Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

[2.] Essa fé deve ser mais firme quando todas as
coisas parecem conspirar ao tornar a realização de
tais promessas não só improvável, mas também
impossível, como para as causas externas presentes;
como no estado das coisas neste dia no mundo. Não
há meios visíveis ou aparentes de cumprir qualquer
um deles, sim, todo o mundo está unido a uma
conspiração para vencê-los; mas a fé verdadeira se
levanta contra essas oposições, e prevalece contra
todas. Por ter, somente Deus, seu poder, fidelidade e
verdade, por seu objeto, não valoriza a oposição que
os homens possam fazer contra eles. Isso deve ser
feito desse tipo que Deus pode fazer, e que os homens
façam o que quiserem. Deus ri com todas as suas
tentativas orgulhosas de desprezar; e também a
virgem filha de Sião. (2.) É nosso dever orar pela
realização de todas as promessas e previsões que
estão registradas no livro de Deus no que diz respeito
ao reino de Cristo e à sua igreja neste mundo. Deus
fará essas coisas; todavia, todos eles serão
procurados pela casa de Israel. Esta foi a prática dos
crentes em todas as épocas, tanto no Antigo
Testamento como no Novo. A oração pela realização
das promessas tem sido o fôlego da vida da igreja em
todas as épocas; e a fé traz um grande refúgio à alma.
E a maior evidência de sua abordagem será uma
abundante efusão do Espírito Santo no coração dos
crentes, seja eles poucos ou muitos em qualquer
momento do mundo, agitando-os e capacitando-os a
orar efetivamente e com fervor para sua realização;
como no exemplo de Daniel 9: 1-3. Portanto, - (3.) Há
três coisas consideráveis em tais promessas e
predições: - [1.] A graça e a misericórdia que estão
nelas; [2.] A adequação dessa graça e misericórdia ao
estado dos crentes em qualquer momento; [3.] A
realização literal delas em suas circunstâncias
externas. Os dois primeiros pertencem a nós em
todos os momentos, e podemos implorar a Deus em
fé pelos seus efeitos em todas as nossas provações e
angústias. O povo de Deus tem fé nele contra o
mundo, com todos os seus inimigos e opressores,
com os quais foram tão censurados, como o Senhor
Jesus Cristo estava com a sua fé para o mesmo
propósito, Salmos 22: 8. Quando as coisas parecem
ser malignas com eles, quando estão encerradas nas
mãos de seus inimigos e opressores, como o Senhor
Jesus Cristo estava sobre a cruz, o mundo está pronto
para censurá-los quanto à sua confiança em Deus, e
eles próprios como sendo seu povo; mas eles não
desmaiam aqui. Embora as coisas possam acontecer
por uma temporada, eles são protegidos pela graça e
pela misericórdia que está nas promessas; que são
adequadas a todas as suas necessidades, tudo o que
possam desejar absolutamente, sim, a libertação
total, quando é melhor para eles. Mas, - (4) Lembrese, que, quanto à aplicação da realização de tais
promessas e previsões, em seus efeitos externos, até
certos tempos e ocasiões, muitos foram terrivelmente
equivocados; que tem sido a base e a ocasião de
desvios espirituais muito escandalosos. O mundo
tem escassamente visto maiores atropelos contra o
pecado e a maldade do que foi defendido por essa
pretensão, que tal ou tal tempo veio agora, e que
essas coisas deveriam ser feitas por aqueles que
fizeram tais interpretações e aplicações. Pois, quando
tal presunção cai sobre as mentes dos homens, eles
soltam-se de todas as regras, mas não de suas
próprias inclinações. E muitos, com tais apreensões,
caíram em decepções tristes e escandalosas.
Portanto, - (5) Essa expectativa ou confiança dos
eventos de promessas, profecias e previsões, que
impedem os homens de aplicar suas mentes
completamente aos deveres atuais que Deus pede, é
vigiado com atenção. Ouvi muitos argumentos para o
fortalecimento de tais confianças, mas nunca vi bons
efeitos sobre eles. Eles agradecem pelo presente; eles
não se beneficiam. A história dos profetas, Jeremias
e Ananias, é aplicável neste caso, Jeremias 28. E é
certo que, antes da destruição final de Jerusalém, o
que principalmente endureceu o povo até a sua total
ruína, para que eles ouvissem nem a voz de Deus nem
o homem para sua segurança, era uma presunção que
eles tinham, que naquele tempo seu Messias viria e
os salvaria. (6.) Poucos sabem de que tipo esse dia do
Senhor será, o que eles desejam, anseiam e esperam.
