Por John Owen (1616-1683)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

IV. O que, no próximo lugar, devemos falar é: "A
equidade desta constituição divina, - que, no modo
comum do governo de Deus e da dispensação de sua
providência, o arrependimento e a reforma devem
afastar julgamentos impenitentes e procurar para um
povo uma libertação abençoada; e nada mais deve
fazê-lo: "Se você não se arrepender, perecerá". Que,
no arrependimento, serão salvos e livrados, está
previsto na mesma regra. Esta é a lei inalterável da
Providência divina; isto deve fazê-lo, e nada mais
assim o fará. A sabedoria e o poder dos homens não
devem fazê-lo; jejum e oração, enquanto
continuamos em nossos pecados, não devem fazê-lo.
O arrependimento sozinho é a condição de libertação
neste estado de coisas.

Sobre este princípio, Deus reivindicou a equidade de
seus caminhos contra a repintagem de Israel,
Ezequiel 18: 29-32: Qualquer coisa pode ser mais
justa? Ruína e absoluta desolação estão dispostas a
cair sobre todo o povo. Isso você mereceu por suas
iniquidades e multiplicações de provocações. Em
justiça rigorosa, eles devem imediatamente vir sobre
você. Mas "meus caminhos são justos", eu vou lidar
com você de maneira justa; eu farei isso em equidade,
que é uma evidência de justiça e misericórdia. E isto
deixo em evidência aqui, na medida em que,
enquanto a execução do julgamento só é ameaçada e
suspensa, se você tiver diante destas ameaças um
coração novo e um espírito novo, com sincero
arrependimento, se você afastar todas as suas
transgressões por completo em reforma da sua vida,
- a iniquidade não será sua ruína. O que pode ser
mais justo e equitativo? Quem pode reclamar se,
depois de tudo isso, o mal deve visitá-lo, e você não
deve escapar? O mesmo sucede ao recalcitrante,
capítulo 33: 10,11, como em muitos outros lugares.
Que esta constituição divina (ou seja, que o
arrependimento e a reforma devem salvar uma
igreja, povo ou nação, no estado antes descrito, e que
nada mais deve fazê-lo, no entanto, os homens
podem se agradar e orgulhar-se em sua própria
imaginação) é justa, simples e boa, - que seja
necessário que seja assim, que tenha uma
condecoração para as excelências divinas, e o
domínio da justiça no governo, - é evidente; porque,
- Primeiro. A noção dessa regra é puramente
consensual na humanidade, como já foi mencionado
anteriormente. Não há homem, a menos que ele seja
profano e incrédulo, que, quando ele apreende esse
mal e sua ruína, especialmente quanto à sua vida, que
não esteja pronto para alcançá-lo e aproveitar-se
disso, mas ele reflete sobre seus pecados e vem a
algumas resoluções de abandoná-los para o futuro,
para que ele possa estar ciente de sua condição
deplorável. Agora, tudo isso surge dessas noções
indeléveis injetadas nas mentes dos homens: - que
todo mal do castigo é de Deus; que é para o pecado;
que não há como evitá-lo senão por arrependimento
e reforma. E aqueles que não melhorarão esta luz
natural com respeito ao público, serão encontrados,
por assim dizer, se eles vão ou não, cumprir isso
quando se trata de seu próprio caso em particular.
Aqui estão milhares de testemunhos da equidade
desta constituição divina.

