Gênesis 36

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Neste capítulo temos um relato da posteridade de Esaú, que, a partir dele, foi chamado de edomitas, aquele Esaú que vendeu seu direito de primogenitura e perdeu sua bênção, e não foi amado por Deus como Jacó foi. Aqui está um breve registro mantido de sua família por algumas gerações.

1. Porque ele era filho de Isaque, por quem esta honra lhe foi atribuída.

2. Porque os edomitas eram vizinhos de Israel, e sua genealogia seria útil para esclarecer as seguintes histórias sobre o que aconteceu entre eles.

3. É para mostrar o cumprimento da promessa a Abraão, de que ele seria "o pai de muitas nações", e daquela resposta que Rebeca recebeu do oráculo que ela consultou: "Duas nações estão no teu ventre", e da bênção de Isaque: "Tua habitação será a gordura da terra." Temos aqui,

I. As esposas de Esaú, ver 1-5.

II. Sua remoção para o monte Seir, ver 6-8.

III. Os nomes de seus filhos, ver 9-14.

IV. Os duques que descendiam de seus filhos, ver 15-19.

V. Os duques dos horeus, ver 20-30.

VI. Os reis e duques de Edom, ver 31-43.

Pouco mais é registrado do que seus nomes, porque a história daqueles que estavam fora da igreja (embora talvez pudesse ter sido útil na política) teria sido de pouca utilidade na divindade. É na igreja que se encontram exemplos memoráveis ​​de graça especial e providência especial; pois esse é o recinto, o resto é comum. Este capítulo é resumido, 1 Crônicas 13.5, etc.

As Gerações de Esaú (1780 AC)

1 São estes os descendentes de Esaú, que é Edom.

2 Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;

3 e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.

4 A Ada de Esaú lhe nasceu Elifaz, a Basemate lhe nasceu Reuel;

5 e a Oolibama nasceu Jeús, Jalão e Corá; são estes os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.

6 Levou Esaú suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as pessoas de sua casa, e seu rebanho, e todo o seu gado, e toda propriedade, tudo que havia adquirido na terra de Canaã; e se foi para outra terra, apartando-se de Jacó, seu irmão.

7 Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado.

8 Então, Esaú, que é Edom, habitou no monte Seir.

Observe aqui:

 1. A respeito do próprio Esaú. Ele é chamado Edom (e novamente v. 8), nome pelo qual foi perpetuada a lembrança da tola barganha que ele fez, quando vendeu seu direito de primogenitura por aquele tinto, aquele guisado vermelho. A simples menção desse nome é suficiente para indicar o motivo pelo qual sua família está desanimada com uma conta tão curta. Observe que, se os homens cometem algo errado, devem agradecer a si mesmos, quando isso for, muito depois, lembrado contra eles, para sua reprovação.

2. A respeito de suas esposas e dos filhos que lhe deram na terra de Canaã. Ele teve três esposas e, com todas elas, apenas cinco filhos: muitos têm mais com uma esposa. Deus, na sua providência, muitas vezes decepciona aqueles que seguem caminhos indiretos para construir uma família; contudo, aqui a promessa prevaleceu e a família de Esaú foi edificada.

3. A respeito de sua mudança para o monte Seir, que era o país que Deus lhe havia dado como posse, quando reservou Canaã para a semente de Jacó. Deus o possui, muito tempo depois: dei a Esaú o monte Seir (Dt 2.5; Js 24. 4), razão pela qual os edomitas não devem ser perturbados em sua posse. Aqueles que não têm direito por promessa, como Jacó, a Canaã, podem ter um título muito bom por providência sobre suas propriedades, como Esaú teve ao monte Seir. Esaú começou a se estabelecer entre os parentes de suas esposas, em Seir, antes de Jacó vir de Padã-Arã, cap. 32. 3. É provável que Isaque o tenha enviado para lá (assim como Abraão, em sua vida, enviou os filhos das concubinas de seu filho Isaque para o país oriental, cap. 25. 6), para que Jacó pudesse ter o caminho mais claro aberto para ele à posse da terra prometida. Durante a vida de Isaque, entretanto, Esaú provavelmente ainda tinha alguns efeitos remanescentes em Canaã; mas, após sua morte, ele retirou-se totalmente para o monte Seir, levou consigo o que correspondia à sua parte nos bens pessoais de seu pai e deixou Canaã para Jacó, não apenas porque ele tinha a promessa disso, mas porque Esaú percebeu que se eles continuassem a prosperar como começaram, não haveria espaço para ambos. Assim habitou Esaú no monte Seir. Observe que qualquer oposição que possa ser feita, a palavra de Deus será cumprida, e mesmo aqueles que se opuseram a ela se verão, em algum momento ou outro, sob a necessidade de ceder a ela e aquiescer a ela. Esaú lutou por Canaã, mas agora ele se retira mansamente para o monte Seir; pois os conselhos de Deus certamente permanecerão em vigor, no que diz respeito aos tempos previamente designados e aos limites de nossa habitação.

