Gênesis 6

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

A coisa mais notável que temos registrada sobre o velho mundo é a destruição dele pelo dilúvio universal, cujo relato começa neste capítulo, no qual temos:

I. A iniquidade abundante desse mundo perverso, ver 1-5, e ver 11, 12.

II. O justo ressentimento do Deus justo por essa iniquidade abundante e sua santa resolução de puni-la, ver 6, 7.

III. O favor especial de Deus a seu servo Noé.

1. No caráter dado a ele, ver 8-10.

2. Na comunicação do propósito de Deus para ele, ver 13, 17.

3. Nas instruções que ele lhe deu para fazer uma arca para sua própria segurança, ver 14-16.

4. Ao empregá-lo para a preservação do resto das criaturas,ver 18-21. Por fim, a obediência de Noé às instruções que lhe foram dadas, v. 22. E isto a respeito do velho mundo está escrito para nossa advertência, para quem os fins do novo mundo chegaram.

Depravação do Mundo (2469 aC)

1 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,

2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.

Para a glória da justiça de Deus e para alertar um mundo perverso, antes da história da ruína do velho mundo, temos um relato completo de sua degeneração, sua apostasia de Deus e rebelião contra ele. A destruição dela foi um ato, não de soberania absoluta, mas de justiça necessária, para manter a honra do governo de Deus. Agora, aqui temos um relato de duas coisas que ocasionaram a maldade do velho mundo:

1. O aumento da humanidade: Os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra. Este foi o efeito da bênção (cap. 1. 28), e ainda assim a corrupção do homem abusou e perverteu tanto esta bênção que se transformou em maldição. Assim, o pecado aproveita as misericórdias de Deus para ser o mais excessivamente pecaminoso. Prov 29. 16: “Quando os ímpios se multiplicam, a transgressão aumenta.“ Quanto mais pecadores, mais pecado; e a multidão de ofensores encoraja os homens. As doenças infecciosas são mais destrutivas em cidades populosas; e o pecado é uma lepra que se espalha. Assim, na igreja do Novo Testamento, quando o número dos discípulos foi multiplicado, surgiu um murmúrio (Atos 6. 1), e lemos sobre uma nação que se multiplicou, não para o aumento de sua alegria, Isa 9. 3. Numerosas famílias precisam ser bem governadas, para que não se tornem famílias perversas.

2. Casamentos mistos (v. 2): Os filhos de Deus (isto é, os professantes da religião, que foram chamados pelo nome do Senhor e invocados por esse nome),casaram com as filhas dos homens, isto é, aquelas que eram profanas e estranhas a Deus e à piedade. A posteridade de Sete não se manteve singular, como deveria ter feito, tanto para a preservação de sua própria pureza quanto para detestar a apostasia. Eles se misturaram com a raça excomungada de Caim: eles tomaram para si esposas de todas as que escolheram. Mas o que havia de errado nesses casamentos?

(1.) Eles escolheram apenas pelo olho: eles viram que eram belas, e foi tudo o que olharam. (2.) Eles seguiram a escolha que seus próprios afetos corruptos fizeram: eles pegaram tudo o que escolheram, sem conselho e consideração. Mas,

(3.) O que provou ser tão ruim para eles foi que eles casaram com esposas estranhas, estavam em jugo desigual com incrédulos, 2 Coríntios 6. 14. Isso foi proibido a Israel, Deut 7. 3, 4. Foi a infeliz ocasião da apostasia de Salomão (1 Reis 11. 1-4), e foi de más consequências para os judeus após seu retorno da Babilônia, Esdras 9. 1, 2. Observe que os professantes de religião, ao se casarem com eles mesmos e com seus filhos, devem ter consciência de se manter dentro dos limites da profissão. Os maus mais cedo corromperão os bons do que os bons reformarão os maus. Aqueles que se professam filhos de Deus não devem se casar sem Seu consentimento, o que eles não têm se se unirem por afinidade com seus inimigos.

3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.

Isso vem aqui como um sinal do descontentamento de Deus com aqueles que se casaram com esposas estranhas; ele ameaça retirar deles seu Espírito, a quem eles haviam entristecido por tais casamentos, ao contrário de suas convicções: as concupiscências carnais são frequentemente punidas com julgamentos espirituais, o mais grave de todos os julgamentos. Ou como outra ocasião da grande maldade do velho mundo; o Espírito do Senhor, sendo provocado por sua resistência a seus movimentos, deixou de lutar com eles, e então toda religião logo se perdeu entre eles. Isso ele os adverte antes, para que não irritem ainda mais seu Espírito Santo, mas por suas orações possam mantê-lo com eles. Observe neste versículo,

I. A resolução de Deus nem sempre é lutar com o homem por seu Espírito. O Espírito então lutou pela pregação de Noé (1 Pedro 3:19, 20) e por verificações internas, mas foi em vão com a maioria dos homens; portanto, diz Deus, Ele nem sempre se esforçará. Observe,

1. O bendito Espírito luta com os pecadores, pelas convicções e admoestações de consciência, para desviá-los do pecado para Deus.

