ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS

Você saberia responder o que tem em comum, Jesus Cristo, o profeta Moisés, John Dewey e Paulo Freire? Bem, além do fato de todos terem sido professores, e talvez por isso mesmo, eles apresentaram um “segredo” para termos mais conhecimentos. John Dewey, educador americano, dizia que tudo o que acontece conosco, o que ele chamou de experiência, pode ser uma oportunidade da gente conhecer algo.

Assim também, o profeta Moisés, da bíblia, praticamente diz a mesma coisa no salmo 90, nas bíblias protestantes e 89 nas católicas. Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que o nosso coração alcance sabedoria. O que está dito é que todos os dias devem ser contados, mas que forma? Pensando sobre as experiências vividas naquele dia, recordando o que foi vivido e perguntando: que lição aprendi com isso, e fazendo cada vez mais perguntas, tipo, por quê, como, onde e etc, buscar entender o que se viu, sentiu, leu, assistiu, ou seja, meditando, refletindo nas experiências vividas.

Paulo Freire vai um pouco mais além e nos convida,para depois desta reflexão, adotarmos uma ação prática como consequência daquele conhecimento adquirido, o que ele chamou de práxis. De forma semelhante, o apóstolo São Tiago disse que a fé sem obras é morta. E, na mesma linha, Jesus Cristo nos convida ao arrependimento, que significa mudança de mente e atitudes, não basta só entender, é preciso mudanças, que são as provas de um novo conhecimento.

E por falar em arrependimento, você pensou que ao eleger um homem que só falava em mortes o nosso futuro seria diferente? Estamos com mais de 85 mil famílias enlutadas por conta do descaso com a nossa saúde. Não temos ministro da saúde, e apenas um terço dos recursos foram utilizados, não falta dinheiro, falta boa vontade, falta remédios, aparelhos, mas principalmente falta humanidade.

Cruel e irônico, o termo imunidade do rebanho é utilizado por veterinários quando eles decidem deixar morrer vários animais pensando no custo benefício dos seus clientes. E isto está sendo aplicado a nós brasileiros, isso explica um pouco o descanso com as mortes?

Você já parou pra pensar nas consequências de se votar influenciado por líderes religiosos ou gente de televisão, whatsApp e et?. Parte da culpa de todas essas mortes é também de quem votou nesse homem. Conte seus dias, problematize suas experiências, mude a direção. Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira para que o nosso coração alcance sabedoria. Somente o conhecimento poderá nos salvar.