Gênesis 11

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

A antiga distinção entre os filhos de Deus e os filhos dos homens (professantes e profanos) sobreviveu ao dilúvio, e agora apareceu novamente, quando os homens começaram a se multiplicar: de acordo com esta distinção temos, neste capítulo,

I. A dispersão do filhos dos homens em Babel (versículos 1-9), onde temos:

1. Seu projeto presunçoso e provocador, que era construir uma cidade e uma torre, versículos 1-4.

2. O justo julgamento de Deus sobre eles ao desapontar seu desígnio, ao confundir sua linguagem e assim dispersá-los, vers. 5-9.

II. A linhagem dos filhos de Deus até Abraão (vers. 10-26), com um relato geral de sua família e a remoção de seu país natal, ver. 27, etc.

A confusão de línguas (2247 aC)

1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.

2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali.

3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.

4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.

O final do capítulo anterior nos diz que pelos filhos de Noé, ou entre os filhos de Noé, as nações foram divididas na terra após o dilúvio, isto é, foram distinguidos em várias tribos ou colônias; e, tendo os lugares se tornado muito estreitos para eles, foi designado por Noé ou acordado entre seus filhos, de que maneira cada tribo ou colônia deveria seguir seu curso, começando com os países próximos a eles e planejando prosseguir cada vez mais longe e se afastar cada vez mais uns dos outros, conforme o aumento de suas várias companhias exigisse. Assim foi o assunto bem resolvido, cem anos após o dilúvio, na época do nascimento de Pelegue, mas os filhos dos homens, ao que parece, relutavam em se dispersar em lugares distantes; eles pensaram que quanto mais, mais alegres e seguros, e, portanto, planejaram ficar juntos e demoraram a ir para possuir a terra que o Senhor Deus de seus pais lhes dera.(Josué 18. 3), pensando-se mais sábios do que Deus ou Noé. Agora aqui temos,

I. As vantagens que favoreceram seu desígnio de se manterem juntos,

1. Eles eram todos de uma só língua, v. Se havia línguas diferentes antes do dilúvio, apenas a de Noé, que provavelmente era a mesma de Adão, foi preservada durante o dilúvio e continuou depois dele. Agora, embora todos se entendessem, seriam mais propensos a se amar, mais capazes de se ajudarem e menos inclinados a se separarem.

2. Eles encontraram um lugar confortável e muito conveniente para se estabelecerem (v. 2), uma planície na terra de Sinar, uma planície espaçosa, capaz de conter todos eles, e uma terra frutífera, capaz de acordo com seus números atuais, de sustentá-los todos, embora talvez não tivessem considerado que espaço haveria para eles quando seus números fossem aumentados. Observe que convidar acomodações, para o presente, muitas vezes prova ser uma tentação muito forte para negligenciar o dever e o interesse, pois respeita ao futuro.

II. O método que eles adotaram para se ligarem um ao outro e se estabelecerem juntos em um corpo. Em vez de cobiçar ampliar suas fronteiras por meio de uma partida pacífica sob a proteção divina, eles planejaram fortificá-las e, como aqueles que estavam decididos a guerrear contra o Céu, colocaram-se em posição de defesa. Sua resolução unânime é: vamos construir uma cidade e uma torre. É observável que os primeiros construtores de cidades, tanto no velho mundo (cap. 4. 17), quanto no novo mundo aqui, não eram homens do melhor caráter e reputação: tendas serviam aos súditos de Deus para habitar; as cidades foram construídas pela primeira vez por aqueles que eram rebeldes contra ele e revoltados contra ele. Observe aqui,

1. Como eles entusiasmaram e encorajaram uns aos outros a iniciar este trabalho. Eles disseram: Vamos, façamos tijolos (v. 3), e novamente, (v. 4): Vá, vamos construir uma cidade para nós; por excitações mútuas, eles tornaram um ao outro mais ousado e resoluto. Observe que grandes coisas podem acontecer quando os agentes funerários são numerosos e unânimes, e provocam uns aos outros. Aprendamos a estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, como os pecadores se incitam e encorajam uns aos outros às más obras. Veja Sl 122. 1; Isa 2. 3, 5; Jer 50. 5.

2. Quais materiais eles usaram em sua construção. A região, sendo plana, não produziu nem pedra nem argamassa, mas isso não os desencorajou de seu empreendimento, mas eles fizeram tijolos para servir em vez de pedra, e limo ou piche em vez de argamassa. Veja aqui,

(1.) Que mudança farão aqueles que são resolutos em seus propósitos: se fôssemos zelosamente afetados por uma coisa boa, não deveríamos parar nosso trabalho com tanta frequência quanto o fazemos, sob o pretexto de que queremos conveniências para realizá-lo.

