Comentário de Judas 1.17-19
Por João Calvino
“17. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
18. Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
19. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.”
17. “Mas vós, amados”. Judas acrescenta agora a uma profecia muito antiga as admoestações dos apóstolos, cuja memória era recente. Quanto ao verbo mnesthete, não faz grande diferença se o lemos como declarativo ou como uma exortação, pois o sentido permanece o mesmo, de que, sendo fortalecidos pela predição que ele cita, eles devem se atemorizar.
Por últimos tempos ele se refere àqueles em que a condição renovada da Igreja recebeu uma forma fixa até o fim do mundo. E isto teve início na primeira vinda de Cristo.
De acordo com o modo usual da Escritura, ele chama de escarnecedores aqueles que, estando inebriados por um perverso e profano desprezo por Deus, precipitam-se impetuosamente num desprezo brutal ao Ser Divino, de modo que nenhum temor ou reverência os mantém mais dentro dos limites do dever. Assim como em seus corações não há nenhum temor de um juízo futuro, assim também não há nenhuma esperança de vida eterna. Do mesmo modo o mundo hoje está cheio de epicuristas desprezadores de Deus, os quais, tendo lançado fora todo o temor, escarnecem loucamente de toda a doutrina da verdadeira religião, considerando-a como fabulosa.
19. “Estes são os que causam divisões”. Algumas cópias gregas trazem o particípio sozinho, outras cópias heautous “a si mesmos”. Mas o sentido é praticamente o mesmo. Ele quer dizer que eles se separavam da Igreja porque não queriam suportar o jugo da disciplina, uma vez que aqueles que gratificam a carne têm aversão à vida espiritual. A palavra sensual, ou animal, opõe-se a espiritual, ou à renovação da graça; e aqui ela se refere a viciosos ou corruptos, tais como são os homens quando não regenerados. Nessa natureza degenerada que derivamos de Adão, não há nada além do que é grosseiro e terreno, de modo que nenhuma parte de nós aspira a Deus, enquanto não somos renovados pelo seu Espírito.