Como a corça veloz (Sl 18.33), rápida no despacho dos negócios; e talvez,
4. Como o tremor e o medo em tempos de perigo público. É raro que aqueles que são mais amáveis com os amigos sejam mais formidáveis com os inimigos.
5. Que sejam afáveis e corteses, sua linguagem refinada e complacentes, proferindo boas palavras. Observe que entre o Israel de Deus pode ser encontrada uma grande variedade de disposições, contrárias umas às outras, mas todas contribuindo para a beleza e força do corpo, Judá como um leão, Issacar como um asno, Dã como uma serpente, Naftali como uma retaguarda. Que aqueles de diferentes temperamentos e dons não se censurem uns aos outros, nem invejem uns aos outros, assim como aqueles de diferentes estaturas e compleições.
22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.
23 Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem.
24 O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel,
25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre.
26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos.
27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.
Ele termina com as bênçãos de seus filhos mais amados, José e Benjamim; com estes ele dará seu último suspiro.
I. A bênção de José, que é muito grande e completa. Ele é comparado (v. 22) a um ramo frutífero ou a uma árvore jovem; pois Deus o fez frutífero na terra de sua aflição; ele era o dono, cap. 41. 52. Seus dois filhos eram como galhos de uma videira, ou outra planta que se espalhava, correndo por cima do muro. Observe que Deus pode tornar esses grandes confortos frutíferos para eles mesmos e para os outros, que foram considerados secos e murchos. Mais está registrado na história a respeito de José do que a respeito de qualquer outro filho de Jacó; e, portanto, o que Jacó diz dele é histórico e também profético. Observe,
1. As providências de Deus a respeito de José. v. 23, 24. Estas são mencionadas para a glória de Deus e para o encorajamento da fé e esperança de Jacó, de que Deus tinha bênçãos reservadas para sua semente. Observe aqui
(1.) As dificuldades e problemas de José. Embora agora vivesse com tranquilidade e honra, Jacó o lembra das dificuldades pelas quais havia passado anteriormente. Ele teve muitos inimigos, aqui chamados de arqueiros, sendo hábeis em fazer maldades, mestres em sua arte de perseguição. Eles o odiavam: aí começa a perseguição. Eles atiraram seus dardos venenosos contra ele e, assim, o entristeceram profundamente. Seus irmãos, na casa de seu pai, foram muito rancorosos com ele, zombaram dele, despiram-no, ameaçaram-no, venderam-no, pensaram que tinham sido a sua morte. Sua provação na casa de Potifar, o entristeceu profundamente e atirou nele, quando atrevidamente atacou sua castidade (as tentações são dardos ardentes, espinhos na carne, extremamente dolorosos para as almas graciosas); quando ela não prevaleceu nisso, ela o odiou e atirou nele com suas falsas acusações, flechas contra as quais há pouca barreira, mas o domínio que Deus tem nas consciências dos piores homens. Sem dúvida ele tinha inimigos na corte do Faraó, que invejavam sua preferência e procuravam enfraquecê-lo.
(2.) A força e o apoio de José sob todos esses problemas (v. 24): Seu arco permaneceu em força, isto é, sua fé não falhou, mas ele manteve sua posição e saiu vencedor. Os braços de suas mãos foram fortalecidos, ou seja, suas outras graças fizeram a sua parte, sua sabedoria, coragem e paciência, que são melhores que armas de guerra. Em suma, ele manteve tanto a sua integridade como o seu conforto durante todas as suas provações; ele suportou todos os seus fardos com uma resolução invencível e não sucumbiu a eles, nem fez nada que lhe fosse impróprio.
(3.) A nascente e fonte desta força; foi pelas mãos do Deus poderoso, que foi, portanto, capaz de fortalecê-lo, e do Deus de Jacó, um Deus em aliança com ele e, portanto, empenhado em ajudá-lo. Toda a nossa força para resistir às tentações e suportar as aflições vem de Deus: sua graça é suficiente e sua força é aperfeiçoada em nossa fraqueza.
(4.) O estado de honra e utilidade para o qual ele foi posteriormente avançado: Daí (a partir deste estranho método de providência) ele se tornou o pastor e a pedra, o alimentador e apoiador do Israel de Deus, Jacó e sua família. Aqui José era um tipo,
[1.] De Cristo; ele foi alvejado e odiado, mas suportou seus sofrimentos (Is 50.7-9), e depois foi promovido a pastor e pedra.
[2.] Da igreja em geral e dos crentes em particular; o inferno atira suas flechas contra os santos, mas o Céu os protege e fortalece, e os coroará.