Em segundo lugar. Quando esta regra é cumprida, -
quando o arrependimento e a reforma se seguem às
advertências divinas, em que a paz com Deus é, em
certa medida, alcançada, - dará aos homens
confiança nele, com expectativa de alívio divino em
sua angústia; que é o meio mais efetivo para que os
homens sejam instrumentais para sua própria
libertação; e, do outro lado, quando é negligenciado,
quando o mal se aproxima, a culpa e o terror
perseguirão as mentes dos homens e não poderão
entreter um pensamento de ajuda divina, o que os
tornará sem coração, desamparados, sem sentido e
os trairão em covardia e pusilanimidade, no entanto
eles podem se vangloriar no presente. Se esses dois
tipos se opõem, dez perseguirão cem e cem colocam
um mil em fugas. E se qualquer nação recusar
abertamente a conformidade com esta constituição,
se Deus enviasse uma outra para invadi-los, de modo
a julgá-los, eles se derreteriam diante dele como cera
diante do fogo. Quando os males nos cercam, e estão
prontos para assolar-nos, uma reflexão sobre a
negligência desta regra irá perturbar nossos
conselhos, distrair nossos pensamentos, afligir
nossas mentes, enfraquecer nossa confiança em Deus
e desanimar os mais fortes dos filhos dos homens,
fazendo-lhes uma presa para seus inimigos.
Em terceiro lugar. Esta regra ou constituição tem
uma impressão de todas as excelências divinas sobre
ela; isto é, da bondade, paciência, sabedoria, justiça
e santidade de Deus.

Se, quando os julgamentos se aproximarem e forem
merecidos, os homens podem desviá-los pela sua
sabedoria, coragem ou diligência, e refletiriam
desonra contra Deus no governo do mundo. Veja
Isaías 22: 7-11. Mas, nesta maneira da libertação de
qualquer povo, há uma demonstração da glória de
todas as excelências divinas, como é manifestado a
todos.
Quando, portanto, neste estado, os julgamentos
iminentes não são absolutamente determinados, mas
sendo merecidos, com a suposição de continuidade
nos pecados em que são merecidos, a glória da justiça
divina não pode ser reivindicada na impunidade
absoluta; e considerando que Deus preparou todas as
coisas e preparou-as para a execução, todos os meios
e instrumentos que estão sujeitos à obra, a sua
espada está desembainhada, e suas flechas estão
fixadas no arco, ele primeiro advertirá, então dará
espaço e tempo para o arrependimento, e não requer
mais para deixar de lado todos os seus preparativos
para a destruição, certamente seus caminhos são
justos, gentis e cheios de piedade.
Se os homens procuram, se eles esperam a libertação,
sem uma conformidade com esses termos bons,
santos, justos e graciosos, eles se encontrarão, na
questão, enganados. E se, depois de tudo isso, nós
nesta nação deveríamos ser encontrados em uma
negligência aqui, - se a nação deve continuar em seu
quadro atual, em que, de todos os outros meios de
segurança, isso parece ser menos pensado ou
considerado, - o que devemos implorar para nós
mesmos? Quem se compadecerá de nós no dia da
angústia? A maioria dos homens agora despreza
essas coisas; mas seus corações podem suportar, ou
suas mãos podem ser fortes, no dia em que o Senhor
deve lidar com eles? Mas, - V. Considerando que,
dessa forma, esse meio de libertação é tão justo, tão
equitativo, tão razoável, manifestando-se às
consciências e à razão da humanidade, possuídas
pelos próprios pagãos, e plenamente confirmadas
pela revelação divina, nosso próximo inquérito deve
ser: "De onde é que existe uma falta de disposição,
uma falta de vontade de cumprir esse dever, como
existe; que tantas dificuldades são estimadas nele, -
de modo que não há pouca esperança, será
encontrado entre nós em um título prevalecente? "Se
os homens, especialmente os que são bons e se
estimam sábios, são informados de que este é o modo
de salvar e livrar a nação, eles se afastam em ira,
como fez Naamã quando o profeta lhe pediu para se
lavar e ser limpo, quando ele preferiria uma injunção
de algumas façanhas heroicas: - estes são
pensamentos para almas fracas e pusilânimes, que
não entendem nada sobre os assuntos do Estado.
Mas antes aparecerá quem é mais sábio, se Deus ou
homens. Mas uma coisa difícil é prevalecer com
qualquer pessoa para pensar bem, ou para ir sobre
isso, ou para julgar que é o único bálsamo para
nossas feridas. Para descobrir a causa disso, eu vou
considerar brevemente todo o tipo de pessoas que
estão preocupadas em plantar esta árvore de cura,
cuja raiz é o arrependimento e cujo fruto é a reforma
da vida. E são de três tipos: - 1. Magistrados; 2.
