Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

Assim também devemos orar para que a Palavra, na
sua pregação e dispensação, possa ser eficaz para a
mesmo fim, para que possamos encontrá-la viva e
poderosa, Hebreus 4:12, para que julgue os segredos
de nossos corações, 1 Coríntios 14:25, para que nos
julguemos também. Porque esconder-nos em tal
época do poder da Palavra, é uma evidência aberta de
uma segurança arruinadora. Este trabalho, no uso
desses meios, deve ser chamado e persistido, se nós
projetarmos uma conformidade com o presente
chamado de Deus, ou um esforço para ser encontrado
nele em paz quando ele vier. Finalmente.
Profundamente nos humilhemos diante do Senhor
por nossos próprios pecados, com a renúncia a todos
eles, porque é a principal parte do nosso dever nesta
temporada. Esta é toda a Escritura que testifica,
falando sobre estas coisas. Sem isso, tudo o que
fazemos, ou podemos fazer, não significa nada, como
a conformidade com os chamados de Deus. Este é o
fim da pesquisa antes de insistir. Nós devemos
descobrir, conhecer cada um, a praga, a doença de
seu próprio coração, de modo a ser humilde diante
do Senhor por causa disso. E para essa humilhação é
necessário, - 1. Que seja interno e sincero. Há uma
humilhação comumente expressada na observação
dos dias de jejum e oração; que muitas vezes é apenas
uma exibição formal por um dia. No entanto, pode
ser tão carregado, às vezes, como desviar ou
prolongar a execução de julgamentos, mas o que
Deus exige de nós é estar nas afeições fixas do
coração. Quando o Senhor Jesus Cristo vem ordenar
o arrependimento e a reforma, ele se dá esse título:
"eu sou aquele que esquadrinha os rins e os
corações", Apocalipse 2:23. É um trabalho interno e
oculto que ele cuida, em nossa humilhação pelo
pecado. Então, diz Davi no mesmo caso: "Tu exiges a
verdade nas partes internas", Salmo 51. A verdade ou
sinceridade nas afeições é aquilo que Deus considera
em nossa humilhação; que responde à acusação no
profeta: "Rasgai os vossos corações, e não as vossas
vestes"; - o poder interior, não os sinais externos, é
aceito com Deus nesta matéria. Deixe-nos todos
tomá-lo em nossas próprias almas, cada um cobre
sua própria consciência em particular, com a
realização deste dever. Deus não suportará mais os
pretextos; nenhuma aparência exterior, em uma
mortificação temporária por um dia, embora na
observação dos deveres mais solenes exigidos nesse
dia, atenda à mente de Deus aqui. Porque, - 2. Deve
ser extraordinário. A humilhação pelos nossos
próprios pecados é um dever que sempre nos é
incumbido. Caminhar humildemente com Deus é o
principal que ele exige de nós neste mundo, Miqueias
6: 8. Daí, a abnegação, no sentido do pecado, é a vida
e a alma; o princípio de todos os outros atos e deveres
que lhes pertençam. Mas quando os chamados de
Deus são extraordinários, como são neste dia, é
necessário que vigiemos aqui de maneira
extraordinária. Falhar nos graus necessários de um
dever torna-o ineficaz e inaceitável. Se, de acordo
com os tempos e as épocas, os modos, os meios e a
maneira, deste dever, não nos aplicarmos com mais
do que a diligência comum, e com grande intenção de
mente, falhamos no que se espera de nós. Lidar com
Deus em ocasiões extraordinárias em um quadro
comum de espírito é desprezar; ou argumenta, pelo
menos, nenhuma devida reverência dele em seus
julgamentos, nem uma devida apreensão de nossas
próprias preocupações neles. 3. É necessário que a
humilhação pelo pecado seja acompanhada de uma
renúncia ao pecado: "Aquele que confessa seus
pecados, e abandona-os, encontrará misericórdia". A
confissão é cultivada em um trabalho barato e fácil,
seja lendo um livro, ou descarregado em virtude de
dons espirituais. A humilhação pode ser fingida
quando não é real, e expressa quando é transitória; -
sem responder à mente e à vontade de Deus. Mas a
renúncia real de quadros pecaminosos, modos
pecaminosos, negligências pecaminosas, nem podem
ser fingida nem representada melhor do que é.
Aquele que pensa que não tem nada para abandonar,
- sem caminhos do mal, sem negligência pecaminosa,
sem quadro de coração, - será despertado para um
melhor conhecimento de si mesmo quando é tarde
demais. Por isso, podemos, evidentemente,
examinarmo-nos através de: - Que mudança real
houve em nós, em conformidade com os chamados
de Deus? O que renunciamos em nossos caminhos,
molduras ou atuações? Que pensamentos vãos são
totalmente excluídos, para os quais temos dado
entretenimento? Que paixões ou afeições foram
reduzidas em ordem, que excederam seus limites e
medidas? Que comunicação vã, anteriormente
acostumada, foi vista e impedida? Que dissimulação
no amor foi curada ou expulsa? Que ações
irregulares, em nossas pessoas, famílias ou ocasiões
de vida, foram abandonadas? Um inquérito sobre
essas coisas nos dará evidências reais e sensatas de
que nossa humilhação pelos nossos próprios pecados
seja compatível com os presentes chamados de Deus.
