Deus é Santificado Tanto Abençoando Quanto Julgando

 

 

Deuteronômio 26

16 Hoje, o SENHOR, teu Deus, te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os de todo o teu coração e de toda a tua alma.

17 Hoje, fizeste o SENHOR declarar que te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.

18 E o SENHOR, hoje, te fez dizer que lhe serás por povo seu próprio, como te disse, e que guardarás todos os seus mandamentos.

19 Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito.

 

Comentário

Infelizmente, Israel, durante toda a sua história serviu mais como exemplo de que Deus é de fato santo, e exige santidade de todos os que dEle se aproximam por meio dos juízos divinos a que foram sujeitados, por transgredirem seus mandamentos do que, por exemplo, de um viver abençoado em razão de uma conduta fiel e santa.

Estes juízos culminaram com o serem espalhados por todas as nações, tanto pelos assírios, como babilônios e romanos.

 

E, por que foram entregues por Deus nas mãos de seus opressores, senão por não terem se santificado, vivendo piedosamente para darem testemunho do Deus que serviam a todas as nações?

De igual modo os crentes na Nova Aliança, ainda que não sejam lançados fora em razão da graça do perdão e justificação alcançados pelo sacrifício de Jesus no lugar deles, todavia deixam de participar da comunhão com o Senhor neste mundo, quando andam segundo a inclinação da carne, e não no Espírito Santo.

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/08/2023
Reeditado em 18/10/2023
Código do texto: T7865129
Classificação de conteúdo: seguro