Qual é o Segredo da Alegria no Sofrimento?
Texto de John Piper, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.
Se é verdade que Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele como vemos em Filipenses 1.20-21, então a alegria ou satisfação em Deus é um mandado. Não é opcional. Se dissermos que a alegria em Deus é a cereja do bolo ou um vagão no trem, então nós estamos dizendo que glorificar a Deus plenamente é a cereja do bolo. Há textos em Filipenses que o tornam isto claro como cristal. Filipenses 3.1, "Alegrai-vos no Senhor." E Filipenses 4.4: "Alegrai-vos sempre no Senhor." Estes são comandos. Mas eu quero que nos concentremos em dois textos, em particular, que descrevem o mandado de alegria nas condições onde seria quase impossível cumpri-lo.
“Fazei todas as coisas sem murmurações e contendas para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrompida e perversa.” (Filipenses 2:14-15).
Paulo nos diz para não reclamar, não murmurar em um ambiente onde há desonestidade, trevas e mal. Você pode pensar em uma dúzia de circunstâncias em sua vida em que sente tão certo e natural reclamar e murmurar. E Paulo diz: Não faça isto. Então, o que é o oposto de resmungar? Contentamento, paz e alegria. Este é um comando reverso para fazer todas as coisas com alegria, mesmo em circunstâncias em que provavelmente seria natural resmungar.
Os Segredos de Alegria na Fome
O outro texto é Filipenses 4.10-13:
“Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”
Paulo está dizendo: Você pode ter fome, você pode ser humilhado, você pode ficar sem fartura. Eu acho que ele diria até mesmo que você pode morrer contente e em paz. Então, qual é a chave? Qual é o segredo? "Aprendi o segredo de enfrentar a abundância e a fome." A chave, o segredo que Paulo está falando é a supremacia da soberania de Cristo e a supremacia da doçura de Cristo. Ambos os temas permeiam este livro.
A Soberania de Deus
Estou indo para traçar uma linha através de Filipenses sobre a soberania de Deus em Cristo. Vamos começar com Filipenses 1.6: "Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vós vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Deus é soberano sobre a nossa perseverança. Se nós estamos indo para fazer isto até o fim, será porque ele nos leva a fazê-lo até o fim.
Depois, há Filipenses 1.12 sobre sua prisão, "Eu quero que vocês saibam, irmãos, que o que me aconteceu tem realmente servido para o progresso do evangelho." Minha prisão resultou em que todos da casa de César saibam que estou na prisão por causa do nome de Cristo e, portanto, Deus decidiu em sua soberania sobre minha prisão e transformou isto para a sua glória e minha alegria.
Ou Filipenses 1.29, "Foi concedido a vocês por amor de Cristo que não devem somente crer nele, mas também sofrerem por causa dele." Portanto, há dois dons: o dom da fé e o dom do sofrimento. Deus é soberano sobre quando ele dá fé e quando ele dá sofrimento.
Ou Filipenses 3:21: "Nós aguardamos um Salvador do céu que vai transformar nossos corpos humilhados para serem como o seu corpo glorioso, pelo poder que lhe permite sujeitar todas as coisas para si mesmo." Então Deus em Cristo é soberano sobre todas as coisas, absolutamente.
Ou Filipenses 4.19: "O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." A supremacia da soberania de Deus em Cristo permeia este livro. E isso é uma parte essencial do segredo que lhe permite desfrutar de contentamento em todas as circunstâncias, porque você sabe que ele é responsável por todas as circunstâncias e ele fará com que qualquer circunstância seja transformada para a Sua glória e para o seu bem e sua alegria final.
A Doçura de Cristo
Então, enquanto você está vigiando e esperando por Deus, em sua soberania para que ele transforme tudo o que é miserável para o bem, não há qualquer consolação presente? Existe alguma doçura presente?
Filipenses 3.8 diz: "Na verdade, eu conto tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor." Em outras palavras, conhecer a Cristo agora, experimentando comunhão com ele, é mais precioso, mais satisfatório, mais doce do que qualquer outra coisa. Nós não estamos apenas esperando para ver como todas as circunstâncias vão ficar quando tudo trabalhar para o bem. Estamos experimentando a doçura em Cristo agora no momento.
Então, qual é o segredo? Eu aprendi o segredo de ser humilhado e ter fome e eu aprendi o segredo da abundância e prosperidade. O segredo é a fé na soberania de Deus e na doçura de Cristo.
Quando temos pouco e perdido muito, Cristo vem e se revela como mais valioso do que aquilo que perdemos. E quando temos muito e estamos transbordando em abundância, Cristo vem e ele mostra que ele é muito superior a tudo o que temos. O segredo da alegria na maior dificuldade, neste livro é a supremacia da soberania de Cristo e a supremacia da doçura de Cristo.