2. Se o Espírito for resistido, extinto e combatido, embora ele lute por muito tempo, ele não lutará sempre, Os 4. 17.

3. Aqueles por quem o Espírito da graça deixou de lutar estão amadurecendo rapidamente para a ruína.

II. A razão desta resolução: Pois o homem também é carne, isto é, incuravelmente corrupto, carnal e sensual, de modo que é trabalho perdido lutar com ele. O etíope pode mudar de pele? Ele também, isto é, Todos, tanto um quanto o outro, todos eles afundaram na lama da carne. Observe:

1. É a natureza corrupta e a inclinação da alma para a carne que se opõem aos esforços do Espírito e os tornam ineficazes.

2. Quando um pecador aderiu por muito tempo a esse interesse e ficou do lado da carne contra o Espírito, o Espírito justamente retira seu arbítrio e não se esforça mais. Ninguém perde os esforços do Espírito, exceto aqueles que primeiro os perderam.

III. Uma prorrogação concedida, não obstante: Ainda assim os seus dias serão cento e vinte anos; por tanto tempo adiarei o julgamento que eles merecem e lhes darei espaço para evitá-lo por meio de seu arrependimento e reforma. A Justiça disse: Corte-os; mas a misericórdia intercedeu, Senhor, deixe-os em paz também este ano; e até agora a misericórdia prevaleceu, que um indulto foi obtido por seis anos. Observe que o tempo de paciência e tolerância de Deus para provocar os pecadores às vezes é longo, mas sempre limitado: indultos não são perdões; embora Deus suporte um longo tempo, ele não suportará sempre.

(Nota do Tradutor: Deus é Justíssimo porque é perfeito em todos os seus atributos, especialmente nos de onisciência, bondade e misericórdia. Como tudo conhece perfeitamente pode saber em quem se encontrará ainda que seja uma pequena fagulha de arrependimento sincero em relação ao pecado, pela qual poderá exercer os atributos de bondade e misericórdia para conduzir o arrependido à salvação eterna. É por conta deste mesmo conhecimento onisciente daqueles em que jamais encontrará qualquer arrependimento que os sujeita à condenação eterna, em razão da rebeldia permanente dos mesmos.

Então somente Ele é digno de glória, honra e louvor permanentemente, porque tem demonstrado de forma prática na história da humanidade, o quanto é longânimo e cheio de graça, para esperar muitas vezes por anos seguidos para enfim salvar aqueles que andaram ofendendo-o repetidamente com seus pecados grosseiros contra a Sua santidade e justiça, atraindo-os a Jesus Cristo, para que pela fé no Seu sacrifício expiatório e vicário no lugar deles, possa adotá-los como filhos amados.)

4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

Temos aqui mais um relato da corrupção do velho mundo. Quando os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens, embora isso fosse muito desagradável para Deus, ele não os cortou imediatamente, mas esperou para ver qual seria o resultado desses casamentos e de que lado os filhos ficariam. depois; e provou (como geralmente acontece) que eles seguiram o pior lado. Aqui está,

I. A tentação sob a qual eles estavam de oprimir e praticar violência. Eles eram gigantes e eram homens de renome; eles se tornaram muito duros para todos ao seu redor e carregaram tudo diante deles,

1. Com seu grande volume, como os filhos de Anaque, Num 13. 33.

2. Com seu grande nome, como o rei da Assíria, Isa 37. 11. Estes os tornaram o terror dos poderosos na terra dos viventes; e, assim armados, eles ousadamente insultaram os direitos de todos os seus vizinhos e pisotearam tudo o que é justo e sagrado. Observe que aqueles que têm tanto poder sobre os outros que podem oprimi-los, raramente têm tanto poder sobre si mesmos que não oprimem; grande poder é uma armadilha muito grande para muitos. Essa raça degenerada menosprezou a honra que seus ancestrais obtiveram pela virtude e pela religião e se tornou um grande nome por aquilo que foi a ruína perpétua de seu bom nome.

II. A acusação apresentada e provada contra eles, v. 5. As provas produzidas eram incontestáveis. Deus viu, e isso foi em vez de mil testemunhas. Deus vê toda a maldade que há entre os filhos dos homens; não pode ser escondido dele agora e, se não se arrepender, não será escondido por ele em breve. Agora, o que Deus notou?