(2.) Que diferença existe entre o edifício dos homens e o de Deus; quando os homens constroem sua Babel, tijolo e lodo são seus melhores materiais; mas, quando Deus constrói sua Jerusalém, ele estabelece até os fundamentos dela com safiras e todas as suas fronteiras com pedras agradáveis, Isaías 54. 11, 12; Ap 21. 19.

3. Para que fins eles construíram. Alguns pensam que pretendiam se proteger contra as águas de outro dilúvio. Deus havia dito a eles que de fato não afogaria o mundo novamente; mas eles confiariam em uma torre de sua própria fabricação, em vez de uma promessa de Deus ou uma arca de sua designação. Se, no entanto, eles tivessem isso em mente, eles teriam escolhido construir sua torre sobre uma montanha em vez de sobre uma planície, mas três coisas, ao que parece, eles visaram ao construir esta torre:

(1.) Parece projetado para uma afronta ao próprio Deus; pois eles construiriam uma torre cujo topo poderia chegar ao céu, o que indica um desafio a Deus, ou pelo menos uma rivalidade com ele. Eles seriam como o Altíssimo, ou chegariam tão perto dele quanto pudessem, não em santidade, mas em altura. Eles esqueceram seu lugar e, desdenhando rastejar na terra, resolveram subir ao céu, não pela porta ou escada, mas por algum outro caminho.

(2.) Eles esperavam com isso fazer um nome para si mesmos; eles fariam algo para ser falado agora, e para dar à posteridade saber que havia homens como eles no mundo. Em vez de morrer e não deixar nenhum memorando para trás, eles deixariam este monumento de seu orgulho, ambição e loucura. Observe,

[1] A afetação de honra e um nome entre os homens geralmente inspiram um estranho ardor por grandes e difíceis empreendimentos, e muitas vezes denunciam o que é mau e ofensivo a Deus.

[2] É justo com Deus enterrar aqueles nomes no pó que são levantados pelo pecado. Esses construtores de Babel fazem grandes despesas tolas para fazer um nome para si mesmos; mas eles não conseguiram nem mesmo este ponto, pois não encontramos em nenhuma história o nome de um desses construtores de Babel. Philo Judæus diz,in perpetuam rei memoriam - como um memorial perpétuo; no entanto, isso também não serviu ao seu propósito.

(3.) Eles fizeram isso para impedir sua dispersão: para que não fôssem espalhados pela face da terra. "Foi feito" (diz Josefo) "em desobediência a esse comando (cap. 9. 1), Reabastecer a terra." Deus ordena que se dispersem. "Não", dizem eles, "não iremos, viveremos e morreremos juntos", eles decidem construir esta cidade e torre, para ser a metrópole de seu reino e o centro de sua unidade. É provável que o bando do ambicioso Ninrode estivesse em tudo isso. Ele não podia se contentar com o comando de uma colônia em particular, mas voltado para a monarquia universal, a fim de que, sob o pretexto de se unir para sua segurança comum, ele planeja mantê-los em um só corpo, para que, tendo-os todos sob seus olhos, ele não deixe de tê-los sob seu poder. Veja a ousada presunção desses pecadores. Aqui está,

[1] Uma ousada oposição a Deus: "Sereis dispersos", diz Deus. “Mas não o faremos", dizem eles. Ai daquele que luta assim com seu Criador.

[2.] Uma competição ousada com Deus. É prerrogativa de Deus ser monarca universal, Senhor de todos e Rei dos reis; o homem que almeja isso se oferece para entrar no trono de Deus, que não dará sua glória a outro.

5 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam;

6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.

8 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.

9 Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.

Temos aqui a anulação do projeto dos construtores de Babel e a reviravolta do conselho daqueles homens obstinados, para que o conselho de Deus permaneça apesar deles. Aqui está,

I. O conhecimento que Deus tomou do desígnio que estava em andamento: O Senhor desceu para ver a cidade, v. 5. É uma expressão à maneira dos homens; ele sabia disso tão clara e plenamente quanto os homens sabem o que vêm ao local para ver.

Observe:

1. Antes de julgar a causa deles, ele a investigou; pois Deus é incontestavelmente justo e imparcial em todos os seus procedimentos contra o pecado e os pecadores, e não condena ninguém que não seja ouvido.