Ministros; 3. As próprias pessoas. A menos que haja
um acordo dos esforços de todos, em seus vários
lugares e deveres, não haverá nenhuma obra pública
de arrependimento e reforma operada como
apropriada para o afastamento de calamidades
públicas. Mas, no entanto, embora seja o dever
expresso de todos eles, embora seja seu interesse,
embora não possa ser omitido, mas no seu maior
perigo, como para os eventos temporais e eternos,
ainda assim é um trabalho difícil e maravilhoso
prevalecer com qualquer um para se engajarem
vigorosamente nele. Alguns não acham necessário; -
alguns, após a convicção de sua necessidade, não
sabem como agir sobre isso, ou permanecem em sua
empresa, ou ficam rapidamente cansados; - alguns
gostariam que fosse feito, para que não estivessem
com a dificuldade disso. Deixe-nos considerá-los
distintamente, - Primeiro. Quanto aos magistrados.
Quando Josafá estabeleceu-se para reformar a igreja,
ou seu reino, para escapar do julgamento que foi
denunciado contra eles, ele nomeou para
magistrados e juízes os homens tementes a Deus e
que odiavam a cobiça. E a sua atitude foi: "Agora,
pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai
cuidado no que fazeis; porque não há no Senhor
nosso Deus iniquidade, nem acepção de pessoas,
nem aceitação de presentes. Também em Jerusalém
estabeleceu Josafá alguns dos levitas e dos sacerdotes
e dos chefes das casas paternas de Israel sobre e juízo
da parte do Senhor, e sobre as causas civis. E
voltaram para Jerusalém. E deu-lhes ordem,
dizendo: Assim procedei no temor do Senhor, com
fidelidade e com coração perfeito.", 2 Crônicas 19:
7,9. Sem isso, não haverá reforma pública; e,
portanto, a primeira dificuldade é a partir desse tipo
de pessoas, e em duas contas: 1. Que os magistrados
vivem no pecado e odeiam ser pessoalmente
reformados; sim, se deleitam com os que também
vivem abertamente no pecado, o que é o auge da
perversidade, Romanos 1:32. Quando os magistrados
são profanos, ou escarnecedores do poder da religião,
ou bêbados, ou pessoas impuras, ou opressores
cobiçosos, uma grande obstrução deve ser colocada
no caminho do arrependimento público e da
reforma; esta dificuldade, no momento, não se
origina apenas de seus pecados pessoais e desvios
espontâneos, mas também da falta de convicção e do
senso de seu dever em seus lugares, com a conta que
devem dar. Porque, - 2. Eles parecem não acreditar
que a tentativa deste trabalho é parte de seu dever,
ou que eles estejam preocupados com isso. Deixe,
portanto, nunca ser tão razoável, tão justo, tão
importante, tão necessário para a libertação e a
salvação de qualquer pessoa, se aqueles que devem
avançar, em primeiro lugar, obstruí-lo e prejudicá-lo,
serão acompanhados de dificuldades. Exemplos de
negligências arruinaram esta nação. Portanto,
podemos delineá-lo como uma verdade assegurada,
que o texto confirmará, - que, a menos que os
magistrados, que tenham a conduta visível do povo,
estejam convencidos de que é seu dever promover o
trabalho de arrependimento e reforma neste
momento, pelo seu próprio exemplo, e no
cumprimento de seus cargos, o caso desta nação é
deplorável e não deve ser aliviado, senão por
soberania e piedade. Porque o que as pessoas devem
fazer, quando veem seus guias, a cujo padrão eles se
conformam, absolutamente independentes de
qualquer coisa assim? Este é um meio da dificuldade
que se encontra entre nós, de afetar as mentes dos
homens com esta constituição justa. Em segundo
lugar. Aqueles que estão principalmente
preocupados aqui são ministros, ou aqueles que têm
a administração da Palavra e das ordenanças do
evangelho cometidas a eles. A estes, este trabalho é
dado a seu cargo de uma maneira especial. Eles têm
os principais meios de arrependimento e reforma
comprometidos com sua gestão. A partir deles é o
