Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P2
John Owen (1616-1683)
Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra
[2.] Na medida em que todos os santos permanecerão em seu estado de união a Deus através dele como sua cabeça, Deus comunicando-lhes a plenitude através dele; que será a sua glória eterna, quando todos os seus inimigos serão o seu estrado de pés. [3.] Nesse fato, como juiz justo de todos, ele deve, para toda a eternidade, continuar o castigo de seus adversários. E este é o último testemunho insistido pelo apóstolo para provar a preeminência de Cristo acima dos anjos e, consequentemente, sobretudo foram usados ou empregados de idade na disposição e administração da lei; que era o que ele tinha feito para fazer o bem. E, portanto, no final deste capítulo, negando que qualquer uma dessas coisas seja dita sobre os anjos, ele exclama todos com uma descrição de sua natureza e ofício, como foi conhecido e recebido entre os judeus; antes da consideração de que, devemos extrair, a partir do que foi insistido, algumas observações para nossas próprias instruções, que são as seguintes: -
I. A autoridade de Deus Pai, na exaltação de Jesus Cristo como cabeça e mediador da igreja, deve ser considerada pelos crentes. Ele diz-lhe: "Sente-se à minha direita". Muito do consolo e da segurança da igreja dependem dessa consideração.
II. A exaltação de Cristo é a grande promessa da aceitação do trabalho de mediação realizado em nome da igreja. “Agora, diz Deus, assente-se à minha direita “; “o trabalho é feito em que minha alma está satisfeita.”
III. Cristo tem muitos inimigos para o seu reino; diz Deus: "Eu lidarei com todos eles".
IV. O reino e a regra de Cristo são perpétuos e permanentes, apesar de toda a oposição que se faz contra ele. Seus inimigos se enfurecem, de fato, como se o tirassem de seu trono, mas em vão; Ele tem a fidelidade e o poder, a palavra e a mão direita de Deus, para a segurança de seu reino. O fim em que o Senhor Jesus Cristo certamente trará todos os seus inimigos, que eles fiquem felizes enquanto quiserem, será para eles miserável e vergonhoso, para os santos alegres, para si mesmo vitorioso e triunfante. É a administração do reino de Cristo no mundo que esta verdade respeita principalmente. Grande é a inimizade deste mundo contra isso; grande a oposição que é e sempre foi feita para isso. Mas esta será a questão assegurada, - arruinar os inimigos, e alegrar os santos, glória a Cristo. Isto é o que nos é tipificado na profecia de Gogue. Essa profecia é uma recapitulação de toda a inimizade que existe no mundo contra o interesse de Cristo. O que o seu conselho é o que o profeta declara: Ezequiel 38:11, irei até as aldeias sem paredes; eu irei para aqueles que estão em repouso, que habitam com segurança, todos morando sem muros, e sem barras nem portões. "Eles consideram a igreja de Cristo como um povo fraco, que não possui nenhum poder ou defesa visível, e portanto, fácil de ser destruído; isso os encoraja ao seu trabalho. Quem ou o que pode liberá-los da sua mão? Com esta resolução, eles subiram na largura da terra, e cercam o acampamento dos santos, e a cidade amada, Apocalipse 20: 9. Eles vão sobre o seu trabalho com a glória e o terror, como se eles o fizessem em um dia. Então, eles fizeram em todas as épocas; então eles continuam a fazer até hoje. E qual é o problema? A cidade, que eles olham como uma cidade não murada, de modo defensável ou sustentável, ainda não é tomada por eles, nem jamais será; mas eles caem diante dele, um após o outro, e seus ossos estão debaixo dos muros da cidade a que se opõem. Eles caem sobre os montes de Israel e deixam um fedor atrás deles, a vergonha e a censura de seus nomes até a eternidade. Às vezes, eles parecem ter prevalecido e ter feito seu trabalho; mas ainda assim a questão é que eles