Os pecados capitais, e as virtudes correlatas...

"- Mas, buscai primeiro o reino de Deus,

_ e a sua justiça,

___ e todas estas coisas

vos serão acrescentadas."

(Mateus 6:33)

BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS.

https://www.youtube.com/watch?v=TTIzApEAcYw

OS SETE PECADOS CAPITAIS,

___ e as virtudes correlatas:

1 - A Gula

Gula é o desejo insaciável, além do necessário,

em geral por comida, bebida.

Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado

ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais,

não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça.

Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança.

*** Sua virtude oposta é a temperança.

2 - A Avareza

É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.

Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.

*** Sua virtude oposta é a generosidade.

3 - A Luxúria

A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.

Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

*** Sua virtude oposta é a castidade, ou

autocontrole, numa visão de equilíbrio.

4 - A Ira

A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado.

A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa. A ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração. Seguindo esta linha de raciocínio, o castigo e a execução do causador pertencem a Deus.

*** Sua virtude oposta é a paciência.

5 - A Inveja

A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.

A inveja é freqüentemente confundida com o pecado capital da Avareza, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia. Do latim invidia, que quer dizer olhar com malícia.

*** Sua virtude oposta é a caridade.

6 - A Preguiça

A preguiça é também considerada como uma dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem. A preguiça produz a miserabilidade.

*** Suas virtudes opostas são a diligência, a perseverança,

o esforço, a persistência...

7- A Soberba

A soberba está associada à arrogância e vaidade. A soberba consiste em ser superior a todos. Isso fez com que Lúcifer se sentisse mais alto que o próprio Deus.

Em paralelo, segundo o teólogo São Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grande que ficava fora de série, devendo ser tratada em separado dos restantes pecados e merecendo atenção especial. Aquino tratava a questão da vaidade como sendo um pecado em separado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, o que levaria ao seu estudo e ao seu tratamento conjunto.

*** Sua virtude oposta é a humildade

Eu acrescento um oitavo pecado capital:

8 - A Mentira

Um dos dez mandamentos Mosaicos é contra a mentira.

Também em Apolalipce ela está como um condicionante

aos que não entrarão no Reino dos Ceus: "Ficarão de fora:

... os que amam ou cometem a mentira..."

E sabemos que os corruptos e desonestos cometem a mentira.

E essas pessoas produzem grande dano ao seu meio.

E esse pecado está inserido em cada um dos pecados anteriores,

porque muitos mentem para si mesmos, negando-se pecadores,

apesar de cometerem vários dos pecados ora relacionados...

*** Virtudes opostas: Honestidade e Verdade.

Aleluia - (Hallelujah) - Patricia Souza - Letra e música

https://www.youtube.com/watch?v=MiZ2N7rP2CA

"Mas os frutos do Espírito são:

amor, alegria, paz,

paciência, amabilidade, bondade,

fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Contra essas coisas não há lei."

((Gálatas 5:22-23))

- Eu entendo que as ações relacionadas abaixo,

também podemos considerar como dons de Deus:

* União em fraternidade e caridade;

* Solidariedade

* Empatia

* Respeito

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,

guardará os vossos corações

e os vossos pensamentos,

___ em Cristo Jesus.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é honesto,

tudo o que é justo,

tudo o que é puro,

tudo o que é amável,

tudo o que é de boa fama,

se há alguma virtude,

e se há algum louvor,

___ nisso pensai.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes,

e vistes em mim, isso fazei;

e o Deus de paz será convosco."

((Filipenses 4:7-9))