A Paz Interior
Paz Interior
Hoje, compartilho com vocês minhas experiências a respeito da “Paz Interior”
Penso, que só bem tarde conquistei, e no entanto sei que muitos na minha idade ainda não a conquistaram. Sim, tenho de admitir, sou privilegiada!!!
Alcancei a vitória, dominei os cavalos selvagens dos meus sentimentos galopantes que agora dóceis,submetem-se aos meus comandos.
É a paz interior. Ao mesmo tempo em que constitui-se o domínio sobre meus muitos egos, significa a aceitação de todas as coisas do jeito que elas são.
A confiança de que tudo está certo, no lugar certo. E, este lugar, ou estas circunstâncias que vivenciei e vivencio é o melhor para o meu aprendizado.
Demorei 15 anos para entender isso. Quando li esta verdade no livro de Louyse Ray, entendi o contexto, porém não assimilei, como que, não incorporei, como verdade suprema, não para mim.
Foram muitos anos de embate, atritos necessários para que surgisse a pérola do meu interior.
De acordo com Ermance Dufaux:
...”A pérola, uma das mais belas jóias naturais é formada a partir do instante em que as ostras são agredidas por algum agente externo e liberam uma substância chamada nácar, cujo objetivo é envolver aquele elemento agressor e protegê-las. O acúmulo de várias camadas de nácar em movimentos concêntricos vai formar a pérola depois de algum tempo.
A felicidade é como a pérola que se forma dentro da ostra: nasce dos embates de cada dia no esforço da transformação no reino dos sentimentos”...
Durante todo esse percurso que realizei, com todos os embates que travei, conquistei por fim a paz.
Não pensem que a vida em si mesma se modificou. Alguns problemas se resolveram ao passo que outros se sucederam, indefinidamente.
Só eu mesma mudei. O que conquistei foi a capacidade de superar problemas, contornar obstáculos e sustentar a paz de espírito.
A chave de tudo isso é a aceitação. A aceitação de que tudo está sob controle divino, e tudo o que se nos apresenta de bom ou de ruim, contribui para a construção da pérola do meu ser. O meu eu mais equilibrado, mais aperfeiçoado e mais livre. Que é a paz dentro de mim mesma. Esta é a pérola da alegria definitiva.
A felicidade para mim ainda não chegou, mas sei que está a caminho, pois, meu destino é ser feliz.
Esta é a fé. Aliás, a felicidade anda de mãos dadas com a fé.
Tenho no momento muitos problemas que chamarei desafios. Enfrentar um câncer, na confiança de que Deus está no comando e o que tem que ser será... O desapegar de ente-querido que parte para além do oceano, em terras estranhas, enfrentando o desconhecido, o imponderável. E libertá-lo do meu controle, para que ele siga com suas próprias pernas e faça, por ele mesmo o seu caminho...
Hoje acordei e percebi esse clarão reluzente em minha intimidade refletindo a paz de espírito de quem está bem consigo e com o mundo.
Ser feliz!!!
Mais uma vez parafraseando: ...”É preciso a chuva para florir/ É preciso paz para poder sorrir”...
Enfim é isto. Eu já posso sorrir porque encontrei a paz. E o resto, com certeza, ao seu tempo virá.
Visite minha página no blog: www.poesiamistica.zip.net