morrem, ou são destruídos e descem até o poço, e estão sob os pés de Cristo, deixando a cidade intacta. Decepção, vergonha e punição eterna, é a sua porção. E eles acham, finalmente, pela experiência de que este "povo fraco", que eles tanto desprezam, é sábio e tem sua habitação em uma rocha. Esta promessa de que já temos a verdade proposta, que todos os que anteriormente se levantaram em inimizade ao reino de Cristo estão mortos, foram, ergueram sob seus pés e deixaram seu trabalho desfeito, tão longe da realização quanto o primeiro dia em que assumiram isto. O mesmo será a porção daqueles que são, e os que se seguem, até o fim do mundo. E quando tiverem feito todo o possível, então o fim será; então, toda a sua miséria será completada, a alegria dos santos preenchida e a glória de Cristo exaltada. Para os próprios inimigos, o que pode ser mais vergonhoso para eles, do que ser tão estúpidos como para não aprender com a experiência de tantas centenas de anos para insistirem numa obra em que nunca prosperaram? Há algo mais miserável, do que se envolver nesse projeto em que devem necessariamente falhar e ser arruinados? Mais lamentável, do que elaborar sua própria destruição eterna sob a ira de Cristo, em um negócio em que eles não tiveram sucesso? E qual é o lucro se, por enquanto, crescer um pouco rico com o ganho de opressão, se houver um verme nele que o devorará? Que vantagem se eles bebem um pouco de sangue e acham doçura, se os enfermar, e inchar e morrer? A cidade amada ainda permanece, e a sua miséria nunca terminará. Para os santos, que coisa mais alegre pode haver, do que para eles terem uma visão dessas coisas, olhar para trás e ver todos os Ninrodes da terra, que têm se oposto ao reino de Cristo, deitados na vergonha e na miséria, com o pescoço debaixo do escabelo de seus pés? Lá eles podem ver o faraó deitado, e Nabucodonosor, Nero, Domiciano, Diocleciano, com todas as suas multidões, e todos os que andaram em seus passos, "trazidos para os lados do poço", na vergonha e na miséria eterna, pela oposição deles ao reino de Cristo. Eles caíram e pereceram "todos eles, que puseram suas espadas debaixo de suas cabeças, e causaram terror na terra dos vivos". E, assim como a perspectiva, eles tomem o que está por vir. Eles podem, pela fé, ver cair Babilônia, aquilo que está no mundo contra eles e seu Senhor decepcionado, e todos os seus inimigos que se levantarão, até a consumação de todas as coisas, levados à ruína. Como eles podem triunfar numa perspectiva gloriosa desta questão certa e inevitável da oposição que é feita ao reino de seu Redentor! E essa deve ser a questão dessas coisas; porque, - 1. Deus prometeu ao Senhor Jesus Cristo, desde a fundação do mundo, para que assim seja. Era parte de sua aliança eterna com ele, como foi declarado. E depois da primeira promessa de quebrar a cabeça da serpente, e prevalecer contra a inimizade de sua semente, nenhuma época da igreja passou em que as promessas do mesmo sucesso e problema não foram renovadas; e os testemunhos de Moisés, os Salmos e os Profetas são testemunhas. E daí era que Enoque, o sétimo de Adão, profetizou tão expressamente ao velho mundo antes do dilúvio, Judas 1: 14,15. Outras profecias e promessas para o mesmo propósito ocorrem em todas as partes da Escritura. E isso, Deus, em várias épocas, pela maior garantia de sua veracidade, tipificou: como na vitória de Abraão sobre os quatro reis, representando as grandes monarquias do mundo, em que ele se comprometeu a ser herdeiro do mundo na sua semente; na conquista de Canaã, o assento e a herança da igreja, por Josué; nos sucessos e vitórias de Davi; e por muitas instâncias de sinal dadas na ruína visível dos opositores mais potentes de seu interesse no mundo. E não pode ser que esta palavra de Deus não tenha nenhum efeito. 