Por que Há Necessidade de se Aumentar a Fé
“1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!
2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo:
- Estou arrependido, perdoa-lhe.
5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.”(Lucas 17: 1-5)
O pedido para o aumento da fé pelos discípulos nesta passagem foi proferido no contexto, do perigo apontado por Jesus para todo aquele pelo qual um dos seus pequeninos fosse escandalizado podendo; por conseguinte, ser impedido de vir a Ele e estar em comunhão com Ele, pelo mau exemplo de um cristão, sobretudo nesta questão do modo de se exercer a disciplina na Igreja, na qual jamais deveria faltar um espírito de perdão, de misericórdia, de longanimidade, de amor, sobretudo tendo-se em vista a não se agir como uma pedra de tropeço para o interesse do reino do Messias prometido, que veio a este mundo para redimir e reunir todo o seu rebanho, e não para ofender, escandalizar, espalhar e rejeitar a qualquer uma das suas ovelhas.
Por que a fé deve ser aumentada para tal propósito?
Porque é somente por uma real comunhão com o Senhor, que é promovida por uma fé viva nEle, e na verdade de que sem Ele nada podemos fazer, principalmente em relação aos deveres espirituais que nos são ordenados por Deus, que podemos exercer o perdão setenta vezes sete, e tudo o mais que demande uma negação do nosso ego, uma renúncia total a nós mesmos, para que não vivamos mais nós, mas Cristo em nós.
É pelo aumento da fé, que podemos crescer na graça e no conhecimento de Jesus e da Sua palavra.
As coisas mais difíceis da vida cristã só podem ser praticadas por aqueles que são confirmados na fé, e em toda boa palavra.
Estas coisas foram reconhecidas e sentidas pelos apóstolos, quando pediram que Jesus lhes aumentasse a fé.
Afinal, desde que o primeiro homem pecou, o Messias que esmagaria a cabeça da serpente foi prometido por Deus.
A promessa foi confirmada a Abraão, Isaque e Jacó, e depois deles a Moisés, Davi e aos profetas; até que Jesus veio, morreu, ressuscitou, e subiu ao terceiro céu, de onde aguardamos por Sua segunda vinda.
Se esta verdade foi revelada através dos séculos, desde o princípio, seria inútil indagar sobre qual seria a importância, de ser apenas Jesus em nós, a esperança da glória.
Esta glorificação futura e vida eterna não podem ser obtidas por nós, em nenhum outro, então devemos ter muito cuidado no modo como andamos, sendo cooperadores e não pedras de tropeço do reino dos Céus, que está sendo conduzido e formado por meio da fé em Jesus.