Comentário de 2 Tessalonicenses 2.9

Por João Calvino

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,” (2 Tessalonicenses 2.9)

“Cuja vinda”. Ele confirma o que disse através de um argumento a partir de opostos. Pois, como o Anticristo não pode permanecer de outro modo senão através dos embustes de Satanás, ele deve necessariamente desaparecer tão logo Cristo resplandeça. Por fim, como é apenas nas trevas que ele reina, a aurora do dia põe em fuga e extingue as densas trevas do seu reinado. Agora estamos de posse do propósito de Paulo, pois ele queria dizer que Cristo não teria dificuldade em destruir a tirania do Anticristo, o qual não era apoiado por outros recursos senão os de Satanás. Ao mesmo tempo, porém, ele indica as marcas pelas quais aquele ímpio pode ser distinguido. Pois, após ter falado acerca da operação ou eficácia de Satanás, ele a assinala particularmente, quando diz: com sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano. E, certamente, para que possa ser oposto ao reino de Cristo, isto deve consistir parcialmente de falsa doutrina e erros, e parcialmente de pretensos milagres. Pois o reino de Cristo consiste da doutrina da verdade, e do poder do Espírito. Portanto, Satanás, tendo em vista se opor a Cristo na pessoa do seu Vigário, veste a máscara de Cristo, enquanto, ao mesmo tempo, escolhe uma armadura com que possa se opor diretamente a Cristo. Cristo, pela doutrina do seu evangelho, ilumina nossas mentes na vida eterna; o Anticristo, treinado sob a instrução de Satanás, por meio de perversa doutrina, envolve os ímpios em ruína; Cristo apresenta o poder do seu Espírito para salvação, e sela o seu evangelho por meio de milagres; o adversário, pela eficácia de Satanás, nos aliena do Espírito Santo, e pelos seus encantamentos confirma os homens miseráveis no erro.

Ele dá o nome de prodígios de mentira, não apenas àqueles que são falsa e enganosamente concebidos por homens astutos, com vistas a se impor sobre os simples – um tipo de engano com que abunda todo o papado, pois eles fazem parte do seu poder, do qual anteriormente tratou; mas toma a mentira como consistindo disto, que Satanás leva a um fim contrário obras que de outro modo são realmente obras de Deus, e abusa dos milagres para obscurecer a glória de Deus. Ao mesmo tempo, porém, não pode haver dúvida de que ele engana através de encantamentos – dos quais temos um exemplo nos magos do Faraó (Êx 7.11).

----------------------------------------------------------------------

http://www.verdadeevida.org/

Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.

http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.

http://livrono.blogspot.com.br/

Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.

http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Textos sobre a vida cristã.

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.

http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/

Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.

João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/09/2014
Código do texto: T4954983
Classificação de conteúdo: seguro