A Esperança Frustrada do ímpio
e a Eterna do Justo
"A esperança dos justos é alegria; mas a expectação dos perversos perecerá".
"O caminho do Senhor é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniquidade".
"O justo jamais será abalado; mas os perversos não habitarão a terra". [Pv 10: 28 - 30]
Por maiores que sejam as expectativas dos ímpios em relação à obtenção de coisas deste mundo, e de realização pessoal, é dito que perecerá, ou seja, nada poderão levar com eles na morte e, na verdade, não lhes será de nenhum real proveito mesmo na vida presente, porque tudo isto está destituído da bênção e glória de Deus, pois nada do que o ímpio faz é para a exclusiva glória de Deus, mediante o influência e o poder do Espírito Santo.
Assim como a vida natural da árvore é extinta quando ela morre, de igual modo a vida natural do ímpio também cessará um dia, e não terá uma gota sequer daquela vida espiritual que entra pela eternidade afora.
Força e estabilidade estão vinculados à retidão, a uma vida justa com Deus.
O caminho do Senhor (a providência e aprovação de Deus, a maneira pela qual Ele caminha conosco) é fortaleza para os retos, pois é isto o que sustenta o seu espírito em toda e qualquer circunstância, numa boa condição de firmeza.
Esta estabilidade, que é firme, há de se manifestar em glória quando o Senhor estabelecer seu reino de justiça, por ocasião da sua volta, pois é dito que os mansos, ou seja, aqueles que foram tementes, e obedeceram a vontade de Deus haverão de herdar a posse da terra juntamente com Ele, enquanto os ímpios serão totalmente desarraigados, e não lhes será dada qualquer herança futura, senão apenas a de um sofrimento eterno.
A herança da terra não tem a ver apenas com o estado de pureza de nossos corações santificados pelo sangue de Jesus e pelo poder do Espírito Santo, mas também com o fato de que somente aqueles que foram disciplinados, de modo a aprenderem a viver com uma santa ousadia em momentos de perigo, e a serem diligentes na realização constante do seu dever e trabalho, conforme a vocação recebida do Senhor, estarão habilitados para os assuntos de administração, de uma terra na qual tão somente deve habitar a verdade, o amor, a alegria, a paz e a justiça.
Essa alegria do Senhor somente pode ser encontrada no caminho do Senhor, e ela é a nossa força [Neemias 8: 10], portanto, o justo jamais será abalado.
Esta alegria e paz que os justos possuem nunca poderá lhes ser tirada, porque estão estabelecidas sobre um fundamento que é eterno.