A Justiça é uma Bússola para Alcançar a Correta Direção

 
A justiça guarda ao que é reto no seu caminho; mas a perversidade transtorna o pecador.   
[Pv 13: 6]
Deus tem prometido guiar o justo em seu caminho. Assim, aquele que tem a justiça de Cristo por cobertura vivendo para servir à justiça, e não mais ao pecado pode ter a firme confiança de que será guardado por Deus em todos os seus caminhos.
Isto é parte da recompensa dos justos, pois ainda aqui neste mundo, são instruídos pelo Espírito Santo quanto ao modo de proceder em todas as situações; além disso, são também instruídos quanto ao que convém ao seu próprio comportamento moral.

O justo, por tal instrução, pode ter um caminho seguro e retilíneo, sabendo discernir até mesmo as circunstâncias que lhe parecem desfavoráveis, e que, no entanto, estarão contribuindo para o seu aperfeiçoamento, por estarem debaixo do controle total de Deus.
Ao que Deus justifica, ele regenera, e ao que regenera santifica e guia.

Como pode então, o pecador não justificado, regenerado e santificado, que vive na prática da perversidade, contar com tais operações da graça de Deus?
Há uma porta estreita que conduz a um caminho estreito, que são adentrados por meio do arrependimento e da conversão a Cristo.
Enquanto isto não ocorrer, Deus não pode guardar o ímpio, porque ele não está neste caminho, senão no amplo que conduz à perdição.

O justo pode vir até mesmo a cair enquanto estiver no caminho estreito, mas Deus o levantará porque está no caminho correto, que é Cristo; o único que pode realizar todas as operações que guardam e aperfeiçoam o nosso espírito.


 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/08/2016
Reeditado em 09/08/2021
Código do texto: T5728018
Classificação de conteúdo: seguro