2. O Senhor Jesus Cristo espera esta questão e consequência de todas as coisas, e não se frustra em sua expectativa. Tendo recebido o compromisso e a fiel promessa de seu Pai, ele se baseia na previsão de sua realização. E, portanto, é que ele tem todas as afrontas que lhe são colocadas, toda a oposição que lhe é feita e seu reino, com paciência, longanimidade e tolerância. Quando consideramos os ferimentos, as censuras, as opressões, as perseguições, as blasfêmias, que ele está exposto, nos seus caminhos, seus servos, seu Espírito e adoração, estamos prontos para admirar a sua paciência (como devemos fazer) que ele não irrompa contra seus inimigos como fogo consumidor. Mas ele conhece o tempo e a ocasião que é atribuído para a execução da vingança sobre eles, e nada do seu orgulho, fúria, vanglória ou triunfo contra ele, jamais provocará que ele antecipe a sua ruína; tão seguro que ele é de sua destruição na temporada designada, e tão certo do seu dia que está por vir. 3. Ele próprio é fornecido com autoridade e poder para a realização deste trabalho, quando e como ele se agrada. Ele não apenas assegura a concordância do Pai, mas é ele mesmo também bem armado e equipado com poder para destruir todos os seus inimigos, mesmo em um momento. E ele não deixará de usar seu poder na temporada designada; Ele "ferirá todos com uma vara de ferro e os lançará em pedaços como um vaso de oleiro". Embora todos os seus inimigos se juntem imediatamente contra ele, o mundo deve receber a maior contribuição de artes, sutileza e força, que o inferno pode se dar ao luxo, o que é tudo para defender o poder incompreensível de Jesus Cristo? Veja Apocalipse 6:16. 4. Sua glória e honra requer que seja assim. Isso é uma coisa em que ele é muito terno. Deus o levantou e deu-lhe glória e honra, e deve-se ter cuidado de que não seja perdido ou prejudicado. Agora, se seus inimigos fossem livres, se pudessem, por qualquer meio, fugirem de seu poder, ou serem libertados de sua ira, onde estaria a sua glória, onde a sua honra? Aqui o repreendem, blasfemam-no, desprezam-no, perseguem-no. Eles vão escapar e ficarem livres? Será que eles sempre prosperam? O que ele faria com o seu grande nome? A glória de Cristo exige indispensavelmente que haja uma ocasião, um dia, designado para a eterna ruína de todos os seus obstinados adversários. 5. Seus santos oram para que seja assim; e que tanto em sua conta quanto na sua própria: - sobre a dele, que a sua glória, que é mais cara para eles do que suas vidas, possa ser vindicada e exaltada; sobre a sua própria, para que as suas misérias sejam finalizadas, para que o sangue de seus servos seja vingado, que toda a igreja possa ser livrada e todas as promessas serem cumpridas. Agora, ele não decepcionará suas orações nem frustrará suas expectativas em qualquer coisa, muito menos naquelas que são de tão grande importância. Ele vingará os seus eleitos; ele vai vingá-los rapidamente. 6. Seus inimigos merecem o máximo; para que também a sua justiça, como sua glória, interesse e pessoas, esteja preocupado com a sua destruição. Na maior parte deles, sua raiva contra ele é notória e visível aos olhos dos homens e dos anjos; Em todos eles, existe uma inimizade e um ódio cruéis, velhos e duradouros, que ele abrirá e descobrirá no último dia, para que todos vejam a justiça de seus julgamentos contra eles. Deus lhe deu um reino, designou-o para reinar; eles declaram que não deve fazê-lo, e esforçam-se para mantê-lo fora de seu trono, e com desprezo, despeito e malícia. Porque que enquanto Deus é justo e o cetro do reino de Cristo um cetro de justiça, eles mesmos chamam em voz alta por sua própria destruição. Os usos desta verdade, no conforto dos discípulos de Cristo contra todos os medos, desânimo e outros efeitos da incredulidade, com o terror dos homens perversos, é óbvio e exposto a todos.
