Gênesis 20
Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry em domínio público.
Estamos aqui voltando à história de Abraão; no entanto, a parte que está aqui registrada não é para sua honra. As mais belas bolas de gude têm suas falhas e, enquanto houver manchas ao sol, não devemos esperar nada impecável sob ela. A Escritura, deve-se observar, é imparcial ao relatar as manchas até mesmo de seus personagens mais célebres. Temos aqui,
I. O pecado de Abraão ao negar sua esposa, e o pecado de Abimeleque ao tomá-la, ver 1, 2.
II. O discurso de Deus com Abimeleque em um sonho, nesta ocasião, em que ele mostra a ele seu erro (versículo 3), aceita seu apelo (versículos 4-6) e o orienta a fazer a restituição, versículo 7.
III. O discurso de Abimeleque com Abraão, no qual ele o repreende pela trapaça que havia colocado sobre ele (vers. 8-10), e Abraão o desculpa como pode, vers. 11-13.
IV. O bom resultado da história, em que Abimeleque restaura Abraão, sua esposa (versículos 14-16), e Abraão, pela oração, prevalece com Deus para a remoção do julgamento sob o qual Abimeleque estava, versículos 17, 18.
A Negação de Abraão à Sua Esposa (1898 aC)
“1 Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe, habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar.
2 Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la.”
Aqui está,
1. A remoção de Abraão de Manre, onde viveu quase vinte anos, para o país dos filisteus: Ele peregrinou em Gerar, v. 1. Não nos é dito em que ocasião ele se mudou, seja apavorado com a destruição de Sodoma, ou porque o país ao redor estava prejudicado por ela, ou, como dizem alguns dos escritores judeus, porque ele ficou triste com o incesto de Ló com suas filhas, e a censura que os cananeus lançaram sobre ele e sua religião, por causa de seu parente: sem dúvida, havia algum bom motivo para sua remoção. Observe que, em um mundo onde somos estrangeiros e peregrinos, não podemos esperar estar sempre no mesmo lugar. Novamente, onde quer que estejamos, devemos olhar para nós mesmos, senão como peregrinos.
2. Seu pecado em negar sua esposa, como antes (cap. 12. 13), que não era apenas em si um equívoco que beirava a mentira e que, se admitido como lícito, seria a ruína da conversa humana e uma entrada para toda falsidade, mas também era uma exposição da castidade e honra de sua esposa, da qual ele deveria ter sido o protetor. Mas, além disso, havia aqui um agravamento duplo:
(1.) Ele havia sido culpado desse mesmo pecado antes, e havia sido reprovado por isso, e convencido da loucura da sugestão que o induziu a isso; no entanto, ele retorna a ele. Observe que é possível que um homem bom não apenas caia em pecado, mas recaia no mesmo pecado, por meio da surpresa e da força da tentação e da fraqueza da carne. Que os desviados se arrependam, mas não se desesperem, Jeremias 3. 22.
(2.) Sara, como deveria parecer, estava agora grávida da semente prometida, ou, pelo menos, na expectativa de ficar assim rapidamente, de acordo com a palavra de Deus; ele deveria, portanto, ter cuidado especialmente dela agora, como Juízes 13. 4.
3. O perigo em que Sara foi trazida por este meio: O rei de Gerar mandou e a levou para sua casa, a fim de levá-la para sua cama. Observe que o pecado de um frequentemente ocasiona o pecado de outros; aquele que quebra a barreira dos mandamentos de Deus abre uma brecha para não sabe quantos; o começo do pecado é como deixar a água fluir.
“3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido.
4 Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído; por isso, disse: Senhor, matarás até uma nação inocente?
5 Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso.
6 Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses.
7 Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.”
Parece que Deus se revelou por sonhos (que se evidenciaram como divinos e sobrenaturais) não apenas a seus servos, os profetas, mas também àqueles que estavam fora do âmbito da igreja e da aliança; mas então, geralmente, era com alguma consideração pelo próprio povo de Deus como no sonho de Faraó, para José, em Nabucodonosor, para Daniel, e aqui, no de Abimeleque, para Abraão e Sara, pois ele reprovou este rei por causa deles, Sl 105. 14, 15.
I. Deus o avisa de seu perigo (v. 3), seu perigo de pecado, dizendo-lhe que a mulher é a esposa de um homem, de modo que, se ele a tomar, prejudicará seu marido; seu perigo de morte por este pecado: Tu és um homem morto; e o fato de Deus dizer isso de um homem o torna assim. Observe que todo pecador deliberado deve ser informado de que ele é um homem morto, assim como o malfeitor condenado e o paciente cuja doença é mortal. Se você é um homem mau, certamente você é um homem morto.
