O Que é Ser Santo
Fomos acostumados a uma falsa noção sobre o que seja santidade ou santificação. Geralmente são associadas a uma visão de alguém que seja muito religioso, e que evita todo tipo de contato considerado normal com outras pessoas.
Ou ainda, que passe todo o seu tempo somente lendo a Bíblia e orando, mas quando olhamos para o exemplo deixado pelos grandes santos da história da Igreja, como foi o caso dos apóstolos, de John Wesley e todos os verdadeiros missionários, nós os vemos como pessoas em grande atividade dirigida para alcançar outros para Cristo, num viver inteiramente de serviço ao próximo, esquecidos de si mesmos quanto ao grande interesse de promover o Reino de Deus.
Alguns deles foram de temperamento muito forte, e falharam em muitas coisas, mas seu grande amor por Cristo respondia por tudo o mais, de maneira que Ele também muito os amou e os usou com grande poder.
Então, a santificação verdadeira se resume neste primeiro amor por Cristo que supera tudo o mais, e nos leva a ter uma real comunhão com Ele em espírito, porque uma grande fé nos leva a dar o salto sobre todas as nossas fraquezas e imperfeições, e a confiar inteiramente que nossa aceitação depende somente do que Cristo é, e fez em nosso favor.
Realmente é somente isto o que conta para Deus; daí ser dito que sem fé não é possível agradá-Lo.
Em tudo importa que o Filho de Deus seja honrado e glorificado por nossa fé nEle, e não nós.