2. É mencionado como um ato de condescendência em Deus notar até mesmo este edifício, do qual os agentes funerários estavam tão orgulhosos; pois ele se humilha para contemplar as transações, mesmo as mais consideráveis, deste mundo inferior, Sl 113. 6.

3. Diz-se ser a torre que os filhos dos homens construíram,que sugere,

(1.) Sua fraqueza e fragilidade como homens. Foi uma coisa muito tola para os filhos dos homens, vermes da terra, desafiar o Céu e provocar o zelo do Senhor. Eles são mais fortes do que ele?

(2.) Sua pecaminosidade e detestabilidade. Eles eram os filhos de Adão,assim é no hebraico; não, daquele Adão, aquele Adão pecador e desobediente, cujos filhos são por natureza filhos da desobediência, filhos que são corruptores.

(3.) Sua distinção dos filhos de Deus, os professantes de religião, de quem esses ousados ​​construtores se separaram e construíram esta torre para apoiar e perpetuar a separação. O piedoso Héber não é encontrado entre esta tripulação ímpia; pois ele e os seus são chamados filhos de Deus e, portanto, suas almas não entram no segredo, nem se unem à assembleia desses filhos dos homens.

II. Os conselhos e resoluções do Deus Eterno sobre este assunto; ele não desceu apenas como espectador, mas como juiz, como príncipe, para olhar para esses homens orgulhosos e humilhá-los, Jó 40:11-14. Observe,

1. Ele permitiu que eles seguissem um bom caminho em seus empreendimentos antes de pôr fim a eles, para que tivessem espaço para se arrepender e, se tivessem tanta consideração, pudessem se envergonhar e se cansar deles; e se não para que sua decepção fosse ainda mais vergonhosa, e todos os que passassem pudessem rir deles, dizendo: Estes homens começaram a construir e não puderam terminar, de modo que as obras de suas mãos, de que prometeram a si mesmos, honra imortal, podem se voltar para sua reprovação perpétua. Observe que Deus tem fins sábios e santos ao permitir que os inimigos de sua glória levem adiante seus projetos ímpios de maneira grandiosa e prosperem por muito tempo em seus empreendimentos.

2. Quando eles, com muito cuidado e labuta, fizeram algum progresso considerável em sua construção, Deus decidiu quebrar suas medidas e dispersá-los. Observe,

(1.) A justiça de Deus, que aparece nas considerações sobre as quais ele procedeu nesta resolução, v. 6. Duas coisas ele considerou:

[1.] Sua unidade, como uma razão pela qual eles devem ser dispersos: "Eis que o povo é um, e todos têm uma só língua. Se eles continuarem, uma grande parte da terra ficará desabitada; o poder de seu príncipe logo será exorbitante; a maldade e a profanação serão insuportavelmente desenfreadas, pois fortalecerão as mãos uns dos outros nela; e, o que é pior de tudo, haverá um desequilíbrio na igreja, e esses filhos dos homens, se assim incorporados, engolirão o pequeno remanescente dos filhos de Deus”. Portanto, é decretado que eles não devem ser um. Note: A unidade é uma política, mas não é a marca infalível de uma igreja verdadeira; ainda, enquanto os construtores de Babel, embora de diferentes famílias, disposições e interesses, foram unânimes em se opor a Deus, que pena, e que vergonha, que os construtores de Sião, embora unidos em uma cabeça e Espírito comuns, estejam divididos, como estão, em servir a Deus! Mas não se maravilhe com o assunto. Cristo não veio para enviar paz.

[2.] Sua obstinação: Agora nada lhes será restringido; e esta é uma razão pela qual eles devem ser cruzados e frustrados em seu desígnio. Deus tentou, por seus comandos e admoestações, retirá-los desse projeto, mas em vão; portanto, ele deve seguir outro curso com eles. Veja aqui, primeiro, a pecaminosidade do pecado e a obstinação dos pecadores; desde que Adão não quis ser restringido da árvore proibida, sua semente não santificada tem estado impaciente com a restrição e pronta para se rebelar contra ela.

Em segundo lugar, veja a necessidade dos julgamentos de Deus sobre a terra, para manter o mundo em alguma ordem e amarrar as mãos daqueles que não serão controlados pela lei.

