A JUSTIÇA HUMANA VERSUS JUSTIÇA DE DEUS
O objetivo desta mensagem é despertar a quem se interessar, sobre a necessidade de reconhecer que o homem em si mesmo é a essência do pecado. Salmos 51: 5; Jeremias 17: 1; Marcos 7: 20-23 e Romanos 7: 14-23). Portanto, o homem está incapacitado de praticar a justiça na terra.
Porém, Deus prometeu levantar desde há muito tempo, um renovo justo, e, sendo rei, reinaria, prosperaria e praticaria o juízo e a justiça na terra e, este seria o nome com que o nomeariam: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23: 5-6.
Vindo a plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho... Que era então, esse renovo prometido. Gálatas 4:4.
Faz-se necessário dizer que: Justificação, santificação e redenção é o resultado da isenção de pecados, ou seja, quando um pecador alcança a libertação de seus pecados significa dizer que ele foi justiçado, santificado e remido.
Há crente que têm a errônea idéia de uma santificação gradual, ou seja, que se processa por etapas... Essa enganação de Satanás ganha uma proporção ainda maior, quando ele, o crente, pensa que Deus lhe ajuda neste curso de ação sacrificial.
Ora! Se a sagrada Escritura nos informa tudo quanto Cristo É e fez para nos libertar do pecado (salvar); é claro que Ele não vai ajudar você que, por falta de fé, estaria tentando fazer aquilo que Ele já fez...
Leia Hebreus 1: 1; 10: 5-10, para ouvirdes a voz de Cristo ecoar dentre as páginas das Sagradas Escrituras dizendo: Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e ofertas não quiseste, mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim); para fazer ó Deus, a tua vontade.
Como acima diz: Sacrifício, e oferta, e holocaustos, e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação (sacrifício); do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
Em suma, entendemos que é segundo a vontade de Deus que temos sido santificados...
Veja aí, que a afirmativa bíblica está no verbo passado, ou seja, temos sido santificados; porém, não se está dizendo que iremos ser santificados...
Podemos e devemos entender também, que a referida santificação se deu com o sacrifício(oblação); do corpo de Cristo e não, necessariamente, com o nosso e/ou esforço.
Quando a bíblia diz que a oblação (sacrifício) do corpo de Cristo foi feita uma só vez, dá-nos a entender que: A justificação, santificação e redenção advindas com o tal sacrifício, são válidas para nós, em todos os períodos da nossa vida... A saber, ontem, hoje e amanhã.
Pelo menos, é isto que vemos Paulo dizer aos romanos no capítulo 3: 24-28.
24- Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25- Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no Seu sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.
26- Para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27- Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não, mas pela lei da fé.
28- Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
O verso 24 diz: Justificados gratuitamente... Se tivéssemos que pagar, pagaríamos com que? Com dinheiro: Não, necessariamente, pois, os nossos recursos esgotariam antes... A nossa redenção é caríssima. Salmos 49:6-8.
Haveríamos de pagar então, com boas obras? Lamentavelmente observamos que os líderes religiosos ensinam aleatoriamente, que o crente é salvo pela fé, ou seja, deve haver a soma das obras com a referida fé para que o penitente alcance um estado de dignidade ou merecimento diante de Deus.
Conseqüentemente, encontramos a maioria dos que estão nas igrejas, investindo dinheiro, obediência, fidelidade, esforço sacrificial na tentativa de alcançarem a suposta dignidade para receberem os bens de Deus, principalmente os materiais.
Atitudes como estas, dão lugar à jactância (vã glória); que, pela propiciação proposta por Deus através de Jesus, já ficou excluída, não pela lei das obras, mas pela lei da fé.
Ora! Se a vã glória foi excluída pela lei da fé, pergunta-se: Em que eu devo exercitar a minha fé então?
Evidentemente, você e eu devemos exercitar a nossa fé na redenção que há em Cristo Jesus.
Porque o verso 25 diz que Deus propôs Jesus para essa propiciação pela fé no Seu sangue para demonstrar a Sua justiça (não a minha); pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a paciência de Deus.
Além de nos informar que Jesus remiu-nos de todos os pecados que cometemos no passado, o verso 25 nos ensina ainda que foi remindo os nossos pecados, que a justiça de Deus se caracterizou...
Já no verso 26 diz que a justiça de Deus foi demonstrada e/ou caracterizada, por meio de Jesus, para solucionar também o problema dos nossos pecados cometidos hoje, ou seja, no tempo presente; para que Ele Deus, seja justo e justificador de todo aquele que tem fé em Jesus
Ora! Se a Escritura diz que Deus propôs Jesus como propiciação pela fé no Seu sangue, demonstrando, ou seja, caracterizando assim, a Sua justiça pela remissão dos pecados cometidos ontem e hoje... Entendemos então, que a tal proposta de Deus é válida também par o dia de amanhã, porque sabemos e cremos que Deus nos salvou com uma eterna salvação. Isias 45: 17.
A jactância (vã glória); como já disse, fica excluída pela fé no que Jesus É e fez por nós e, não, necessariamente, no que fazemos ou deixamos de fazer.
Assim sendo, não haverá espaço para a justiça humana, pois a raça humana não possui justiça... Isaias 64: 6.
Entendemos também que, se estivermos no reino de Deus, tudo quanto acontece conosco em relação ao nosso querer e o nosso realizar, procede d’Ele mesmo... Filipenses 2: 13.