1. Ele observou que as correntes do pecado que fluíam na vida dos homens, e a largura e profundidade dessas correntes: Ele viu que a maldade do homem era grande na terra. Observe a conexão disso com o que se passa antes: os opressores eram homens poderosos e homens de renome; e, então, Deus viu que a maldade do homem era grande.Observe que a maldade de um povo é realmente grande quando os pecadores mais notórios são homens de renome entre eles. As coisas são ruins quando os homens maus não são apenas honrados apesar de sua maldade, mas honrados por sua maldade, e os homens mais vis são exaltados. A maldade é então grande quando os grandes homens são maus. A maldade deles era grande, isto é, a abundância do pecado era cometida em todos os lugares, por todos os tipos de pessoas; e o pecado que era em sua própria natureza mais grosseiro, hediondo e provocador; foi cometido com ousadia e com um desafio ao céu, nem nenhum cuidado foi tomado por aqueles que tinham poder em suas mãos para contê-lo e puni-lo. Isto Deus viu. Observe que todos os pecados dos pecadores são conhecidos por Deus, o Juiz. Aqueles que estão mais familiarizados com o mundo, embora vejam muita maldade nele, veem pouco daquilo que é; mas Deus vê tudo, e julga corretamente a respeito de quão grande é, nem pode ser enganado em seu julgamento.

2. Ele observou a fonte do pecado que estava no coração dos homens. Qualquer um pode ver que maldade do homem era grande, pois eles declararam seu pecado como Sodoma; mas os olhos de Deus foram além: Ele viu que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era apenas má continuamente - uma visão triste e muito ofensiva aos olhos santos de Deus! Esta foi a raiz amarga, a fonte corrupta: toda a violência e opressão, todo o luxo e devassidão que havia no mundo provinham da corrupção da natureza; a concupiscência os concebeu, Tiago 1. 15. Veja Mateus 15. 19.

(1.) O coração não era nada; era enganoso e desesperadamente perverso. Os princípios eram corruptos e os hábitos e disposições maus.

(2.) Os pensamentos do coração eram assim. Às vezes, o pensamento é considerado o julgamento ou opinião estabelecida, e isso foi subornado, tendencioso e enganado; às vezes significa o funcionamento da fantasia, e estes sempre foram vaidosos ou vis, tecendo a teia de aranha ou chocando o ovo do basilisco.

(3.) A imaginação dos pensamentos do coração era assim, isto é, seus desígnios e artifícios eram perversos. Eles não fizeram o mal por mero descuido, como aqueles que andam em todas as aventuras, sem prestar atenção ao que fazem; mas eles fizeram o mal deliberada e intencionalmente, planejando como fazer maldades. Foi realmente ruim; pois era apenas mal, continuamente mal, e toda imaginação era assim. Não havia bem entre eles, não, em nenhum momento: a corrente do pecado estava cheia, forte e constante; e Deus o viu; ver Sl 14. 1-3.

A humanidade ameaçada de destruição (2469 aC)

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Aqui está,

I. o ressentimento de Deus pela maldade do homem. Ele não o via como um espectador despreocupado, mas como alguém ferido e afrontado por ela; ele viu isso como um pai terno vê a loucura e a teimosia de um filho rebelde e desobediente, o que não apenas o irrita, mas o entristece e o faz desejar ter estado sem filhos. As expressões aqui usadas são muito estranhas: O Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, de ter feito uma criatura de tão nobres poderes e faculdades e de tê-lo colocado nesta terra, que ele construiu e forneceu com o propósito de ser uma habitação conveniente e confortável para ele; e isso lhe pesou no coração.Essas são expressões à maneira dos homens e devem ser entendidas de modo a não refletir sobre a honra da imutabilidade ou felicidade de Deus.

1. Esta linguagem não implica nenhuma paixão ou desconforto em Deus (nada pode criar perturbação para a Mente Eterna), mas expressa seu justo e santo desagrado contra o pecado e os pecadores, contra o pecado como odioso à sua santidade e contra os pecadores como odiosos para sua justiça. Ele é pressionado pelos pecados de suas criaturas (Amós 2. 13), cansado (Isa 43. 24), quebrantado (Ez 6. 9), triste (Sl 115. 10), e aqui entristecido no coração,como os homens são quando são injustiçados e abusados ​​por aqueles com quem foram muito gentis e, portanto, se arrependem de sua bondade e desejam nunca ter criado aquela cobra em seu seio que agora sibila em seu rosto e os pica no coração. Deus assim odeia o pecado? E não devemos odiá-lo? Nosso pecado o entristeceu no coração? E não devemos ficar tristes e com o coração ferido por isso? Oh, que esta consideração nos humilhe e nos envergonhe, e que possamos olhar para aquele a quem entristecemos e lamentar! Zc 12. 10.