(2.) A sabedoria e a misericórdia de Deus nos métodos que foram adotados para derrotar este empreendimento (v. 7): Vamos, desçamos e confundamos ali a sua linguagem. Isso não foi falado aos anjos, como se Deus precisasse de seus conselhos ou assistência, mas Deus fala para si mesmo, ou o Pai para o Filho e o Espírito Santo. Eles disseram: Vá, vamos fazer tijolos, e Vá, vamos construir uma torre, animando um ao outro para a tentativa; e agora Deus diz: Vá, vamos confundir a linguagem deles; pois, se os homens se incitarem a pecar, Deus se incitará a se vingar, Isaías 59. 17, 18. Agora observe aqui,

[1] A misericórdia de Deus, em moderar a penalidade, e não torná-la proporcional à ofensa; pois ele não lida conosco de acordo com nossos pecados. Ele não diz: " Vamos cair agora em trovões e relâmpagos, e consumir esses rebeldes em um momento"; ou, "Que a terra se abra e engula eles e sua construção, e que aqueles que estão subindo para o céu pelo caminho errado desçam rapidamente para o inferno". Não; apenas: "Vamos descer,para que eles não possam ter prazer um no outro.” Observe que Deus tem vários meios, e eficazes, para frustrar e derrotar os projetos de homens orgulhosos que se opõem a ele e, particularmente, para dividi-los entre si, seja dividindo seus espíritos (Jz 9. 23), ou dividindo suas línguas, como Davi ora, Sl 55. 9.

III. A execução desses conselhos de Deus, para destruir e derrotar os conselhos dos homens, v. 8, 9. Deus os fez saber cuja palavra deveria permanecer, a dele ou a deles, como é a expressão, Jeremias 44. 28. Apesar de sua unidade e obstinação, Deus era muito duro para eles, e onde eles agiram com orgulho, ele estava acima deles; pois quem já endureceu seu coração contra ele e prosperou? Três coisas foram feitas:

1. A linguagem deles foi confundida. Deus, que, quando fez o homem, ensinou-o a falar e colocou em sua boca palavras adequadas para expressar as concepções de sua mente, agora fez com que esses construtores esquecessem sua língua anterior e falassem e entendessem uma nova, que ainda era comum aos da mesma tribo ou família, mas não a outros: os de uma colônia podiam conversar entre si, mas não com os de outra. Agora,

(1.) Este foi um grande milagre e uma prova do poder que Deus tem sobre as mentes e línguas dos homens, que ele transforma como os rios de água.

(2.) Este foi um grande julgamento sobre esses construtores; pois, sendo assim privados do conhecimento da língua antiga e sagrada, eles se tornaram incapazes de se comunicar com a verdadeira igreja, na qual foi retida, e provavelmente contribuiu muito para a perda do conhecimento do verdadeiro Deus.

(3.) Todos nós sofremos com isso até hoje. Em todas as inconveniências que suportamos pela diversidade de línguas, e todas as dores e problemas que enfrentamos para aprender as línguas que temos oportunidade, nós sofremos pela rebelião de nossos ancestrais em Babel. Não, e aquelas infelizes controvérsias que são conflitos de palavras e surgem de nosso mal-entendido na linguagem um do outro, pois tudo que sei se deve a essa confusão de línguas.

(4.) O projeto de alguns de moldar um caráter universal, a fim de uma linguagem universal, por mais desejável que pareça, ainda é, penso eu, uma tentativa vã; pois é lutar contra uma sentença divina, pela qual as línguas das nações serão divididas enquanto o mundo permanecer.

(5.) Podemos aqui lamentar a perda do uso universal da língua hebraica, que desde então era a língua vulgar apenas dos hebreus, e continuou assim até o cativeiro na Babilônia, onde, mesmo entre eles, foi trocada pelo siríaco.

(6.) Como a confusão de línguas dividiu os filhos dos homens e os dispersou, assim o dom de línguas concedido aos apóstolos (Atos 2), contribuiu grandemente para a reunião dos filhos de Deus, que estavam dispersos, e para a união deles em Cristo, para que com uma só mente e uma só boca pudessem glorificar a Deus, Rom 15. 6.

2. A construção deles foi interrompida: Eles pararam de construir a cidade. Este foi o efeito da confusão de suas línguas; pois isso não apenas os incapacitou para ajudar um ao outro, mas provavelmente atingiu tanto seus espíritos que eles não puderam prosseguir, pois viram, nisso, a mão do Senhor estendida contra eles. Observe:

(1) É sábio deixar de lado aquilo contra o qual vemos que Deus luta.

(2.) Deus é capaz de explodir e reduzir a nada todos os dispositivos e desígnios dos construtores de Babel. Ele se senta no céu e ri dos conselhos dos reis da terra contra ele e seu ungido; e os forçará a confessar que não há sabedoria nem conselho contra o Senhor, Provérbios 21:30; Is 8. 9, 10.

