É em Vão Buscar Ajuda em Si Mesmo e nas Criaturas
A carne é fraca e para nada aproveita; na carne não habita bem algum.
A carne não está sujeita à lei de Deus e nem mesmo pode estar.
Sem Jesus nada podemos fazer.
⁵ Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
⁶ Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
⁷ Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. [Romanos 8: 5-9]
Conclusão: De nós mesmos somos completamente fracos para sermos, pensarmos, sentirmos e agirmos em conformidade com a vontade de Deus.
Desde o princípio foi planejado pelo Senhor que deveríamos ser formados, guiados e capacitados pela Sua graça para que pudéssemos vencer o pecado, o diabo e o mundo.
O que devemos fazer então, quando nos sentimos sem o poder de Deus e ficamos com o coração e a mente vazios da Sua presença, inclinados para as coisas da carne, e não às do Espírito?
Nada será eficaz, senão irmos ao próprio Senhor para acharmos paz e descanso para nossas almas. Devemos humildemente reconhecer nossa total necessidade dEle, e pedir-lhe que mais uma vez se mostre misericordioso para conosco, voltando a nos visitar pelo Espírito, para não somente fazer residência em nós, mas nos capacitar a ter um coração e mente por Ele renovados em paz, alegria, amor, poder, bondade, etc.
“28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11: 28,29)
“Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.”(Isaías 55: 3a)
E, quando formos a Jesus em oração e Ele vier a nós para nos vivificar, então tudo se fará leve e suave, pois removerá o nosso fardo, o peso do nosso coração e da nossa mente, e tudo o mais que fizermos de bom será mera consequência da manifestação da vida de Jesus em nós como, por exemplo, ler, meditar e praticar a Palavra; guardar-se do mal e vencer as tentações; dispor-se à santificação total de corpo, alma, espírito; o exercício do perdão e da misericórdia; amar os inimigos, etc.