Sobre a Vida Cristã – Parte 1
CAPÍTULO II
Por João Calvino
Um Resumo da Vida Cristã – A Autonegação
As divisões do capítulo são:
I. A regra que nos permite não nos desviarmos no estudo da justiça, requer duas coisas, a saber, que o homem, abandonando sua própria vontade, dedique-se inteiramente ao serviço de Deus; donde se segue que não devemos buscar as nossas próprias coisas, mas as coisas de Deus, seções 1 e 2.
II. A descrição desta renovação ou vida cristã retirada da Epístola a Tito, e acuradamente explicada em certas divisões especiais, seção 3 ao fim.
Embora a lei de Deus contenha uma regra perfeita de conduta admiravelmente arranjada, pareceu adequado ao nosso Divino Mestre instruir o seu povo por um método mais preciso, com a regra que está estipulada na lei; e o princípio de liderança no método é que é dever dos crentes apresentarem seus "corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o seu culto racional" (Rom 12.1). Por isso, ele faz a exortação: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". O grande ponto, então, é que nós somos consagrados e dedicados a Deus, e, portanto, não deveríamos pensar, falar, ou agir sem uma visão para a sua glória. O que ele tem feito sagrado não pode, sem sinal de insulto para ele, ser aplicado em uso profano. Mas se nós não somos de nós mesmos, mas do Senhor, são evidentes estas duas coisas: que o erro deve ser evitado, e para que fim as ações de nossas vidas deveriam ser dirigidas. Nós não nos pertencemos; portanto, não é a nossa própria razão ou vontade que devem governar nossos atos e decisões. Nós não nos pertencemos; portanto, não devemos fazer o nosso objetivo ser a busca do que possa ser agradável à nossa natureza carnal. Nós não nos pertencemos; portanto, na medida do possível, vamos esquecer de nós mesmos e das coisas que são nossas. Por outro lado, se somos de Deus; vamos, portanto, viver e morrer para ele (Rom 14.8). Nós somos de Deus; portanto, deixemos sua sabedoria e vontade presidir todas as nossas ações. Nós somos de Deus; por ele, então, como o único fim legítimo, deixemos cada parte da nossa vida ser dirigida. Oh quão grande é a proficiência de quem, ensinou que ele não é de si mesmo, tendo retirado o domínio e governo de si mesmo a partir de sua própria razão para que ele pudesse dar-lhes a Deus! Porque, assim como a fonte mais segura de destruição para os homens é obedecer a si mesmos, então o único refúgio de segurança é não ter outra vontade, nenhuma outra sabedoria, do que seguir o Senhor onde quer que ele nos conduza. Que este, então, seja o primeiro passo, abandonar a nós mesmos, e dedicar toda a energia de nossas mentes para o serviço de Deus. Por serviço, não me refiro apenas àquele que consiste em obediência verbal, mas que pelo qual a mente, despojada de seus próprios sentimentos carnais, implicitamente obedece ao chamado do Espírito de Deus. Esta transformação (que Paulo chama a renovação da mente, Rom 12.2; Ef 4.23), embora seja a primeira entrada para a vida, era desconhecida de todos os filósofos. Eles atribuem o governo do homem somente à razão, pensando que só ela deve ser ouvida; em suma, atribuem a ela a única direção da conduta. Mas a filosofia cristã pede-lhe para dar lugar, e dar completa submissão ao Espírito Santo, para que o próprio homem já não viva, mas que Cristo viva e reine nele (Gál 2.20).
Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.
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