Comentário de Gálatas 6.17,18

Por João Calvino

“Gál 6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.

Gál 6:18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!"

17. “Que ninguém me perturbe”. Paulo agora fala com voz de autoridade, com o fim de refrear seus adversários, pois manifesta todo o direito de seu poder superior: “Que eles parem de obstruir o curso de minha pregação”. Estava pronto, por amor a toda a Igreja, a solucionar as dificuldades, mas não será obstruído pela oposição.

Perturbar é opor-se com o fim de subverter o progresso de alguma obra.

Quanto ao mais, ou seja, todas as coisas que se acham além da nova criatura. Eis sua intenção: “Esta única coisa é bastante para mim. Outras questões são sem importância e não me interessam. Que ninguém me aborreça com elas”. E assim ele se coloca acima de todos os homens e não dá a ninguém o direito de assaltar seu ministério. Literalmente, significa: “quanto ao resto do que ficou”. Em minha opinião, Erasmo estava errado ao referi-lo ao tempo.

“Porque trago em meu corpo as marcas”. Ele mostra que a ousadia de sua autoridade repousava nas marcas de Cristo, as quais ele levava em seu corpo. E que marcas eram essas? Prisões, cadeias, açoites, calamidades, apedrejamentos e muitos tipos de maltratos que ele sofreu em decorrência do testemunho do evangelho. Pois assim como as guerras terrenas têm suas condecorações com as quais os generais honram a bravura de um soldado, também Cristo, nosso General, tem suas marcas pessoais, das quais ele faz bom uso para condecorar e honrar a alguns de seus seguidores. Essas marcas, porém, são muito diferentes das outras; pois elas contêm a natureza da cruz, e aos olhos do mundo não passam de ignomínia. Isso é sugerido pela palavra “marcas”, pois literalmente significam ferroadas, as marcas com que os escravos estrangeiros, ou fugitivos, ou malfeitores, eram marcados. Paulo, portanto, fala mui estritamente quando alega ser distinguido por essas marcas com as quais Cristo costumava honrar seus mais distintos soldados. Aos olhos do mundo, essas marcas eram vergonhosas e símbolo de desgraça; mas diante de Deus e dos anjos elas excedem a todas as honras do mundo.

18. “A graça de Cristo seja com o vosso espírito”. Ele ora não para que a graça fosse derramada sobre eles gratuitamente, mas para que pudessem ter em sua mente um sentimento correto sobre ela. Realmente, ela só é usufruída por nós quando atinge o nosso espírito. Devemos, pois, pedir a Deus que prepare nossa alma para ser uma habitação de sua graça. Amém.

----------------------------------------------------------------------

http://www.verdadeevida.org/

Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.

http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.

http://livrono.blogspot.com.br/

Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.

http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Textos sobre a vida cristã.

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.

http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/

Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.

http://aguardandovj.blogspot.com.br/

Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.

João Calvino
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/09/2014
Código do texto: T4952446
Classificação de conteúdo: seguro