2. Não implica nenhuma mudança na mente de Deus; pois ele está em uma mente, e quem pode desviá-lo? Com ele não há variabilidade. Mas expressou uma mudança de seu caminho. Quando Deus fez o homem reto, ele descansou e foi revigorado (Êxodo 31:17), e seu caminho em direção a ele foi tal que mostrou que ele estava satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos; mas, agora que o homem havia apostatado, ele não podia fazer outra coisa senão mostrar-se descontente; de modo que a mudança foi no homem, não em Deus. Deus se arrependeu de ter feito o homem; mas nunca o encontramos se arrependendo de ter redimido o homem (embora essa tenha sido uma obra de custo muito maior), porque a graça especial e eficaz é dada para garantir os grandes fins da redenção; de modo que esses dons e chamados são sem arrependimento, Rom 11. 29.

II. A resolução de Deus de destruir o homem por sua maldade, v. 7. Observe:

1. Quando Deus se arrependeu de ter feito o homem, resolveu destruir o homem. Assim, aqueles que verdadeiramente se arrependem do pecado resolverão, na força da graça de Deus, mortificar o pecado e destruí-lo, e assim desfazer o que fizeram de errado. Nós apenas zombamos de Deus ao dizer que lamentamos nosso pecado e que isso nos entristece o coração, se continuarmos a condescendê-lo. Em vão fingimos uma mudança de opinião se não a evidenciarmos por uma mudança de atitude.

2. Ele resolve destruir o homem. A palavra original é muito significativa: vou varrer o homem da terra (alguns), como sujeira ou imundície é limpa de um lugar que deveria estar limpo e é jogada no monturo, o lugar apropriado para isso. Ver 2 Reis 21. 13. Aqueles que são as manchas dos lugares em que vivem são justamente eliminados pelos julgamentos de Deus. Apagarei o homem da terra (assim como outros), como as linhas que desagradam ao autor são apagadas de um livro, ou como o nome de um cidadão é apagado dos registros dos homens livres, quando ele morre ou perde seus direitos.

3. Ele fala do homem como sua própria criatura, mesmo quando ele resolve sua ruína: O homem que eu criei. "Embora eu o tenha criado, isso não o desculpará", Isa 27. 11. Aquele que o fez não o salvará; aquele que é nosso Criador, se não for nosso governante, será nosso destruidor. Ou, "Porque eu o criei, e ele tem sido tão desrespeitoso e ingrato com seu Criador, portanto eu o destruirei." Perdem suas vidas aqueles que não respondem ao fim de sua vida.

4. Até mesmo as criaturas brutas deveriam estar envolvidas nessa destruição - bestas, coisas rastejantes e aves do ar. Estes foram feitos para o homem e, portanto, devem ser destruídos com o homem; pois segue: Arrependo-me de tê-los feito; pois o fim de sua criação também foi frustrado. Eles foram feitos para que o homem pudesse servir e honrar a Deus com eles; e, portanto, foram destruídos porque ele serviu suas concupiscências com eles e os sujeitou à vaidade.

5. Deus tomou esta resolução a respeito do homem depois que seu Espírito havia lutado com ele por muito tempo em vão. Ninguém é arruinado pela justiça de Deus, exceto aqueles que odeiam ser reformados pela graça de Deus.

8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.

9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.

10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

Temos aqui Noé distinguido do resto do mundo e uma marca peculiar de honra colocada sobre ele.

1. Quando Deus estava descontente com o resto do mundo, ele favoreceu Noé: Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor, v. 8. Isso justifica a justiça de Deus em seu descontentamento contra o mundo e mostra que ele havia examinado estritamente o caráter de cada pessoa antes de declará-lo universalmente corrupto; pois, havendo um bom homem, ele o descobriu e sorriu para ele. Também amplia sua graça para com Noé que ele foi feito um vaso da misericórdia de Deus quando toda a humanidade se tornou a geração de sua ira: favores distintivos trazem obrigações peculiarmente fortes. Provavelmente Noé não achou favor aos olhos dos homens; eles o odiavam e perseguiam, porque tanto por sua vida quanto por sua pregação ele condenava o mundo. Mas achou graça aos olhos do Senhor,e isso era honra e conforto suficientes. Deus deu mais importância a Noé do que a todo o mundo, e isso o tornou maior e mais verdadeiramente honrado do que todos os gigantes que existiam naqueles dias, que se tornaram homens poderosos e homens de renome. Que este seja o ápice de nossa ambição, encontrar graça aos olhos do Senhor; aqui vamos trabalhar, que, presentes ou ausentes, possamos ser aceitos por ele, 2 Coríntios 5. 9. Aqueles são altamente favorecidos a quem Deus favorece.

