A Ilustração da Salvação
pela Fé em Jesus
Josué 2
“1 De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
2 Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra.
3 Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4 A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram.
5 Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6 Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.
7 Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta.
8 Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado
9 e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.
10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo
13 de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.
14 Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15 Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade.
16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores; escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; e, depois, tomareis o vosso caminho.
17 Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar,
18 se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai.
19 Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
20 Também, se tu denunciares esta nossa missão, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
21 E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ali ficaram três dias, até que voltaram os perseguidores; porque os perseguidores os procuraram por todo o caminho, porém não os acharam.
23 Assim, os dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num, e lhe contaram tudo quanto lhes acontecera;
24 e disseram a Josué: Certamente, o SENHOR nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós.
Comentário
A fé daquela que havia sido prostituta, a saber, Raabe, figura entre outros campeões da fé relacionados no décimo primeiro capítulo da epístola aos Hebreus.
Além da sua coragem em proteger os espias israelitas, e tê-los enviado de volta a Josué em paz, há muitos outros pontos nobres destacáveis em sua fé, conforme podemos ver em um sermão memorável de Charles H. Spurgeon, intitulado a Fé de Raabe, cuja leitura recomendamos a todos.
Pelas palavras de fé de Raabe, quanto ao temor e assombro que havia vindo sobre todas as nações de Canaã pelos atos de Deus, no Egito, e o que fizera aos reis Ogue e Seom na Transjordânia; os israelitas se animaram para marchar contra Jericó sob o comando de Josué, o qual viria, por sua vez, a obedecer os comandos do Príncipe dos Exércitos do Senhor, que lhe deu os planos para a conquista daquela cidade fortificada.
Não é sem motivo que, o que Raabe fez se encontra registrado nas Escrituras Sagradas, para nos servir de exemplo a ser seguido.
Contra toda uma nação de incrédulos, e adoradores de falsos deuses, Raabe foi a única que foi salva com sua família da destruição de Jericó, porque ela creu firmemente em seu coração que o Deus de Israel, que havia envergonhado e exposto à ignomínia todo o poder de faraó e seu exército, afogando-o no Mar Vermelho; que havia trazido juízos terríveis sobre os egípcios, certamente haveria de prevalecer contra as muralhas intransponíveis de Jericó.
Ela descobriu por revelação feita pelo Espírito Santo a ela, que não havia outro Deus, senão o dos israelitas, cujas leis eram distintas de todas as demais nações.
Ela se dispôs a viver como uma israelita e se destacou como sendo uma mulher santa e piedosa, a ponto de ter sido desposada pelo príncipe de Judá chamado Naassom.
Assim, a promessa feita a Adão e Abraão de enviar o Messias para a redenção da humanidade, prosseguiria com as revelações e manifestações divinas feitas através do povo de Israel, por Ele formado, para tal propósito.
Vemos aqui, uma mulher gentia sendo incluída na genealogia do Messias, pois foi de seu casamento com Naassom que foi gerado Salmon, que viria a ser o pai de Boaz, o qual se casou com outra gentia piedosa e santa (Rute), que foi bisavó do rei Davi, com o qual Deus renovou a promessa de envio do Messias para firmar o reino de Israel para sempre.
“18 São estas, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,
19 Esrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe,
20 Aminadabe gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom,
21 Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede,
22 Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.” (Rute 4: 18-22)
Vemos assim, que tudo na história de Israel, na Bíblia, não se trata propriamente da história daquela nação que o próprio Deus trouxe à existência, e separou das demais nações da Terra, mas se trata da história do cumprimento da promessa feita por Deus, de enviar o Messias para a salvação do mundo, fazendo com que ele procedesse, segundo a carne, da descendência de Jacó, cujo nome Deus mudou para Israel, filho de Isaque e neto de Abraão.
E, que esta salvação seria pela graça divina, mediante a fé no Messias, conforme foram da fé as pessoas chaves que Deus incluiu na genealogia de Jesus, independentemente de sua condição social, racial, financeira, etc., como foi o caso das mulheres gentias Raabe e Rute.