Honra-se a Deus Pai Honrando-se a Jesus - Comentário de João 5.23
Por João Calvino
“a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” (João 5.23)
“Para que todos os homens honrem o Filho”. Esta frase confirma suficientemente a sugestão que eu dei um pouco atrás, que quando se diz que Deus reina na pessoa de Cristo, isto não significa que ele repousa no céu, como reis indolentes estão acostumados a fazer, mas porque em Cristo, ele manifesta o seu poder e mostra-se presente. Porque, qual seria o significado dessas palavras, para que todos os homens honrem o Filho, senão que o Pai deseja ser reconhecido e adorado através do Filho? O nosso dever, portanto, é buscar a Deus, o Pai, em Cristo, para contemplar a seu poder em Cristo e adorá-lo em Cristo. Pois, como imediatamente segue, quem não honra o Filho retira de Deus a honra que é devida a ele. Todos admitem que devemos adorar a Deus, e esse sentimento, que é natural para nós, está profundamente enraizado em nossos corações, de modo que ninguém se atreve absolutamente a recusar a Deus a honra que é devida a ele; e ainda as mentes dos homens se perdem em sair do caminho para buscar a Deus. Daí tantas divindades pretensas, daí tantos modos perversos de adoração. Jamais, portanto, se encontrará o verdadeiro Deus, senão em Cristo, nem estaremos sempre adorando-lhe corretamente, senão ao beijar o Filho, como Davi nos diz no Salmo 2.12, pois, como João declara em outro lugar, “aquele que não tem o Filho não tem o Pai” (1 João 2:23).
Maometanos e judeus, de fato, adornam com belos e magníficos títulos o Deus a quem eles adoram; mas devemos lembrar que o Nome de Deus, quando ele é separado de Cristo, nada mais é do que uma vã imaginação. (Uma vez que é através de Jesus que é revelado na Bíblia e que se manifestou na carne, confirmando e ensinando a Palavra de Deus, que podemos achar e honrar a Deus Pai, ao único Deus verdadeiro – nota do tradutor).
Todo aquele que deseja ter seu culto aprovado pelo verdadeiro Deus, nunca deve se apartar de Cristo. Também não foi de outra forma com os patriarcas sob a Lei de Moisés no período do Velho Testamento; porque eles contemplaram Cristo obscuramente sob sombras, porque Deus nunca se revelou aparte de Cristo. Mas agora, uma vez que Cristo foi manifestado na carne e nomeado para ser Rei sobre nós, o mundo inteiro deve dobrar os joelhos a ele, a fim de obedecer a Deus; porque o Pai tendo feito que ele se assente à sua mão direita, todo aquele que faz uma concepção de Deus, sem Cristo, tira a metade dele.
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.