A Paz Interior

Paz Interior

Hoje, compartilho com vocês minhas experiências a respeito da “Paz Interior”

Penso, que só bem tarde conquistei, e no entanto sei que muitos na minha idade ainda não a conquistaram. Sim, tenho de admitir, sou privilegiada!!!

Alcancei a vitória, dominei os cavalos selvagens dos meus sentimentos galopantes que agora dóceis,submetem-se aos meus comandos.

É a paz interior. Ao mesmo tempo em que constitui-se o domínio sobre meus muitos egos, significa a aceitação de todas as coisas do jeito que elas são.

A confiança de que tudo está certo, no lugar certo. E, este lugar, ou estas circunstâncias que vivenciei e vivencio é o melhor para o meu aprendizado.

Demorei 15 anos para entender isso. Quando li esta verdade no livro de Louyse Ray, entendi o contexto, porém não assimilei, como que, não incorporei, como verdade suprema, não para mim.

Foram muitos anos de embate, atritos necessários para que surgisse a pérola do meu interior.

De acordo com Ermance Dufaux:

...”A pérola, uma das mais belas jóias naturais é formada a partir do instante em que as ostras são agredidas por algum agente externo e liberam uma substância chamada nácar, cujo objetivo é envolver aquele elemento agressor e protegê-las. O acúmulo de várias camadas de nácar em movimentos concêntricos vai formar a pérola depois de algum tempo.

A felicidade é como a pérola que se forma dentro da ostra: nasce dos embates de cada dia no esforço da transformação no reino dos sentimentos”...

Durante todo esse percurso que realizei, com todos os embates que travei, conquistei por fim a paz.

Não pensem que a vida em si mesma se modificou. Alguns problemas se resolveram ao passo que outros se sucederam, indefinidamente.

Só eu mesma mudei. O que conquistei foi a capacidade de superar problemas, contornar obstáculos e sustentar a paz de espírito.

A chave de tudo isso é a aceitação. A aceitação de que tudo está sob controle divino, e tudo o que se nos apresenta de bom ou de ruim, contribui para a construção da pérola do meu ser. O meu eu mais equilibrado, mais aperfeiçoado e mais livre. Que é a paz dentro de mim mesma. Esta é a pérola da alegria definitiva.

A felicidade para mim ainda não chegou, mas sei que está a caminho, pois, meu destino é ser feliz.

Esta é a fé. Aliás, a felicidade anda de mãos dadas com a fé.

Tenho no momento muitos problemas que chamarei desafios. Enfrentar um câncer, na confiança de que Deus está no comando e o que tem que ser será... O desapegar de ente-querido que parte para além do oceano, em terras estranhas, enfrentando o desconhecido, o imponderável. E libertá-lo do meu controle, para que ele siga com suas próprias pernas e faça, por ele mesmo o seu caminho...

Hoje acordei e percebi esse clarão reluzente em minha intimidade refletindo a paz de espírito de quem está bem consigo e com o mundo.

Ser feliz!!!

Mais uma vez parafraseando: ...”É preciso a chuva para florir/ É preciso paz para poder sorrir”...

Enfim é isto. Eu já posso sorrir porque encontrei a paz. E o resto, com certeza, ao seu tempo virá.

Visite minha página no blog: www.poesiamistica.zip.net

Maria Barreto
Enviado por Maria Barreto em 02/10/2011
Código do texto: T3254030