2. Quando o resto do mundo era corrupto e ímpio, Noé manteve sua integridade: Estas são as gerações de Noé (este é o relato que temos que dar dele), Noé era um homem justo, v. 9. Este caráter de Noé também entra aqui:

(1.) Como a razão do favor de Deus para com ele; sua piedade singular o qualificou para sinais singulares da bondade de Deus. Aqueles que encontrarem graça aos olhos do Senhor devem ser como Noé foi e fazer como Noé fez; Deus ama aqueles que o amam: ou,

(2.) Como efeito do favor de Deus para com ele. Foi a boa vontade de Deus para com ele que produziu esta boa obra nele. Ele era um homem muito bom, mas não era melhor do que a graça de Deus o fez, 1 Coríntios 15. 10. Agora observe seu caráter.

[1] Ele era um homem justo, isto é, justificado diante de Deus pela fé na semente prometida; porque ele era herdeiro da justiça que é pela fé, Hb 11. 7. Ele foi santificado e teve princípios e disposições corretos implantados nele; e ele era justo em sua conduta, alguém que tomava consciência de pagar a todos o que lhes era devido, a Deus o que era devido e aos homens o que lhes era devido. Observe que ninguém, a não ser um homem totalmente honesto, pode encontrar o favor de Deus. Aquela conduta que será agradável a Deus deve ser governada pela simplicidade e sinceridade piedosa, não pela sabedoria carnal, 2 Coríntios 1. 12. Deus às vezes escolheu as coisas tolas do mundo, mas nunca escolheu as coisas desonestas dele.

[2.] Ele era perfeito,não com uma perfeição sem pecado, mas com uma perfeição de sinceridade; e é bom para nós que, em virtude do pacto da graça, com base na justiça de Cristo, a sinceridade seja aceita como nossa perfeição do evangelho.

[3] Ele andou com Deus, como Enoque havia feito antes dele. Ele não era apenas honesto, mas devoto; ele andou, isto é, ele agiu com Deus, como alguém sempre sob seus olhos. Ele viveu uma vida de comunhão com Deus; era seu cuidado constante conformar-se à vontade de Deus, agradá-lo e aprovar-se a ele. Observe que Deus olha com um olhar de favor para aqueles que sinceramente olham para ele com um olhar de fé. Mas,

[4.] O que coroa seu caráter é que assim ele era, e assim ele agiu, em sua geração,naquela era corrupta e degenerada em que sua sorte foi lançada. É fácil ser religioso quando a religião está na moda; mas é uma evidência de forte fé e resolução nadar contra uma corrente para o céu e aparecer para Deus quando ninguém mais aparece para ele: assim Noé fez, e está registrado, para sua honra imortal.

Depravação do Mundo (2448 aC)

11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.

A maldade daquela geração é mencionada aqui novamente, como uma folha para a piedade de Noé - ele era justo e perfeito, quando toda a terra estava corrompida; ou como uma justificativa adicional da resolução de Deus de destruir o mundo, que ele estava prestes a comunicar a seu servo Noé.

1. Todos os tipos de pecado foram encontrados entre eles, pois é dito (v. 11) que a terra estava,

(1.) Corrompida diante de Deus, isto é, nas questões da adoração de Deus; ou eles tinham outros deuses diante dele, ou o adoravam por imagens, ou eram corruptos e perversos em despeito e desprezo a Deus, desafiando-o face a face.

(2.) A terra também estava cheia de violência e injustiça para com os homens. Não havia ordem nem governo regular; nenhum homem estava seguro na posse daquilo a que tinha o direito mais claro e incontestável, não, nem a vida mais inocente; não havia nada além de assassinatos, estupros e rapina. Observe que a maldade, como é a vergonha da natureza humana, é a ruína da sociedade humana. Tire a consciência e o temor de Deus, e os homens se tornam bestas e demônios uns para os outros, como os peixes do mar, onde o maior devora o menor. O pecado enche a terra de violência e, assim, transforma o mundo em um deserto.

2. A prova e a evidência disso eram inegáveis; pois Deus olhou para a terra e foi ele mesmo uma testemunha ocular da corrupção que havia nela. O justo Juiz em todos os seus julgamentos procede da certeza infalível de sua própria onisciência, Sl 33. 13. 3. O que mais agravou o assunto foi a disseminação universal do contágio: toda a carne havia corrompido seu caminho. Não eram algumas nações ou cidades em particular que eram assim perversas, mas todo o mundo da humanidade era assim; não houve ninguém que fizesse o bem, não, ninguém além de Noé. Observe que, quando a maldade se tornou geral e universal, a ruína não está longe; enquanto houver um remanescente de pessoas que oram em uma nação, para esvaziar a medida da iniquidade à medida que ela enche, os julgamentos podem ser evitados por um longo tempo; mas quando todas as mãos estão trabalhando para derrubar as cercas pelo pecado, e ninguém fica na brecha para compensar a brecha, o que se pode esperar senão uma inundação de ira?