Em sexto lugar. Outro dever da época é que
lamentemos pelos pecados dos outros, daqueles
especialmente em quem estamos providencialmente
preocupados; como parentes, igrejas, todo o povo da
terra da nossa nação, com quem estamos envolvidos
por múltiplos laços e meios de conjunção. Sabe-se
que este luto sincero pelos pecados dos lugares e
tempos em que vivemos, das pessoas e das igrejas a
que pertencemos, é eminentemente aprovado de
Deus, e um símbolo em si mesmo em quem esse
sentido é de libertação em um dia da calamidade,
Ezequiel 9: 4-6. Porque ter mentes despreocupadas e
independentemente dos pecados de outros homens,
é uma ótima evidência de falta de sinceridade em
nossa profissão de abominação do pecado. Há muitos
pretextos que existem; - como, que eles não nos
ouvirão; - não estamos preocupados com eles; - que
são inimigos perversos de Deus, e quanto mais piores
estão, mais sua destruição será apressada. Por tais
pretensões, os homens enganam suas almas em
negligência com esse dever, sim, para provocar o
pecado, como isto é. É uma questão de tristeza para
aqueles que verdadeiramente temem a Deus, e têm
algum consenso em sua glória ou a honra de Cristo,
que o mundo inteiro, até onde sabemos, está cheio de
todos os pecados abomináveis e provocadores.
Encontra-se sob um dilúvio de pecado, já que se
encontrava deitada sob um dilúvio de águas; - apenas
aqui e ali aparece uma arca, que é carregada acima
dela. O ateísmo, o antiescriturismo, a descrença dos
mistérios evangélicos, o desprezo da religião que eles
próprios professam, entre todos os tipos de cristãos,
- a perda de toda fé e confiança pública, com uma
lixeira de concupiscências impuras, ambição,
orgulho, avareza, em muitos que têm a conduta
externa da igreja, - se espalharam sobre a face da
terra. Quando Deus lida com o mundo, quando o
abandona a este excesso aberto e exagerado que
agora abunda nele, torna-se, para todos os que
realmente o temem, um lugar de trevas e tristezas,
que exige um quadro de coração de luto. É assim,
muito mais como a terra da nossa nação. De uma
conjunção com essas pessoas em sangue, linguagem,
costumes, leis, interesses civis, parentesco,
decorrentes do direito comum da natividade, em um
lugar limitado pela Providência para fins especiais,
não podemos deixar de ter um grande interesse em
seu bem ou mal. É maior, daí, que a mesma
verdadeira religião tem sido professada em toda a
nação, com inúmeros privilégios que a acompanham.
Nessas e em outras considerações semelhantes, toda
a nação é colocada sob a mesma lei da providência
para o bem ou para o mal. No pecado, portanto, desse
povo, estamos de maneira peculiar; e será assim em
seus sofrimentos. Se o pecado abunda na terra no
presente, já fizemos uma indagação; e nada do que
falamos antes deve ser repetido. Se não tivermos uma
sensação dessas provocações, - se não nos
esforçarmos por afetar nossos corações por eles e
clamarmos por eles, - estamos muito distantes
daquele quadro que Deus chama. E esse luto pelos
pecados dos outros surge de uma fonte dupla: - 1.
Zelo pela glória de Deus; 2. Compaixão pelas almas
dos homens, - sim, pelo estado e condição perversa e
calamitosa que vem sobre eles mesmo neste mundo.
Certamente, aqueles que são verdadeiros crentes não
podem deixar de se preocupar com todas as
preocupações da glória de Deus. Se em todas as
nossas aflições Ele estiver aflito, em todos os
sofrimentos da Sua glória devemos sofrer. Na direção
abençoada dada por nossas orações, quanto ao que
devemos orar, o que, em primeiro lugar, é prescrito,
como aquilo que principalmente e eminentemente
devemos insistir, é a glória de Deus na santificação
de seu nome, a vinda progressiva do reino de Cristo e
a realização da sua vontade pela obediência dos
homens no mundo. Se somos sinceros aqui, se somos
fervorosos nessas súplicas, não é nada para nós,
quando todas estas coisas são bastante contrárias
entre nós? Quando o nome de Deus é blasfemado, e
todas as coisas sobre as quais ele colocou seu nome
são ridiculizadas; - quando todo o interesse interno e
o reino de Cristo se opõem, e o tribunal externo do
templo dado em todos os lugares para ser pisado
pelos gentios; - quando todos os tipos de pecados
abundam, em oposição à vontade e aos
mandamentos de Deus; - quando a Terra é quase tão
diferente do céu como o próprio inferno; - não há
nada para ser lido aqui? Somos para a maioria
egoístas; e assim pode ir bem com nós mesmos, de
acordo com a extensão de nossas relações e
circunstâncias, não nos emocionamos muito com o
que acontece com os outros.

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
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