II. Ele alega ignorância que Abraão e Sara concordaram em impor a ele, e não deixá-lo saber que eles eram mais do que irmão e irmã, v. 6. Veja que confiança um homem pode ter em relação a Deus quando seu coração não o condena, 1 João 3:21. Se nossas consciências testemunharem nossa integridade e que, por mais que tenhamos sido enganados em uma armadilha, não pecamos consciente e intencionalmente contra Deus, isso será nossa alegria no dia do mal. Ele implora a Deus como Abraão havia feito, cap. 18. 23. Matarás uma nação justa? v. 4. Não uma nação como Sodoma, que foi de fato destruída com justiça, mas uma nação que, neste assunto, era inocente.
III. Deus dá uma resposta muito completa ao que ele havia dito.
1. Ele permite sua súplica e admite que o que fez, o fez na integridade de seu coração: Sim, eu sei, v. 6. Observe que é uma questão de consolo para aqueles que são honestos saber que Deus conhece sua honestidade e a reconhecerá, embora talvez os homens que têm preconceito contra eles não possam ser convencidos disso ou não admitam que o são.
2. Ele o deixa saber que foi impedido de continuar no pecado meramente pela boa mão de Deus sobre ele: Eu te impedi de pecar contra mim. Abimeleque foi impedido de fazer o mal, Abraão de sofrer o mal e Sara de ambos. Observe,
(1.) Há uma grande quantidade de pecados planejados e projetados que nunca são executados. Por mais ruins que as coisas estejam no mundo, elas não são tão ruins quanto o diabo e os homens perversos gostariam que fossem.
(2.) É Deus quem impede os homens de fazerem o mal que eles fariam. Não é dele que há pecado, mas é dele que não há mais pecado, seja por sua influência sobre a mente dos homens, controlando sua inclinação para o pecado, seja por sua providência, tirando a oportunidade de pecar.
(3) É uma grande misericórdia ser impedido de cometer pecado; disto Deus deve ter a glória, quem quer que seja o instrumento, 1 Sam 25. 32, 33.
3. Ele o incumbe de fazer restituição: Agora, pois, não que estejas melhor informado, restitui ao homem sua mulher. Observe que a ignorância não desculpará mais do que continua. Se entramos em um caminho errado por ignorância, isso não desculpará nossa persistência consciente nele, Levítico 5. 3-5. As razões pelas quais ele deve ser justo e gentil com Abraão são:
(1.) Porque ele é um profeta, próximo e querido de Deus, por quem Deus se preocupa de maneira particular. Deus se ressente muito dos ferimentos causados a seus profetas e os considera como feitos a si mesmo.
(2.) Sendo um profeta, ele orará por ti; esta é a recompensa de um profeta, e é uma boa recompensa. É sugerido que havia grande eficácia nas orações de um profeta, e que homens bons deveriam estar prontos para ajudar aqueles com suas orações que precisam deles, e deveriam fazer, pelo menos, esse retorno pelas gentilezas que são feitas a eles. Abraão foi cúmplice do problema de Abimeleque e, portanto, foi obrigado por justiça a orar por ele.
(3.) É por sua conta e risco se você não o restaurar: saiba que certamente morrerá. Observe que aquele que comete injustiça, seja ele quem for, príncipe ou camponês, certamente receberá pelo mal que fez, a menos que se arrependa e faça restituição, Colossenses 3. 25. Nenhuma injustiça pode ser tolerada por Deus, não, nem pela imagem de César estampada nela.
Conduta de Abimeleque em relação a Abraão (1898 aC)
“8 Levantou-se Abimeleque de madrugada, e chamou todos os seus servos, e lhes contou todas essas coisas; e os homens ficaram muito atemorizados.
9 Então, chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que é isso que nos fizeste? Em que pequei eu contra ti, para trazeres tamanho pecado sobre mim e sobre o meu reino? Tu me fizeste o que não se deve fazer.
10 Disse mais Abimeleque a Abraão: Que estavas pensando para fazeres tal coisa?
11 Respondeu Abraão: Eu dizia comigo mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa de minha mulher.
12 Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.
13 Quando Deus me fez andar errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Este favor me farás: em todo lugar em que entrarmos, dirás a meu respeito: Ele é meu irmão.”
