O Segredo da Exaltação Suprema


 

 

Por que nosso Senhor Jesus Cristo recebeu um nome que é sobre todo o nome?
Não foi certamente por ter realizado conquistas extraordinárias pela força das armas, ou por meio de estratégias políticas, ou ainda pelo grande poder financeiro, conforme é o modo dos grandes nomes do mundo.
Ele recebeu este nome exaltado da parte do Pai, porque sendo Deus se humilhou até o extremo da humilhação, da morte na cruz - humilhação esta, que demonstrou durante toda a Sua peregrinação terrena, tendo em vista a nossa salvação.

A breve citação de Hebreus 5: 8, muito nos ajuda a compreender a essência profunda desta humildade de nosso Senhor, à qual Ele nos convoca a imitá-Lo quando disse, que deveríamos aprender dEle, que é manso e humilde de coração.  [Mateus 11: 29]

“embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”.  [Hebreus 5: 8]
O verbo 'aprender' do texto, foi vertido da palavra, do original grego "manthano", que é usada em outras passagens do Novo Testamento com o significado de; "saber, compreender, entender", além de "aprender", conforme podemos verificar nos versículos que destacamos a seguir:
"Este homem foi preso pelos judeus e estava prestes a ser morto por eles, quando eu, sobrevindo com a guarda, o livrei, ao saber (manthano) que ele era romano". [Atos 23: 27]
"Quero apenas saber (manthano) isto de vós:  recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pela pregação da fé"?   [Gálatas 3: 2]


Então, houve uma manifestação prática da parte de nosso Senhor, da Sua perfeita obediência ao Pai, em meio a tudo o que Ele sofreu neste mundo.
Quando estava em glória no céu, antes da Sua encarnação, não podia exibir, por exemplo, Sua paciência e longanimidade, pois nenhum anjo no céu ousaria cuspir-lhe na face, conforme fizeram com Ele, quando aqui caminhou.
Ele manteve Sua missão, apesar de toda a forte oposição que sofreu da parte dos pecadores.
Ele demonstrou ser manso e humilde, apesar das injúrias que sofreu.

Veja que não foi por motivo de ser inferior, ou pecador que era humilde.
Não. A humildade e mansidão são inerentes à Sua essência - elas são partes integrantes da nova natureza celestial que recebemos na conversão, e que devemos desenvolver, assim como as demais graças e virtudes de Cristo.
Desta forma, somos chamados a aprender da Sua humildade e mansidão, não propriamente por sermos pecadores, pois não é este o verdadeiro motivo para sermos humildes.
Pela humildade de espírito nos mostramos abertos, receptivos aos ensinos e ordenanças de Deus.

Vivemos na prática o “faça-se a Tua e não a nossa vontade”, do mesmo modo que Jesus nos ensinou isto de modo prático, pois sempre dizia que nada fazia senão aquilo que era da vontade do Pai, e  este era todo o Seu prazer e alimento.
Por isso, Deus exalta a quem se humilha, e humilha a quem se exalta.
Devemos aprender o significado disso na prática, pois veremos que somos mais honrados por Deus, à medida em que somos mais humildes perante Ele e todos os homens, fazendo a Sua vontade de bom ânimo e de coração, em meio a todas as oposições e injúrias que possamos sofrer.

Importa manter a missão de pregar e ensinar o evangelho a todas as pessoas, e certamente não poderemos obedecer a esta grande e principal ordenança de Deus para nós, caso não sejamos mansos e humildes de coração.

 

 


Interpretação de toda a Bíblia em: https://retornoevangelhoverdadeiro.wordpress.com/

Mensagens e Sermões em:
https://mensagensesermoess.wordpress.com/










 

 

 

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/11/2015
Reeditado em 22/11/2023
Código do texto: T5435305
Classificação de conteúdo: seguro