Versículo 14.
“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1.14)
O apóstolo provou a preeminência do Filho, como mediador do Novo Testamento, acima de todos os anjos, das atribuições de honra e glória que são feitos a ele nas Escrituras, e para que de modo algum, pareça que ele está argumentando meramente negativamente em relação aos anjos, no que não é dito a respeito deles, acrescenta neste último versículo uma descrição da natureza e do ofício deles, ou trabalho e emprego, como mostra que, de fato, não pode ser falado ou afirmado sobre eles como ele antes manifestou-se para ser falado e registrado sobre o Filho.
Esta foi a doutrina recebida comum da igreja em relação aos anjos, adequada à Escritura e ao propósito do apóstolo, como manifestando seu interesse na glória antes atribuída ao Filho. São aqui expressadas coisas sobre os anjos, das quais devemos passar brevemente pela consideração; como, - 1. Sua natureza. Eles são "espíritos", - com subsistências espirituais; não qualidades ou faculdades naturais, como os saduceus imaginavam, e que, por homonímia do nome, Maimonides, More Nebuch. parte. 2. cap. 3., admite também ser anjos, mas falsamente, e sem autoridade da Escritura ou razão. Esta é a sua natureza, isto é, os hebreus reconheceram ser assim; eles são criados, não devem ser comparados ou iguais Àquele que os criou bem como todas as coisas. 2. Seu ofício. Eles são "espíritos ministradores". Então, eles são chamados por hostes no Salmo 103: 21 " Bendizei ao SENHOR, todas as suas hostes, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade." Por isso, em geral, os judeus os chamam de "ministros", e, entre outros títulos, atribuem isso a Deus, que ele é o verdadeiro "Criador de espíritos ou anjos ministradores". E expressamente no Talmude são chamados atwryçd ykalm; e mais frequentemente de acordo com os rabinos no dialeto hebraico, trçj ykalm, "anjos do ministério", acima de quem o Messias deveria ser, como anteriormente mostramos. Agora, que tipo de ofício ou ministério é atribuído a eles, a própria palavra declara em parte, treve é ministrar principalmente sobre coisas sagradas; nem está acima uma vez aplicado a qualquer outro ministério. E tal ministério significa como é realizado com honra e facilidade; e se opõe a dbo, que é ministrar com trabalho e carga. Assim, o ministério dos levitas em suportar o ônus do tabernáculo é chamado de Deus, "um ministério com trabalho", enquanto o emprego mais leve e honroso, foi atendido por aqueles que, por sua idade, foram isentos de suportar os fardos, é chamado treve, Números 8:11, Deuteronômio 18: 7. Tal é o ministério dos anjos. É dentro e sobre coisas sagradas, e para si mesmos honradas e fáceis. E este treve, é representado por Leitougria, que expressa às vezes um ministério tão geral que compreende todo o serviço e adoração da igreja: Atos 13: 2, Leitourgoun twn autwn Kuriw - "Enquanto eles ministravam ao Senhor", isto é, atendendo à realização de todos os deveres da igreja. Isto é, em geral, o ofício dos anjos: eles são ykalm trçh, ou twjr, pveumata leitourgika, "espíritos ministradores", que esperam em Deus sobre seus santos serviços para o bem da igreja; que também da mesma maneira ministra a Deus em seu próprio estado e condição. E, portanto, é que a igreja e eles compõem uma família, Efésios 3:15; e todos eles são servos da mesma família que mantêm o testemunho de Jesus, Apocalipse 19: 10. E alguns dos judeus posteriores conservaram a tradição de; onde é o de Maimonides, More Nebuch. parte, 2. cap. 6., que ele citou a partir do Talmude: "O Deus santo e abençoado não faz nada a menos que ele consulte a sua família superior". Somente, sem saber o surgimento da palavra aylmp, nem o que isso deveria significar, ele nos diz, com a certeza de que "na língua grega", significa um hospedeiro; "enquanto que é puramente a "família", sem a menor