Previsão do Dilúvio (2448 aC)

13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.

14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.

15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.

16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.

17 Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.

18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles.

Aqui aparece de fato que Noé achou graça aos olhos do Senhor. O favor de Deus para com ele foi claramente insinuado no que ele disse sobre ele, v. 8-10, onde seu nome é mencionado cinco vezes em cinco linhas, quando uma vez poderia ter servido para esclarecer o sentido, como se o Espírito Santo tivesse prazer em perpetuar sua memória; mas aparece muito mais no que ele diz a ele nesses versículos - as informações e instruções aqui dadas a ele.

I. Deus aqui faz de Noé o homem de seu conselho, comunicando-lhe seu propósito de destruir este mundo perverso pela água. Como, depois, ele disse a Abraão sua resolução a respeito de Sodoma (cap. 18. 17, Devo me esconder de Abraão?), então aqui "Devo esconder de Noé o que faço, visto que ele se tornará uma grande nação?" Observe, o segredo do Senhor está com aqueles que o temem (Sl 25. 14); foi com seus servos os profetas (Amós 3. 7), por um espírito de revelação, informando-os particularmente de Seus propósitos; está com todos os crentes por um espírito de sabedoria e fé, capacitando-os a entender e aplicar as declarações gerais da palavra escrita e as advertências ali dadas. Agora,

1. Deus disse a Noé, em geral, que ele destruiria o mundo (v. 13): O fim de toda a carne chegou diante de mim; Eu os destruirei; isto é, a ruína deste mundo perverso é decretada e determinada; chegou, isto é, certamente virá e virá rapidamente. É provável que Noé, ao pregar a seus próximos, os tivesse advertido, em geral, da ira de Deus que eles trariam sobre si mesmos por sua maldade, e agora Deus apoia seus esforços por uma denúncia particular de ira, para que Noé pudesse tentar se isso funcionaria com eles. Portanto, observe:

(1.) Que Deus confirma as palavras de seus mensageiros, Isa 44. 26.

(2.) Que para aquele que tem,e usa o que tem para o bem dos outros, mais será dado, instruções mais completas.

2. Ele lhe disse, particularmente, que destruiria o mundo por um dilúvio de águas: E eis que eu, sim, trago um dilúvio de águas sobre a terra, v. 17. Deus poderia ter destruído toda a humanidade pela espada de um anjo, uma espada flamejante girando em todas as direções, como destruiu todos os primogênitos dos egípcios e o acampamento dos assírios; e então não precisava mais do que marcar Noé e sua família para sua preservação. Mas Deus escolheu fazê-lo por meio de um dilúvio de águas,que deveria afogar o mundo. As razões, podemos ter certeza, eram sábias e justas, embora desconhecidas para nós. Deus tem muitas flechas em sua aljava e pode usar o que quiser: como ele escolhe a vara com a qual corrigirá seus filhos, ele escolhe a espada com a qual cortará seus inimigos. Observe o modo de expressão: "Eu, eu mesmo, trago um dilúvio; eu que sou infinito em poder e, portanto, posso fazê-lo, infinito em justiça e, portanto, o farei."

(1.) Insinua a certeza do julgamento: eu, eu mesmo, o farei. Isso não pode deixar de ser feito efetivamente, o que o próprio Deus se compromete a fazer. Ver Jó 11. 10.

(2.) Insinua a tendência disso para a glória de Deus e a honra de sua justiça. Assim ele será engrandecido e exaltado na terra, e todo o mundo saberá que ele é o Deus a quem pertence a vingança; parece-me que a expressão aqui é um pouco assim, Isa 1. 24, Ah, vou me livrar dos meus adversários.

II. Deus aqui faz de Noé o homem de sua aliança, outra perífrase hebraica para um amigo (v. 18): Mas contigo estabelecerei minha aliança.

1. O pacto da providência, de que o curso da natureza continuará até o fim dos tempos, apesar da interrupção que o dilúvio lhe daria. Esta promessa foi feita imediatamente a Noé e seus filhos, cap. 9. 8, etc. Eles eram como curadores de toda essa parte da criação, e uma grande honra foi assim colocada sobre ele e os dele.

2. A aliança da graça, que Deus seria para ele um Deus e que de sua semente Deus tomaria para si um povo. Observe:

(1.) Quando Deus faz um pacto, ele o estabelece, ele o assegura, ele o torna bom; seus pactos são eternos.

(2.) O pacto da graça contém a recompensa de serviços singulares, e a fonte e fundamento de todos os favores distintivos; não precisamos desejar mais, seja para compensar nossas perdas por Deus ou compensar uma felicidade para nós em Deus, do que ter sua aliança estabelecida conosco.