2. As promessas de Deus a José. Veja como estas estão conectadas com a primeira: Pelo Deus de teu pai Jacó, que te ajudará. Observe que nossas experiências do poder e da bondade de Deus em nos fortalecer até agora são nossos incentivos para ainda esperarmos pela ajuda dele; aquele que nos ajudou ajudará: podemos construir muito sobre nossos Eben-ezers. Veja o que José pode esperar do Todo-Poderoso, sim, do Deus de seu pai.
(1.) Ele te ajudará nas dificuldades e perigos que ainda podem estar diante de você, ajudará sua semente em suas guerras. Dele veio Josué, que comandou em chefe nas guerras de Canaã.
(2.) Ele te abençoará; e ele apenas abençoa de fato. Jacó ora pedindo uma bênção para José, mas o Deus de Jacó ordena a bênção. Observe as bênçãos conferidas a José.
[1.] Bênçãos diversas e abundantes: Bênçãos do céu acima (chuva em sua estação, e bom tempo em sua estação, e as influências benignas dos corpos celestes); bênçãos das profundezas que existem sob esta terra, que, comparadas com o mundo superior, são apenas uma grande profundidade, com minas e fontes subterrâneas. As bênçãos espirituais são bênçãos do céu, que devemos desejar e buscar em primeiro lugar, e às quais devemos dar preferência; enquanto as bênçãos temporais, as desta terra, devem estar em nossa conta e estima. As bênçãos do útero e dos seios são concedidas quando as crianças nascem com segurança e são amamentadas confortavelmente. Na palavra de Deus, pela qual nascemos de novo e somos nutridos (1 Pe 1.23; 2.2), há para o novo homem bênçãos tanto do ventre como dos seios.
[2.] Bênçãos eminentes e transcendentes, que prevalecem acima das bênçãos de meus progenitores. Seu pai, Isaque, teve apenas uma bênção e, quando a deu a Jacó, não encontrou uma bênção para conceder a Esaú; mas Jacó teve uma bênção para cada um de seus doze filhos, e agora, no final, uma bênção abundante para José. A grande bênção imposta àquela família foi o aumento, que não seguiu tão imediata e tão claramente as bênçãos que Abraão e Isaque deram a seus filhos, como se seguiu à bênção que Jacó deu aos seus; pois, logo após sua morte, eles se multiplicaram excessivamente.
[3.] Bênçãos duradouras e extensas: Até os limites extremos das colinas eternas, incluindo todas as produções das colinas mais frutíferas, e durando enquanto durarem, Is 54. 10. Observe que as bênçãos do Deus eterno incluem as riquezas das colinas eternas e muito mais. Bem, destas bênçãos é dito aqui: Elas serão, então é uma promessa, ou, deixe-as estar, portanto é uma oração, na cabeça de José, para a qual sejam como uma coroa para adorná-la e um capacete para protegê-la. José foi separado de seus irmãos (assim lemos) por um tempo; no entanto, como outros leem, ele era um nazireu entre seus irmãos, melhor e mais excelente do que eles. Observe que não é novidade que os melhores homens encontrem o pior uso, que os nazireus entre seus irmãos sejam expulsos e separados de seus irmãos; mas a bênção de Deus os compensará.
II. A bênção de Benjamim (v. 27): Ele devorará como um lobo; fica claro por isso que Jacó foi guiado no que disse por um espírito de profecia, e não por afeição natural; caso contrário, ele teria falado com mais ternura de seu amado filho Benjamim, a respeito de quem ele apenas prevê e prediz isto, que sua posteridade seria uma tribo guerreira, forte e ousada, e que eles deveriam enriquecer com os despojos de seus inimigos - que eles deveriam ser ativos e ocupados no mundo, e uma tribo tão temida por seus vizinhos quanto qualquer outra: pela manhã, ele devorará a presa, que ele agarrou e dividiu durante a noite. Ou, nos primeiros tempos de Israel, eles serão notados pela atividade, embora muitos deles sejam canhotos, Juízes 3:15; 20. 16. Eúde, o segundo juiz, e Saul, o primeiro rei, eram desta tribo; e assim também nos últimos tempos Ester e Mordecai, por quem os inimigos dos judeus foram destruídos, eram desta tribo. Os benjamitas devoraram como lobos quando abraçaram desesperadamente a causa dos homens de Gibeá, aqueles homens de Belial, Juízes 20. 14. O bem-aventurado Paulo era desta tribo (Rm 11. 1; Fp 3. 5); e ele, na manhã do seu dia, devorou a presa como um perseguidor, mas, à noite, dividiu o despojo como um pregador. Observe que Deus pode servir aos seus próprios propósitos através dos diferentes temperamentos dos homens; o enganado e o enganador são dele.