alteração. E a descrição desta parte superior da família de Deus nos é dada, Daniel 7:10, "milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades". E, portanto, o apóstolo expressamente aqui afirma que eles são "todos espíritos ministradores", cortando um membro de sua distinção. Tampouco há mais intenção no ministério da parte superior da família de Deus do que se expressa em relação à parte inferior no passado: Deuteronômio 18: 5, Deus escolheu os sacerdotes e os levitas; para "levantar-se e ministrar em nome do SENHOR". As mesmas pessoas eram "assistentes" e "ministrantes"; eles deveriam ministrar diante do Senhor. Agora, por causa desta posição e minoria dos anjos, é, a sua espera em Deus na prontidão para fazer a sua vontade, - pode-se dizer, em certo sentido, ser o trono de Deus, de onde ele executa a justiça e o julgamento; pois como ele se chama no Salmo 80: 2, "Aquele que habita entre os querubins", como também no Salmo 99: 1; de modo que os judeus dizem que os tronos mencionados em Daniel 7 eram os símbolos dos "príncipes superiores" ou "os anjos". Este é, então, o seu ofício, - eles são "todos espíritos ministradores". 3. A sua execução de seu ofício em seu emprego atual também é expressa. Eles são "espíritos ministradores”, "enviados para um ministério". Eles estão diante da presença de Deus e são continuamente enviados por ele, às vezes alguns, às vezes outros, sempre aqueles que são suficientes para o seu trabalho. Agora, como observamos anteriormente, esse leitourgid denota todo o serviço familiar de Deus, que, em geral, é atribuído a esses filhos e servos dele na sua parte superior, eles são pveumata leitourgika, "espíritos ministradores"; então, a execução de seu trabalho é expressa por duas palavras, que compõem todo o ministério da igreja, ajpostolh e diakonia, - "apostolado" e "ministério de trabalho", e nela se conserva a harmonia entre as duas partes da família de Deus. E, como no serviço da igreja, os seus ministros não ministram aos homens, mas ao Senhor para e em favor dos homens, Atos 13: 2; assim também acontece com esses espíritos, eles são enviados para ministrar pelo bem dos homens, mas é o Senhor a quem ministram; seus ministros são, não os nossos, Salmo 103: 21, embora em seu ministério, pertencendo à mesma família com os crentes, eles são seus servos: como todos os servos de um rei, embora de outra forma muito diferenciados, concordam nisso , que são todos servos para a mesma pessoa. E estas duas palavras expressam sua honra, que são imediatamente enviados da presença de Deus, são seus apóstolos, como também a obediência e a diligência, eles realizam dikonian, um "ministério", para ser executado com cuidado e devido à observância daquele por quem são enviados. 4. Existe a restrição de seu ministério ao objeto especial de seu trabalho e emprego. É "para os que serão herdeiros da salvação". - "para eles", por sua causa, pelo bem deles, em seu favor, "quem herdará a salvação". Herdeiros eles estão presentes e, a seguir, herdarão ou, de fato, obterão a salvação, em virtude de sua herança; isto é, eleitos crentes. No entanto, o apóstolo não fala deles como eleitos, nem absolutamente como crentes, mas como herdeiros; que eles obtêm pelo privilégio de adoção. Isso lhes dá herança e interesse pela família de Deus. E o ministério da parte superior da família em nome dos menores os respeita como tais; isto é, como adotados, como filhos, como herdeiros, como coerdeiros com Cristo, Romanos 8: 16, 17. Este privilégio, digo, entre outros, inúmeros e inexprimíveis, temos por nossa adoção, sendo admitidos na família de Deus, aqueles anjos abençoados cujo ministério especial respeita a essa família, nos mantendo sob constante cuidado. É verdade que o ministério dos anjos nem sempre é absolutamente retido na igreja ou família de Deus; eles também são empregados no governo do mundo. Então