Deus Não Quer Formalidades
Se existe uma coisa que Deus odeia, com convicção podemos dizer que são as formalidades. Não é necessariamente por frequentar reuniões religiosas, fazer gestos de reverência e/ou repetir dizeres bíblicos (ainda que diariamente) que podemos pensar que estamos agradando a Deus. Estas formalidades em nada podem agradar ou se comparar àquilo que Deus espera dos Seus filhos e servos, pois, muitas vezes, não passam de meras atitudes hipócritas do nosso coração de tentar nos enganar e ao próprio Deus, como se fosse algo que bastasse e que Deus já estaria feliz e contente apenas com estes gestos, nos isentando da responsabilidade de assumirmos inteiramente a vida que verdadeiramente Deus quer que assumamos. Desta forma, as formalidades jamais poderão substituir a vida que devemos ter para com Deus.
Em Hebreus 12:14, lemos:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”.
Apenas este texto já diz que de nada adianta a formalidade se eu não tiver uma vida mudada e transformada. Não importa o quão empenhado eu esteja em frequentar a igreja, o quão empenhado eu esteja em participar das atividades, em ajudar as pessoas, em doar dinheiro, tempo e trabalho. Isso não terá valor algum para Deus se eu tiver uma vida mundana, cheia de coisas as quais Deus odeia e abomina, pensamentos e convicções próprias baseadas no que eu acho e penso que é o certo.
Deus nos chama a ter uma vida santa todos os dias, com mais mudança de vida e menos formalidade. Ele exige de nós a renúncia do nosso ego, e dos prazeres pecaminosos. Formalidades, cheias de gestos bonitos e intenções puras, nunca puderam, podem ou poderão substituir isto.
Não podemos ser hipócritas, achando que Deus vai aceitar essas pequenas atitudes como boas obras e como atos louváveis enquanto nós estamos vivendo uma vida medíocre e egoísta, preocupados o tempo todo com nosso dinheiro, acúmulo de bens, viagens, status, poder, promoção no trabalho, diversão, ser melhor do que os outros, fazer as outras pessoas sentirem inveja de nós etc. Estamos ocupados demais pensando em nós mesmos ao invés de pensarmos em Deus e na vida que Ele quer que tenhamos.
Mais uma vez, eu digo isto: a formalidade jamais poderá fazer com que eu tenha aquele acordo de paz que tanto quero com Deus, me dando aquela sensação de dever cumprido e que Deus está feliz comigo por isso. NÃO! A única forma de agradar a Deus é não cuspindo no sacrifício de Seu filho Jesus, pregado no madeiro por minha e sua causa. E você não faz ideia da quantidade de vezes que nós fazemos isto em um único dia.
Você ora por um avivamento, por uma mudança radical na sua vida, por uma benção divina. E você vai sempre a igreja buscando isso, mas antes de ir assiste a coisas na televisão ou na internet que Deus abomina. Você tem conversas com seus amigos ou colegas de trabalho sobre coisas que Deus condena e despreza. Depois ainda se pergunta por que Deus não atua em sua vida e questiona se Ele o abandonou. NÃO! FOMOS NÓS QUEM O ABANDONAMOS.
Deus é um Deus santo. E não adianta qualquer formalidade ou gestos ou atos de caridade ou boas intenções. A única forma de nos reconciliarmos com um Deus santo é através da morte de Seu Filho Unigênito. A bíblia é clara em Romanos 3:23, quando diz que;
“TODOS PECARAM E POR ISSO FORAM DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS”.
Nós nascemos em pecado e, por isto, somos considerados inimigos de Deus. E apenas um nascer de novo no Espírito Santo de Deus pode nos tornar aquilo que Deus espera que sejamos, e não as formalidades.
Jônatas M. Alves
Filho do Pr Silvio Dutra