“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gálatas 4.6)

 

A próxima evidência geral dada para a verdade em consideração é o relato do cumprimento desta promessa no Novo Testamento, onde a natureza da operação do Espírito Santo nisso também é expressa em geral. E isto é Gálatas 4.6. Como foi dito, é dado aqui um relato do cumprimento da promessa explicada antes; e várias coisas podem ser consideradas nas palavras:

Primeiro. Os assuntos sobre os quais o Espírito é concedido e em quem ele trabalha são primeiro, os crentes, ou aqueles que pelo Espírito de adoção são feitos filhos de Deus. Recebemos a adoção de filhos. E porque somos filhos, Ele envia seu Espírito em nossos corações. E obtemos este privilégio de adoção, pela fé em Cristo Jesus: João 1.12, "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome."

Em segundo lugar, há uma especial denominação ou descrição do Espírito como prometido e dado para este propósito: ele é o "Espírito do Filho", Gál 4.6. Foi evidenciado em outro lugar que o fundamento original e a razão para isso é sua relação eterna com o Filho, procedente dele. Mas algo mais específico é pretendido aqui. Ele é chamado de "Espírito do Filho" com respeito à sua comunicação aos crentes. Portanto, incluído nisso está aquela consideração especial a Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é mencionado na obra, pois é uma misericórdia e privilégio evangélico. Ele é, portanto, chamado de "Espírito do Filho" não apenas por causa de sua procissão eterna a partir dele, mas -

1. Porque o Espírito foi, em primeiro lugar, dado a Cristo como a cabeça da igreja, para a unção, consagração e santificação de sua natureza humana. Aqui o Espírito lançou o fundamento e deu um exemplo do que Ele deveria fazer em e para todos os seus membros.

2. É imediatamente do e pelo Filho que o Espírito é comunicado a nós, de duas maneiras:

(1.) Com autoridade, em virtude da aliança entre o Pai e o Filho, em que - mediante a realização de Cristo da obra de mediação em um estado de humilhação, e de acordo com ela - ele "recebeu a promessa do Espírito Santo", isto é, o poder e autoridade para conceder a quem ele quiser, para todos os fins dessa mediação, Atos 2.33, 5.32.

(2.) Formalmente, em que todas as graças do Espírito são derivadas para nós de Cristo, como o cabeça da igreja, como a fonte de toda a vida espiritual, em quem eles estavam todos entesourados e acumulados para esse fim, Col 1.19, 2.19; Ef 4.16; Col 3.1-4.

Segundo. A obra do Espírito em geral, conforme concedida aos crentes, é parcialmente incluída e expressa nestas palavras. Em geral, ele permite que eles se comportem adequadamente a esse estado e condição em que eles são conduzidos por sua fé em Cristo Jesus. Eles são feitos filhos de Deus por adoção; e é apropriado que eles sejam ensinados a se comportarem nessa nova relação. "Porque vocês são filhos, ele lhes deu o Espírito de seu Filho"; sem o qual eles não podem andar diante dele como se fossem filhos. Ensina-os a suportar e a se comportar não mais como estrangeiros e estranhos, nem como servos apenas, mas como "filhos" e "herdeiros de Deus", Rom 8.15,17. Ele os dota com uma estrutura e disposição de coração para a santidade, e obediência filial. Pois assim como ele tira a distância, tornando aqueles que estão perto de que eram alienígenas e estavam longe de Deus, então ele remove aquele medo, pavor e escravidão em que aqueles que estão sob o poder da lei são guardados: 2 Tim 1.7, " Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação." Não é "o espírito de medo" ou um "espírito de escravidão", como em Rom 8.15 – que é, na e pela eficácia da lei, enchendo nossas mentes de pavor, e aquelas considerações de Deus que nos afastam dele. Mas nos filhos a quem ele é concedido, ele é um Espírito de poder: fortalecendo e capacitando-os a todos os deveres de obediência. Este espírito de poder é aquele pelo qual somos capazes de obedecer, que o apóstolo dá graças em 1 Tm 1.12, "A Cristo que me capacita"; isto é, por seu Espírito de poder. Pois sem o Espírito de adoção, não temos a menor força ou poder para nos comportarmos como filhos na família de Deus. E ele é também, como assim concedido, um Espírito de amor, que opera em nós esse amor por Deus e aquele prazer nele, que nos torna filhos de nosso Pai celestial. Esta é a primeira consequência genuína desta relação. Pode haver muitos deveres realizados a Deus onde não há amor verdadeiro a ele, ou pelo menos nenhum amor para ele como um Pai em Cristo, o único que é genuíno e aceito. E, por último, ele também é um Espírito de uma mente modesta , séria e sóbria. Até os filhos tendem a se tornar devassos, e curiosos, e orgulhosos na casa de seu pai. Mas o Espírito capacita-os a comportar-se com aquela sobriedade, modéstia e humildade, que se torna a família de Deus.

