Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição
Parte 4
Agora, para as razões pelas quais você deve ser tão diligente nos assuntos do Cristianismo. Apresentarei dez.
1. Visto que a diligência é exigida em todos os assuntos relativos ao corpo, portanto muito mais você deveria aplicar diligência em todos os assuntos relativos à alma.
Diligência é necessária em todos os assuntos relativos ao corpo.
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças"... Ecl 9: 10
E, lemos no Salmo 127, de homens que se levantam cedo, vão para a cama tarde, comem o pão que penosamente ganharam, e tudo para o corpo, para sustentá-lo.
Agora, se você deve aplicar tanta diligência e ter tanto cuidado para prosperar no corpo, então muito mais para a alma - a alma é uma parte mais nobre do que o corpo, e se você deve trabalhar em sua vocação, você deve trabalhar muito mais em sua salvação.
Se você deve trabalhar para a terra, você deve trabalhar muito mais para o céu; se você trabalha para acumular tesouros aqui, você deve trabalhar muito mais para acumular tesouro para a vida futura.
Se você trabalha e labuta, e tudo para encontrar a subsistência de um corpo mortal e vil, você deve usar muito mais diligência e se esforçar por uma gloriosa alma imortal.
Porque muitos desviaram por toda a eternidade, por falta de aplicar diligência nas questões de salvação. Hb 12: 15
Olhando diligentemente, pelo menos qualquer queda da graça de Deus; muitos homens falharam na graça de Deus, porque não buscaram a graça diligentemente.
Por que amado, quantos perdem a graça, e perdem a Cristo por falta de diligência?
As cinco virgens loucas perderam a Cristo por falta de diligência. Lucas 13: 24
Muitos perderam o céu por meio de pequenos esforços para o céu; esforce-se (diz Cristo) para entrar pela porta estreita, porque muitos procurarão entrar e não poderão.
2. Porque tudo o que você pode fazer por sua alma é pouco, e não o suficiente para salvá-la. Posso usar essa expressão,
Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; 2 Pe 3: 17
Os justos dificilmente serão salvos (embora eu saiba que pode ter referência em algum sentido à salvação exterior apenas), ainda posso fazer dessa palavra do apóstolo, para este propósito, que se os justos dificilmente serão salvos, onde os ímpios e pecadores aparecem?
Toda a diligência e esforços que vocês possam fazer é pouco, muito pouco para salvar suas almas”.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Ef 6: 13
Coloque toda a armadura de Deus, para que você possa resistir no dia mau, e quando tiver feito tudo, possa ficar de pé. Uma expressão estranha! Como se o apóstolo dissesse:
Tudo o que você pode fazer é pouco o suficiente para ficar em pé. Quando fez tudo para ficar em pé, você mal consegue ficar de pé, e quando você fez tudo para obter graça, dificilmente poderá obter graça, portanto quando toda a diligência que você pode exercer nos caminhos de Deus, é pequena o suficiente para salvar a alma; e tudo é pouco para manter uma boa profissão nos caminhos da graça, quando você tiver feito tudo o que pode.
3. Você deve aplicar diligência em todos os assuntos relacionados com a alma, porque há muito trabalho e diligência empregados contra sua alma e contra sua salvação. Primeiramente, pelo diabo;
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar"; 1 Pedro 5: 8
Ele anda como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar - e em Jó 1, quando Deus perguntou ao diabo de onde ele veio, ele disse:
Eu vim de rodear a terra de um lado para outro.
O diabo ainda é trabalhador e infatigável para condenar almas; ele foi cercando a terra para amaldiçoar almas.
Por que (ó Amado), o diabo deve usar diligência para condenar tua alma, e não usarás nada para salvá-la?
Será que ele percorrerá a Terra para te condenar, e tu não mexerás um pé, em Ordenanças e Deveres, e tudo para salvar aquela tua pobre alma?
Ainda, como o diabo, homens muito perversos usam diligência contra a alma também.
Em Mateus 23: 15 é dito dos fariseus, que eles percorreriam o mar e a terra para fazer um prosélito e, quando o fizessem, o fizeram duas vezes mais filho do inferno do que antes.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós! Mt23: 15
Observe como eles seriam infatigáveis; eles fariam uma viagem tão grande para condenar uma pobre alma? Assim são os homens perversos.
"para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Ef 4: 14
Diz-se dos falsos mestres que eles estão à espreita para enganar; eles serão tão industriosos que mentirão e verão oportunidades.
Amados, olhe para o mundo, quão diligentes serão seus companheiros para levá-lo ao pecado, para levá-lo à profanação?
Portanto, vendo os homens iníquos usarem diligência para condenar sua alma, você não raciocinou em todas as questões de interesse da alma, para desenvolver uma grande dose de deligência?
Continua na próxima parte 5.