Espírito Bem Alimentado
Um bebê natural deve ser bem assistido e deve ser mantido saudável para que possa crescer, mas se for deixado entregue a si mesmo e se deixar de receber os cuidados necessários virá não somente a enfermar, enfraquecer, e até mesmo poderá morrer.
De igual modo quando nós somos regenerados (nascidos de novo do Espírito Santo), somos como bebês recém-nascidos, e se nós tivermos o leite genuíno da Palavra de Deus, é bem certo que seremos achados saudáveis e progressivamente em crescimento.
Mas, se nos permitirmos ser vencidos por tentações, negligências, conformidade com o mundo, seria algo surpreendente se fôssemos achados inanimados e fracos?
Por isso é necessário para o crescimento contínuo em santificação que haja também uma contínua alimentação adequada da Palavra, em esforços contínuos de diligência para sermos sempre achados no nosso primeiro amor.
E o trabalho de santificação será feito por Deus se nós não colocarmos nenhum tipo de obstrução a ele por prática deliberada de pecado e por indolência espiritual, e Ele o fará independentemente de estarmos conscientes ou não destas operações, porque a realização do trabalho depende da fidelidade dEle em cumprir o que tem prometido e não de nós mesmos.
Porque a tendência do princípio vital da graça que foi implantado nos cristãos na regeneração é um princípio que está destinado a crescer, conforme a determinação de Deus relativamente a ele.
E isto bem explica a perfeição do trabalho da santificação que não pode ser impedido, porque a promessa fiel do Senhor é que cumprirá cabalmente a obra de santificação que começou em nós, ainda que muitos cristãos possam obstruir o progresso desta obra por suas negligências e pecados.
Se a obra não for concluída na terra, certamente o será no céu.