Os duques de Edom (1729 aC)

9 Esta é a descendência de Esaú, pai dos edomitas, no monte Seir.

10 São estes os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú.

11 Os filhos de Elifaz são: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz.

12 Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque; são estes os filhos de Ada, mulher de Esaú.

13 E os filhos de Reuel são estes: Naate, Zerá, Samá e Mizá; estes foram os filhos de Basemate, mulher de Esaú.

14 E são estes os filhos de Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, mulher de Esaú; e deu a Esaú: Jeús, Jalão e Corá.

15 São estes os príncipes dos filhos de Esaú; os filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú: o príncipe Temã, o príncipe Omar, o príncipe Zefô, o príncipe Quenaz,

16 o príncipe Corá, o príncipe Gaetã, o príncipe Amaleque; são estes os príncipes que nasceram a Elifaz na terra de Edom; são os filhos de Ada.

17 São estes os filhos de Reuel, filho de Esaú: o príncipe Naate, o príncipe Zerá, o príncipe Samá, o príncipe Mizá; são estes os príncipes que nasceram a Reuel na terra de Edom; são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.

18 São estes os filhos de Oolibama, mulher de Esaú: o príncipe Jeús, o príncipe Jalão, o príncipe Corá; são estes os príncipes que procederam de Oolibama, filha de Aná, mulher de Esaú.

19 São estes os filhos de Esaú, e esses seus príncipes; ele é Edom.

Observe aqui:

1. Que apenas os nomes dos filhos e netos de Esaú são registrados, apenas os seus nomes, não a sua história; pois é da igreja que Moisés preserva os registros, não o registro daqueles que estão de fora. Aqueles presbíteros que viveram somente pela fé obtiveram um bom testemunho. É Sião que produz os homens de renome, não Seir, Sl 87. 5. A genealogia também não vai além da terceira e quarta geração; os próprios nomes de todos depois estão enterrados no esquecimento. É apenas a linhagem dos israelitas, que seriam os herdeiros de Canaã, e dos quais viria a semente prometida, e a semente sagrada, que é estendida em qualquer extensão, na medida em que houve ocasião para isso, mesmo de todas as tribos até Canaã ser dividida entre eles, e da linhagem real até a vinda de Cristo.

2. Que estes filhos e netos de Esaú são chamados duques. Provavelmente eram comandantes militares, duques ou capitães, que tinham soldados sob seu comando; pois Esaú e sua família viveram pela espada, cap. 27. 40. Observe que os títulos de honra são mais antigos fora da igreja do que dentro dela. Os filhos de Esaú eram duques quando os filhos de Jacó eram apenas pastores, cap. 47. 3. Esta não é uma razão pela qual tais títulos não devam ser usados ​​entre os cristãos; mas é uma razão pela qual os homens não deveriam supervalorizar a si mesmos, ou aos outros, por causa deles. Há uma honra que vem de Deus e um nome em sua casa que é infinitamente mais valioso. Os edomitas podem ser duques com os homens, mas os israelitas de fato são feitos reis e sacerdotes para nosso Deus.

3. Podemos supor que esses duques tinham numerosas famílias de filhos e servos que eram seus ducados. Deus prometeu multiplicar Jacó e enriquecê-lo; ainda assim, Esaú aumenta e é enriquecido primeiro. Observe que não é novidade que os homens deste mundo estejam cheios de filhos e tenham suas barrigas cheias de tesouros escondidos, Sl 17.14. A promessa de Deus a Jacó começou a funcionar tarde, mas o efeito dela durou mais tempo, e teve seu cumprimento completo no Israel espiritual.

20 São estes os filhos de Seir, o horeu, moradores da terra: Lotã, Sobal, Zibeão e Aná,

21 Disom, Eser e Disã; são estes os príncipes dos horeus, filhos de Seir na terra de Edom.

22 Os filhos de Lotã são Hori e Homã; a irmã de Lotã é Timna.

23 São estes os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.

24 São estes os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.

25 São estes os filhos de Aná: Disom e Oolibama, a filha de Aná.

26 São estes os filhos de Disã: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.

27 São estes os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.

28 São estes os filhos de Disã: Uz e Arã.

29 São estes os príncipes dos horeus: o príncipe Lotã, o príncipe Sobal, o príncipe Zibeão, o príncipe Aná,

30 o príncipe Disom, o príncipe Eser, o príncipe Disã; são estes os príncipes dos horeus, segundo os seus principados na terra de Seir.

