Profecia do Nascimento e Governo de Jesus (Miquéias 5.1-6)


 
 
Por Matthew Henry
 
Tendo mostrado o quanto a casa de Davi se rebaixaria, acrescenta-se uma profecia sobre o Messias e sobre o seu reino, para exortar o povo de Deus à fé. Comenta-se a sua existência desde a eternidade como Deus, e o seu ofício como Mediador. Aqui se prediz que Belém será o lugar de seu nascimento. Daí, que seria universalmente conhecido entre os judeus (Mt 2.5).
O governo de Cristo será muito feliz para os seus súditos; eles estarão seguros e tranqüilos, sob a sombra da proteção contra os assírios, está a promessa da proteção para a Igreja do Evangelho e para todos os crentes, contra os desígnios e intentos das potestades das trevas. Cristo é a nossa paz como sacerdote, que expia o pecado e nos reconcilia com Deus; e é a nossa paz como Rei que vence os nossos inimigos. Esta é a razão pela qual a nossa alma pode habitar nEle com tranquilidade.
O Senhor Jesus Cristo encontrará os melhores instrumentos para proteger e livrar os seus. Aqueles que ameaçam destruir a Igreja de Deus rapidamente causarão a ruína a si mesmos. Isto pode incluir os poderosos efeitos passados do Evangelho que é pregado, a sua futura difusão e a destruição de todas as potestades anticristãs.
Esta é, provavelmente, a profecia específica mais importante do Antigo Testamento: refere-se ao caráter pessoal do Messias, e à revelação dEle ao mundo. Faz distinção entre o nascimento humano e a sua existência eterna; prediz a rejeição dos israelitas e dos judeus por um tempo determinado, a sua restauração final e a paz universal que prevalecerá em toda a terra durante os últimos dias. Enquanto isto, confiemos no cuidado e no poder do nosso Pastor. Se Ele permitir que os nossos inimigos nos ataquem, nos concederá os ajudantes necessários bem como a assistência para vencermos.
Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 16/08/2014
Código do texto: T4924878
Classificação de conteúdo: seguro