o anjo que foi enviado a Daniel afirma: "Mas eu, no primeiro ano de Dario, o medo, me levantei para o fortalecer e animar.", Daniel 11: 1; isto é, para ajudá-lo na posse de seu novo império: como também capítulo 10:13, 20, 21, ele declara como ele agiu em oposição ao príncipe da Pérsia e agitou o príncipe da Grécia; isto é, como ele deveria fazê-lo no tempo designado. E também, sem dúvida, eles são empregados sobre outros assuntos do mundo, de onde muitos redundam bons para muitos que ainda não pertencem à família de Deus. Mas, no entanto, duas coisas que podemos observar aqui: - Primeiro, que, embora esse ministério deles não tenha sido imediatamente, ainda assim foi para a igreja. Por sua causa, aqueles impérios poderosos levantaram-se pela primeira vez e, depois, arrasaram a terra. E isso é o que eles consideram em seu ministério. Veja Zacarias 1: 8-12. E daí parece que o príncipe do reino da Pérsia, que resistiu ao anjo, não era um anjo de Deus, mas o próprio rei da Pérsia, que trabalhou para obstruir o trabalho que lhe foi confiado. Em segundo lugar, que o apóstolo trata neste lugar desse respeito imediato que o ministério dos anjos tinha para a igreja, porque a esse respeito somente, ele prossegue em sua comparação entre eles e o Filho. Mas pode-se objetar que este seja seu ministério não demonstrará claramente a sua inferioridade e subordinação a Cristo, visto que ele mesmo também foi enviado, e para o bem daqueles que herdarão a salvação, e assim é chamado "O apóstolo de nossa profissão". Mas as diferenças entre ele e eles no envio deles é tão grande e manifesto, que a sua superioridade a eles e a preeminência acima deles não é, pelo menos, impedida. Ele foi enviado por sua própria escolha e condescendência voluntária anterior; e os anjos estão em busca do estado e condição de sua criação. Ele foi enviado para ministrar na "forma de um servo" apenas por uma curta temporada, nos dias da sua carne; e eles continuam sendo assim desde o começo até o fim do mundo. Ele foi enviado para aquela grande e poderosa obra de mediação que ninguém era digno de empreender, senão somente, o unigênito Filho de Deus; eles são enviados sobre os interesses comuns dos santos: ele como o Filho; eles são servos: ele é o autor de toda a obra de redenção e salvação da igreja; eles são assistentes subordinados na promoção particular da mesma. O acordo geral, então, de seu e seu ser enviado pelo bem da igreja, tem tantas e tão grandes diferenças, da maneira, causas e fins, que de nenhuma maneira tira a evidência de sua subordinação e sujeição a ele. E com esta demonstração, o apóstolo encerra o argumento que há tanto tempo insistiu. Da natureza desse ministério de anjos para o bem daqueles que herdarão a salvação, porque não pertence diretamente ao desígnio atual do apóstolo e, na total consideração, causar uma longa duração do trabalho na mão, não devo tratar, ainda assim seja por uma questão que mereça nossa meditação. Para o presente, pode-se observar que, no governo e na proteção de seus santos aqui embaixo, tanto quanto a dispensação da graça e da providência, Deus se agrada em usar o ministério dos anjos, em que muito da sua honra e nossa segurança consistem. Para o fim do todo, podemos apenas observar o caminho e a maneira pela qual o apóstolo propõe esta doutrina do ministério dos anjos aos hebreus. "Eles não são?", disse ele. Ele fala disso como uma questão conhecida deles e reconhecida por eles. Sua natureza, sua dignidade e seu ofício foram declarados no Antigo Testamento. Daí eles foram instruídos, que quanto à sua natureza eles eram espíritos; em dignidade, tronos, principados e poderes; no cargo, ministros de Deus, enviados pelo bem de sua igreja. E, portanto, estas coisas que o apóstolo em diversos lugares dá por certo, como aqueles que já eram conhecidos e recebidos na igreja de Deus, Romanos 8:38; Efésios 1: 