No meio desta genealogia dos edomitas aqui está inserida a genealogia dos horeus, aqueles cananeus, ou hititas (compare cap. 26-34), que eram os nativos do monte Seir. Menção é feita a eles, cap. 14. 6, e de seu interesse no Monte Seir, antes que os edomitas tomassem posse dele, Deuteronômio 2. 12, 22. Isso vem aqui, não apenas para esclarecer a história, mas para ser uma reflexão permanente sobre os edomitas por se casarem com eles, pelo que, é provável, eles aprenderam seu caminho e se corromperam. Tendo Esaú vendido seu direito de primogenitura, perdido sua bênção e feito aliança com os hititas, sua posteridade e os filhos de Seir são aqui considerados juntos. Observe que aqueles que traiçoeiramente abandonam a igreja de Deus são justamente contados com aqueles que nunca estiveram nela; os edomitas apóstatas estão no mesmo terreno que os malditos horeus. Nota especial é dada a um Anah que alimentou os jumentos de Zibeão, seu pai (v. 24), e ainda assim é chamado de duque Anah. Observe que aqueles que esperam subir alto devem começar baixo. Uma descendência honrosa não deve impedir os homens de ter um emprego honesto, nem um emprego mesquinho impedir a preferência de qualquer homem. Este Anah não era apenas diligente em seus negócios, mas também engenhoso e bem-sucedido; pois ele encontrou mulas, ou (como alguns leem) águas, banhos quentes, no deserto. Aqueles que são diligentes em seus negócios às vezes encontram mais vantagens do que esperavam.

31 São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel.

32 Em Edom reinou Belá, filho de Beor, e o nome da sua cidade era Dinabá.

33 Morreu Belá, e, em seu lugar, reinou Jobabe, filho de Zerá, de Bozra.

34 Morreu Jobabe, e, em seu lugar, reinou Husão, da terra dos temanitas.

35 Morreu Husão, e, em seu lugar, reinou Hadade, filho de Bedade, o que feriu a Midiã no campo de Moabe; o nome da sua cidade era Avite.

36 Morreu Hadade, e, em seu lugar, reinou Samlá, de Masreca.

37 Morreu Samlá, e, em seu lugar, reinou Saul, de Reobote, junto ao Eufrates.

38 Morreu Saul, e, em seu lugar, reinou Baal-Hanã, filho de Acbor.

39 Morreu Baal-Hanã, filho de Acbor, e, em seu lugar, reinou Hadar; o nome de sua cidade era Paú; e o de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe.

40 São estes os nomes dos príncipes de Esaú, segundo as suas famílias, os seus lugares e os seus nomes: o príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jetete,

41 o príncipe Oolibama, o príncipe Elá, o príncipe Pinom,

42 o príncipe Quenaz, o príncipe Temã, o príncipe Mibzar,

43 o príncipe Magdiel e o príncipe Irã; são estes os príncipes de Edom, segundo as suas habitações na terra da sua possessão. Este é Esaú, pai de Edom.

Ao que parece, aos poucos, os edomitas exterminaram os horeus, obtiveram a posse total do país e tiveram um governo próprio.

1. Eles eram governados por reis, que governavam todo o país, e parecem ter subido ao trono por eleição, e não por descendência linear; assim observa o bispo Patrick. Esses reis reinaram em Edom antes que qualquer rei reinasse sobre os filhos de Israel, isto é, antes do tempo de Moisés, pois ele era rei em Jesurum, Dt 33.5. Deus havia recentemente prometido a Jacó que reis sairiam de seus lombos (cap. 35-11), mas o sangue de Esaú se tornou real muito antes de qualquer um dos de Jacó. Observe que, na prosperidade e honra externas, os filhos da aliança são frequentemente deixados para trás, e aqueles que estão fora da aliança levam a melhor. O triunfo dos ímpios pode ser rápido, mas é curto; logo amadurece e logo apodrece: mas os produtos da promessa, embora lentos, são seguros e duradouros; no final falará e não mentirá. Podemos supor que foi uma grande prova para a fé do Israel de Deus ouvir falar da pompa e do poder dos reis de Edom, enquanto eles eram escravos no Egito; mas aqueles que esperam grandes coisas de Deus devem contentar-se em esperá-las; o tempo de Deus é o melhor momento.

2. Posteriormente, foram governados por duques, novamente aqui mencionados, que, suponho, governaram todos ao mesmo tempo em vários lugares do país. Ou eles estabeleceram esta forma de governo em conformidade com os horeus, que a usaram (v. 29), ou a providência de Deus os reduziu a ela, como alguns conjecturam, para corrigi-los por sua crueldade para com Israel, recusando-lhes uma passagem. embora seu país, Num 20. 18. Observe que quando há abuso de poder, cabe a Deus enfraquecê-lo, transformando-o em diversos canais. Pela transgressão de uma terra, muitos são os seus príncipes. O pecado trouxe Edom de reis a duques, de coroas a diademas. Lemos sobre os duques de Edom (Êx 15:15), mas, muito depois, sobre seus reis novamente.

3. O monte Seir é chamado de terra de sua possessão. Enquanto os israelitas habitavam na casa da servidão e sua Canaã era apenas a terra da promessa, os edomitas habitavam em suas próprias habitações e Seir estava em sua posse. Observe que os filhos deste mundo têm tudo sob controle e nada em esperança (Lucas 16:25); enquanto os filhos de Deus têm tudo na esperança e quase nada em mãos. Mas, considerando todas as coisas, é melhor ter Canaã como promessa do que o monte Seir como posse.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
Código do texto: T7991940
Classificação de conteúdo: seguro