EMPATIA E AMOR, UMA NECESSIDADE PARA A SALVAÇÃO

No Livro de Mateus, capítulo 25, fala sobre o Reino vindouro do Senhor, através de parábolas, mas me chamou a atenção o final dele, nos três últimos versos (do 44 ao 46):

44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Aqui percebi o valor da empatia e do amor, pois quando Jesus durante o julgamento fizer a separação, Ele deixa claro aspectos de pessoas que necessitam de auxílio, e ouso acrescentar outras situações de risco que devem ser por nós também notadas, como as famílias enlutadas, as pessoas carentes de afeto e cuidado, os idosos e crianças abandonados nos lares de acolhimento e tantas outras situações que podemos avaliar e reconhecer em nosso dia a dia. Mas a pergunta que me vem à mente é: "POR QUE NÃO PERCEBEMOS?"

Primeiramente, tem nos faltado empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sobretudo, falta em nossa essência o amor, que está intimamente ligado à empatia, pois um necessita do outro.

A advertência é que devemos buscar nos aprimorar, desenvolvendo a empatia em nós, através do amor ao próximo, para que não tenhamos que ouvir a voz do Mestre dizendo "APARTAI-VOS DE MIM, QUE NÃO VOS CONHEÇO", nos enviando ao fogo eterno.

Deixo esta reflexão para todos nós.

Yarin Rot
Enviado por Yarin Rot em 19/02/2020
Código do texto: T6869597
Classificação de conteúdo: seguro