III. Deus aqui faz de Noé um monumento de misericórdia poupadora, colocando-o de maneira a se proteger no dilúvio que se aproxima, para que ele não pereça com o resto do mundo: eu os destruirei, diz Deus, com a terra, v. 13. "Mas faça uma arca; cuidarei de preservá-lo vivo." Observe que a piedade singular será recompensada com salvações distintas, que são de uma maneira especial obrigatória. Isso acrescentará muito à honra e felicidade dos santos glorificados, pois eles serão salvos quando a maior parte do mundo for deixada para perecer. Agora,

1. Deus instrui Noé a fazer uma arca, v. 14-16. Esta arca era como o casco de um navio, ajustado não para navegar sobre as águas (não havia ocasião para isso, quando não deveria haver costa para onde navegar), mas para flutuar sobre as águas, esperando sua queda. Deus poderia ter protegido Noé pelo ministério dos anjos, sem colocá-lo sob nenhum cuidado, dor ou problema; mas ele escolheu empregá-lo para fazer o que deveria ser o meio de sua preservação, tanto para a prova de sua fé e obediência quanto para nos ensinar que ninguém será salvo por Cristo, senão apenas aqueles que desenvolvem sua salvação com temor e tremor. Não podemos fazer isso sem Deus, e ele não o fará sem nós. Tanto a providência de Deus quanto a graça de Deus possuem e coroam os esforços dos obedientes e diligentes. Deus lhe deu instruções muito particulares a respeito deste edifício, que não poderia deixar de ser admiravelmente adequado para o propósito quando a própria Sabedoria Infinita era o arquiteto.

(1.) Deve ser feito de madeira de gofer. Noé, sem dúvida, sabia que tipo de madeira era aquela, embora agora não saibamos, seja cedro, cipreste ou qualquer outra.

(2.) Ele deve fazer três andares de altura por dentro.

(3.) Ele deve dividi-lo em cabines, com divisórias, lugares adequados para os vários tipos de criaturas, de modo a não perder espaço.

(4.) As dimensões exatas foram dadas a ele, para que ele pudesse torná-lo proporcional e ter espaço suficiente para responder à intenção e nada mais. Observe que aqueles que trabalham para Deus devem tomar suas medidas dele e observá-las cuidadosamente. Observe, além disso, que é adequado que aquele que nos designa nossa habitação deva fixar os limites dela.

(5.) Ele deve betumá-lo dentro e fora - por fora, para afastar a chuva e impedir que a água penetre - por dentro, para tirar o mau cheiro dos animais quando mantidos por perto. Observe, Deus não o manda pintar, mas betumar. Se Deus nos dá habitações que são seguras, quentes e saudáveis, somos obrigados a ser gratos, embora não sejam magníficas ou agradáveis.

(6.) Ele deve fazer uma pequena janela no topo, para deixar entrar a luz, e (alguns pensam) que através dessa janela ele possa contemplar as desolações que serão feitas na terra.

(7.) Ele deve fazer uma porta ao lado dela, pela qual entrar e sair.

2. Deus promete a Noé que ele e os seus serão preservados vivos na arca (v. 18): Tu entrarás na arca. Observe que o que fazemos em obediência a Deus, provavelmente teremos o conforto e o benefício. Se fores sábio, serás sábio para ti mesmo. Nem ele mesmo foi salvo apenas na arca, mas sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos.Observe,

(1.) O cuidado de bons pais; eles são solícitos não apenas por sua própria salvação, mas pela salvação de suas famílias e especialmente de seus filhos.

(2.) A felicidade daqueles filhos que têm pais piedosos. A piedade de seus pais geralmente lhes proporciona a salvação temporal, como aqui; e os promove no caminho para a salvação eterna, se eles usarem o benefício disso.

4. Deus aqui faz de Noé uma grande bênção para o mundo, e aqui o torna um tipo eminente do Messias, embora não o próprio Messias, como seus pais esperavam, cap. 5. 29.

1. Deus fez dele um pregador para os homens daquela geração. Como vigia, ele recebeu a palavra da boca de Deus, para que pudesse avisá-los, Ezequiel 3. 17. Assim, enquanto a longanimidade de Deus esperava, por seu Espírito em Noé, ele pregou ao mundo antigo, que, quando Pedro escreveu, eram espíritos em prisão (1 Pe 3. 18-20), e aqui ele era um tipo de Cristo, que, em uma terra e época em que toda a carne havia corrompido seu caminho, pregou o arrependimento e advertiu os homens sobre um dilúvio de ira que se aproximava.

