Como a Alegria Transborda em Amor?
Artigo de John Piper, traduzido pelo Pr Silvio Dutra
Se a alegria em Cristo é tão importante em Filipenses, o que é tal alegria nas pessoas? Isso é um compromisso? Isso é bom? Bem, você não pode ler esta carta sem ver Paulo exultando em seu relacionamento com os filipenses.
Ele define o palco em Filipenses 1: 3-5:
"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.”
Quando estes crentes vêm à sua mente, a alegria acontece e ele irrompe em oração. E diz que é por causa de sua cooperação com ele no evangelho.
A cooperação implica uma ligação maravilhosa da vida com outros seres humanos para a causa do evangelho. Paulo liga sempre a sua alegria pelas pessoas com a sua alegria em Cristo. Algumas pessoas, não cristãs e até mesmo os cristãos, não se sentem amados quando você descreve a sua alegria por eles dessa forma.
Por que isso acontece?
Voltaremos a esta questão.
Completai a Minha Alegria, Filipenses 2: 2 diz;
"Completai a minha alegria."
Pense sobre isso. Paulo está dizendo isso para as pessoas:
- Você completa a minha alegria por ter o mesmo espírito e o mesmo amor, não fazendo qualquer coisa por rivalidade, mas sim considerando os outros superiores a você.
Você não se preocupa apenas com seus próprios interesses, mas também com os interesses dos outros.
"Tende em vós, o mesmo sentimento que havia em Cristo Jesus". (cf. vv 2: 5)
Então, como é que o Filipenses completarão a alegria de Paulo?
Por seu desejo comum de servir aos outros, como Cristo nos serve. Ele liga o dar-lhes a sua alegria com o terem a mente de Cristo, que é a forma como ele pensa acima de tudo. É precisamente porque Cristo está sendo formado neles que ele tem tanta alegria transbordante neles.
Outro exemplo é Epafrodito, em Filipenses 2: 29.
Paulo envia de volta Epafrodito aos Filipenses. Epafrodito tinha trazido um presente deles para Paulo, e Paulo está enviando de volta Epafrodito, provavelmente levando esta carta.
Paulo escreve:
"Recebei-o no Senhor com toda a alegria." Em outras palavras, deixe que o retorno desta pessoa que vocês amam faça vocês felizes. Recebê-lo com toda a alegria.
Ele continua a dizer:
"Honrai a homens como esse, pois ele quase morreu por causa da obra de Cristo". (versos 29-30)
E, novamente.
Honrar; ter e expressar alegria em que tipo de homens?
Os homens que amam muito o evangelho, amam muito a Cristo, tanto que estão dispostos a arriscar suas vidas por Ele. Isto não é apenas alegria abstrata em um amigo. É a alegria que tem suas raízes mais profundamente naquele tipo de amigo que dá sua vida por causa do evangelho.
Minha alegria e coroa
Filipenses 4: 1 diz:
"Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados."
Paulo chama os Filipenses de sua alegria. Você é minha alegria, minha coroa.
O que significa isso?
De que forma eles são a coroa da vida de Paulo, e a alegria da vida de Paulo?
Acho que a resposta é dada em Filipenses 2: 16:
“Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”
Em outras palavras, se você vai agarrar-se a Cristo, e à palavra de Cristo, então vamos chegar juntos na presença de Cristo.
Toda a sua fé, toda a sua vida - deleitando-se com Cristo, seguindo a Cristo e vivendo uma vida digna do Evangelho - será a minha alegria e minha coroa.
Você vai ser a prova viva, de que minha vida conseguiu apontar-lhe Cristo e o valor da sua Palavra. E isto será a minha alegria.
Um último texto:
Filipenses 4: 10 diz:
"Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.”
Você está me fazendo feliz. Você se lembrou de mim. Você reviveu sua preocupação, enviou Epafrodito e me trouxe presentes - estou muito feliz.
Então, em Filipenses 4: 17-18 ele recua e diz:
"Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito".
"Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus".
Em outras palavras, em última análise, o que o fazia feliz ao ver a preocupação reavivada que eles tinham para com ele, foi que não estavam apenas oferecendo algo a ele, mas oferecendo algo para Deus.
A Grande Fonte do amor
Toda vez que Paulo se refere à sua alegria em seus amigos, ele também se refere à sua alegria em Cristo como necessariamente ligado a isto. Seu deleite em outras pessoas está saindo de seu deleite em Cristo, e é visando à alegria mais profunda deles e ao maior deleite em Cristo.
Então, se alguém dissesse:
"Eu não me sinto amado quando você fala dessa maneira. Eu me sinto usado quando você fala dessa maneira.” Por que uma pessoa diz isso?
Paulo diz:
"Eu conto tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor" (Filipenses 3: 8)
Para Paulo, a maior felicidade reside em ver, conhecer e se relacionar com a maior pessoa no universo: Jesus Cristo. Ele acredita que somente Cristo é totalmente satisfatório - é isso que ele quer para outras pessoas também.
E se uma pessoa não compartilha esse valor?
Cristo não é precioso para eles acima de sua própria vida, ou acima de sua família ou de suas coisas. Eles ouvem você falar como seu amor por eles é proveniente de seu amor por Ele, e quer que eles saibam disso. Mas, eles não acreditam nisso. Eles não podem sentir esse amor, porque o que exigem é que você faça muito mais por eles.
A pessoa que pode dizer a você:
“eu acho que o cristianismo tem feito de você uma pessoa sem amor.”
Isso faz total sentido dentro da sua visão de mundo. Isto é uma cosmovisão falsa; é uma visão de mundo sem Filipenses 3: 8.
Quando isso acontece, você tem que respirar profundamente, ser paciente, e perceber que eles não podem vê-lo de outra maneira. Eles não podem senti-lo de outra forma, porque não podem senti-lo fora de um amor centrado em Cristo, já que não estão centrados em Cristo - pelo menos, ainda não.
Por isso, vamos valorizar Jesus Cristo acima de todas as coisas, e regozijar uns aos outros e servir uns aos outros em direção a esse grande fim.
“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,” Filipenses 3: 8