E nessas três coisas, poder espiritual, amor e sobriedade de mente, consiste toda a conduta dos filhos de Deus em sua família. Este é o estado e condição daqueles que, pela operação eficaz do Espírito de adoção, são libertados do "espírito de escravidão ao medo", que o apóstolo discute em Rom 8.15. Aqueles que estão sob o poder desse Espírito, ou aquela operação eficaz do Espírito pela lei , não podem, em virtude de qualquer auxílio ou assistência, se dirigirem a ele por meio da oração da maneira devida. Pois embora os meios pelos quais eles são trazidos a este estado é o Espírito de Deus agindo sobre suas almas e consciências pela lei, mas formalmente, visto que estão no estado de natureza, o espírito pelo qual eles são movidos é o "espírito do mundo" impuro, ou a influência daquele que "governa os filhos da desobediência". A lei que eles obedecem é a "lei dos membros" mencionada pelo apóstolo em Rom 7.23. As obras que eles realizam são as “obras infrutíferas das trevas”; e os frutos destas obras infrutíferas são "pecado" e "morte". Estando sob esta escravidão, eles não têm poder para se aproximar de Deus; e sua escravidão tendendo ao medo, eles não podem ter deleite com o acesso a ele. Quaisquer outras disposições ou preparações que essas pessoas possam ter por este dever, eles nunca podem cumpri-lo para a glória de Deus, nem para encontrar aceitação por ele.

Com aqueles que são libertos deste estado, todas as coisas são diferentes. O espírito pelo qual são movidos é o Espírito de Deus - o Espírito de adoção, de poder, amor e moderação. A lei que eles obedecem é a santa lei de Deus, conforme está escrita nas tábuas de carne de seus corações. 2 Cor 3.3. Seus efeitos são fé e amor, com todas as outras graças do Espírito; a partir disso eles recebem os frutos em paz, com alegria indizível e cheia de glória, 1 Pedro 1.8.

Terceiro. É dado um exemplo de como ele trabalha efetivamente essas coisas nos filhos adotivos de Deus no dever da oração, clamando "Abba, Pai". O objeto do dever especial pretendido é "Deus, o Pai", Ef 2.18. "Abba, Pai." Abba é o nome siríaco ou caldeu para o pai, então de uso comum entre os judeus; e Pai era o mesmo nome entre os gregos ou gentios - de modo que o interesse comum de judeus e gentios neste privilégio pode ser pretendido, ou em vez disso, uma ousadia sagrada e confiança íntima de amor são projetadas na reduplicação do nome. Os judeus têm um ditado no Talmud Babilônico, no Tratado de Bênçãos - "Servos e servas" (isto é, servos). "Não chame tal pessoa, Abba ou Ymma." Liberdade de estado, com direito a adoção, da qual eles são incapazes, é necessária para esta liberdade e confiança que Deus dá a seus filhos adotivos nadiyb ru'ach, "um Espírito livre", Salmos 51.12 - um Espírito de ingenuidade graciosa e filial. Este é o Espírito que clama "Abba". Que é a palavra pela qual aqueles que foram adotados primeiro saudaram seus pais, para testemunhar o seu afeto e obediência. Pois "abba" significa não apenas "pai", mas "meu pai." Veja Gn 19.34 e em outros lugares constantemente. Para esse propósito, Crisóstomo diz: "Estar disposto a mostrar a ingenuidade" (isto é, neste dever), "ele também usa a linguagem dos hebreus, e não diz apenas 'Pai,' mas 'Abba, Pai;' que é uma palavra própria para aqueles que são altamente ingênuos." E o Espírito efetua isso de duas maneiras:

1. Pela excitação de graças e afeições graciosas em suas almas neste dever,especialmente aqueles de fé, amor e deleite.

2. Ao capacitá-los a exercer essas graças e expressar essas afeições em oração vocal; porque chrazon denota não apenas clamor, mas uma sinceridade de mente expressa em oração vocal. É orar "em voz alta", como é dito de nosso Salvador em Mateus 27.50; pois todo o nosso dever em nossas súplicas é expressado nisto. Agora, não estamos preocupados, nem indagamos no momento, que curso alguns tomam, que meios eles empregam, ou que ajuda eles usam na oração, que ainda não são participantes deste privilégio de adoção. São apenas aqueles que são adotados, a quem o Espírito de Deus auxilia nessa tarefa. A única questão é, o que essas pessoas fazem em conformidade com sua assistência, ou o que é que eles obtêm por ela. E podemos comparar as diferentes expressões usadas pelo apóstolo neste assunto, pelo qual a natureza geral da obra do Espírito nisso aparecerá mais adiante. Neste lugar, ele diz: "Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama, Aba, Pai." Em Rom 8.15. ele diz que recebemos "o Espírito de adoção", - o Espírito do Filho, dado a nós porque somos filhos – "por quem" ou em quem "clamamos, Aba, Pai." Sua atuação em nós, e nossa atuação por ele, são expressos pela mesma palavra. E a pergunta aqui é como, no mesmo dever, ele "clama" em nós, e nós "clamamos" nele. E pode haver nenhuma razão para isso, exceto que o mesmo trabalho é seu e nosso em diversos respeitos. Como é um ato de graça e poder espiritual, é dele, ou é operado em nós por ele somente. E como é um dever desempenhado por nós, em virtude de sua assistência, é nosso – e por ele clamamos: "Aba, Pai". Negar seus atos em nossos deveres é destruir o evangelho. E é a oração considerada formalmente, como compreendendo o dom da oração com seu exercício externo, a que se destina. A mera excitação das graças da fé, amor, confiança, deleite, desejo, humilhação e princípios animadores semelhantes de oração, não pode ser expressado por clamor, embora esteja incluído nele. Seu real exercício de oração, formalmente considerado, é aquele que é atribuído ao Espírito de Deus. E quem não vai permitir que o trabalho aqui expressamente atribuído ao Espírito de adoção, ou o Espírito do Filho, é suficiente para o seu fim, ou para o cumprimento deste dever - seja em particular ou nas assembleias da igreja - parece tratar um tanto severamente com a igreja de Deus e todos os crentes. Lá não é mais necessário para a oração de qualquer maneira, do que nosso clamor: "Aba, Pai," - isto é, fazendo nossos pedidos conhecidos a ele como nosso Pai em Cristo – com súplicas e ações de graças, conforme o exigirem nosso estado e ocasiões. E não é a ajuda do Espírito de Deus suficiente para nos capacitar a fazer isso? Era tão antigo; e isso era para todos os crentes, uma vez que foram chamados para este dever com respeito a suas pessoas, famílias ou a igreja de Deus. Se não for agora, então é porque Deus agora não comunicará seu Espírito aos seus filhos ou filhas, de acordo com a promessa do evangelho; ou é porque, de fato, esta graça e seu dom é desprezado pelos homens, negligenciado e perdido. O primeiro não pode ser afirmado por qualquer motivo seguro; e é nosso interesse considerar o último. Este duplo testemunho, a respeito da promessa da comunicação do Espírito Santo ou um Espírito de súplica aos crentes sob o Novo Testamento, e sua realização, evidencia suficientemente a nossa afirmação geral de que existe um trabalho particular ou operação especial graciosa do Espírito Santo nas orações dos crentes, capacitando-os para isso. Pois não pretendemos com isso mais do que eles recebê-lo em virtude dessa promessa (que o mundo não pode fazer), a fim de receber sua graciosa eficiência no dever de súplica. E então ele realmente inclina, dispõe e os capacita a clamar "Aba, Pai" ou a invocar a Deus em oração, como seu