ROTEIROS QUE FAZEM BEM À SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL
(Texto para aqueles que gostam de ler)




 
 
 
O nosso corpo é frágil. A nossa alma é ainda mais. Ambos são suscetíveis a vícios, erros e fraquezas. Cabe-nos a missão de domá-los diuturnamente. Não é tarefa das mais fáceis, porém não é impossível. Detalhe: Amar e respeitar aqueles que nos amam é facílimo. Amar e perdoar os nossos eventuais inimigos é dolorosamente difícil. Amor, abnegação e perdão devem andar juntos durante toda nossa existência.
Para os males materiais e do corpo podemos recorrer aos médicos da matéria, que por sinal quase sempre são ótimos, usando as medicações alopáticas ou homeopáticas prescritas.
Entretanto, para os males da alma já é um pouco mais difícil e complicado uma vez que quase sempre rejeitamos as doutrinas e orientações sadias que curam. A rigor somos instintivamente rebeldes. Dizem por aí que só procuramos auxílio espiritual no extremo das nossas dores. Como dizia um locutor esportivo “haja coração”. Depois, não adianta chorar.
Eis alguns atos, gestos, palavras e procedimentos de enorme eficácia, sem nenhum custo, mas que curam de verdade:
 Cumprimentos diários a todos aqueles que estão ao nosso redor, principalmente os nossos parentes, amigos e entes queridos, com muito respeito, tais como: Bom dia, Boa tarde ou Boa noite.
Querida eu te amo; filhinhos eu vos amo; papai, mamãe eu amo vocês eternamente; meu(minha) irmão(ã) amo vocês. Deus, pai Misericordioso, obrigado por esta família linda e maravilhosa.
 Obrigado Pai Celestial pela minha vida e por tudo o que me destes e que sempre me dará. Obrigado pelo pão de cada dia e a mesa farta que nos deu, nos dá e que eternamente nos dará sempre enquanto habitantes da Terra.
 Que o meu dia e o dia de todos os meus irmãos, ligados ou não por laços consanguíneos seja repleto de alegria e felicidade.
Pronto. Cumprimos as nossas saudáveis obrigações diárias. Não esqueça: Deus dá o frio conforme o cobertor e nos dá alimentos para o corpo e para a alma de acordo com as nossas necessidades, sendo ou não merecedores.
Última lembrança: O melhor aquinhoado de hoje pode ser que amanhã não seja e tenha contas altíssimas a pagar e aquele irmão menos favorecido de hoje pode amanhã ser recompensado pela Justiça Divina.
(Clementino, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR.)