início e a realização deste trabalho esperado e
exigido. Aqui, quanto à sua sinceridade e diligência,
eles devem dar uma conta no último dia. E se esta
fonte for parada, de onde devem surgir as águas
refrescantes do arrependimento e da reforma? Mas,
no entanto, a principal dificuldade de todo o trabalho
consistirá nisto, pois, - 1. Alguns há, fingindo neste
ofício, em quem não há uma pequena parte do mal
que deve ser reformado; - pessoas que trabalham
entre as mais avançadas para preencher a medida das
iniquidades desta nação; tais como a ignorância, a
negligência, a profanação e a devastação, são, em
todos os seus efeitos, comunicadas a todos os que são
sobre eles. Esperamos que essas pessoas sejam
fundamentais para reformar os outros, que odeiam
ser reformados? Jeremias 23:15. Mas, - 2. Há muito
poucos desses tipos de pessoas que estarão a cargo de
realizar este trabalho. Eles podem encontrar
rapidamente o que custará; pois, a menos que sejam
exemplares neles mesmos, é em vão uma vez tentar
pressioná-los sobre os outros. Eles não podem fazer
isso sem grandes recortes daquilo que eles
consideraram sua liberdade no seu comportamento.
Todo o cumprimento de pessoas não-reformadas,
para fins seculares; toda conformidade com o curso
do mundo, em frivolidades e orgulho de vida; toda
ostentação de riquezas, e poder; todo egoísmo; toda
a superficialidade e confianças carnais, devem ser
eliminados completamente. E não só assim, mas, a
menos que, por orações e súplicas incessantes, com
seriedade e perseverança, trabalhem por novas
unções com o Espírito de graça em suas próprias
almas, fé, e o amor e o zelo por Deus, a compaixão
pelas almas dos homens e a prontidão pela cruz,
possam reviver e florescer neles, - não serão úteis
nem instrutivos nesta obra. E é de admirar que a
maioria deles pense que é melhor sofrer as coisas na
taxa atual, do que aventurar-se naquilo que vai
custar-lhes tão caro em sua busca. A verdade é que eu
conheço muito poucos, se houver, que são
conhecidos e aptos a se envolver neste trabalho de
uma reforma eminente visível; - aqueles que têm as
melhores, quase as únicas oportunidades para isso,
parecem estar dormindo. 3. Além da carga que
devem ser em si mesmos, eles percebem a oposição
que devem encontrar com os outros. Eles acham que
não devem apenas desorganizar e provocar todos os
tipos de pessoas, e perder muitos de seus amigos
úteis, mas também se expor a desprezo e opróbrio de
todos os tipos. É um homem perdido neste mundo,
aquele que, sem respeito pelas pessoas, se envolverá
seriamente neste trabalho; todos os dias ele
encontrará um ou outro descontente, se não for
provocado. Isso nem eles nem suas famílias podem
suportar. Na verdade, o serviço mais difícil que Deus
tenha chamado para alguns de seus ministros, exceto
somente Jesus Cristo e seus apóstolos, tem
procurado a reforma das igrejas de retrocesso ou de
corrupção espiritual. Estas são as duas testemunhas
que, em todas as épocas, profetizaram em sacos. Tal
foi o ministério de Elias, que o levou a essa conclusão,
e um anseio sincero de ser libertado pela morte de
sua obra e ministério, 1 Reis 19: 4. Assim foi o de
Jeremias, na mesma condição, da qual ele se queixa,
cap. 15:10. João Batista, no mesmo trabalho, perdeu
primeiro sua liberdade, depois sua vida. E, após as
eras, Crisóstomo, pela mesma causa, foi odiado pelo
clero, perseguido pelo tribunal, e finalmente foi
exilado, onde morreu. A maioria dos homens não é
tão pequena que tem em um trabalho como esse, cuja
recompensa os alcançará de acordo com a proporção
de seu envolvimento nele. Todas as igrejas, todas as
pessoas quase, de boa vontade, deixariam sozinhas
na condição em que estão; - aqueles que os
pressionariam para uma devida reforma, sempre