Pai, por Jesus Cristo. Negar isso, portanto, é se levantar em contradição com o testemunho expresso do próprio Deus, e torná-lo um mentiroso por nossa incredulidade. Se não tivéssemos mais nada a pleitear nesta causa, isso seria abundantemente suficiente para reprovar a petulante loucura daqueles por quem esta obra do Espírito Santo, e o dever dos crentes de "orar no Espírito", é desprezada e ridicularizada. Quanto à capacidade de oração assim recebida, há alguns que não sabem mais dela (como exercido em uma forma de dever) do que o exterior, a casca e aparência dela. E mesmo isso não é por experiência própria, mas de que eles observaram em outros. Não são poucos os que afirmam com confiança que tal oração é totalmente um trabalho de fantasia, invenção, memória e inteligência, acompanhado com alguma ousadia e elocução, que é injustamente gerada no Espírito de Deus, que de forma alguma está preocupado com isso. E, pode ser, que eles persuadam a muitos que não são mais qualificados nestas coisas do que em si mesmos. No entanto, aqueles que têm qualquer experiência das reais ajudas e assistências do Espírito de Deus nesta obra e dever, qualquer fé nos testemunhos expressos dados pelo próprio Deus sobre isso, não posso deixar de desprezar essas imaginações fabulosas por parte daqueles que não são qualificados nisso. Você pode convencê-los logo de que o sol não dá luz nem o fogo dá calor, para que não vejam com os olhos nem ouçam com os seus ouvidos, a fim de persuadi-los de que o Espírito de Deus não os capacita a orar, ou auxiliá-los em suas súplicas. Pode haver alguma probabilidade dada a essas afirmações dos não qualificados, como a exclusão total do Espírito Santo de qualquer preocupação na oração, se as pessoas cujos deveres de oração eles julgam, eram geralmente conhecidos por excederem os outros naquelas dotações naturais e habilidades adquiridas para as quais esta faculdade de oração é atribuída. Mas isso será permitido por eles? Ou seja, eles permitirão que aqueles que são, portanto, capazes de orar, o façam apenas em virtude de uma loquacidade espiritual - que eles superam os outros em imaginação, memória, inteligência, invenção e elocução? Isso é conhecido que aqueles que não são qualificados em tal oração não admitirão tal coisa. Em vez disso, em todas as outras instâncias eles representam aqueles que oram desta forma, como maçantes, estúpidos, ignorantes, iletrados e brutos. É apenas em oração que eles de alguma forma ganham a vantagem desses dotes naturais! Essas duas coisas dificilmente são consistentes com ingenuidade comum. Pois não é estranho que aqueles que são assim de outra forma desprezível com respeito aos dotes naturais e adquiridos em todas as outras coisas - seja de ciência ou de prudência - deveriam neste dever ou trabalho de oração, serem tão aperfeiçoados a ponto de superar a imitação deles por aqueles que os desprezam? Pois, assim como estes desprezadores não fazem, uma vez que não vão orar como estes habilidosos o fazem, então o próprio coração dos desprezadores lhes diz que eles não podem. Isto é a verdadeira razão pela qual eles se opõem tão maldosamente a esta oração no Espírito, seja qual for o orgulho ou a paixão fingidos em contrário. Mas coisas dessa natureza vão nos ocorrer novamente e, portanto, não será mais insistido aqui. Está provado que Deus prometeu uma abundante dispensação de seu Espírito aos crentes sob o Novo Testamento para capacitá-los a orar de acordo com Sua mente. E está provado que, em geral, esta promessa é realizada para todos os filhos de Deus. Portanto, permanece no segundo lugar, quanto ao que propusemos, que declaremos o que o trabalho do Espírito Santo está neles, para este fim e propósito - ou como ele é um Espírito de oração ou súplica para nós.


 


 


 


 


 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 28/01/2022
Reeditado em 30/01/2022
Código do texto: T7439450
Classificação de conteúdo: seguro