2. Deus fez dele um salvador para as criaturas inferiores, para impedir que os vários tipos deles perecessem e se perdessem no dilúvio, v. 19-21. Esta foi uma grande honra colocada sobre ele, que não apenas nele a raça da humanidade deveria ser mantida, e que dele deveria proceder um novo mundo, a igreja, a alma do mundo, e o Messias, a cabeça dessa igreja, mas que ele deveria ser instrumental para preservar as criaturas inferiores, e assim a humanidade deveria nele adquirir um novo título para eles e seu serviço.

(1.) Ele deveria fornecer abrigo para eles, para que não se afogassem. Dois de cada tipo, macho e fêmea, ele deve levar consigo para a arca; e para que ele não tenha nenhuma dificuldade em reuni-los e colocá-los, Deus promete (v. 20) que eles virão por sua própria vontade a ele. Aquele que faz o boi conhecer seu dono e seu berço, então o fez conhecer seu preservador e sua arca.

(2.) Ele deveria fornecer sustento para eles, para que não passassem fome, v. 21. Ele deve abastecer seu navio de acordo com o número de sua tripulação, aquela grande família da qual ele agora estava encarregado, e de acordo com o tempo designado para seu confinamento. Aqui também ele era um tipo de Cristo, a quem é devido que o mundo existe, por quem todas as coisas existem, e que preserva a humanidade de ser totalmente cortada e arruinada pelo pecado; nele a semente santa é salva com vida e a criação resgatada da vaidade sob a qual geme. Noé salvou aqueles a quem ele deveria governar, assim como Cristo, Heb 5. 9.

22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

O cuidado e a diligência de Noé na construção da arca podem ser considerados:

1. Como efeito de sua fé na palavra de Deus. Deus lhe disse que em breve afogaria o mundo; ele acreditou, temeu a ameaça do dilúvio e, com esse medo, preparou a arca. Observe que devemos misturar fé com a revelação que Deus fez de sua ira contra toda impiedade e injustiça dos homens; as ameaças da palavra não são alarmes falsos. Muito poderia ter sido contestado contra a credibilidade deste aviso dado a Noé. "Quem poderia acreditar que o Deus sábio, que fez o mundo, deveria desfazê-lo tão cedo, que Aquele que tirou as águas da terra seca (cap. 1 9, 10) deve levá-las a cobri-la novamente? Como isso seria reconciliado com a misericórdia de Deus, que está sobre todas as suas obras, especialmente que as criaturas inocentes devem morrer pelo pecado do homem? De onde poderia ser obtida água suficiente para inundar o mundo? E, se for assim, por que deveria ser noticiado apenas a Noé?" Mas a fé de Noé triunfou sobre todos esses raciocínios corruptos.

 2. Como um ato de obediência ao mandamento de Deus. Se ele tivesse consultado a carne e o sangue, muitas objeções teriam sido levantadas contra isso. Construir um edifício, como ele nunca viu, tão grande e de dimensões tão exatas, o colocaria em muito cuidado, trabalho e despesa. Seria uma obra de tempo, a visão era para um longo tempo por vir. Seus vizinhos iriam ridicularizá-lo por sua credulidade, e ele seria a canção dos bêbados: A loucura de Noé. Se o pior acontecesse, como dizemos, cada um se sairia tão bem quanto seus vizinhos. Mas essas, e milhares dessas objeções, Noé superou pela fé. Sua obediência foi pronta e resoluta: Assim fez Noé, voluntária e alegremente, sem murmurar e discutir. Deus diz: Faça isso, e ele o faz. Também foi pontual e perseverante: ele fez tudo exatamente de acordo com as instruções que lhe foram dadas e, tendo começado a construir, não parou até terminar; ele e nós também devemos fazer.

3. Como um exemplo de sabedoria para si mesmo, para prover sua própria segurança. Ele temia o dilúvio e, portanto, preparou a arca. Observe que, quando Deus avisa sobre os julgamentos que se aproximam, é nossa sabedoria e dever provê-los de acordo. Ver Ex 9. 20, 21; Ez 3. 18. Devemos nos preparar para encontrar o Senhor em seus julgamentos na terra, fugir para o seu nome como uma torre forte (Prov 18. 10), entrar em nossas câmaras (Isa 26. 20, 21), especialmente nos preparar para encontrá-lo na morte e no julgamento do grande dia, construindo sobre Cristo, a Rocha (Mt 7:24), entrando em Cristo, a Arca.

4. Com o objetivo de advertir um mundo descuidado; e foi um aviso justo da chegada do dilúvio. Cada golpe de seus machados e martelos era um chamado ao arrependimento, um chamado para que também preparassem arcas. Mas, visto que por ela não pôde convencer o mundo, por ela condenou o mundo, Heb 11 7.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/01/2024
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