3. Os construtores foram espalhados por toda a face da terra, v. 8, 9. Eles partiram em grupos, depois de suas famílias e depois de suas línguas (cap. 10. 5, 20, 31), para os vários países e lugares que lhes foram atribuídos na divisão que havia sido feita, que eles conheciam antes, mas não iriam. para tomar posse até agora que eles foram forçados a isso. Observe aqui:

(1.) A mesma coisa que eles temiam veio sobre eles. Aquela dispersão que procurou escapar por um ato de rebelião, eles por este ato trouxeram sobre si mesmos; pois é mais provável que caiamos naquele problema do qual procuramos fugir por métodos indiretos e pecaminosos.

(2.) Foi a obra de Deus: o Senhor os dispersou. A mão de Deus deve ser reconhecida em todas as providências de dispersão; se a família está espalhada, os parentes espalhados, as igrejas espalhadas, é obra do Senhor.

(3.) Embora eles estivessem tão firmemente ligados um ao outro quanto possível, o Senhor os dispersou; pois nenhum homem pode manter junto o que Deus separará.

(4.) Assim, Deus justamente se vingou deles por sua unidade naquela tentativa presunçosa de construir sua torre. As dispersões vergonhosas são o justo castigo das uniões pecaminosas. Simeão e Levi, que haviam sido irmãos em iniquidade, foram divididos em Jacó, cap. 49. 5, 7; Sl 83. 3-13.

(5.) Eles deixaram para trás um memorando perpétuo de sua reprovação, no nome dado ao local. Chamava-se Babel, confusão. Aqueles que visam a um grande nome geralmente saem com um nome ruim.

(6.) Os filhos dos homens foram finalmente dispersos e nunca se reuniram, nem nunca se reunirão novamente, até o grande dia, quando o Filho do homem se assentará no trono de sua glória e todas as nações serão reunidas diante dele, Mat 25. 31, 32.

10 São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio;

11 e, depois que gerou a Arfaxade, viveu Sem quinhentos anos; e gerou filhos e filhas.

12 Viveu Arfaxade trinta e cinco anos e gerou a Salá;

13 e, depois que gerou a Salá, viveu Arfaxade quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.

14 Viveu Salá trinta anos e gerou a Héber;

15 e, depois que gerou a Héber, viveu Salá quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.

16 Viveu Héber trinta e quatro anos e gerou a Pelegue;

17 e, depois que gerou a Pelegue, viveu Héber quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.

18 Viveu Pelegue trinta anos e gerou a Reú;

19 e, depois que gerou a Reú, viveu Pelegue duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas.

20 Viveu Reú trinta e dois anos e gerou a Serugue;

21 e, depois que gerou a Serugue, viveu Reú duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.

22 Viveu Serugue trinta anos e gerou a Naor;

23 e, depois que gerou a Naor, viveu Serugue duzentos anos; e gerou filhos e filhas.

24 Viveu Naor vinte e nove anos e gerou a Tera;

25 e, depois que gerou a Tera, viveu Naor cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas.

26 Viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.

Temos aqui uma genealogia, não uma genealogia sem fim, pois aqui termina em Abrão, o amigo de Deus, e leva mais adiante a Cristo, a semente prometida, que era filho de Abrão, e de Abrão a genealogia de Cristo é contada (Mat 1. 1, etc.); para que coloque cap. 5., cap. 11., e Mat 1, juntos, e você tem uma genealogia tão completa de Jesus Cristo que não pode ser produzida, pelo que sei, a respeito de qualquer pessoa no mundo, fora de sua linhagem e a uma distância tão grande da nascente. E, reunindo essas três genealogias, descobriremos que duas vezes dez e três vezes quatorze gerações ou descendências se passaram entre o primeiro e o segundo Adão, deixando claro a respeito de Cristo que ele não era apenas o Filho de Abraão, mas o Filho do homem, e a semente da mulher. Observe aqui:

