Citações de William Gurnall 15
Estude as artimanhas e familiarize-se com a política de Satanás.
Paulo tem como certo que todo santo em alguma medida as compreende: 'Não ignoramos seus artifícios', II Cor. 2:11.
Muitos estratagemas específicos que já estabeleci que podem ajudar um pouco, e para a tua direção neste estudo e investigação das astutas ciladas de Satanás, tome o triplo conselho.
1. Leve Deus em seu conselho. O céu negligencia o inferno. Deus, a qualquer momento, pode te dizer quais tramas estão sendo tramadas lá no inferno contra ti.
Considere Satanás como uma criatura de Deus; então Deus não pode deixar de conhecê-lo. Aquele que faz o relógio, conhece cada pino nele. Ele formou esta serpente torta, embora não a curvatura desta serpente; embora o caminho de Satanás para tentar é tão maravilhoso quanto o caminho de uma serpente na rocha, mas Deus o rastreou, sim, conhece todos os seus pensamentos juntos. O próprio inferno está nu diante dele; e este destruidor não tem cobertura. Novamente, considere-o como prisioneiro de Deus, que o mantém acorrentado, e assim o Senhor, que é seu guardião, deve saber para onde vai o prisioneiro, que não consegue se mexer sem sua permissão.
Vá então e are com a novilha de Deus; melhore teu interesse com Cristo, que sabe o que seu Pai sabe, e está pronto para revelar tudo isso que diz respeito a ti, João 15:15. Foi ele quem descreveu o diabo vindo contra Pedro e o resto dos apóstolos, e fielmente revelou a eles, antes que eles pensassem em qualquer assunto, Lucas 22. Pelas mãos de Cristo passa tudo o que é negociado no inferno e no céu. Vivemos dias de grandes ações, conselhos profundos e tramas em todos os lados, e apenas alguns que estão na extremidade superior do mundo conhecem esses mistérios de estado. Assim, é em relação a essas tramas que Satanás em seu infernal conclave está contra as almas dos homens; são apenas alguns aqueles que sabem alguma coisa para o propósito dos desígnios de Satanás contra eles; e esses são os santos, de quem Deus não pode esconder seus próprios conselhos de amor, mas envia seu Espírito para revelar a eles aqui, o que ele preparou para eles no céu, I Cor. 2:10 e, portanto, muito menos ele irá esconder qualquer trama destrutiva de Satanás deles.
2. Esteja intimamente familiarizado com o seu próprio coração, e saberá melhor o desígnio do diabo contra você, que pega seu método de tentar a partir da inclinação e postura de seu coração.
3. Tenha o cuidado de ler a palavra de Deus com observação. Nela tu tens a história das mais notáveis batalhas que foram travadas pelos mais eminentes dignos santos do exército de Cristo com este grande guerreiro Satã. Aqui podes ver como Satanás os derrotou e como recuperaram o terreno perdido. Não existe uma luxúria da qual você esteja em perigo, que você não a tenha descrita na Palavra; não há só uma tentação contra a qual a Palavra não o arme.
O segundo Mal de Satanás. Seu desígnio é acusar, irritar e incomodar o santo por causa do pecado. Desígnio em que Satanás parece um inimigo tão sutil como um perturbador e um acusador do pecado, para molestar a paz do santo e inquietar o espírito do santo. Como a obra do Espírito Santo não é apenas para ser um santificador, mas também um consolador, cujos frutos são justiça e paz, então o espírito maligno Satanás é um sedutor para o pecado e acusador do pecado, tentador e perturbador e, na verdade, na mesma ordem. Como o Espírito Santo é primeiro um santificador e depois um consolador; portanto, Satanás é primeiro um tentador, depois um perturbador.
Primeira Astúcia. Ele irrita o cristão, colocando seus agentes na porta do santo, e acusando-o daquilo que é seu próprio da criatura. E aqui ele tem uma arte tão notável, que muitos queridos santos de Deus são terrivelmente prejudicados e abatidos, como se fossem os mais vis blasfemadores e verdadeiros ateus do mundo.
Segunda Astúcia. Outra artimanha de Satanás como um perturbador é agravar os pecados do santo, contra os quais ele tem uma notável faculdade declamatória - não que ele odeie o pecado, mas o santo.
Terceira Astúcia. Outra artimanha de Satanás está em questionar os deveres e desempenhos do cristão, pelo que ele o coloca com muito trabalho e dificuldade. Ele estará na igreja assim que você puder, cristão, por causa do seu coração; sim, ele está sob a janela do seu quarto, e ouve o que você diz a Deus em segredo, o tempo todo estudando como ele pode iniciar um processo contra ti por causa do teu dever. E verdadeiramente Satanás possui uma arte como esta, que ele é capaz de fazer nossos deveres em pedaços, e de tal forma desfigurá-los que eles devem parecer formais, embora nunca tão zelosos; hipócritas, embora enriquecidos com muita sinceridade. Quando tu tens feito teu dever, cristão, então se levanta este sofista para desvendar tua obra; lá, ele vai dizer, você agiu como hipócrita, zeloso, mas servindo a ti mesmo, aqui vagando, acolá balançando a cabeça, um pouco mais inchado de orgulho. E que salário você pode esperar das mãos de Deus, agora que você estragou seu trabalho e reduziu tudo em pedaços?
Assim, ele faz com que muitas pobres almas levem uma vida cansada; nada eles fazem, mas ele tem uma aventura, que eles não sabem se é melhor orar ou não, ouvir ou não; e quando eles oraram e ouviram a Palavra, seja para qualquer propósito ou não. Assim, suas almas estão em dúvida e seus dias passam em tristeza; enquanto seu inimigo fica em um canto, e ri da fraude que ele colocou sobre eles; como um, que ao colocar uma aranha falsificada no prato, faz com que os que se sentam à mesa sejam por vaidade com a carne, que não se atrevam a comer, ou tenham medo de se eles comerem, que não sejam envenenados com sua carne.
Quarta astúcia. Uma quarta astúcia de Satanás como um perturbador é levar o santo às profundezas do desespero, sob uma ilusória pretensão de não ser humilhado o suficiente pelo pecado.