O meio tempo moral entre futuro e passado

Ter respostas para tudo não é o caminho para responder todas as dúvidas que fazem sofrer. A vida é muito instantânea para que não façamos algo que possa ecoar na eternidade. Se repetirmos velhos comportamentos sempre chegaremos aos resultados que já chegamos em outrora ou que outros já chegaram.

O segredo é fazer o novo, aquilo que é fonte do nosso melhor. Podemos até enlouquecer pelo tempo nublado, o que não podemos é deixar de agir até que o sol nasça triunfante no leste. Cada ser humano é a morada de milenares entidades e poucos conseguem manifestar a própria vontade.

Um dia não tínhamos vida e se a vida nos foi dada de graça precisamos é sonhar para preenchermos a existência. Os valores foram criados pelo homem e enquanto tivermos forças para enfrentá-los teremos a chance de despertarmos em nossos corações novos valores. A imoralidade é dolorida sem deixar de ser algo abaixo da dor provocada pelo preconceito moral que limita o novo.

Muitas dúvidas nascem das certezas absolutas e a certeza que hoje temos é que sempre podemos retornar ao novo. Nos atacam quando não são capazes de se compreenderem e os homens do conhecimento não se voltam para dentro de si mesmos por puro ceticismo naquilo que seguem. O pouco é sempre muito quando faz parte de um degrau repleto de valores, a fé para ter coragem e lutar é bela quando nela depositamos um riso irônico para expressarmos o prazer que sentimos em nossa jornada.

Nada é revelado para quem não se revela contra si mesmo. O sol faz bem e alguns preferem a tempestade para beberem um pouco de água. Entre o amanhã e o ontem existe é o hoje para que possamos fortalecer a nossa existência na linha do tempo.

Sonhos e a realidade quando com amor fazem da falta material algo indiferente aos que exalam para não sofrerem com o que se evapora exteriormente. Em todas as épocas temos valores, do platonismo dos senhores de conhecimento que negam o presente através de possibilidades ao cristianismo dos escravos que negam o presente através da vida injusta que levam em razão de uma promessa de que o lugar no paraíso lhes foi reservado, o que não podemos é estagnar os pensamentos ou criarmos ódio, é ouvindo tudo aquilo que é diferente que conseguimos fazer a diferença através do amor. O melhor é aquele que nos liberta da farda comum e no incomum que naturalmente penetramos somos é a luz para muitos que buscam apenas serem apoiados em suas batalhas.

Escritor Joacir Dal Sotto

Joacir Dal Sotto
Enviado por Joacir Dal Sotto em 05/04/2015
Código do texto: T5195825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.