1. Nada é deixado registrado a respeito dos desta linhagem, exceto seus nomes e idades, o Espírito Santo parecendo apressar-se através deles para a história de Abrão. Quão pouco sabemos daqueles que vieram antes de nós neste mundo, mesmo aqueles que viveram nos mesmos lugares onde vivemos, como também sabemos pouco daqueles que são nossos contemporâneos em lugares distantes! Temos o suficiente para fazer para cuidar do trabalho de nosso próprio dia e deixar Deus sozinho parar e querer o que é passado, Ecl 3. 15. 2. Houve uma diminuição gradual observável nos anos de suas vidas. Sem chegou a 600 anos, o que ainda ficou aquém da idade dos patriarcas antes do dilúvio; os três seguintes ficaram aquém de 500; os três seguintes não chegaram a 300; depois deles, não lemos sobre nenhum que atingiu 200, exceto Tera; e, não muitos anos depois disso, Moisés calculou setenta ou oitenta como o máximo que os homens normalmente chegam. Quando a terra começou a ser preenchida, a vida dos homens começou a encurtar; de modo que a diminuição deve ser imputada à sábia disposição da Providência, e não a qualquer decadência da natureza. Por causa dos eleitos, os dias dos homens são abreviados; e, sendo maus, é bom que sejam poucos e não alcancem os anos da vida de nossos pais, cap.47. 9.

3. Héber, de quem os hebreus foram denominados, foi o mais longevo de todos os que nasceram após o dilúvio, o que talvez tenha sido a recompensa de sua piedade singular e adesão estrita aos caminhos de Deus.

As Gerações de Tera (1921 aC)

27 São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.

28 Morreu Harã na terra de seu nascimento, em Ur dos caldeus, estando Tera, seu pai, ainda vivo.

29 Abrão e Naor tomaram para si mulheres; a de Abrão chamava-se Sarai, a de Naor, Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.

30 Sarai era estéril, não tinha filhos.

31 Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.

32 E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.

Aqui começa a história de Abrão, cujo nome é famoso, doravante, em ambos os Testamentos. Nós temos aqui,

I. Seu país: Ur dos caldeus. Esta foi a terra de sua natividade, um país idólatra, onde até os próprios filhos de Héber haviam degenerado. Observe que aqueles que são, pela graça, herdeiros da terra da promessa, devem se lembrar qual era a terra de sua natividade, qual era seu estado corrupto e pecaminoso por natureza, a rocha da qual foram talhados.

II. Seus parentes, mencionados por causa dele e por causa de seu interesse na história a seguir.

 1. Seu pai era Tera, de quem é dito (Josué 24. 2) que ele serviu a outros deuses, do outro lado do dilúvio, tão cedo a idolatria ganhou pé no mundo, e tão difícil é mesmo para aqueles que tenha alguns bons princípios para nadar contra a corrente. Embora seja dito (v. 26) que quando Tera tinha setenta anos, ele gerou Abrão, Naor e Harã (o que parece nos dizer que Abrão era o filho mais velho de Tera e nasceu em seu septuagésimo ano), ainda, comparando o v. 32, que faz Tera morrer em seu 205º ano, com Atos 7. 4 (onde é dito que ele tinha apenas setenta e cinco anos quando saiu de Harã), parece que ele nasceu no ano 130 de Tera e provavelmente era seu filho mais novo; pois, nas escolhas de Deus, os últimos são frequentemente os primeiros e os primeiros os últimos. Temos,

2. Alguns relatos de seus irmãos.

(1.) Naor, de cuja família Isaque e Jacó tiveram suas esposas.

(2.) Harã, o pai de Ló, de quem é dito aqui (v. 28) que ele morreu antes de seu pai Tera. Observe que os filhos não podem ter certeza de que sobreviverão aos pais; pois a morte não passa por antiguidade, levando primeiro o mais velho. A sombra da morte é sem ordem, Jó 10. 22. Também é dito que ele morreu em Ur dos caldeus, antes da feliz remoção da família daquele país idólatra. Observe que nos preocupa sairmos rapidamente de nosso estado natural, para que a morte não nos surpreenda.

3. Sua esposa era Sarai, que alguns pensam, era a mesma com Isca, filha de Harã. O próprio Abrão diz dela que ela era filha de seu pai, mas não filha de sua mãe, cap. 20. 12. Ela era dez anos mais nova que Abrão.

III. Sua partida de Ur dos Caldeus, com seu pai Tera, seu sobrinho Ló e o resto de sua família, em obediência ao chamado de Deus, sobre o qual leremos mais, cap. 12. 1, etc. Este capítulo os deixa em Harã, ou Charran, um lugar a meio caminho entre Ur e Canaã, onde eles moraram até que a cabeça de Tera foi deitada, provavelmente porque o velho era incapaz, devido às enfermidades da idade, de seguir em sua jornada. Muitos chegam a Charran, mas ficam aquém de Canaã; eles não estão longe do reino de Deus e, no entanto, nunca chegam lá.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/01/2024
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