Abimeleque, sendo assim avisado por Deus em um sonho, aceita o aviso e, como alguém que realmente tem medo do pecado e de suas consequências, levanta-se cedo para obedecer às instruções que lhe são dadas.
I. Ele tem uma advertência para seus servos, v. 8. O próprio Abraão não poderia ser mais cuidadoso do que era para comandar sua casa neste assunto. Observe que aqueles a quem Deus convenceu do pecado e do perigo devem contar aos outros o que Deus fez por suas almas, para que eles também possam ser despertados e levados a um temor santo semelhante.
II. Ele tem uma repreensão por Abraão. Observe,
1. A séria repreensão que Abimeleque deu a Abraão, v. 9, 10. Seu raciocínio com Abraão nessa ocasião foi muito forte e, no entanto, muito brando. Nada poderia ser dito melhor; ele não o repreende, nem o insulta, não diz: "É esta a sua profissão? Vejo que, embora você não jure, você mentirá. Se estes são profetas, implorarei para ser libertado da vista deles." Mas ele representa de maneira justa o ferimento que Abraão lhe causou e calmamente significa seu ressentimento por isso.
(1.) Ele chama aquele pecado que agora descobriu que estava em perigo de um grande pecado. Observe que até mesmo a luz da natureza ensina aos homens que o pecado do adultério é um pecado muito grande: observe-se, para vergonha de muitos que se dizem cristãos, mas fazem disso um assunto leviano.
(2.) Ele considera que tanto ele quanto seu reino teriam sido expostos à ira de Deus se ele fosse culpado desse pecado, embora por ignorância. Observe que os pecados dos reis geralmente provam ser as pragas dos reinos; os governantes devem, portanto, pelo bem de seu povo, temer o pecado.
(3.) Ele acusa Abraão de fazer o que não era justificável, ao negar seu casamento. Disso ele fala com justiça, mas com ternura; ele não o chama de mentiroso e trapaceiro, mas diz que ele fez ações que não devem ser feitas. Observe que o equívoco e a dissimulação, por mais que possam ser atenuados, são coisas muito ruins e de modo algum devem ser admitidas em nenhum caso.
(4.) Ele considera um grande dano para si mesmo e sua família que Abraão os expôs ao pecado: "O que eu te ofendi? Se eu fosse o teu pior inimigo, tu não poderias ter me causado uma reviravolta pior, nem tomado um curso mais eficaz para se vingar de mim." Observe que devemos considerar que aqueles que nos fazem a maior indelicadeza do mundo de alguma forma nos tentam ou nos expõem ao pecado, embora possam fingir amizade e oferecer aquilo que é grato o suficiente para corromper a natureza.
(5.) Ele o desafia a atribuir uma causa para sua suspeita de que eles são um povo perigoso para um homem honesto viver: "O que você viu, que você fez isso? v. 10. Que razão você teve para pensar que, se soubéssemos que ela era sua esposa, você estaria exposto a qualquer perigo por isso?" Observe que uma suspeita de nossa bondade é justamente considerada uma afronta maior do que um desrespeito à nossa grandeza.
2. A pobre desculpa que Abraão deu para si mesmo.
(1.) Ele alegou a má opinião que tinha do lugar, v. 11. Ele pensou consigo mesmo (embora não pudesse dar nenhuma boa razão para pensar assim): " Certamente o temor de Deus não está neste lugar, e então eles vão me matar".
[1] Pouco bem deve ser esperado onde não há temor de Deus. Ver Sl 36. 1.
[2] Existem muitos lugares e pessoas que têm mais temor de Deus neles do que pensamos que eles têm: talvez eles não sejam chamados pelo nosso nome de divisão, eles não usam nossos distintivos, eles não se ligam a isso sobre o qual temos uma opinião; e, portanto, concluímos que eles não têm o temor de Deus em seus corações, o que é muito prejudicial tanto para Cristo quanto para os cristãos, e nos torna suscetíveis ao julgamento de Deus, Mateus 7. 1.
[3] A falta de caridade e a censura são pecados que são a causa de muitos outros pecados. Quando os homens uma vez se persuadiram a respeito de tal e tal que não temem a Deus, eles pensam que isso os justificará nas práticas mais injustas e anticristãs em relação a eles. Os homens não fariam mal se primeiro não pensassem mal.