20,21; Colossenses 1:16. Esta doutrina, então, digo, foi propagada dos judeus para os cristãos. E deles também surgiram muita curiosidade e superstição sobre anjos que depois infectaram as mentes de muitos na igreja cristã; pois depois de serem abandonados de Deus e começaram a desistir de vãs especulações, não havia nada em que a vaidade de suas mentes se manifestava mais cedo do que em sua imaginação sobre os anjos, onde eles se exercitam até hoje. Para omitir suas invenções monstruosas sobre a origem dos demônios, - a maioria dos quais eles afirmam, ter sido gerada por Adão em Lilith, antes que Deus formasse Eva, e muitos tinham sido emitidos de Adão e Eva separadamente enquanto viviam separados uma centena e cinquenta anos após da morte de Abel, - como loucuras posteriores, é certo que alguns começaram a inventar curiosidades sobre os anjos no tempo do apóstolo, Colossenses 2:18, e expressar suas fantasias sobre seus nomes, ordens, graus, e empregos. E isso eles continuam ainda a fazer; embora neguem peremptoriamente que sejam invocados ou adorados, - onde são ultrapassados por outros. Os nomes que eles inventaram para eles são inumeráveis, e aqueles muitos são infelizes e insignificantes. As ordens também, ou graus, que lhes atribuem; uns quatro, uns cinco, uns sete, uns nove, uns treze, de acordo com o que pareceu bom a este ou a esse grande mestre entre eles. A partir deles, o pseudo Dionísio, sobre o quarto ou quinto século depois de Cristo, tomou a ocasião e a elevação de sua invenção operosa sobre a hierarquia celestial; embora misturando suas invenções com muitas noções peripatéticas e pitagóricas, Aristóteles proporcionou o número das inteligências para as esferas dos céus; mais ele não concedeu. Os pitagóricos e os platônicos afirmaram todas as coisas aqui abaixo por serem influenciados pelos planetas em suas órbitas, o inferior recebendo uma comunicação de virtude do mais alto e transmitindo-lhes abaixo. De todas essas fantasias, Dionísio elevou sua hierarquia. Dos judeus ele tomou a disposição de seus anjos em ordens de superioridade e domínio; de Aristóteles seu número, colocando uma ordem em vez de uma única inteligência, para responder o que é ensinado na Escritura sobre sua multidão; e dos platônicos pitagóricos, a comunicação da luz, do conhecimento e da iluminação de Deus, pela série ou ordem mais alta para a mais baixa, e para elas para os homens na terra. E, nessa base, tal como é, são construídos os discursos de muitos comentaristas neste lugar, em suas indagações se os anjos das ordens superiores são enviados para ministrar pelo bem dos crentes; o que é negado por muitos, embora por alguns expositores posteriores, como Estius, Ribera, Tena, um Lapide, concedeu e provou, não sem muita dúvida. Tão difícil às vezes é que os homens lancem espantalhos de sua própria configuração. Permanece apenas que fechamos todos os nossos discursos neste capítulo com algumas observações para nosso próprio uso e instrução deste último verso; como:
I. A maior honra dos espíritos mais gloriosos nos céus é ministrar ao Senhor no serviço a que ele os nomeia. Este é o ofício, esta é a obra dos anjos; e esta é a sua honra e glória. Porque que grande honra pode ser dada a uma criatura, do que ser empregada ao serviço de seu Criador? Que maior glória, do que ficar na presença e fazer a vontade do Rei do céu? Se for uma honra na terra ficar diante dos príncipes, mortais, homens que perecem, e isso para eles na natureza e espécie igual àqueles a quem eles são, o que é para eles que, por natureza, estão a uma distância infinita da glória de Deus, para estar diante daquele que vive para sempre e sempre? E certamente será inaceitavelmente lamentável para as almas pobres no último dia, descobrir como eles desprezaram neste mundo uma participação e interesse nesse serviço que é e sempre foi, a glória e a honra dos anjos.