foram e sempre serão vistos como seus
perturbadores. Então, esta nossa ferida é incurável:
alguns desses, estão convencidos da presente
necessidade desse dever; eles esperam que as coisas
estejam indiferentemente bem com eles e seus
rebanhos, - que eles possam suportar o tempo
suficiente. Poucos estão dispostos a sofrer a carga e o
problema disso, - que coloca todas as circunstâncias
presentes em desordem. Poucos receberam uma
unção para o trabalho; muitos são capazes de
contestar contra qualquer tentativa disso; e nenhum
deles tem expectativas de libertações estranhas sem
ele. O que nos resta neste caso, depois, será
declarado. Terceiro. Também é difícil contar com as
pessoas que devem ser reformadas. É difícil
convencê-los de sua necessidade, - difícil persuadilos a se esforçarem, - fazê-los perseverar nas
tentativas de fazê-lo. Alguns dos motivos dos quais
podemos considerar brevemente; como, - 1. Que a
autojustificação e a aprovação de si mesmos que
todos os tipos de pessoas, tanto por natureza como
por preconceitos incuráveis, se inclinam, estão no
fundo desta negligência fatal. Quando eles veem
todas as coisas mal, eles vão conceder que há alguma
reforma necessária; mas que é assim para os outros,
e não para eles. Aqueles que são piores do que eles
(como há poucos que não pensam, por um pretexto
ou outro, que há muitos piores do que eles), eles
supõem que esse dever é necessário, mas não para
eles. E se ainda não há visivelmente, eles vão fazê-lo
e julgá-lo assim. Mas enquanto os homens têm uma
forma de piedade, apesar de negarem o seu poder,
eles se justificarão de toda necessidade de reforma.
As igrejas irão fazê-lo, e todos os tipos de
professantes de religião irão fazê-lo, especialmente
se tiverem alguma noção ou prática peculiar em que
se valorizem. Assim foi com os judeus antigos,
Jeremias 7: 9,10; e com os fariseus nos dias de nosso
Salvador, João 9:40. É assim neste dia; e é uma coisa
rara encontrar-se com qualquer um que não
necessite de uma verdadeira reforma laboriosa.
Assim, é que as igrejas jamais se reformariam; que
tem sido a causa de toda divisão e separação, em que
alguns foram salvos de uma apostasia geral. Todos se
aprovam em seu estado e condição; que chegou a essa
altura na igreja papal que eles se vangloriam
infalíveis, e não são capazes de reforma em nada. Oro
a Deus para proteger os outros de presunções
semelhantes! Serão a ruína daqueles por quem são
entretidos. Ainda assim, é neste dia. A maioria das
igrejas pensa que eles precisam de mais receitas,
mais honra, mais liberdade de oposição, mais
submissão de todos os homens para eles; mas eles
quase abominam o pensamento de que eles precisam
de qualquer reforma. 2. A natureza do trabalho em si
o torna difícil; pois exige uma mudança geral do
curso em que os homens estão envolvidos; - uma
coisa tão difícil como fazer com que os fluxos de um
poderoso rio mudem de rumo e corram para trás. Os
hábitos viciosos devem ser subjugados, - as
inclinações rebitadas na mente por uma longa
prática e costume devem ser expulsas, - formas de
conversação promovidas e fortalecidas por todo tipo
de circunstâncias mudadas; - que tornam o trabalho
para alguns irrepreensível. Então o profeta declara:
Jeremias 13:23: "pode o etíope mudar a sua pele, ou
o leopardo as suas malhas? então podereis também
vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal."
Os homens não podem facilmente desaprender o que
lhes foi muito ensinado e ao que se habituaram. O
poderoso poder de Deus nas almas dos homens,
tanto para pessoas individuais como para sociedades
inteiras, é necessário para essa mudança. Assim,
pode ser forjado, e não de outra forma, Isaías 11: 6-9.

John Owen
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/10/2022
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