(2.) Ele o desculpou da culpa de uma mentira descarada, afirmando que, em certo sentido, ela era sua irmã, v. 12. Alguns pensam que ela era a própria irmã de Ló, que é chamado de seu irmão Ló (cap. 14. 16), embora ele fosse seu sobrinho; então Sara é chamada de irmã dele. Mas aqueles a quem ele disse: Ela é minha irmã, entenderam que ela era tão sua irmã que não era capaz de ser sua esposa; de modo que foi um equívoco, com a intenção de enganar.
(3.) Ele se isenta da imputação de uma afronta destinada a Abimeleque, alegando que tinha sido sua prática antes, de acordo com um acordo entre ele e sua esposa, quando eles se tornaram peregrinos (v. 13): "Quando Deus me fez vagar da casa de meu pai,então resolvemos este assunto." Note,
[1.] Deus deve ser reconhecido em todas as nossas andanças.
[2.] Aqueles que viajam para o exterior e conversam muito com estranhos, pois precisam da sabedoria da serpente, então é necessário que essa sabedoria seja sempre temperada com a inocência da pomba. Pelo que sei, pode-se sugerir que Deus negou a Abraão e Sara a bênção dos filhos por tanto tempo para puni-los por esse pacto pecaminoso, se eles não o fizerem. possuir seu casamento, por que Deus deveria possuí-lo? Mas podemos supor que, após esta repreensão que Abimeleque lhes deu, eles concordaram em nunca fazê-lo novamente, e então atualmente lemos (cap. 21 1, 2) que Sara concebeu.
“14 Então, Abimeleque tomou ovelhas e bois, e servos e servas e os deu a Abraão; e lhe restituiu a Sara, sua mulher.
15 Disse Abimeleque: A minha terra está diante de ti; habita onde melhor te parecer.
16 E a Sara disse: Dei mil siclos de prata a teu irmão; será isto compensação por tudo quanto se deu contigo; e perante todos estás justificada.
17 E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos;
18 porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.”
Aqui está,
I. A bondade de um príncipe que Abimeleque mostrou a Abraão. Veja como os ciúmes de Abraão eram injustos. Ele imaginou que, se soubessem que Sara era sua esposa, o matariam; mas, quando eles souberam disso, em vez de matá-lo, eles foram gentis com ele, assustados pelo menos por causa das repreensões divinas sob as quais estavam.
1. Ele lhe dá sua licença real para morar onde bem entender em seu país, cortejando sua permanência porque ele lhe dá seus presentes reais (v. 14), ovelhas e bois, e (v. 16) mil moedas de prata.Isso ele deu quando ele restaurou Sara, também,
[1.] A título de satisfação pelo mal que ele havia feito, ao levá-la para sua casa: quando os filisteus restauraram a arca, sendo atormentados por detê-la, eles enviaram um presente com ela. A lei determinou que quando a restituição fosse feita, algo deveria ser acrescentado a ela, Lv 6. 5. Ou,
[2.] Para engajar as orações de Abraão por ele; não como se as orações fossem compradas e vendidas, mas devemos nos esforçar para ser gentis com aqueles de cujas coisas espirituais colhemos, 1 Coríntios 9. 11. Observe que é nossa sabedoria obter e manter um interesse por aqueles que têm interesse no céu e fazer nossos amigos aqueles que são amigos de Deus.
[3] Ele dá boas instruções a Sara, diz a ela que seu marido (seu irmão ele o chama, para repreendê-la por chamá-lo assim) deve ser para ela uma cobertura dos olhos, isto é, ela não deve olhar para nenhum outro, nem desejar ser olhada por qualquer outro. Observe que os companheiros de jugo devem ser uns para os outros para cobrir os olhos. A aliança de casamento é uma aliança com os olhos, como a de Jó, cap. 31. 1.
II. A bondade de um profeta que Abraão mostrou a Abimeleque: ele orou por ele, v. 17, 18. Essa honra que Deus colocaria sobre Abraão, embora Abimeleque tivesse restaurado Sara, o julgamento sob o qual ele estava deveria ser removido após a oração de Abraão, e não antes. Assim, Deus curou Miriã, quando Moisés, a quem ela mais afrontara, orou por ela (Nm 12. 13), e se reconciliou com os amigos de Jó quando Jó, a quem eles haviam afligido, orou por eles (Jó 42. 8-10), e assim deu, por assim dizer, em suas mãos que ele se reconciliou com eles. Observe que as orações de homens bons podem ser uma bondade para os grandes homens e devem ser valorizadas.