Neste caso, a honra, a glória, dignidade e em fim o mérito, pertencem a Ele, e não a nós. Salmos 100: 1-5.
Se viermos, entretanto, a considerar que Deus nos aceita porque nos tornamos suficientemente merecedores pelo nosso esforço, pela nossa justiça, obediência, fidelidade, moral, santidade, e investimentos; estaremos contrariando assim, a vontade d’Ele, pois a bíblia diz em Efésios1: 3-10.
3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Esse versículo afirma que Deus em Cristo, já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais e nos colocou nos lugares celestiais antes mesmo de termos nascidos neste mundo, ou seja, ainda não tínhamos praticado nem o bem e nem o mal...
4- Como também nos elegeu N’Ele( em Cristo) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em caridade.
5- E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade,
6- Para louvor da Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado,
7- Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça,
8- Que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9- Descobrindo-nos o mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito que propusera em Si mesmo,
10- DE tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.
Nem é preciso ser teólogo para entender que os versículos citados acima nos dizem que a revelação do mistério da vontade de Deus, o plano salvador e sua respectiva execução, a nossa predestinação, eleição, filiação por adoção, nossa santificação, a nossa irrepreensão diante d’Ele, a redenção que é a remissão das nossas ofensas; a nossa sabedoria e prudência, em fim, o nosso retorno a congregar com Ele, aconteceu por iniciativa única e exclusiva de Deus, por meio de Seu Filho Jesus Cristo ainda antes da fundação do mundo... Apocalipse 13: 8.
Portanto, a participação da raça humana na execução do referido plano salvador, ocorreu de modo representativo, isto é, Jesus, o nosso legítimo representante estava lá. l Timóteo 2: 5.
Assim sendo, a única coisa que se espera de nós outros é: Crer no que Jesus É, e fez por nós, e, crer no que Ele ainda fará por meio de nós. Gálatas 2: 20.
Ao tomar posse de tudo isso pela fé do Filho de Deus, estaremos aptos para servirmos ao Senhor em Sua obra, sabendo, porém, que a recompensa (galardão); por todo o trabalho que viermos a permitir o Senhor executar por meio de nós, nos será entregue na eternidade e, não aqui na terra, como pensa a maioria dos crentes... Clossenses 3: 3-4; Filipenses 3: 20-21.
Amigo (a) como já disse no princípio, o objetivo desta apostila é fazer com que reconheça que somos pó e cinza (Gênesis 18: 27); porque Deus que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. ll Coríntios 4: 6-7.
A fé sem as obras é morta, embora a bíblia declare que a fé sem as obras é morta (Tiago 2: 27); você tem que entender, porém, que em relação à nossa salvação, as obras que realmente dão vida à nossa fé, são as de Cristo e, não necessariamente, as nossas... Efésios 2: 10.
Pois, o próprio Jesus ao ser indagado pelos judeus a respeito do que deveriam executar como sendo as obras de Deus, respondeu: A obra de Deus o Pai é esta: Que creiais naquele que Ele enviou... João 6: 29.
Veja! Se crermos em Jesus como dizem as Escrituras (João 7: 38); essa nossa fé equivale à execução da obra de Deus, ou seja, Jesus já fez tudo o que deveríamos fazer para sermos salvos... Devemos crer nisso, portanto.
Na realidade, as Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, afirma categoricamente, que Jesus praticou a justiça na terra assumindo o nosso pecado pelo Seu batismo no rio Jordão (Mateus 3: 15); aceitou que a nossa culpa e condenação recaísse sobre Ele.
Portanto, sobrou praticamente nada para fazermos, a não ser tomarmos posse de tudo isso pela fé. Você já tomou a posse pela fé em tudo o quanto Jesus É e lhe fez?
Ou erroneamente, está confiado na obra que você fez ou deixou de fazer?
Veja mais uma vez, o que a Escritura nos diz: Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. l Coríntios 2: 12.
A minha súplica aos céus é no sentido de que esse Espírito proveniente de Deus, te ilumine para que você também conheça o que te foi dado gratuitamente por Deus.
Eu não poderia terminar a presente apostila, sem antes adverti-lo de que, dependendo do apreço que você der à justiça humana, estarás se declarando como um adversário (inimigo); de Cristo.
Neste caso, o próprio Cristo recomenda-lhe o seguinte: Concilia-te depressa com o teu inimigo, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o teu inimigo te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil (centavos). Mateus 5: 25-26.
Tendo em vista, portanto, o julgar e punir os Seus inimigos, o Senhor (Deus); disse ao meu Senhor (Jesus): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo (pequeno estrado para descanso dos pés); dos teus pés. Marcos 12: 36.
Então, amigo (a); em qual justiça estás confiando, na humana ou na divina?
Você é amigo (a); ou inimigo (a) de Cristo?
Cisto manda dizer-te: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15: 14.
No mínimo, Ele nos manda crer n’Ele. João 6: 29; 16: 9.
Espero que após a leitura da presente apostila, você tenha olho para ver que o evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego.
Porque nele (no evangelho); se descobre a justiça de Deus (não tua e nem a minha); de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1: 16-17.
Que Deus lhe ajude!
Pr Luiz Carlos Carvalho
http://www.recantodasletras.com.br/autores/luizjustificado
http://www.bjnewlife.org/portuguese.html
http://www.nlmbookcafe.com/blog/carvalho/
http://www.facebook.com/
Fones: 19 34542164
19 9829 3141(Vivo)
19 9109 2844(Claro)
19 8206 9487(TIM)