Citações de Christopher Love Sobre Chamada e Eleição

Parte 2

Seu Chamado e Eleição: A eleição é um ato de Deus, por meio do qual, desde toda a eternidade, Ele propõe em Si mesmo, de Sua própria vontade e prazer, trazer certo número de homens à salvação por Jesus Cristo.

Mas agora, como se pode dizer: Devemos ter certeza de nossa vocação e eleição?

O alicerce de Deus não é seguro, como diz o apóstolo?

E não são os dons e a vocação de Deus, sem arrependimento?

Como, então, devemos ter certeza de nossa eleição, e que todos os decretos de Deus são firmes?

Amado, quando é dito que você deve ter certeza disso, você deve entender neste sentido: não para torná-lo seguro  quanto à parte de Deus, pois isso não pode ser mais seguro do que já é; aquele que Ele elegeu será glorificado, mas certifique-se de você, isto é, trabalhe para ter uma certeza real e fundamentada de que você foi efetivamente chamado, de que foi eleito por Deus em seu decreto eterno, para obter vida e glória por Jesus Cristo.

 

Os teólogos, portanto apresentam esta distinção:

Que existe uma garantia da certeza da salvação, e isso é bastante seguro, pois se Deus decretou sua glória, isso permanecerá seguro para sempre.

Mas, então há uma certeza do Sujeito, uma garantia para a pessoa que é eleita, isto é, quando por um ato reflexo de fé você tem uma convicção fundamentada em suas próprias entranhas, de que você é efetivamente chamado e eternamente eleito: uma garantia em sua própria compreensão e conhecimento.

Por último; por que a chamada é definida aqui, antes da eleição, quando na ordem de tempo a eleição é antes da chamada?

Você foi chamado no tempo, pela pregação do Evangelho, mas foi eleito antes de todos os tempos, antes da fundação do mundo Ele nos elegeu em Cristo.

"assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor" [Ef 1: 4]
Em caso afirmativo, por que motivo a Chamada no meu Texto é colocada antes da Eleição?

A isso eu respondo; chamar em ordem de palavras é colocado antes da eleição, não como se fosse no tempo antes dela, mas para mostrar que nunca podemos ter certeza de nossa eleição, até Deus nos chamar efetivamente pela pregação do Evangelho, portanto Chamada é conjunto com eleição.

 

Em primeiro lugar, aqui está um dever principal apreciado nestas palavras: dê diligência para tornar segura a sua vocação e eleição.

Em segundo lugar, aqui está um forte incentivo para obrigá-lo a cumprir este dever, e que nas últimas palavras, se você fizer essas coisas nunca cairá.

No dever desfrutado, há várias coisas observáveis:

1. A questão do dever: Para certificar-se de sua eleição e vocação.

2. A maneira como você deve estabelecer esse dever, isto é, com diligência: dê diligência cada vez maior.

3. O motivo para atraí-lo a isso, na palavra “Por isso” do início do texto.

4. Aqui está a comparação entre este dever e todos os outros deveres; “Portanto”, prefira e faça isso, ao invés de todas as outras coisas no mundo.

E, por último, aqui está aquela compaixão amorosa pela qual Pedro os ganharia para se estabelecerem na prática imediata deste dever - nessa palavra irmãos; 

"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum".  [2Pe 1:10]

 

Nota do Tradutor: Muitos não podem sequer ouvir a palavra "predestinação" sem que sintam um calafrio na espinha, e o motivo disso decorre da incerteza que têm da própria salvação deles, pois a palavra não somente é bíblica como significa uma grande verdade, de que Deus reservou para Si alguns dentre os pecadores para receberem um segundo nascimento espiritual, através da fé em Jesus Cristo.

Somente estes que nascem do Alto, pelo Espírito Santo, recebendo a nova natureza celestial e divina, é que podem ser transformados em filhos de Deus para estarem com Ele por toda a eternidade.

Agora, como isto é feito por Deus em Sua soberania, não nos é dado saber, pois a revelação da forma desta escolha foi reservada para Sua exclusiva autoridade, assim como a data exata da volta de Jesus.

 

Christopher Love
Enviado por Silvio Dutra Alves em 10/01/2023
Reeditado em 24/01/2023
Código do texto: T7691172
Classificação de conteúdo: seguro