Citações de William Gurnall 14

 

Agora as pessoas que Satanás visa para seus instrumentos são principalmente de quatro tipos.

1. Pessoas de posição e poder.

2. Pessoas de artes e política.

3. Pessoas religiosas, ou pelo menos assim consideradas.

4. Pessoas de parentesco e interesse. (E pensar que o autor escreveu isto antes da Revolução Francesa, e antes mesmo de todos os movimentos iluministas que emergiriam depois de seus dias, em que Satanás tem intensificado e muito este tipo de seletividade para a consecução do seu plano de trazer toda a humanidade para adorá-lo, como se diz em Apocalipse que isto sucederá no tempo do fim por parte de todos aqueles que tiverem recebido a marca da Besta.)

1. Instrumento. Satanás escolhe pessoas de posição e poder. Eles estão na comunidade ou Igreja. Se ele puder, ele assegurará o trono e o púlpito, como os dois fortes que comandam toda a linha.

(1.) Homens de poder na comunidade; é seu velho truque mexer nisso.

Existe uma política dupla que Satanás adota em ganhar os tais para o seu lado.

(a) Ninguém tem a vantagem de atrair outros para o seu caminho. Corrompam o capitão e é difícil se ele não trouxer sua tropa com ele.

(b) Se o pecado permanecer no tribunal e a infecção não for mais adiante, o pecado de tal pessoa, embora seja um bom homem, pode custar um reino inteiro caro. 'Satanás se levantou contra Israel e levou Davi a numerar Israel', I Crôn. 21: 1.

(2.) Os que estão no lugar e funções na igreja.

Não existe maneira de infectar toda a cidade, a ponto de envenenar a cisterna em que eles tiram sua água. Quem persuadirá Acabe a ir a RamoteGileade e cair? Satanás pode dizer: 'Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas', I Reis 22:22.

Quão o profano deve ser endurecido em seus pecados? Que o pregador costure travesseiros sob seus cotovelos e clame: Paz, paz, e está feito.

2. Instrumento. Ele emprega pessoas de partidos e políticas. Se alguém tem mais sagacidade de gravidez e profundidade de razão do que outra, ele é o homem que Satanás considera para seu serviço, e até agora ele prevalece, que muito poucos de sua posição encontram-se entre os discípulos de Cristo: 'Poucos sábios'. Na verdade, Deus não terá seu reino, nem no coração ou no mundo, mantido pela política carnal, pois é um mandamento do evangelho que andemos piedosamente em simplicidade. Jacó conseguiu a bênção por uma astúcia, mas ele poderia ter conseguido mais barato com tratamento simples. Abraão e Sara fingem ser irmãos para Abimeleque; Deus descobre seus pecados e os reprova pela boca de um pagão. Asa, fora da política de estado, junta-se à Síria, sim, penhorou os vasos do santuário e todos por ajuda. E o que vem de tudo isso? 'Nisto você agiu tolamente', disse Deus, 'doravante tu terás guerras.' A política pecaminosa não prosperará por muito tempo nas mãos dos santos.

(1.) Ao difamar o bom nome dos mensageiros sinceros de Cristo - o velho truque de Satanás para aumentar seu crédito sobre a reputação arruinada dos servos fiéis de Cristo.

(2) Em encobrir suas imposturas e erros com noções de escolha e verdades excelentes. Isso, como se observa, nosso Salvador avisa seus discípulos, quando ele os convida a ter 'cuidado com o fermento dos fariseus', isto é, com seus erros e hipocrisia.

(3) Sua sutileza aparece em expor tais princípios que são indulgentes para com a carne. Isso traz em conjunto cardumes de almas tolas em sua rede. O coração do homem adora uma vida para moldar uma religião de acordo com seu próprio gosto, e é fácil acreditar que seja uma verdade que favorece sua própria inclinação.

Agora, existem três luxúrias que os instrumentos de Satanás trabalham para gratificar em sua doutrina - razão carnal, orgulho e liberdade carnal. 

3. Instrumento. Satanás escolhe aqueles que têm um grande nome para santidade. Nenhum tão bom quanto um pássaro vivo para atrair outros pássaros para a rede. Mas é possível que eles façam essa obra para o diabo? Sim, tal é a política de Satanás, e a fragilidade dos melhores, de que os homens santíssimos têm sido seus instrumentos para seduzir outros. 'Abraão', ele tenta sua esposa a mentir, 'Diga que você é minha irmã.' O velho profeta conduz o homem de Deus para fora de seu caminho, I Reis 13:11; a santidade do homem, e a reverência de sua idade, é como, deu autoridade a seu conselho.

4. Instrumento. Satanás escolhe pessoas de relação e interesse, como por relação ou afeição, interesse nas pessoas que ele ganharia. Alguns vão beijar a criança por causa da mãe, e como o presente para a mão que o traz. Satanás enviou a maçã pela mão de Eva a Adão. Dalila faz mais com Sansão do que todos os filisteus. A esposa de Jó traz o veneno para ele: 'Amaldiçoe a Deus e morra'.

 

 

 

William Gurnall
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/10/2022
Reeditado em 26/10/2022
Código do texto: T7636255
Classificação de conteúdo: seguro