O PESO DAS COISAS
(Samuel da Mata)

Quem pesa mais, uma arroba de algodão ou uma arroba de chumbo?

A arroba é uma medida de massa e não de volume ou capacidade, assim ambas as cargas pesam iguais. Engraçado, a piadinha é velha mas nos ensina muito. As vezes renunciamos centenas de gestos de carinho por causa de apenas um desacato. Damos muitos mais peso as ofensas do que ao amor, embora em volume, os gestos de carinho são muito mais abundantes. Detestamos as agressões. Todavia, damos a elas um local de destaque nas nossas vidas. A fraternidade é registrada em areia, mas as ofensas são gravadas em bronze. Se nos perdoássemos na mesma proporção que perdoamos os outros, na certa nos mataríamos. "Assim como nós perdoamos aos nossos devedores", nos ensinou Cristo. Perdoar é o ato de conceder aos outros a misericórdia que almejamos. A justiça do olho-por-olho foi revogada em Cristo porque Deus viu em nós uma humanidade cega, não havia um justo sequer, nenhum caolho. Onde não há perdão, reina a mágoa, a angústia, a depressão e a tristeza. Cristo foi a personificação do amor, mas passou sua vida nos dando lições de misericórdia. Não desperdices as aulas de Cristo, seja feliz!
Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 20/10/2013
Reeditado em 28/03/2021
Código do texto: T4533280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.