Morte de Jacó (1689 aC)
28 São estas as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a bênção que lhe cabia.
29 Depois, lhes ordenou, dizendo: Eu me reúno ao meu povo; sepultai-me, com meus pais, na caverna que está no campo de Efrom, o heteu,
30 na caverna que está no campo de Macpela, fronteiro a Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou de Efrom com aquele campo, em posse de sepultura.
31 Ali sepultaram Abraão e Sara, sua mulher; ali sepultaram Isaque e Rebeca, sua mulher; e ali sepultei Lia;
32 o campo e a caverna que nele está, comprados aos filhos de Hete.
33 Tendo Jacó acabado de dar determinações a seus filhos, recolheu os pés na cama, e expirou, e foi reunido ao seu povo.
Aqui está:
I. O resumo das bênçãos dos filhos de Jacó. 28. Embora Rúben, Simeão e Levi tenham sido submetidos às marcas do desagrado de seu pai, ainda assim diz-se que ele os abençoa a cada um de acordo com sua bênção; pois nenhum deles foi rejeitado como Esaú. Observe que quaisquer que sejam as repreensões da palavra ou providência de Deus que estejamos sob a qualquer momento, ainda assim, enquanto tivermos interesse na aliança de Deus, um lugar e um nome entre seu povo, e boas esperanças de uma participação na Canaã celestial, nós devemos nos considerar abençoados.
II. A solene incumbência que Jacó lhes deu a respeito de seu sepultamento, que é uma repetição do que ele havia dado antes a José. Veja como ele fala da morte, agora que está morrendo: devo ser reunido ao meu povo. Observe que é bom representar a morte para nós mesmos sob as imagens mais desejáveis, para que o terror dela possa ser eliminado. Embora nos separe dos nossos filhos e do nosso povo neste mundo, nos une aos nossos pais e ao nosso povo no outro mundo. Talvez Jacó use esta expressão a respeito da morte como uma razão pela qual seus filhos deveriam enterrá-lo em Canaã; pois, diz ele, “Devo ser reunido ao meu povo, minha alma deve ir aos espíritos dos justos aperfeiçoados: e, portanto, sepulte-me com meus pais, Abraão e Isaque, e suas esposas”. Observe,
1. Seu coração estava muito voltado para isso, não tanto por uma afeição natural por sua terra natal, mas por um princípio de fé na promessa de Deus, de que Canaã deveria ser a herança de sua semente no devido tempo. Assim, ele manteria em seus filhos a lembrança da terra prometida, e não apenas teria seu conhecimento renovado dela por uma viagem para lá naquela ocasião, mas também seu desejo por ela e sua expectativa dela seriam preservados.
2. Ele é muito específico ao descrever o local tanto pela situação como pela compra que Abraão fez dele para servir de sepultura (v. 30, 32). Ele temia que seus filhos, depois de dezessete anos de permanência no Egito, tivessem esquecido Canaã, e até mesmo o local de sepultamento de seus ancestrais ali, ou que os cananeus disputassem seu título sobre ela; e, portanto, ele especifica isso amplamente, e a compra dele, mesmo quando ele está morrendo, não apenas para evitar erros, mas para mostrar o quão consciente ele estava daquele país. Observe que é, e deveria ser, um grande prazer para os santos moribundos fixar seus pensamentos na Canaã celestial e no descanso que eles esperam lá após a morte.
III. A morte de Jacó. Quando ele terminou sua bênção e seu encargo (ambos incluídos no comando de seus filhos), e assim terminou seu testemunho, ele se dedicou ao seu último trabalho.
1. Ele se colocou em posição de morrer; tendo antes sentado ao lado da cama, para abençoar seus filhos (o espírito de profecia trazendo óleo fresco para sua lâmpada expirada, Daniel 10. 19), quando esse trabalho foi feito, ele juntou os pés na cama, para que pudesse deitar-se, não apenas como alguém que se submete pacientemente ao golpe, mas como alguém que se prepara alegremente para descansar, agora que está cansado. Vou me deitar e dormir.
2. Ele entregou livremente seu espírito nas mãos de Deus, o Pai dos espíritos: Ele entregou o espírito.
3. A sua alma separada dirigiu-se à assembleia das almas dos fiéis, que, depois de libertadas do fardo da carne, estão em alegria e felicidade: foi reunido ao seu povo. Observe que se o povo de Deus for o nosso povo, a morte nos reunirá a ele.