Sabemos como provou a igreja dos judeus, Malaquias
3: 1,2. Pode haver um dia que, embora possa ser uma
questão gloriosa, pode consumir todas as esperanças
que os homens tenham estimado na expectativa
disso. Mas não irei tocar mais nessas coisas: - meu
desígnio é apenas para nos tirar tudo de velhas
confianças que nos obstruem em uma assistência
diligente aos deveres que Deus nesta época nos
chama; que deve ser declarado imediatamente. 3.
Alguns colocam sua confiança nas reservas secretas
que eles têm em si mesmos, que, no entanto, ele vá
com os outros, mas eles devem escapar bem o
suficiente: são ricos e eles pretendem ser sábios: eles
pretendem não se envolver em nada, que seja civil ou
religioso, que possa prejudicá-los em suas posses: -
enquanto as coisas passam pela taxa barata de falar,
serão semelhantes aos outros; mas quando as
provações chegam, eles farão um retiro seguro. Nós
temos seu caráter e sua desgraça, Jeremias 28: 15-17.
Criticamente. Uma quarta direção para a nossa
conduta em tal época é, que consideremos e
busquemos diligentemente os nossos próprios
corações e comportamentos, para descobrir e
entender como está entre Deus e nossas almas. Esta
direção nos é dada, em Lamentações 3: 39,40, "Por
que se queixaria o homem vivente, o varão por causa
do castigo dos seus pecados? Esquadrinhemos os
nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o
Senhor." Quando as provações e os castigos se
aproximam, ou estão em cima de nós, não é nosso
dever reclamar debaixo deles, mas procurar e provar
nossos caminhos a fim de se voltar para o Senhor.
Esta é a primeira palavra da voz de Deus em
julgamentos próximos: "Examinem-se, sondem seus
corações e seus caminhos, provem como vocês
estão". Em tal época, para passar pela consideração
de nós mesmos, do nosso estado, da nossa
caminhada, de nossas ações, de maneira comum, ou
com pensamentos leves ou comuns, é desprezar a voz
de Deus. Deus fala em voz alta: "A voz de Deus clama
à cidade". Ele faz assim pelos caminhos antes
mencionados; - ele fala de forma articulada,
distintamente, para que um homem de sabedoria
veja seu nome e conheça sua mente; - ele nos fala e
diz: Procure agora. E nesta busca, deve-se respeitar
as coisas que se seguem: 1. Em geral, procure em seu
estado e condição. Experimente se ele está
construído em uma boa base; - na rocha, pela fé; ou
na areia, apenas por profissão; - se ele irá realizar o
seu julgamento, que o levará ao fogo do refinador:
"Ele matará o hipócrita com o sopro de sua boca". E
muitas descobertas terríveis serão feitas nos estados
falsos e apodrecidos dos homens quando o dia do
Senhor de prova vier. Este é um certo fim de um
julgamento ardente, a saber, descobrir e consumir a
profissão de hipócritas; como já foi feito em parte. 2.
Com respeito aos caminhos e pecados que são os
pecados peculiarmente provadores de igrejas e
professantes; - como o Senhor Jesus Cristo testifica o
seu desagrado contra eles, e que pode ter uma
influência tão grande na aquisição de juízos
temporais quanto os pecados mais flagrantes dos
pecadores abertos: tais são decadentes no amor, zelo
e frutos da obediência; falta de deleite, calor e vida
nas ordenanças do culto evangélico; com orgulho,
exaltação de mente, autoconfiança e esterilidade em
boas obras. Se conhecemos quais são os pecados, nas
igrejas e nos professantes, que o Senhor Jesus Cristo
está tão desagradado quanto a ameaçar a Sua
partida, não podemos aprender melhor do que na
declaração de sua mente que ele faz às igrejas da Ásia,
em Apocalipse 2: 1 e 3: 1. E estas são as coisas que ele
carrega sobre eles.

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
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